bolivisouza::jrabelo75::Diferente de alguns seres superiores(imunes a hype) que vem criticar o seu tópico, eu entendo muito bem seu sentimento.
Sky Team, Heat e Harmonies. (E provavelmente o 7 Wonders Senhor dos Anéis). Todos eu queria, mas na época de lançamento não havia me planejado, e acabei não pegando. Também fiquei frustrado.
E hoje, dá pra ver algumas lojas e pessoas(Inclusive dá pra identificar algumas em comum com esses jogos) vendendo aqui na ludopedia pelo dobro do preço de lançamento. E querendo ou não, tem pessoas que compram. Eu não compraria por esse preço, mas também não gosto de criticar, porque cada um tem sua realidade.
Acho que essas lojas e pessoas(nada éticas), acabam atrapalhando o crescimento do hobby(as vezes essa é a intenção), comprando cópias a mais para poder "se aproveitar" depois.
Mas é bem frustrante o que a editora vem fazendo com esses lançamentos. O que eu venho fazendo é tentar conhecer novos jogos, trazer alguns que são mais antigos para a coleção. E tentando importar alguns que não tem por aqui também.
Né? Parece que por aqui o errado da história é o consumidor. Vou vender meu carro pra deixar uma poupança exclusiva pra jogos. Depois, vou pedir demissão do trabalho e arrumar um outro que seja meio periodo, assim consigo ficar acompanhando em tempo real as redes sociais das editoras e a comunidade aqui do ludopedia, quem sabe assim consiga realizar o grande feito de conseguir comprar um jogo que queira sem cometer o sacrilégio de criticar uma editora que licencía um jogo Spiel deh Jahres e deixa ele esgotar em uma semana! Onde já se viu, né?
Fiz o post com todos os disclaimers possiveis, deixando claro que era apenas um desabafo, deixando claro que não estou muito por dentro do universo dos boardgames e muito menos sobre o processo de gestão empresarial de uma editora, e mesmo assim já fui diagnosticado aqui com umas tres psicopatologias diferentes, já fui acusado de ser fake de outra pessoa, já me chamaram de pobre kkkkkkk
Aparentemente os tais "imunes a hype" só estão em um estágio mais avançado de frustração, onde já abnegaram de qualquer esperança de resolução e atacar o coleguinha se torna mais satisfatório, nem que seja pra canalizar e aliviar o estresse. Eu hein!
Bom, você postou isso no maior fórum de boardgames do Brasil, as pessoas vão querer comentar e dar seu pitaco, normal, e você sabe como a internet é.
Quanto ao errado da história ser o consumidor, eu acho que todos temos parte nisso, editora e consumidor, e eu não fujo dessa regra pois consumo muito conteúdo e fico no hype também, mas isso é opinião minha.
E o que eu vejo na verdade, apesar de alguns comentários mais maldosos sim, é muita gente dizendo que apesar do hype, temos que ter pé no chão diante o nosso hobby, até como um aviso ou até uma lembrança para nós mesmos, porque é uma coisa que afeta o hobby em geral, e muita gente se frustra com preços, editora, componentes, tradução, escassez, FOMO. E eu não deveria estar dizendo isso de novo, mas de novo - eu mesmo não estou completamente imune a nada disso. Inclusive sou bem frustrado em ter pouca gente/tempo pra jogar, por exemplo.
E no final do dia sabemos o que importa.
Sabemos que é um hobby legal, e de todas as comunidades que eu já estive de outros hobbies, essa ainda é a mais saudável, ou pelo menos, menos tóxica.
E apesar dos pesares, ainda acho um mercado "justo" - isso se comparado a outros mercado como alguns cardgames por exemplo, que o mercado é sinistro, principalmente no ocidente.
Enfim, não estou dizendo que está errado em se frustrar com isso e reclamar, e muito menos cagar regra com o que deveria fazer.
Só quero contribuir com os meus míseros centavos para uma discussão que não tem fim e não tem um lado completamente certo nem errado nessa história e nem temos fatos e informações suficientes pra chegar em alguma conclusão.