Uma discussão que já estava surgindo gradualmente em outros episódios finalmente ganha seu próprio episódio: as narrativas emergentes - ou espontâneas - em oposição as narrativas "pré-fabricadas". Aquele evento que aconteceu no seu jogo que, talvez, não estivesse previsto pela história oficial do jogo, ou aquele arco narrativo que surgiu no decorrer da sua partida.
Pequenas "hitorietas" que acontecem de surpresa para o seu deleite. Casos únicos e jornadas pessoais que se desenrolam diante do seu papelão. Como isso é diferente de quando um jogo te conta a história que ele quer que você viva e não tem outra forma de experimentá-la?
Nesse episódio, Didi Braguinha e André Rumjanek aprofundam as diferenças das narrativas emergente e das "pré-fabricadas". E ainda: quando é simples "interpretação" ou devaneio do jogador e quando é uma narrativa.
Jogos mencionados neste episódio (mesmo que brevemente):
Nemesis, Mansions of Madness (2ª Edição), Gloomhaven, Western Legends, High Frontier 4 All, Star Wars: X-Wing Miniatures Game, Oath: Crônicas de Império e Exílio, Magic: The Gathering, Twilight Imperium (4ª Edição), Robinson Crusoe: Adventures on the Cursed Island – Collector's Edition (Gamefound Edition), Ozob: A Cyberpunk Board Game, Arkham Horror: The Card Game, Heat: Pedal to the Metal, Hnefatafl (Xadrez Viking), Terraforming Mars, Cosmos, 7 Wonders, Great Western Trail: Segunda Edição, Red Rising, Power Grid, Pandemic, Destemidos: Normandia e Trickerion: Lendas Da Ilusão – Big Box
Para mais detalhes sobre este episódio e os jogos mencionados:
Narrativas Emergentes
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