Salve galera, Descolado na mesa chegando e trazendo para vocês e expansão HEAVY RAIN do jogo HEAT-PEDAL TO THE METAL, um jogo que tem feito muito sucesso no Brasil e que portanto cabe trazer umas breves palavras sobre sua primeira expansão.
Essa expansão trouxe poucas novidades por isso nada daquela resenha loooonga a qual estão acostumados, serei breve.

HEAVY RAIN é uma expansão que traz 2 novos circuitos (México e Japão), um novo carrinho na cor laranja, HEAT CARDS e CARTAS DE STRESS além de 10 novas cartas de UPGRADE bem como 2 novas cartas de Campeonato para explorar os 2 novos circuitos.

JOGADOR EXTRA
Aqui temos a presença de um carrinho na cor laranja acompanhado do seu painel e do seu câmbio. Sem maiores novidades aqui.


CARTAS DE UPGRADE
Tirando as HEAT CARDs e STRESS CARDs extras, destaque para as 10 novas CARTAS DE UPGRADE (na verdade são apenas 5 cartas novas duplicadas).
A maior novidade destas cartas é a presença de um novo símbolo de GOTA (com um valor no centro). Sempre que esta carta for jogada para mover o carro, é permitido ao jogador mover uma HEAT CARD da sua pilha de DESCARTE para o seu MOTOR, o que é uma coisa muito boa porque nem sempre temos uma HEAT CARD na mão (e algum símbolo de COOL DOWN) para ganhar velocidade extra no turno então sempre que uma dessas cartas novas for jogada isso será permitido. A quantidade de cartas movidas nesse processo é o valor informado na GOTA contida na carta, mas como todas vem com o valor "1", então apenas UMA pode ser movida. Não entendi o motivo de todas as cartas virem com o valor 1 impresso, poderiam muito bem ter feito cartas com valores diferentes, vai saber.

Tendo em vista que a grande maioria das 96 cartas originais são bem fraquinhas, essas aqui até que empurram bastante, mas podiam ter ousado um pouco mais.
CARTAS DE CAMPEONATO
Vieram 2 cartas desse tipo na expansão. Destaque para uma delas (a do JAPÃO) que brinda os jogadores com 2 Cartas de Patrocínio sempre que o jogador for recompensado com estas cartas (ao exceder velocidade nas curvas específicas ou ultrapassar usando vácuo nas mesmas).

O manual é bem simples devido as poucas novidades
CIRCUITO DO MÉXICO
Meio decepcionante, confesso. A única novidade deste circuito são novas curvas em forma de CHICANE. Essas curvas tem 2 valores impressos muito próximos o que força os jogadores a manterem suas velocidades ao passar pelas 2 curvas (se excederem, pagarão 1 HEAT para cada ponto de curva passado). Fica interessante se ali for sorteado um token de condição de tempo com o ícone de HEAT CARD, que poderia fazer um piloto perder 4 HEAT CARDs caso excedessem a velocidade nessa CHICANE (perigoso!). Estranhamente este circuito não tem CHUVA (pelo menos não a tal "HEAVY RAIN" do título da expansão, algo que também foi outra frustração). Em compensação, os BOTs tem uma nova regra para estas CHICANES onde é permitido a eles passarem pelos 2 pontos de curva num único movimento (tinha que ser feito isso caso contrário eles seriam massacrados pelos jogadores).



Essas chicanes forçam os jogadores a iniciar seus movimentos no começo da primeira perna da curva, caso contrário prepare-se para queimar track cards ou ficar "preso" por mais um turno.
CIRCUITO DO JAPÃO
Este circuito fez realmente valer o dinheiro investido e se você pensar em adquirir este brinquedo, será por causa dessa pista (apesar de achar que com um pouco de boa vontade daria pra fazer isso nos demais).
Aqui temos a presença de trechos com PISTA MOLHADA. Galera... esses trechos são TERRÍVEIS, prepare-se para muitas RODADAS nesta parte do circuito se fizerem besteira (e dependendo da mão de cartas, vai rodar mesmo tomando cuidado [rsrsr]).


Isto vai acontecer porque sempre que o carro começar o movimento nestes trechos molhados, qualquer mudança de marcha requer 1 HEAT CARD como pagamento. Sim, se passar UMA MARCHA, tem que pagar HEAT CARD. Se passar DUAS MARCHAS, para 2 HEAT. Isso aumenta muito o consumo dessas cartas neste jogo e caso você chegue numa curva molhada SEM HEAT CARDs no seu motor com uma marcha muito alta engatada, vai virar passageiro. E o pior: Se rodar, vai voltar pra curva molhada em 1a marcha e não poderá engatar uma 2a marcha justamente porque não tem HEAT CARDs [rsrsr].

Isso pode criar fatos inusitados como um único jogador rodando mais de uma vez na mesma curva! Isso porque se ele rodar, engatar 1a marcha e só tiver cartas de valor alto na mão, vai rodar novamente caso exceda a velocidade... Cruel? Sim, bastante, e por esta razão esta pista (ou esta regra) não (nunca, jamais) deverá ser usada com jogadores NOVATOS ou que não estão acostumados ao MODO AVANÇADO. Também, isso vai favorecer bastante os BOTs, que são totalmente imunes à chuva (o que de nossa parte não tem problema algum já que gostamos de BOTs desafiadores).
