Vamos ser redundantes, em toda postagem, vejo a necessidade de repetir alguns pontos; como o obvio de que a utilização de jogos de tabuleiro no ambiente escolar tem se revelado uma estratégia eficaz para o aprimoramento de competências cognitivas e sociais, particularmente na educação financeira. Estes jogos oferecem uma vivência prática e envolvente, permitindo que os estudantes aprendam conceitos financeiros de maneira interativa e cooperativa. Vamos investigar a aplicação de jogos na educação, fundamentada em teorias educacionais e exemplos de jogos nacionais e internacionais.
Banco Imobiliário (versão brasileira do Monopoly): Ensina conceitos básicos de investimento, planejamento financeiro e negociação.
Jogo da Vida: Introduz os alunos a decisões de vida, como carreiras e investimentos, com impactos financeiros a longo prazo.
Renda Passiva: Um jogo brasileiro focado em investimentos e independência financeira.
Monopoly: Trabalha com o conceito de investimentos, lucros, perdas e a importância de gerenciar recursos.
Cashflow (Robert Kiyosaki): Criado pelo autor de Pai Rico, Pai Pobre, simula a vida financeira, ensinando os conceitos de ativos, passivos e geração de riqueza.
Settlers of Catan: Embora não seja diretamente sobre finanças, ensina gestão de recursos e negociação, habilidades transferíveis para a educação financeira.
E atualmente a linha de Jogo PIC$ que constitui
Jogo PIC$: O PIC$ é um jogo de cartas dinâmico que ensina Educação Financeira com foco na gestão de gastos e no endividamento, abordando temas cotidianos e promovendo a conscientização sobre a natureza e a importância dos vários tipos de gastos no controle financeiro pessoal e familiar.
PIC$ Bio: Atua na Educação Ambiental com foco no impacto das atividades humanas sobre o Meio Ambiente – a pegada ambiental – abordando diversos temas atuais e promovendo a conscientização sobre o consumo responsável e a sustentabilidade ambiental.
PIC$ GO!: ensina Educação Financeira com foco na gestão de gastos e no endividamento, abordando temas cotidianos e promovendo a conscientização sobre a natureza e a importância dos vários tipos de gastos no controle financeiro pessoal e familiar.
PIC$ Bio+: Cartas dinâmicas e totalmente ilustrado que ensina Educação Ambiental com foco no impacto das atividades humanas sobre o Meio Ambiente – a pegada ambiental – abordando diversos temas atuais e promovendo a conscientização sobre o consumo responsável e a sustentabilidade ambiental.
Bibliografia de Consulta
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.PIAGET, J. A Formação do Símbolo na Criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.CSIKSZENTMIHALYI, M. Flow: The Psychology of Optimal Experience. Harper & Row, 1990.SUITS, Bernard. The Grasshopper: Games, Life and Utopia. Broadview Press, 1978.KIYOSAKI, R. Pai Rico, Pai Pobre. São Paulo: Elsevier, 2011.
Incorporar jogos de tabuleiro em aulas de educação financeira não só facilita a compreensão de conceitos complexos, mas também torna o aprendizado mais envolvente e significativo. Ao combinar teoria e prática lúdica, os alunos desenvolvem habilidades essenciais para a vida financeira e social.
E você? Já utilizou jogos de tabuleiro em suas aulas? Compartilhe suas experiências! ?