RESAFA
Detalhes e impressões sobre a primeira partida
by Tendson Artur Ribeiro da Silva - Parnamirim, RN, 01/11/2024.

Resafa é o mais novo lançamento do conhecido Vladmir Suchy, criador dos queridos Last Will, The Prodigal Club, Pulsar 1849, Cidades Submersas, Praga Caput Regni, Messina 1347, Woodcraft, Evacuation, e outros. Um jogo para 1 a 4 jogadores, a partir de 14 anos, e com duração de 60-120 minutos. Gasta mais tempo, com certeza.
Neste jogo ambientado no Oriente Médio, precisamente onde fica a Síria atual, na antiga cidade fortaleza Resafa. Local deserto, e que a escassez de água obrigavam a fazerem canais e tanques para armazenar as águas das chuvas. Neste local que fazia parte da famosa Rota da Seda, somos comerciantes que viajamos com nossas caravanas de camelos, visitamos outras cidades tanto para vender como comprar mercadorias, e estabelecer comércio nelas. Também vamos investir em construir canais e tanques para armazenar as águas da chuva, e também construir edificações/oficinas em Resafa, que irão produzir recursos e dinheiro. Sem esquecer de plantarmos jardins para aplacar o calor, e tornar mais habitável o local.
Tudo isso é feito em 6 rodadas, e a cada rodada vamos baixar 3 cartas de ações (dentre 6 cartas no total). E cada carta dessa é dividida ao meio, tendo uma metade com uma ação principal e uma ação de cor diferente da outra metade.
Exceções
O que mais me surpreendeu neste novo jogo, foi a quantidade de exceções, e condicionais que o jogo tem. Exemplo: Na primeira rodada, cada jogador, no seu turno, baixa uma das 3 cartas de sua mão, executa suas duas ações (e outras ações livres que porventura queira e possa), e no final puxa do seu deck outra carta para sua mão. E é a vez do próximo jogador. Terminando a primeira rodada, as cartas que foram utilizadas, permanecem na mesa, e são viradas de face para baixo. E vamos começar a segunda rodada usando apenas as 3 cartas da mão, e não haverá reposição da mão. Ou seja, vamos usar todas as 6 cartas do jogo. E no fim da segunda rodada, aí sim, vamos pegar de volta todas as 6 cartas, embaralha-las e pegar 3 cartas para a mão. E esse ciclo se repetirá até o fim das 6 rodadas. Lembrando que durante o jogo vamos poder substituir essas cartas de ações iniciais, por outras mais poderosas, e há uma mudança de regras quando se tem essas novas cartas: quando vamos embaralhar todas as cartas de ação para pegar nossa mão de cartas, e se tivermos essas novas cartas de ação melhoradas, elas irão automaticamente para nossa mão, e complementaremos a mão de 3 cartas, puxando outras cartas até fechar a mão com 3 cartas.
Outra exceção, são os tiles de construção/Oficinas, que são divididos em Nível I e Nível II. No início do jogo, só temos acesso às Oficinas de Nïvel I. Só no final da rodada 2 é que entram em jogo as Oficinas de Nível II, mas só poderemos construí-las se já tivermos pegos 2 tokens de Mercadores (ou seja, tivermos feitos Postos Comerciais na Ação de Comércio).
Outra exceção acontece para podermos construir os tanques de reserva de água, na ação de Construir Canais. Só podemos construir Tanques se já tivermos feitos 2 jardins completos, e pelo menos um Posto Comercial (no jogo, é ter colocado pelo menos um dos seus cubos em uma das cidades em que fizemos algum tipo de Comércio nela).
Mais outra exceção, que cada jogador deve ficar atento: Há um deck de cartas ESPECIAIS, que estão em 4 cores diferentes (Amarela, Branca, Azul e Rosa), e cada cor está dividida em 3 níveis (nível I, II e III). E essas cartas Especiais são colocadas em uma fileira na parte inferior do tabuleiro principal, e separadas por seus níveis. E abaixo delas, tem uma trilha para cada cor, e todos os jogadores tem um marcador seu, em cada bloco de cor dessas cartas Especiais, e durante o jogo, usando as ações de Cor, vamos movendo esses nossos marcadores em cada trilha dessas. Ao mover seu marcador até um certo ponto marcado, vc ganha uma nova carta dessas (a de nível I), e vai andando o marcador até conseguir atingir o ponto para ganhar a outra carta nível II, até por fim ganhar a carta de nível III. Sendo que todos podem atingir os 3 níveis da Cartas Especiais Rosa, mas nas demais cores, tem uma restrição: cada jogador poderá acessar as de nível I, mas só poderá ter acesso ao nível II em duas cores, e dessas, só terá acesso ao nível III em 1 cor.
