Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Últimos Cadastros
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Últimos Cadastros

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Geral
  3. OPA! o Preço subiu tão rápido assim ?

OPA! o Preço subiu tão rápido assim ?

  • Raphael Lohan
    81 mensagens MD
    avatar
    Raphael Lohan17/10/24 08:38
    Raphael Lohan » 17/10/24 08:38

    Excelente texto. Abordagem sucinta, sem delongas e abre para a discussão pela comunidade.

    Meus dois centavos é que parece ser um pouco de dois fatores. O primeiro o que foi proposto pelo texto do OP, tiragem baixa e sensação de escassez de fato é um forma de manipular o mercado. Segundo fator, só jogos bons/hypados esgotam rápido. Então tem um fator de qualidade e hype dos jogos tbm. A um/dois meses atrás tivemos umas promoções interessantes de bons jogos que acabaram "encalhando". Eu peguei Messina e Viscondes por menos de 200, ambos excelentes jogos, porém sem muito hype.

    No final, está mais na nossa mão do que imaginamos. As tiragens serão baixas, o risco de um encalhe e de dinheiro parado pelas editoras, ainda acho grande. 

    Fica a reflexão: Vale cair no hype e pagar mais caro ou segurar a onda e aguardar um preço mais aceitável?

    4
  • Hugosan
    928 mensagens MD
    avatar
    Hugosan17/10/24 08:39
    Hugosan » 17/10/24 08:39

    Ninguém precisa de boardgames pra sobreviver,  então é só não comprar.
    Tem tanta oferta de jogo bacana no mercado e tanta forma de pesquisar as melhores ofertas, que só paga mais caro realmente quem é impaciente.

    10
  • Thokmay
    143 mensagens MD
    avatar
    Thokmay17/10/24 08:39
    Thokmay » 17/10/24 08:39

    Reflexão interessante a ser feita, porém me incomoda que sempre seja trazida para o universo dos board games de forma restritiva.
    Essa prática já ocorre faz bastante tempo em vários segmentos da indústria, por exemplo, sneakers exclusivos da Nike / Adidas.
    Sei que estamos em um fórum sobre board games, mas sempre vejo os tópicos tratando questões econômicas como se fossem exclusivas ao hobby. Resselers, alta dos preços, tiragens limitadas, impostos de importações, etc.

    Falando especificamente sobre o tema do tópico, não é de hoje que artigos colecionáveis sofrem grandes variações de preço por questões de tiragem/exclusividade, edições limitadas ou qualidade. Temos cartas de Magic/Pokemon/Yugioh que tem um preço muito alto. Isso ocorre por dois motivos, ou são extremamente raras de serem encontradas, ou são extremamente boas para serem utilizadas nos decks que estão no META. Temos Sneakers das principais marcas do mercado que trazem exclusividade ao realizar colaborações com artistas que estão em evidência, produzindo tiragem limitadas destes produtos e causando FOMO nos colecionadores e amantes destes produtos. É só parar e pensar que encontramos diversos exemplos disso aplicados aos produtos que consumimos no nosso dia a dia.

    Se eu percebo que tem um Travis Scott SB Dunk Low que o (insira sua celebridade aqui) está usando, de uma cor específica, por óbvio será mais visualizado nas mídias e as pessoas terão mais curiosidade e vontade de adquirir esse modelo. Algumas pessoas, tendo recursos, podem decidir que essa é uma boa oportunidade de investimento, comprar vários desses tênis específicos, esperar acabarem, e lucrarem muito vendendo esses produtos por preços muito acima do mercado.
    É o caso do Sky Team, e vários outros jogos que estão no mercado de usados.
    Essa prática é ética? É moral? Isso realmente existe dentro do capitalismo?

    A questão principal é tentar entender por que isso acontece. Por que as pessoas compram esses produtos mesmo com preços altíssimos?
    Será que pra elas esse preço faz diferença? Será que elas sabem o preço real? Se sabem, por que o ignoram e compram mesmo assim?
    FOMO, hype, exclusividade, induzidas por criadores de conteúdo, demonstração de status em mídias sociais.

    Continuando o comparativo com sneakers, a própria Nike está tomando medidas para prejudicar os revendedores, aumentando o preço base e aumentando o número de exemplares produzidos. Mas será que isso realmente é para que você consiga comprar um tênis por um preço acessível? Não. É algo que beneficia exclusivamente a própria Nike. Eles enxergaram uma oportunidade de aumentar os lucros e após muito estudo de mercado resolveram utilizar essa estratégia.

    Será que as editoras/distribuidoras de jogos de tabuleiro aqui do Brasil querem correr mais riscos, ter estoques maiores, com capital parado, só para que você possa comprar seu jogo a um preço que você considera justo? Não faz sentido. Se eles sabem que você vai ser pego pelo FOMO, pelo hype e pelos criadores de conteúdo, não tem porque mudar essa estratégia, pois no momento é rentável para eles.

