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  3. Qual a melhor maneira de criar protótipos?

Qual a melhor maneira de criar protótipos?

  • avatar
    Rhapsody12/11/24 11:55
    avatar
    Rhapsody
    12/11/24 11:55
    1669 mensagens MD

    Quando vem a ideia na cabeça, como testar?

    Para as cartas, basta imprimir/desenhar algo e fazer pasteup em bulk com sleeve.
    Para os componentes, dá pra usar componentes genéricos de outro jogos.

    Como fazem com o tabuleiro?

    Como fazem com tiles específicos? Tanto os de dupla face, quanto aqueles maiores, e os menores pra sortear num saquinho?

    3
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  • bryanm
    8 mensagens MD
    avatar
    bryanm12/11/24 13:21
    bryanm » 12/11/24 13:21

    Salve amigo conterrâneo da terra do boi gordo =D

    Eu gosto de usar o Tabletop Simulator (TTS) pra qualquer teste que me venha a mente, seja pra jogos próprios ou variantes pra jogos existentes. vc cria ali rapidamente o componente que precisa, altera cor, tamanho, e se precisar de mais daquele componente é só ctrl+C e ctrl+V. Se vc usar qualquer programa de edição de imagem como photoshop, canva ou até mesmo o paint, vc consegue criar suas proprias cartas, tiles, e importar pro TTS bem fácil. E aí depois de testar bem, validar a ideia pra saber se funciona, aí vou pro protótipo físico pra testar com a galera

    1
  • Rhapsody
    1669 mensagens MD
    avatar
    Rhapsody12/11/24 13:31
    Rhapsody » 12/11/24 13:31

    bryanm::Salve amigo conterrâneo da terra do boi gordo =D

    Eu gosto de usar o Tabletop Simulator (TTS) pra qualquer teste que me venha a mente, seja pra jogos próprios ou variantes pra jogos existentes. vc cria ali rapidamente o componente que precisa, altera cor, tamanho, e se precisar de mais daquele componente é só ctrl+C e ctrl+V. Se vc usar qualquer programa de edição de imagem como photoshop, canva ou até mesmo o paint, vc consegue criar suas proprias cartas, tiles, e importar pro TTS bem fácil. E aí depois de testar bem, validar a ideia pra saber se funciona, aí vou pro protótipo físico pra testar com a galera

    Opa, salve!
    Eu falo justamente quando chega na parte do protótipo físico, quando preciso levar pra algum evento, etc.

    0
  • bryanm
    8 mensagens MD
    avatar
    bryanm12/11/24 14:27
    bryanm » 12/11/24 14:27

    Rhapsody::
    Opa, salve!
    Eu falo justamente quando chega na parte do protótipo físico, quando preciso levar pra algum evento, etc.


    Acho que tudo depende do estágio do desenvolvimento. Se ainda ta validando a ideia, e tudo pode mudar, tem q fazer do jeito mais barato e rápido. Aí o tabuleiro pode ser numa impressão simples em A4, e pasteup no sleeve pra cartas funciona bem. já pra tiles especiais, se forem realmente necessários e não puderem ser substituídos por trilhas impressas em sulfite etc vai precisar de umas técnicas de craft mesmo, imprimindo e colando num papel paraná pra depois cortar no estilete ou molde

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/81daa_b77n43.jpeg

    tabuleiro central e pessoal impresso em sulfite, sem arte, só funcional, como eu faço geralmente por aqui.

    1
  • maisumgustavo
    104 mensagens MD
    avatar
    maisumgustavo12/11/24 22:46
    maisumgustavo » 12/11/24 22:46

    Pra tabuleiro, da vez que eu precisei imprimir, fiz a impressão em adesivo vinílico, colei em papel Paraná forrado com verso de papel contact preto. Fiz até o esquema de dobrar o tabuleiro. 

    Se você entende de inglês, recomendo esse vídeo que explica desde como fazer tabuleiros mais simples como tabuleiros mais complexos, com dobra dupla ou tripla.

    https://www.youtube.com/watch?v=pbbD_Qn4dY4&list=PL8YBgNglDVpb1UeKflStNN89eKNbLBp8X&index=7

    2
  • LrzPlays
    795 mensagens MD
    avatar
    LrzPlays13/11/24 18:13
    LrzPlays » 13/11/24 18:13

    Olá, tudo bem?

