Meu vício apreço pelo Spirit Island começou em 2020, quando busquei algo para jogar solo durante a pandemia. Àquela época, eu tinha apenas Mage Knight e Gloomhaven, e queria algo que conseguisse jogar durante a semana também. Spirit Island caiu como uma luva e logo foi para o meu top 3. Sim, eu tinha 3 jogos e todos estavam no top 3, que coincidência! Por incrível que pareça, quando acabou o isolamento, usei o Spirit Island para converter 2 civis para o mundo dos BGs, que formam agora o meu grupo de jogos cracudos.
Ao longo desses 4 anos, Spirit Island foi se consolidando como o top 1 da minha coleção. Quando estou em dúvida do que jogar, acabo sempre voltando para o bom e velho Spiritinho. Com isso, consegui chegar à marca de 1000 partidas, mas tem uma pegadinha aí… Essa marca só foi possível com a chegada do Spirit Island digital no Steam.
Falando do jogo físico, tenho todas as caixas lançadas até o momento, em uma mistureba de caixas em português e em inglês. Já são pelo menos 270 partidas (teve uma época que eu parei de registrar, mas depois de alguns meses voltei a usar o BG Stats). É de longe o jogo que mais joguei, seguido por Pega em 6 (73 partidas), Gloomhaven (63 partidas) e Mage Knight (53 partidas).
Foi um dos poucos jogos que eu optei por comprar um organizador, quando ainda só tinha a caixa base. Hoje eu armazeno tudo em duas caixas, a do jogo base e a da expansão Jagged Earth:

Dentro das duas caixas da Gamegenic estão os poderes (menor e maior) e as cartas de medo. As cartas de evento ficam em um ziplock.
Enquanto só tinha a caixa base, eu tinha traçado um objetivo. Sonhei que um dia eu iria "platinar" o Spirit Island, ganhando de todos os adversários, com todos os espíritos, em todos os níveis de dificuldade. Para gerenciar isso, eu usava uma planilha para cada adversário. Aqui está uma delas:

Assim que começaram a sair as expansões, eu percebi que o objetivo jamais seria alcançado...
Review Rápido do jogo e suas expansões
- Jogo base - melhor board game já criado
- Branch and Claw - valeu muito a pena, pois tem 2 dos meus espíritos favoritos
- Jagged Earth - melhor expansão para boardgame já criada. Além dos espíritos, os eventos fazem com que um jogo nota 10 vire um jogo nota 1000.
- Feather and Flame 1 - trouxe meu espírito favorito, o Wildfire. Valeu!
- Feather and Flame 2 - a pior expansão do Spirit Island, dois espíritos que não me agradaram. Não valeu, mas serve para completar o álbum.
- Horizons of Spirit Island - ótima proposta para trazer novos jogadores. Espíritos fáceis de jogar e fortes. Tinha que vir em português.
- Nature Incarnate - Expansão boa. Alguns espíritos bem legais, mas o lance do Incarna não trouxe tanta novidade, pois acaba sendo só uma presença especial no tabuleiro.
Spirit Island Digital
Como disse anteriormente, a marca de 1000 partidas só foi possível com a chegada da versão digital no Steam. Nessa plataforma também tenho tudo disponível do Spirit Island. Atualmente estão liberando o conteúdo do Jagged Earth em ondas. No digital, tenho
mais de 800 partidas, somando
mais de 1000 horas de jogo. Também é de longe o jogo que mais joguei, seguido de Factorio (290 horas), Fallout 4 (215 horas) e Slay the Spire (191 horas).
Algumas reflexões sobre o Spirit Island digital:
- Facilita muito jogar com 4 espíritos. No físico, eu jogo controlando no máximo 3 espíritos, mas já fica uma manutenção considerável.
- Rápido de jogar. Uma partida com 4 espíritos, sem adversário, leva de 30 a 40 minutos, permitindo que eu jogue pelo menos uma partida por dia, antes ou depois do expediente
- Fácil de explorar estratégias diferentes com os espíritos, ver o que funciona e o que não funciona (realmente não vale a pena crescer na trilha de cima com o Rio)
- Estatísticas! Tem uma integração bacana com o Mind Wanderer, que registra todas suas partidas e seus detalhes. Você consegue ver seu win rate geral, por espírito, por dificuldade, poderes mais e menos utilizados, entre outros. No fim do texto coloquei algumas estatísticas minhas.