    Quanto aos revendedores, eles também se aproveitam do seu FOMO, do seu hype, e da sua busca desenfreada por informações sobre jogos recentes e lançamentos, e conseguem fazer investimentos de baixo risco comprando vários exemplares de jogos que sabem que estão na moda, diminuindo muito o risco de ficarem com esse patrimônio parado.
    Não adianta ficarmos esperando que alguém resolva os nossos problemas se continuamos tendo as mesmas atitudes. Mesmas atitudes, mesmos resultados.

    Agora o maior "problema", a coletividade. Não temos um líder / representante que escolhe o que todos nós consumidores de jogos de tabuleiro vamos fazer, somos um grupo muito diversificado. Então eu posso ficar sem entrar no hype de um jogo, mas 80% da comunidade pode entrar. Eu posso deixar de comprar jogos acima de 400 reais, mas vários outros consumidores não tem essa mesma restrição. 
    Minha solução? Faça o melhor que conseguir dentro das suas próprias condições.
    Não seja refém de mídia social, de grupinhos de whatsapp e também não seja refém dos seus próprios pensamentos. Entenda se você quer realmente um jogo, se você tem condições para comprá-lo, e fique satisfeito consigo mesmo, não importa qual for a resposta.

    Não espere que alguém se preocupe com você, se você pode ter esse jogo, se você está começando agora no hobby e não tem jogos disponíveis para comprar (dentre as recomendações dos criadores de conteúdo), ou se você é um trabalhador que precisa fazer grandes sacrifícios para poder adquirir um HEAT para jogar com seus amigos ou seus filhos. Para o mercado você é apenas um número. Ninguém liga para a frustração de quem ficará sem poder jogar aquele jogo precioso, ou se está criando uma barreira para ingressar no hobby. Quem sabe essa pessoa nem seja interessante, do ponto de vista comercial, para uma editora. Ninguém sai dizendo que a Ferrari deveria baixar os preços para dar condições de todos entrarem no mundo dos carros superesportivos.

    Sei que a minha opinião pode parecer um pouco dura e insensível, mas saibam que eu também compro e gosto de estar ciente das novidades. Comprei o Sky Team na pré-venda por FOMO. Comprei o Ark Nova e sua expansão, pelo hype e por consumir conteúdos no Youtube, e estou bem com isso. Estou bem com isso, pois embora isso me faça consumir algo que provavelmente nem precisava na minha coleção, eu já consegui entender que nem todos os jogos que eu quero eu vou ter. Isso não me frustra mais. Se eu realmente quiser um jogo, eu não vou vir reclamar de preço, eu vou juntar dinheiro e vou comprá-lo, pelo preço que estiver. 
    O problema é a pessoa que quer tudo, todos os dias, e não tem as condições financeiras necessárias. Essa vai viver frustrada.



    14
  • wshossein
    139 mensagens MD
    avatar
    wshossein17/10/24 08:43
    wshossein » 17/10/24 08:43

    O mercado de revenda de usados não gera lucro para as editoras então não é uma questão que importe muito para elas resolverem. 

    O FOMO é realmente um problema pro consumidor e essa inflação nos preços só aumenta a barreira de entrada pra novos jogadores. 

    Como no fim o objetivo é jogar jogos, minha dica pra conseguir jogar Sky Team e outros jogos esgotados por um preço justo é buscar algum aluguel de jogos de tabuleiro em sua cidade como na lends.com.br ou uma tabuleiria local. Dessa forma além de influenciar o comércio local você também gasta menos. 

    7
  • elano_carvalho
    32 mensagens MD
    avatar
    elano_carvalho17/10/24 08:44
    elano_carvalho » 17/10/24 08:44

    Não adianta culpar a editora por estoque limitado. A Devir sempre trouxe cópias mais limitadas, com exceção de Catan. A Across nem se fala... O que a Galápagos está fazendo com os headliners é evitar que fiquem parados no estoque (podendo ocasionar problemas de mofo) e ter que fazer promoção de preço no futuro.

    O problema está nos seres humanos. Não adianta ter o meu joguinho, eu preciso comprar o meu e mais duas cópias, pois aí eu tiro o "prejuízo" quando o jogo esgotar.

    3
  • rodolphoal
    819 mensagens MD
    avatar
    rodolphoal17/10/24 08:45
    rodolphoal » 17/10/24 08:45

    Se a tiragem é grande e/ou lança muito caro, encalha e mofa.
    Se a tiragem é pouca e/ou lança muito barato, esgota e inflaciona.
    Nunca tá bom.

    11
  • LourensiICS
    41 mensagens MD
    avatar
    LourensiICS17/10/24 08:47
    LourensiICS » 17/10/24 08:47

    Post necessário, infelizmente vai ter o sábio infeliz que vai falar "ué, Ur dur, livre mercado, oferta e demanda" e assim caminharemos.

    Ver o Sky Team por quase 400 é inacreditável.

    8
  • CarlosAlvarez
    123 mensagens MD
    avatar
    CarlosAlvarez17/10/24 08:49
    CarlosAlvarez » 17/10/24 08:49

    A melhor parte disto tudo é que eu posso simplesmente não comprar. 
    E a vida segue igual..