    Então, achei interessante sua pergunta e gostaria de deixar meus 50 centavos.

    Eu estou estudando Game Design e fazendo um curso, junto com uma mentoria, e estou no meio do processo de desenvolvimento de um Board Game. Estou na quarta iteração do protótipo, e apenas o primeiro foi impresso. Eu imprimi em sulfite normal 75g e coloquei dentro de uma sleeve com uma carta de Magic.

    Estou preparando a quarta versão para um playtest com alguns colegas do curso na semana que vem, porém, da versão 0.2 para frente eu comecei a usar o Tabletop Simulator.
    Eu faço as cartas em um site chamado Dextrous. Eu uso a versão paga, mas dá pra usar a versão free tranquilamente se você tiver poucos layouts (o site cobra para aumentar a quantidade de layouts).

    Meu jogo só tem três tipos de componentes: Cartas, Dados e Meeples/Cubos (que eu considero: "componentes de madeira"), então eu consigo simular tudo no Tabletop Simulator tranquilamente. Além disso, como um nom protótipo precisa ser rapidamente adaptável (você vai odiar querer mudar uma coisa nas cartas e ter que imprimir tudo de novo), você consegue editar as cartas pelo Dextrous e ele já altera dentro do TTS automaticamente.

    Como ferramenta de Game Design eu acho o TTS + Dextrous a melhor pedida para fazer protótipos. O ponto negativo é que o Tabletop Simulator é pago, então você só consegue fazer playtest com quem tem o programa na Steam.

    Espero ter ajudado de alguma forma!

    Lorenzo.

    1
  • Rhapsody
    1669 mensagens MD
    avatar
    Rhapsody13/11/24 18:29
    Rhapsody » 13/11/24 18:29

    LrzPlays::Olá, tudo bem?

    Então, achei interessante sua pergunta e gostaria de deixar meus 50 centavos.

    Eu estou estudando Game Design e fazendo um curso, junto com uma mentoria, e estou no meio do processo de desenvolvimento de um Board Game. Estou na quarta iteração do protótipo, e apenas o primeiro foi impresso. Eu imprimi em sulfite normal 75g e coloquei dentro de uma sleeve com uma carta de Magic.

    Estou preparando a quarta versão para um playtest com alguns colegas do curso na semana que vem, porém, da versão 0.2 para frente eu comecei a usar o Tabletop Simulator.
    Eu faço as cartas em um site chamado Dextrous. Eu uso a versão paga, mas dá pra usar a versão free tranquilamente se você tiver poucos layouts (o site cobra para aumentar a quantidade de layouts).

    Meu jogo só tem três tipos de componentes: Cartas, Dados e Meeples/Cubos (que eu considero: "componentes de madeira"), então eu consigo simular tudo no Tabletop Simulator tranquilamente. Além disso, como um nom protótipo precisa ser rapidamente adaptável (você vai odiar querer mudar uma coisa nas cartas e ter que imprimir tudo de novo), você consegue editar as cartas pelo Dextrous e ele já altera dentro do TTS automaticamente.

    Como ferramenta de Game Design eu acho o TTS + Dextrous a melhor pedida para fazer protótipos. O ponto negativo é que o Tabletop Simulator é pago, então você só consegue fazer playtest com quem tem o programa na Steam.

    Espero ter ajudado de alguma forma!

    Lorenzo.

    Não conhecia o Dextrous, valeu!
    O que mais vai dar trabalho serão os tiles, eles são tipo aqueles do Agricola/Caverna dos terrenos, com vários tamanhos. E são dupla face.

    0
  • LrzPlays
    795 mensagens MD
    avatar
    LrzPlays13/11/24 18:31
    LrzPlays » 13/11/24 18:31

    Rhapsody::
    LrzPlays::Olá, tudo bem?

    Então, achei interessante sua pergunta e gostaria de deixar meus 50 centavos.

    Eu estou estudando Game Design e fazendo um curso, junto com uma mentoria, e estou no meio do processo de desenvolvimento de um Board Game. Estou na quarta iteração do protótipo, e apenas o primeiro foi impresso. Eu imprimi em sulfite normal 75g e coloquei dentro de uma sleeve com uma carta de Magic.

