Wamucy::Pes Soberbos::Wamucy::MatosCaio::lembre que no final de cada era, devido a falta de cartas na mão as opçoes de ação ficam bem limitadas. Muitas vezes não dá mais pra construir nada, e só o que dá pra fazer são ferrovias (usam uma carta qualquer, e voce ainda pode usar pra virar suas cervejarias). Se não fosse a ação de conexão, as ultimas rodadas do jogo seriam sofríveis pq ninguem iria fazer nada de relevante
sobre a quantidade de pontos, vai variar. Uma conexão que "pontuou bem" vai valer em torno de 6-7 pontos,e pra chegar nisso tudo necessita de uma confluencia de fatores, muitas vezes da ajuda de outros jogadores. Esse valor de pontos é mais ou menos o que vc consegue com cada tile de industria
o jogo é muito redondo e bem amarrado pra poder assumir que existe uma estrategia dominante nesse sentido
Concordo demais. Meu ponto é que muitas vezes a indústria acaba sendo muito cara e tem que ser flipada pra pontuar kk. Mas concordo com tudo o que disse.
Isso me leva a outro ponto: eu nunca faço uma ação de venda pra virar uma única indústria.
As ações são o principal “recurso” desse jogo, então você sempre tem que otimizá-las ao máximo (e é por isso que quanto mais meus adversários fazem conexões, mais me ajudam).
Na ação de venda, você tem que otimizar isso pra virar pelo menos duas indústrias suas na mesma ação, de preferência com cervejas suas, o que na verdade seriam 4 flipadas com uma única ação (ex: duas cervejas e dois caixotes).
Fiz uma ação e duas vendas eu levantei e me aplaudi, fazer 4 eu paro na hora kkkkk
Eu me referi a duas vendas mesmo, usando 2 cervejas suas, ou seja, flipando 4 peças.
Semana passada, jogando em 3p, consegui 3 vendas de algodão em uma única ação, com 2 cervejas minhas e 1 do mercado (flipando, portanto, 5 peças).
Foi um jogo em 3p, que temos mais ações do que em 4p, então arrisquei ir pro algodão. Gastei um monte de ações com evolução na primeira era pra chegar na cerveja nível 2 e algodão nível 3. Na primeira era, com uma ação flipei 2 algodões nível 3 com 1 cerveja minha e 1 do mercado (não consegui fazer com uma segunda cerveja minha). Na segunda era, com uma ação vendi mais 3 algodões com 2 cervejas minhas e 1 do mercado (a ação que mencionei no início do comentário).
Ainda nessa partida, fiz todas as siderúrgicas e alguns carvões.
Fiz pouquíssimas conexões durante a partida inteira e ganhei com 175 pts.
Enfim, essas foram minhas considerações.
Como comentário final, eu gostaria de reforçar que, depois de dezenas de partidas de Brass (sempre em uma mesa física com pessoas reais), minha visão estratégica sobre o jogo é diametralmente oposta a sua. Não acho que conexões sejam overpower no jogo (o que não significa que eu ache que não seja possível desenvolver uma boa estratégia focada em conexões). De forma geral, acho que conexões têm mais potencial pra alavancar o jogo dos adversários do que propriamente o nosso.