- Se tiver interesse e quiser ver as estatísticas GLOBAIS, de todos os jogadores: https://mindwanderer.net/si/stats.html
Observação: Apesar da quantidade de partidas, não me considero um jogador excepcional. Se quiser ver alguém que joga realmente bem, recomendo o canal do RedReVenge no YouTube. Chega a dar raiva como fica fácil para ele ganhar dos adversários nível 6.
Reflexões aleatórias
Eventos: Depois que comecei a jogar com eventos, nunca mais tirei. Sem eventos, o jogo fica bastante previsível, mas com certeza é a melhor maneira de aprender a jogar. Só adicione os eventos depois que estiver confortável com a regra base.
Adversários: depois de muitas (
muitas!) tentativas, consegui ganhar no nível 6 do Habsburg Monarchy, Prussia, England, France e Sweden, para conseguir os achievements do Steam. Apesar de ter conseguido, não curti jogar nesse nível de dificuldade, acho que depende muito da sorte com eventos e poderes que aparecem.
Hoje em dia eu só jogo com adversário quando estou jogando físico com o grupo de cracudos. Geralmente com um nível de dificuldade entre 4 e 6. Raramente coloco adversário no Digital.
Quantidade de Espíritos: No digital, adoro jogar com 3 ou 4 espíritos, escolhidos aleatoriamente. A maioria das partidas é nessa contagem. Isso me força a aprender a jogar com todo mundo. Mas, eventualmente, quando não tem ninguém olhando, eu dou aquela roubada e troco um espírito meh por um espiríto massa.
É bem satisfatório quando você está jogando com 4 espíritos e consegue limpar completamente a ilha dos invasores.
Caso Raro: Nunca consegui uma "Sacrifice Victory" (ganhar e perder ao mesmo tempo). Tampouco consegui ativar o efeito especial do poder maior "
Cast Down Into the Briny Deep", que destrói o tabuleiro e tudo o que estiver nele, sendo um dos meios de conseguir a Sacrifice Victory. Para os curiosos, esse
vídeo mostra o efeito.
Cenários: joguei com cenários apenas no digital e para ganhar achievement, não me agrada
Aspectos: tirando um aspecto específico, não gostei muito de adicionar os aspectos às partidas. O único aspecto que realmente gostei foi o
Deeps do Oceano que vem no Nature Incarnate. Ele deixa você ir alagando a ilha, transformando terrenos em oceanos. Que sensação legal, ver o oceano tomando a ilha! Até o momento que vira a carta de invasor "Terrenos Costeiros" e você percebe que agora todos os terrenos restantes da ilha são costeiros…
Cartas de Medo: eu adoro ganhar e revelar cartas de medo. Às vezes, quando estou jogando no físico, eu coloco cartas a mais de medo em cada nível de terror, só para ter mais tempo de desfrutá-las.
Cartas de ilha sadia/corrompida: as duas cartas da caixa base são bem punitivas. Eu costumo tirá-las das jogatinas físicas.
Sugestão de Combinação de Espíritos
- Bora Nadar, Galera: Oceano + Rio + Arauto. Empurrar todo mundo para o Oceano, que fica cheio de energia e soltando poderes maiores
- Brasil (ou Terra da Corrupção): Wildfire + Vengeance + Sun-Bright. Essa combinação é para aprender a conviver com o fato que a ilha pode ser corrompida, mas que isso não significa o fim do mundo.
- Seu Pior Pesadelo: Arauto + Eyes Watch from the Trees + Breath of Darkness Down your Spine. Se você ganhar, vai ser por terror. Eu garanto.
- Ataque das Bestas: Sharp Fangs + Lure + Many Minds. Encha o tabuleiro de tokens de besta (patinhas), desfrute dos eventos e dos efeitos que eles trazem para as patinhas.
- A melhor defesa é o ataque: Escolha 4 espíritos entre Wildfire, Relâmpago, Voz do Trovão, Keeper, Devouring Teeth, Rising Heat e não dê chance para os invasores.
Sugestão de Desafio: Speedrun no Steam. Meu recorde até o momento é ganhar uma partida em menos de 3 minutos (com o Wildfire). Se tirar os eventos, dá para ser mais rápido.