    Estou preparando a quarta versão para um playtest com alguns colegas do curso na semana que vem, porém, da versão 0.2 para frente eu comecei a usar o Tabletop Simulator.
    Eu faço as cartas em um site chamado Dextrous. Eu uso a versão paga, mas dá pra usar a versão free tranquilamente se você tiver poucos layouts (o site cobra para aumentar a quantidade de layouts).

    Meu jogo só tem três tipos de componentes: Cartas, Dados e Meeples/Cubos (que eu considero: "componentes de madeira"), então eu consigo simular tudo no Tabletop Simulator tranquilamente. Além disso, como um nom protótipo precisa ser rapidamente adaptável (você vai odiar querer mudar uma coisa nas cartas e ter que imprimir tudo de novo), você consegue editar as cartas pelo Dextrous e ele já altera dentro do TTS automaticamente.

    Como ferramenta de Game Design eu acho o TTS + Dextrous a melhor pedida para fazer protótipos. O ponto negativo é que o Tabletop Simulator é pago, então você só consegue fazer playtest com quem tem o programa na Steam.

    Espero ter ajudado de alguma forma!

    Lorenzo.

    Não conhecia o Dextrous, valeu!
    O que mais vai dar trabalho serão os tiles, eles são tipo aqueles do Agricola/Caverna dos terrenos, com vários tamanhos. E são dupla face.

    Você pode comprar tiles em branco na Ludeka, ou então comprar uma folha de Papel Paraná e cortar. Eu uso estilete mais régua para cortar tiles retos e um cortador de couro redondo para cortar tiles redondos, mas na última compra que fiz na Ludeka comprei 50 tiles em branco dupla face, uma vez que eu tenho uma plotter de papel, então consigo imprimir em papel adesivo e cortar na máquina, e só colar nos tiles.

    0
  • Rhapsody
    1669 mensagens MD
    avatar
    Rhapsody13/11/24 19:14
    Rhapsody » 13/11/24 19:14

    LrzPlays::
    Rhapsody::
    LrzPlays::Olá, tudo bem?

    Então, achei interessante sua pergunta e gostaria de deixar meus 50 centavos.

    Eu estou estudando Game Design e fazendo um curso, junto com uma mentoria, e estou no meio do processo de desenvolvimento de um Board Game. Estou na quarta iteração do protótipo, e apenas o primeiro foi impresso. Eu imprimi em sulfite normal 75g e coloquei dentro de uma sleeve com uma carta de Magic.

    Estou preparando a quarta versão para um playtest com alguns colegas do curso na semana que vem, porém, da versão 0.2 para frente eu comecei a usar o Tabletop Simulator.
    Eu faço as cartas em um site chamado Dextrous. Eu uso a versão paga, mas dá pra usar a versão free tranquilamente se você tiver poucos layouts (o site cobra para aumentar a quantidade de layouts).

    Meu jogo só tem três tipos de componentes: Cartas, Dados e Meeples/Cubos (que eu considero: "componentes de madeira"), então eu consigo simular tudo no Tabletop Simulator tranquilamente. Além disso, como um nom protótipo precisa ser rapidamente adaptável (você vai odiar querer mudar uma coisa nas cartas e ter que imprimir tudo de novo), você consegue editar as cartas pelo Dextrous e ele já altera dentro do TTS automaticamente.

    Como ferramenta de Game Design eu acho o TTS + Dextrous a melhor pedida para fazer protótipos. O ponto negativo é que o Tabletop Simulator é pago, então você só consegue fazer playtest com quem tem o programa na Steam.

    Espero ter ajudado de alguma forma!

    Lorenzo.

    Não conhecia o Dextrous, valeu!
    O que mais vai dar trabalho serão os tiles, eles são tipo aqueles do Agricola/Caverna dos terrenos, com vários tamanhos. E são dupla face.

    Você pode comprar tiles em branco na Ludeka, ou então comprar uma folha de Papel Paraná e cortar. Eu uso estilete mais régua para cortar tiles retos e um cortador de couro redondo para cortar tiles redondos, mas na última compra que fiz na Ludeka comprei 50 tiles em branco dupla face, uma vez que eu tenho uma plotter de papel, então consigo imprimir em papel adesivo e cortar na máquina, e só colar nos tiles.

    Belíssima dica, principalmente pelos tiles redondos.

    1
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