O FLUXO DO JOGO
Apesar desses detalhes, o jogo é muito inteligente e desafiador. E sua mecânica, no turno do jogador, é rápida e fluida. O complicado é fazer as escolhas certas, na multidão de opções que temos na nossa frente.
Na sua vez, o jogador, escolhe umas das cartas de sua mão, a baixa na parte superior de seu tabuleiro pessoal. E ativa as duas ações que estão na parte superior dessa carta baixada (ação de COR e ação PRINCIPAL, na ordem que quiser). Caso seja na rodada 1, 3, e 5, termina seu turno puxando uma carta do seu deck para sua mão, e passa a vez para o próximo jogador à sua esquerda.
Sobre as AÇÕES DE CORES: em toda carta de ação, na sua borda superior/inferior, há uma cor. E essa cor indica que você poderá ter acesso a 3 ações de CORES, correlacionadas a essa cor. São elas:
- Ação de Pegar Cartas Bônus: Do lado do tabuleiro principal do jogo, tem 4 fileiras de CARTAS BÔNUS, por cor, e estando disponível no início de cada rodada de 3 cartas abertas, por fileira. O jogador pode pegar uma dessas 3 cartas da fileira da cor que corresponda a da carta de ação jogada. Essas Cartas de Bônus tem um benefício de uso único que pode ser jogada e ativada imediatamente ao se pegar a carta, ou você pode guardar a carta Bônus para se usar em outro turno futuro. Mas tem que ver que sua mão só pode ter no máximo 5 cartas (somando as cartas de Ação + Cartas Bônus + Cartas de Saco). Cartas Especiais não contam para esse limite.
- Ação de Mover nas Trilhas da Cartas Especiais: Com essa ação, você move um de seus 4 marcadores na trilha correspondente da cor ativada, das Cartas Especiais. E caso atinja o espaço que te permite pegar a Carta Especial, ela vai para você. E dependendo da Cor dessa Carta Especial, ela poderá substituir uma de suas cartas de Ação Inicial (neste caso são as Cartas Especiais AMARELAS), ou podem te gerar ações imediatas (cor BRANCAS), ou bônus imediatos ou permanentes (AZUIS), ou pontos no fim do jogo (cor ROSA). E essas cartas ficam abertas na mesa na sua área de jogo, e não contam para seu limite de cartas na mão (que são 5).
- Ação de pegar 1 carta de Saco: Há um deck de cartas pequenas, chamado de Saco, e ao escolher essa ação, você pega a carta do topo do deck, e você pode usá-la imediatamente, ou guardar para usar em futuros turnos. Ela gera recursos, ou ações, ou se não quiser ativar esses benefícios, ganhe 1 Ponto de Vitória. Depois de usada, ela é devolvida para o fundo do deck. Sim, a carta de Saco conta para seu limite de no máximo 5 cartas na sua mão.
Sobre as AÇÕES PRINCIPAIS, temos as seguintes opções:
- AÇÃO DE CONSTRUIR OFICINAS: No jogo, já começamos com 2 Oficinas construídas. São tiles quadrados, de face dupla, que são dispostos tocando o vértice um do outro, formando uma quadrícula, de um tile de Oficina, um espaço vazio (que se pode construir jardins), e outro tile de Oficina. Nesses tiles de Oficina, tanto eles têm salas de produção (recursos, camelos, etc) que são ativados na outra ação principal de PRODUÇÃO, como também tem nos seus cantos dos tiles, alguns bônus que se recebe quando se constrói Jardins nas laterais desses tiles, na outra ação de CONSTRUIR JARDINS. Em um dos lados desses tiles tem menos sala de produção, e um poder de se ativar outra sala extra. Na ação de Construir Oficina, vc só pode construir 1 Tile desse, do nível I, dentre os 3 visíveis no tabuleiro principal, ou 1 tile de Nível II, dentre os 3 tiles visíveis, caso já esteja na rodada 3 em diante, e o jogador tenha já colocado dois Tokens de Mercador no seu tabuleiro individual. Esses Tokens de Mercadores são ganhos em sua maioria ao se fazer a ação de COMÉRCIO, e nela se tenha feito a colocação de um Posto de Comércio (cubo) numa cidade.