Review Rápido dos adversários
Review Rápido dos Espíritos
Observações:
- A nota de 0 a 5 reflete o quão DIVERTIDO eu considero jogar com cada espírito.
- A quantidade de partidas mencionadas são apenas no digital, não tive paciência para ler as partidas físicas registradas, mas eu joguei com todos os espíritos, várias vezes.
- Entre parênteses, está o apelido de cada espírito.
- Aqui tem um link para todos os espíritos no Wiki do Spirit Island.
Review Rápido dos Espíritos - Jogo Base
Lightning's Swift Strike (Relâmpago): 143 Partidas
Espírito ofensivo, muito forte por conseguir usar poderes lentos na fase de poderes rápidos (e ótimo para jogar com mais espíritos, permitindo que usem 2 poderes lentos na fase rápida também)
Fator Diversão (0 a 5): 3
River Surges in Sunlight (Rio): 137 Partidas
Espírito mais utilizado mundialmente na versão digital, é realmente muito forte. Tem uma receita que fica difícil não seguir (crescer na trilha de baixo).
Fator Diversão (0 a 5): 3
Shadows Flicker Like Flame (Sombras): 67 Partidas
Espírito lento, demora para ficar interessante (a partir de 2 cartas + 3 energias por rodada). Versátil em jogos com vários espíritos, por conseguir usar os poderes em qualquer terreno que tenha Dahan.
Fator Diversão (0 a 5): 1
Vital Strength of the Earth (Terra): 63 Partidas
O Terra se garante sozinho em seu tabuleiro, mas meu deus, que espírito chato de se jogar. Extremamente lento. Quando sai ele no sorteio aleatório, geralmente dou uma roubada e coloco outro no lugar.
Fator Diversão (0 a 5): 0
A Spread of Rampant Green (Verde): 148 Partidas
Ótimo espírito para jogar em partidas com múltiplos espíritos. Controla totalmente seu tabuleiro e ainda acelera os outros. Ponto extra por ser verde, provavelmente vai comemorar mais um brasileiro esse ano.
Fator Diversão (0 a 5): 3
Thunderspeaker (Voz do Trovão): 129 Partidas
Bem forte. Tem uma abertura que geralmente permite impedir uma construção e limpar a cidade do terreno #2 já na primeira rodada. Pode sofrer mais que os demais com os eventos que afetam os Dahans.
Fator Diversão (0 a 5): 3
Bringer of Dreams and Nightmares (Arauto): 156 Partidas
Gosto muito do Arauto. Levei um tempo para me acostumar com ele, mas adoro as cartas de medo, e ele ajuda muito a conseguí-las.
Fator Diversão (0 a 5): 4
Ocean's Hungry Grasp (Oceano): 166 Partidas
Outro que gosto muito. Para true solo, traz um desafio bacana de como lidar com os terrenos interiores. Em qualquer partida, controla bem os terrenos costeiros.
Fator Diversão (0 a 5): 4
Review Rápido dos Espíritos - Expansão Branch & Claw
Keeper of the Forbidden Wilds (Keeper): 178 Partidas
Um dos preferidos, vai limpando os terrenos interiores, mas sobra até para os Dahans, coitados.
Fator Diversão (0 a 5): 4
Sharp Fangs Behind the Leaves (Pantera): 195 Partidas
Famoso Pantera, é mais um dos preferidos. Toca o terror com os tokens de besta (patinhas). Ajuda o fato que gosto muito de poderes que colocam e usam bestas, e de termos eventos que usam os tokens de bestas para causar dano de graça.
Fator Diversão (0 a 5): 5
Review Rápido dos Espíritos - Expansão Feather & Flame 1
Heart of the Wildfire (Wildfire): 219 Partidas
O preferido. Com esse espírito aprendi a conviver com ilha corrompida. Extremamente forte, talvez até um pouco OP. Tá meio puto com a vida? Joga uma partida com o Wildfire, sai destruindo os invasores, ignore as corrupções que vai deixando, e se sinta melhor.
Fator Diversão (0 a 5): 5
Serpent Slumbering Beneath the Island (Serpente): 95 Partidas
Ajuda muito em partidas com múltiplos espíritos, pois consegue defender vários terrenos com um poder só (dependendo dos tabuleiros utilizados). Lembra muito o médico e o monstro: demora bastante para ficar forte, mas quando fica (4 cartas jogadas por rodada), sai da frente. Também te faz deixar presença em locais que você sabe que serão destruídas, para contornar o limite de crescimento dela.
