frevolta::É Impressão minha ou tem tido pouca fala sobre o jogo? Falta muito pouco pra acabar o FC, o jogo parece lindo, uma versão tabuleiro do Red Dead Redemption e nenhum tópico quase sobre o jogo aqui, poucos videos.
Sinto meio que um zero Hype pra um jogo que deriva de outro tao querido.
Alem claro, de zero anuncio ou sequer pretensão de vir ao Brasil, o que me incentivou a pegar logo a versão do KS.
Sera que o interesse realmente é baixo ou é baixo AQUI no Brasil?
Caro
frevolta
Rapaz, sinceramente eu não me espantaria nada se esse desinteresse fosse ainda uma consequência da verdadeira lambança que fizeram com a edição nacional do Western Legends. Para quem não lembra, e segundo reza a lenda, a editora fez a tradução do jogo naquele melhor esquema "amigo, me quebra um galho?!?!", e pediu para dois ou três camaradas cuidarem do serviço. Para "melhorar" ainda mais a situação, como todos os três já possuíam o jogo, não havia porque gastar dinheiro comprando uma cópia nova e fornecer para o time da tradução, garantindo que todos trabalhassem em cima do mesmo material original. Se isso não é um claro exemplo de total descompromisso com um controle de qualidade mínimo, então eu realmente não sei o que seria.
O problema é que o Western Legends teve uma expansão a "Ante Up", que modificou o jogo inclusive o tabuleiro das novas versões. Só que, como miséria pouca é bobagem, aparentemente uma parte do time de tradução e localização tinha uma versão do jogo anterior à Ante Up, e o restante da equipe, tinha uma versão posterior a essa expansão já com as modificações. Com isso, uma parte dos componentes não casa com a outra parte, de modo que no tabuleiro, onde era para estar um barril, na verdade está uma ferradura, ou talvez seja o contrário. Quando esse problema ficou evidente, a resposta da editora foi ou fornecer adesivos para colar no tabuleiro, e isso de um jogo que custava mais de R$ 500,00, ou deixar por isso mesmo (ema, ema, ema, cada um com seus "pobrema"), e quando fossem jogar era só as pessoas olharam para aquele símbolo e termo escrito e fingir que aquilo era outra coisa. O mesmo poderia ser feito em realção a qualquer discrepância nas cartas e assemelhados.
Como de costume, entrou em cena o pessoal do "está errado, mas pelo menos está em português" seguido do povo "isso não atrapalha a jogabilidade". Com isso não houve reposição e o jogo ficou por isso mesmo, o que foi uma pena enorme porque Western Legends é uma jogaço, e um dos melhores no estilo sand box. E foi assim que o Western Legends entrou para os anais (principalmente de quem comprou) da história dos grandes furos do board game nacional, juntamente com o "esperma de baleia" de A Ilha do Tesouro, o "enpansão" na caixa do Profecia dos Reis do TI4, a "intrusora" do Nêmesis, e a carta de Guereira do "Masmorra do Mago Louco".
Obviamente não dá para afirmar categoricamente se foi isso o que realmente aconteceu, até porque quando esse problema do Western Legends surgiu, a editora nao deu nenhum pio a respeito, e agiu como se nada tivesse acontecido. Mas essa foi a única explicação plausível para os problemas do jogo. Do mesmo modo, tenho certeza de que dentro em breve vão aparecer comentários defendendo a editora e que os problemas não são tão graves. E nisso não há muito o que discutir, porque as pessoas tem níveis de exigência em relação à qualidade diferentes, e eu reconheço que sou bastante rigoroso nisso. Eu acredito que se a editora resolveu cobrar mais de R$ 500,00 por um jogo de tabuleiro, ela abdica do direito de errar, e muito mais ainda da possibilidade de não consertar o erro, independente do quanto ela tenha prejuízo. Mas é aquela história, em nenhum outro setor econômico o público consumidor é tão complacente e exige tão pouco dos padrões de qualidade de produtos tão caros, e por isso certamente existe uma cacetada de gente que pensa diferente de mim. Fazer o quê!?!? Cada cabeça, uma sentença.
Isso tudo me faz crer que possivelmente a editora queira esquecer que já lançou esse jogo, e isso talvez explique a pouca divulgação em torno dessa nova versão, também. Pode ser que o calendário de lançamentos da editora esteja atrasado e dentro em breve ela acabe anunciando a versão nacional desse KS. Quem viver verá.
Por fim o Western Legends é realmente um boards game excelente. A edição nacional dele é que não é.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio