fantafanta::
Pode parecer um salto lógico muito grande o que vou fazer agora, mas vou cravar assim mesmo.
Minha conclusão é que a indústria, de um modo geral, escolheu estar assim.
A indústria sempre está em crise porque ela precisa da crise para existir. Sem a crise no presente ela não pode vender a esperança no futuro.
É exatamente porque há uma insatisfação com os jogos atuais que a indústria pode vender a expectativa de que serão lançados jogos melhores no futuro.
Mas não se desespere (muito) porque isso é absolutamente normal(?!) rs
Se a crise é criativa ou não, pouco importa. O que importa é que Dixit continue vendendo.
Cara, obrigado. Você conseguiu me fornecer uma das peças do quebra-cabeça que eu estou há anos tentando resolver/entender.
Como pode né? Todo ano a promessa da melhor experiência que já se viu (não só boardgames, mas toda indústria de entretenimento) e na maior parte das vezes a mesma entrega de sempre. Cara, cansei de ver trailer de filme que entrega um sentido da obra que parece ser muito bacana, para depois vir o filme e ser maior fraude. Mas aí não importa mais, você já pagou o bilhete do cinema. Ainda nesse exemplo, quantas vezes já vi "resenha de trailer" de quase 1 hora enquanto a mesma pessoa resenhando o próprio filme não passa de 10 min.
Indústria da expectativa.
Não se vende mais produtos, se vende ansiedade. Marketing se especializou nisso. Acho que é por isso que quando realmente sai uma obra
prima o mercado todo se adapta. Hollow Knight, Stardew Valley, Darkest Dungeon, Zelda Breath of The Wild (falando de videogames) são jogos cujas ideias foram copiadas a exaustão, mas até hoje as pessoas sempre comparam aos originais e voltam a eles. E esses jogos citados ENTREGAM o que prometem. São experiências realmente únicas e que você vai lembrar por anos.
Se juntar essa indústria da expectativa à indústria da nostalgia então... aí a discussão/especulação não acaba
Novamente, obrigado pela contribuição.