Fator Diversão (0 a 5): 2
Review Rápido dos Espíritos - Expansão Jagged Earth
Grinning Trickster Stirs Up Trouble (Joker): 0 Partidas (ainda não disponível no digital)
Espírito muito aleatório. Talvez quando sair no digital eu consiga apreciar ele melhor.
Fator Diversão (0 a 5): 2
Lure of the Deep Wilderness (Lure): 82 Partidas
Combinação de espírito forte com divertido de jogar. Usa muito os tokens e controla totalmente o interior. Acabou de ser lançado no digital e já tenho 82 partidas.
Fator Diversão (0 a 5): 5
Many Minds Move as One (Many Minds): 49 partidas
Ótimo controle. Apesar de usar os tokens de besta que eu gosto, não me empolgo com o Many Minds. Falta algo para ele ficar interessante, não sei.
Fator Diversão (0 a 5): 2
Shifting Memory of Ages (Memory): 0 Partidas (ainda não disponível no digital)
Esse é interessante, consegue guardar elementos e até ajudar outros espíritos, além de não esquecer os poderes quando ganha um novo poder maior.
Fator Diversão (0 a 5): 3
Stone's Unyielding Defiance (Rocky Balboa): 85 partidas
Praticamente o Rocky Balboa: Primeiro apanha, depois bate forte. Fica muito estressado com corrupção? Joga com o Rocky que seus problemas acabaram, a ilha nunca ficará corrompida. É meio OP, nesse sentido.
Fator Diversão (0 a 5): 4
Volcano Looming High (Vulcão): 0 Partidas (ainda não disponível no digital)
Bem interessante o Volcano. O desafio de entender o momento certo para entrar em erupção é bem legal. Todas as cidades viram Pompeia, uma hora ou outra.
Fator Diversão (0 a 5): 3
Shroud of Silent Mist (Mist): 0 Partidas (ainda não disponível no digital)
Ainda não aprendi a jogar direito com o Mist, vira uma máquina de gerar medo, mas preciso entender melhor quando devo parar de torturar os invasores e acabar com o sofrimento deles.
Fator Diversão (0 a 5): 2
Vengeance as a Burning Plague (Batman): 115 partidas
Nome perfeito para um espírito. Assim como a Serpente, com o Vingança você vai querer colocar presença em locais para que seja destruída. Depois você volta puto para se vingar e acaba com todos os invasores.
Fator Diversão (0 a 5): 4
Fractured Days Split the Sky (Tempo): 27 Partidas
Extremamente OP. Você consegue planejar todo o jogo com as cartas de poder que irá ganhar, além de conseguir parar completamente qualquer ação em um terreno. Apesar de ser tão forte, não curto muito, acho que precisa planejar muito com ele. É o espírito que deixa usar mais cartas de uma vez só, chegando a 7 poderes.
Fator Diversão (0 a 5): 2
Starlight Seeks Its Form (Starlight): 0 Partidas (ainda não disponível no digital)
Preciso jogar mais com ele e me forçar a fazer algo diferente. Sempre que jogo eu acabo seguindo o mesmo crescimento: causar de 2 dano em um local com minha presença. Eu prometo que na próxima partida vou fazer algo diferente… ou na partida seguinte… ou na outra…
Fator Diversão (0 a 5): 3
Review Rápido dos Espíritos - Expansão Feather & Flame 2 - Não disponível no digital
Downpour Drenches the World (Tiamat)
O passarinho de duas cabeças não me pegou. Talvez seja até forte, mas não me agradou
Fator Diversão (0 a 5): 1
Finder of Paths Unseen (Beija-flor)
O beija-flor já é mais divertido, chega a dar nó na cabeça com sua habilidade de conectar dois terrenos distantes entre si. Mas também não empolgou muito.
Fator Diversão (0 a 5): 2
Review Rápido dos Espíritos - Horizons of Spirit Island
Devouring Teeth Lurk Underfoot (Dentes): 126 partidas
Como todos os espíritos do Horizon, é forte e mais fácil de jogar. É lento para crescer, mas com boa mobilidade consegue lidar com qualquer situação.