- AÇÃO DE PRODUÇÃO: Sim, é aqui que você ativa seus tiles de Oficinas, na verdade são apenas 2 salas de produção em diferentes tiles, e mais ações de produção extras, que porventura esteja visível em algum dos tiles de Produção. É nesta hora em que vc produz mercadorias, recursos, dinheiro, camelos, etc.
- AÇÃO DE PROVISÃO: É nesta acão que vc consegue fazer as mesmas ações que vc faz nas ações de CORES. Ou seja, ou você pega qualquer carta de Bônus disponível, ou move um espaço em qualquer das trilhas das Cartas Especiais, ou pega uma carta de Saco.
- CONSTRUÇÃO DOS JARDINS: Gastando 1 pedra, vc constrói um pequeno jardim. Ou gastando 1 pedra e 1 moeda, se constrói um grande jardim. Que é alocado em qualquer espaço vazio, ao lado de qualquer tile de Oficina seu. E nesta hora se conseguir conectar os bônus verdes que estejam nas pontas dos tiles de Oficina, você os recebem. Além disso, para cada Jardim que vc completar, vc ganha uns bônus, listado numa tabela impressa no seu tabuleiro individual. E mais importante ainda, é que você vai precisar de ter construído pelo menos 1 Jardim completo, para poder ser apto a construir um TANQUE DÁGUA, que é um tile de canal especial que faz ganhar mais pontos de vitória.
- CONSTRUIR CANAIS: Cada jogador começa o jogo com 7 peças de canais, sendo 2 delas capaz de serem TANQUES DÁGUAS. E cada peça dessa mostra o seu custo de construção (normalmente moedas e mármore). E vc pode construir uma delas em qualquer espaço vazio do rio (que não esteja já construído outra peça de canal). Em cada local tem um valor em PV (ponto de Vitória) que vc recebe imediatamente, ao cobrir aquele espaço com o tile do Canal. E além disso, além desses valores impressos no tabuleiro, há também alguns tiles de bonus de canal que são colocados no setup do jogo, que também são recebidos, caso você construa sobre eles, podendo usa-los imediatamente, ou guardar para uso futuro. E além disso, caso você construa esse tile de canal próximo as bordas, aonde tenha um cubo azul (água), esse cubo azul, vai automaticamente para cima de seu tile de canal. E quando houver a PONTUAÇÃO DE CHUVA (final da 2ª, 4ª e 6ª rodada), esses cubos que estejam sobre esses tiles, vão “fluir” pelo rio, até o fim do caminho, fazendo pontuar cada tile que esse cubo passar (1 PV pelo tile + x PV, aonde x é caso o tile de canal tenha esse ponto bônus impresso nele). Essa pontuação da CHUVA, será falada mais abaixo. Sim, nessa hora você tem a opção de ao invez de construir um canal, construir um tanque, pagando seus custos, e o alocando na parte final inferior de uma das colunas dos canais. Mas lembrando que só pode fazer esses tanques d'água se você tiver feito pelo menos 1 Jardim completo e tenha colocado 1 cubo de Posto de Comércio em alguma cidade.
