arthurtakel::Malkmus00::Interessante observar que a maioria esmagadora aqui não conhece o universo Mass Effect.
Em primeiro lugar, o Eric Lang não "criou" polêmica nenhuma ao colocar os pronomes nas fichas dos personagens. Isso sempre existiu nos jogos digitais. Os poucos aqui que sabem o que é um (uma?) asari sabem que não existe macho/fêmea naquela civilização. Quando os humanos encontraram os asari pela primeira vez, eles convencionaram dizer que "são todos fêmeas" apenas porque eles se parecem mais com as fêmeas humanas do que com os machos, mas isso não existe para eles.
Nesse sentido o "she" é uma convenção humana, ao passo que o "they" seria a forma mais correta dos próprios asari se denominarem, uma vez que eles próprios não se consideram nem machos e nem fêmeas.
A própria Liara te conta isso no primeiro Mass Effect, e se botaram isso na ficha dela, ponto pros desenvolvedores.
Em segundo lugar, todos os jogos da BioWare, e não apenas o Mass Effect, sempre trouxeram as questões relacionadas a gênero e sexualidade de uma forma bem aberta, deixando que os jogadores fizessem as suas escolhas (os jogos da BioWare, inclusive, são todos focados nas escolhas dos jogadores). No Mass Effect 3 você pode se relacionar com uma IA se você quiser.
Sendo assim, eu não acho que o Eric Lang gastou "só 10 segundos" tomando a decisão de colocar os pronomes nas fichas, ele fez isso pra trazer um aspecto que é e sempre foi presente aos jogos da franquia, e aparentemente trouxe da forma adequada.
Pros nerdolas que ficaram #xatiados, é simples: joguem War.
Já terminei o mass effect 1,2 e 3 e desculpe mas é falso que tem no jogo They Shepard, They Garrus, They Kaidan. Inclusive o Urdnot e sua raça está bem definido na raça Krogan.
O que disse sobre Asari é isso mesmo. Os personagens você pode ter a orientação sexual que quiser mas não tem mudança de conceito de palavras, pronomes no plural para denominar pessoa singular e todas essas coisas.
Essa criação de they para designar uma pessoa é criação sim do designer, no jogo eletrônico não tem isso.
Procura aí qualquer frase ou texto no massa effect 1, 2 ou 3 que tenha esses textos neutros inclusivos, colocação de pronome no plural para designar uma única pessoa, não existe. O que há são personagens onde você pode moldar seu caminho como quiser. Mas os textos, as escritas e as tramas são todos com textos padrão e normais.
Está confundindo a opção de preferência dos personagens com a escrita e o texto e a compreensão.
Não, man. THEY é plural, no jogo designa a raça e tal qual, não tem gênero definido. CLARO que existe a palavra "they" no jogo, tal qual qualquer palavra da gramática haha
Foi só abrir o jogo aqui (ME3) e choveu de "they" hahah
Fica difícil conversar quando existem vieses ético-politicos envolvidos, infelizmente. É tão bisonha a conversa que parece soar mais fácil explicar todo um universo fictício de aliens e guerra do que dizer "haa, tem lgbt no jogo".