Fator Diversão (0 a 5): 4
Eyes Watch from the Trees (Olhos): 124 partidas
Ótimo para se defender (e defender outros espíritos com Boon of Watchful Guarding) e gera bastante medo. Facinho de jogar.
Fator Diversão (0 a 5): 3
Fathomless Mud of the Swamp (Pântano): 69 partidas
Apesar de ter baixa complexidade, é talvez o mais difícil de aprender do Horizons. Conseguir crescer, ganhar cartas e lidar com o tabuleiro vai demorar um pouquinho. Depois que aprende, fica bem tranquilo.
Fator Diversão (0 a 5): 2
Rising Heat of Stone and Sand (Dragão): 121 Partidas
Bem forte. O lance dos invasores terem menos vida em terrenos com locais sagrado é bem legal e muda bastante a dinâmica de vários poderes.
Fator Diversão (0 a 5): 4
Sun-Bright Whirlwind (Gatinho): 98 partidas
Me lembra um pouco o Rio. Você vai controlando os invasores, colocando tudo em 2 terrenos adjacentes, e quando chegar no ponto de conseguir usar 4 cartas de poder, limpa a galera com o poder inato.
Fator Diversão (0 a 5): 3
Review Rápido dos Espíritos - Nature Incarnate
Ember-Eyed Behemoth (Juggernaut)
Um dos mais fáceis de jogar da Nature Incarnate, é basicamente o Juggernaut: vai andando e destruindo.
Fator Diversão (0 a 5): 4
Hearth-Vigil (Doguinho)
Apesar de ser um doguinho (ponto extra), ser amiguinho dos Dahans, e ser ótimo de defesa, não empolga muito.
Fator Diversão (0 a 5): 2
Towering Roots of the Jungle (Torre)
O espírito que eu menos gostei da caixa. Acho que demora muito para começar a se livrar dos invasores.
Fator Diversão (0 a 5): 1
Breath of Darkness Down Your Spine (Void)
Um dos mais divertidos da caixa, manda os invasores para o void (ou Nárnia, segundo minha filha), depois traz eles de volta, geralmente enfraquecidos (uma cidade vira uma vila, uma vila um explorador, e um explorador vira pó). Uma mecânica bem fora do comum, mas bem legal.
Fator Diversão (0 a 5): 4
Relentless Gaze of the Sun (Sol)
Depois de anos sendo coadjuvante dos Teletubbies, dá para entender o motivo do Sol estar tão nervoso. Extremamente forte, sai secando todo mundo. O lance de poder repetir poder é meio OP.
Fator Diversão (0 a 5): 4
Wandering Voice Keens Delirium (Vozes)
Fica dançando pelo tabuleiro, distribuindo Strife (a mãozinha que não deixa os invasores causarem dano). Controla muito bem as ações de devastar, mas requer certo planejamento para que os Dahans possam matar no contra ataque.
Fator Diversão (0 a 5): 3
Wounded Waters Bleeding (Água)
Muito interessante e bem temático. As águas estão machucadas e sangrando, então você vai perdendo presença, enquanto consegue as cartas de cura (Healing). Reza a lenda que tem dois caminhos possíveis: defensivo e ofensivo, mas aqui sempre vou para o caminho ofensivo.
Fator Diversão (0 a 5): 4
Dances Up Earthquakes (Terremoto)
Mecânica nova bem legal de poderes iminentes, mas leva um bom tempo para entender como controlar a dança das energias desses poderes (cada rodada, podem ganhar ou perder energia). O truque é fazer as coisas acontecerem tudo ao mesmo tempo, usando vários poderes iminentes.
Fator Diversão (0 a 5): 3
Top 10 Poderes Menor que Mais Usei
De acordo com o Mind Wanderer
Lure of the Unknown - 340 partidas
Custo 0, vários elementos, e consegue parar uma construção ou uma devastação de uma vila? Quero.
Veil the Night's Hunt - 244 partidas
Ótimos elementos que combinam com espíritos que causam medo, consegue eliminar vários exploradores ou posicionar vários dahan de uma só vez.
Entrancing Apparitions - 234 partidas
Mais uma vez, ótimos elementos. Uso menos para defesa e mais para tirar dois exploradores que iriam construir. Melhor ainda se o oceano estiver em jogo, a gente pode colocar os invasores para nadar um pouco.