- AÇÃO DE COMÉRCIO: Esta é uma das grandes ações do jogo. Nela, você fará 3 coisas, nesta ordem: a) Move seu camelo (obrigatório), que no início do jogo todos começam em Resafa, para qualquer outra cidade no tabuleiro, apenas pagando os custos em moeda por cada estrada em que passar. b) Comercializa (opcional) com o local que chegou. Você escolhe entre COMPRAR ou VENDER mercadorias, na cidade em que chegou, ou já se encontra. e só pode negociar UM ÚNICO TIPO DE MERCADORIA. E o limite que vc tem de quantas vezes você poderá fazer é indicado pela capacidade de transporte de seu CAMELO, que é visto por uma trilha de capacidade de sua caravana, em seu tabuleiro individual, aonde um cubo mostra sua capacidade atual (várias locais, e ações podem te ampliar essa capacidade durante o jogo). O interessante é que em cada cidade, tem um tile de Comércio, que após você fazer uma transação naquela cidade, esse tile é virado, modificando as formas e tipos de comércio daquela cidade. E alguns dessas formas, te dão bônus quando fazer aquela determinada transação comercial, que você pode receber esse bonûs até antes de fazer o referido comércio; Outra coisa interessante é que ao se mover de uma cidade para outra, você pode optar por passar por Resafa, e coletar um tipo de recurso que esteja armazenado em seu tabuleiro individual, colocar no se Camelo, e seguir viagem, pagando apenas 1x, a passagem por Resafa. c) Estabelecer uma Base de Comércio (opcional). Gastando 1 moeda e 1 pedra, você pega um de seus cubos de sua cor, e aloca num dos espaços abaixo da cidade que vc acabou de fazer a ação, e já ganha o que mostra no local construído. E normalmente são tokens de Mercadores (pequenos quadrados), que você aloca no espaço vazio, mais a esquerda em seu tabuleiro individual. Esses espaços que você vai preenchendo servem para outras coisas importantes no jogo como, te permitir ter acesso a construir as Oficinas de Nivel II. E também, no fim do jogo, dependendo de quantos espaços você conseguiu encher nas linhas correspondente, vc vai ganhar pontos de vitória no final do jogo, por cada tile de Jardins, Oficinas e Canais que você construiu.
Estas foram todas as ações possíveis no jogo.

FIM DE RODADA
Quando todos os jogadores tiverem feito 3 turnos, a rodada termina. Nesta hora, serão feitas algumas coisas, como retirar do jogo todas as CARTAS BONUS que sobraram, e revelar 3 novas cartas de cada cor. O marcador de jogador passa para o próximo jogador à esquerda do atual primeiro jogador, e o marcador de rodas avança um espaço.
E um detalhe acontece com as cartas de ação jogadas. Caso for o fim da 1ª, 3ª e 5ª rodada, os jogadores não terão nenhuma carta para puxar para sua mão. Por isso, as cartas que foram jogadas, são viradas de face para baixo, mantendo no espaço atual no seu tabuleiro. Já na 2ª, 4ª rodada, o jogador pega todas as cartas de Ação, e caso tenha cartas Especiais Amarelas, pega elas primeiro para sua mão, e as demais cartas são embaralhadas, e você puxa quantas cartas forem necessárias para ficar com 3 cartas de Ação em sua mão.
PONTUAÇÃO DE CHUVA
Há uma pontuação que ocorre 3x durante a partida, no final das rodadas 2, 4 e 6, que é chamada PONTUAÇÃO da CHUVA. Nela, todos os jogadores que construíram tiles de canais ganharão pontos (1 ponto por tile + pontos bônus impressos neles).
Além dessa pontuação, caso algum cubo de água esteja sobre algum desses tiles de canal, irão se mover, descendo o rio, e podendo mudar de coluna, à escolha e possibilidade do dono do tile. E outra vez, cada tile de canal que esse cubo passar, ativa outra vez sua pontuação (1 ponto pelo tile + pontos extras que esteja no tile). Até o cubo chegar na base do canal. E ele é retirado e vai para o jogador que era dono do tile que o cubo iniciou seu percurso.
FIM DO JOGO
No fim da 6ª rodada, e após a Pontuação da Chuva, os jogadores vão calcular seus Pontos de Vitória (PV):
- Número de tokens de Escaravelho que vc tenha (máximo de 5 tokens), você ganhará 2/4/7/11/16 PV.
- O número de construções que o jogador construiu de cada tipo (jardins, Oficinas e tiles de canais) é multiplicado pelos pontos (1, 2, ou 3) que o jogador atingiu com os tokens de Mercadores que foram colocados no seu tabuleiro para cada tipo de construção.
- Pontos de qualquer Carta Especial Rosa que você tenha.
- Os PV mostrado em todas as Cartas Especiais que você tenha.
- Cada mercadoria rara (ânforas e temperos) vale 1 PV por mercadoria.
- Cada recurso (pedra e mármore) e moedas valem 1 PV por cada 5 unidades.
- O número de canais que cada um construiu (a partir de 3/5/7) vai ganhar 5/8/15 PV.
O jogador com mais pontos vence. Em caso de empate, o vencedor é o que colocou mais tiles de Canais.
Assim termina um grande jogo, bem disputado. Vou precisar joga-lo mais vezes para amadurecer a nota dele, mas até esse momento, me surpreendeu positivamente!