    12
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal17/10/24 08:57
    Ovatsug Rednal » 17/10/24 08:57

    E lá vamos nos de novo no tópico da semana sobre o mesmo tema. 


    Entao, pra ser rápido e sucinto:


    Jogos de tabuleiro são um nicho que não vende bem no Brasil.


    Vocês fazem uma conta completamente errada de escassez artificial e não reparam que pra cada jogo que esgota no dia ou semana do lançamento, tem outros 15 que encalham (também existem tópicos reclamando sobre a enxurrada de lançamentos simultâneos e como não dá pra comprar todos).


    Eu não lembro onde vi essa informação, mas sei que é fidedigna, um jogo no mercado brasileiro, vende em média entre 500 e 1000 cópias. Isso é vender bem (é sejamos sinceros pra um país do tamanho do Brasil isso é nada).


    Sendo assim, usando o exemplo do skyteam e levando em conta apenas os "tenho" da ludopedia, ignorando pessoas q não marcam ou não usam aqui, temos 410 jogos vendidos.. Mais uns 100 ou 200 que não marcaram e prontoi. A tiragem do jogo foi exatamente a mesma de sempre, que é utilizada como padrão em todos os jogos que VENDEM BEM. 


    A diferença é que as empresas não tem bola de cristal pra saber qual produto vai vender mais ou vai flopar. 


    E sinceramente pra citar ambos os exemplos deste post, eu não arriscaria nem em skyteam nem em heat como jogos que esgotariam. Skyteam é coop e exclusivo pra 2. Duas coisas que a maioria dos jogadores não gostam. 


    Heat tem um tema que vários jogos floparam além de ser bem simples.


    E ainda assim, sem saber se flopariam ou não, aparentemente as empresas trouxeram uma quantidade de jogos dentro da média de jogos que elas acham que faria sucesso. 

    Me estendi demais, mas dizer que as empresas estão inflacionado de propósito, trazendo poucas cópias de propósito, quando aparentemente estão trazendo as mesmas quantidades de todos os jogos e pra cada esgotamento 15 flopam me parece um amadorismo e mi-mi-mi sem tamanho de gente fazendo análise de mercado sem entender nada do mercado. 

    23
  • vitordiniz
    8 mensagens MD
    avatar
    vitordiniz17/10/24 09:20
    vitordiniz » 17/10/24 09:20

    Ovatsug Rednal::
    E lá vamos nos de novo no tópico da semana sobre o mesmo tema. 


    Entao, pra ser rápido e sucinto:


    Jogos de tabuleiro são um nicho que não vende bem no Brasil.


    Vocês fazem uma conta completamente errada de escassez artificial e não reparam que pra cada jogo que esgota no dia ou semana do lançamento, tem outros 15 que encalham (também existem tópicos reclamando sobre a enxurrada de lançamentos simultâneos e como não dá pra comprar todos).


    Eu não lembro onde vi essa informação, mas sei que é fidedigna, um jogo no mercado brasileiro, vende em média entre 500 e 1000 cópias. Isso é vender bem (é sejamos sinceros pra um país do tamanho do Brasil isso é nada).


    Sendo assim, usando o exemplo do skyteam e levando em conta apenas os "tenho" da ludopedia, ignorando pessoas q não marcam ou não usam aqui, temos 410 jogos vendidos.. Mais uns 100 ou 200 que não marcaram e prontoi. A tiragem do jogo foi exatamente a mesma de sempre, que é utilizada como padrão em todos os jogos. 


    A diferença é que as empresas não tem bola de cristal pra saber qual produto vai vender mais ou vai flopar. 


    E sinceramente pra citar ambos os exemplos deste post, eu não arriscaria nem em skyteam nem em heat como jogos que esgotariam. Skyteam é coop e exclusivo pra 2. Duas coisas que a maioria dos jogadores não gostam. 


    Heat tem um tema que vários jogos floparam além de ser bem simples.


    Me estendi demais, mas dizer que as empresas estão inflacionado de propósito, trazendo poucas cópias de propósito, quando aparentemente estão trazendo as mesmas quantidades de todos os jogos e pra cada esgotamento 15 flopam me parece um amadorismo e mi-mi-mi sem tamanho de gente fazendo análise de mercado sem entender nada do mercado. 


    Imagino que essa estimativa não seria tão difícil ser, ao menos, mais assertiva. Ambos são jogos no top 100 do BGG (e muitos sabemos que isso tem muita influência), do qual nunca foram vendidos nacionalmente. Ambos também, já tiveram vendas em outros países, sendo possível tirar esse feedback (o mercado brasileiro tem 0 semelhanças com esses?). O Heat mesmo tinha um histórico internacional bem considerável. As ferramentas pra estimativa existem, mas quando jogos esgotam em tempo recorde assim, fica difícil de negar que a oferta foi pequena. Não dá pra tratar jogos assim como "apenas mais um lançamento".

    5
Responder
  • 1
  • 2(current)
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
OPA! o Preço subiu tão rápido assim ?
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.