Olá, tudo bem?
Então, achei interessante sua pergunta e gostaria de deixar meus 50 centavos.
Eu estou estudando Game Design e fazendo um curso, junto com uma mentoria, e estou no meio do processo de desenvolvimento de um Board Game. Estou na quarta iteração do protótipo, e apenas o primeiro foi impresso. Eu imprimi em sulfite normal 75g e coloquei dentro de uma sleeve com uma carta de Magic.
Estou preparando a quarta versão para um playtest com alguns colegas do curso na semana que vem, porém, da versão 0.2 para frente eu comecei a usar o Tabletop Simulator.
Eu faço as cartas em um site chamado Dextrous. Eu uso a versão paga, mas dá pra usar a versão free tranquilamente se você tiver poucos layouts (o site cobra para aumentar a quantidade de layouts).
Meu jogo só tem três tipos de componentes: Cartas, Dados e Meeples/Cubos (que eu considero: "componentes de madeira"), então eu consigo simular tudo no Tabletop Simulator tranquilamente. Além disso, como um nom protótipo precisa ser rapidamente adaptável (você vai odiar querer mudar uma coisa nas cartas e ter que imprimir tudo de novo), você consegue editar as cartas pelo Dextrous e ele já altera dentro do TTS automaticamente.
Como ferramenta de Game Design eu acho o TTS + Dextrous a melhor pedida para fazer protótipos. O ponto negativo é que o Tabletop Simulator é pago, então você só consegue fazer playtest com quem tem o programa na Steam.
Espero ter ajudado de alguma forma!
Lorenzo.