Sap the Strength of Multitudes - 231 partidas
Custo 0 para 5 de defesa. Um dos melhores custo/benefícios do mercado
Inflame the Fires of Life - 224 partidas
Ótimos elementos, pode evitar um ataque, uma construção, ou ambos. Se estiver jogando com a Pantera, vira apelação.
Elusive Ambushes - 222 partidas
Esse 1 de dano parece pouco, mas ajuda bem, viu?
Swarming Wasps - 219 partidas
Se coloca token de besta, eu gosto. Se custa 0, gosto mais ainda.
Fire in the Sky - 214 partidas
Gera 2 medos MAIS o medo do invasor (geralmente cidade do terreno #2) que vai atacar sem causar dano e que será destruído pelo dahan no contra ataque.
Call of the Dahan Ways - 211 partidas
Transformar explorador em dahan é legal, mas transformar vila em Dahan é satisfatório demais.
Nature's Resilience - 209 partidas
É muita defesa. E ainda tem os elementos da Pantera…
Top 10 Poderes Maior que Mais Usei
De acordo com o Mind Wanderer
Pent-Up Calamity - 129 partidas
Elementos perfeitos, ótimo alcance e versátil. Primeiro usa para evitar dano, depois usa para gerar medo e causar dano. Top!
Tigers Hunting - 101 partidas
Um dos motivos de eu gostar tanto dos tokens de besta é essa carta.
Terrifying Nightmares - 81 partidas
Empurra uma galera, evitando construção ou devastação e ainda gera de 2 a 4 medos. E toda vez que eu falo "empurra", lembre-se que o Oceano pode estar em jogo…
Vengeance of the Dead - 70 partidas
Alcance absurdo. Mira em um terreno cheio de invasor, que você sabe que dahans irão contra atacar e veja a magia acontecer.
Paralyzing Fright - 67 partidas
Para uma devastação e gera de quatro a OITO medos. Sem mais, meritíssimo.
Winds of Rust and Atrophy - 64 partidas
Alcance absurdo, ótima defesa e ainda pode dar a vitória ao diminuir a última cidade para vila no estágio 3 de terror.
The Trees and Stones Speak of War - 60 partidas
Whey Protein de Dahan
Savage Transformation - 59 partidas
Mais uma que eu gosto só porque coloca patinha (token de besta). Bora transformar os exploradores em lobisomem.
Vigor of the Breaking Dawn - 56 partidas
Anabolizante de Dahan
Wrap in Wings of Sunlight - 55 partidas
Invasores estão todos serelepes, prontos para atacar um terreno, quando do nada começa a chover Dahan neles e aparece um Defesa 5. Muito bom, 10/10.
Curiosidade:
De todos os poderes maiores e menores do jogo, tem um único poder que apareceu em 65 partidas e eu NUNCA optei por pegá-lo:
Transform To a Murderous Darkness
Eu fico pensando se esse poder não sofre bullying dos outros poderes por ter sido tão rejeitado. Analisando friamente, não é ruim. Pode ser utilizado taticamente em situações específicas, mas não sei, é muito caro para utilizar, perde presença em definitivo e o threshold dela não parece tão vantajoso.
Olhando as estatísticas globais, ela realmente é a carta menos utilizada pela galera no mundo todo. Tadinha…
Estatísticas do Mind Wanderer
Todas minhas estatísticas:
https://mindwanderer.net/si/player/?uid=411282d2-eea9-405c-9f4b-f0bc34e9479f
Visão por Espírito (não sei pq ficou tão ruim a resolução
)
Visão por dificuldade/Como Ganhei ou Perdi
Conclusão
Depois de 1000 partidas, eu continuo impressionado com o quanto de possibilidades o jogo traz. São múltiplas combinações de espíritos, adversários, cenários, poderes, cartas de medo, cartas de ilha sadia. Não me vejo parando de jogar Spirit Island tão cedo, seja no físico ou no digital.
Quem sabe não sai um texto novo quando tiver 2000 partidas e tiver jogado a(s) próxima(s) expansão(ões)... Tem pelo menos mais uma sendo trabalhada, focada nos dahans, de acordo com o R. Eric Reuss. Compra certa.
*Todas imagens de espíritos e poderes foram retiradas do wiki do jogo (
https://spiritislandwiki.com/index.php?title=Main_Page)