Jon12::Discordo que o blefe de Coup seja as escuras, continuo achando que ele seja um jogo melhor nesse sentido. Assim como no Spicy, logo de início é dificil contestar, mas conforme as cartas vão sendo eliminadas, é possível deduzir baseado no q vc tem em mãos e as cartas no baralho (se usar o embaixador) para tentar contestar a influência de outro jogador com mais acertividade.
No Spicy acho q vc tem pouco tempo para fazer essa dedução com uma quantidade de jogadores alta, além de ter que escolher a pimenta (cor) ou número, fica bem caótico.
De qualquer forma, acho dois jogos bem divertidos.
Eu não sou um profundo conhecedor desse tipo de jogo... aliás acabei de ver um top-10 jogos de blefe do canal do DuqueBG e pretendo conhecer todos. Recomendo o vídeo.
No Spicy achei legal a questão da progressão dos números estar relacionado à probabilidade de blefe, que casa com a arte das cartas (quanto maior o número, mais fogo na boca do tigre e mais chance do cara estar blefando, pq são menos opções para colocar). Isso acrescenta uma camada de dedução à simples verificação de cartas na mão, que saíram ou estão no baralho.
Aqui é batata: colocou um 10 eu sempre contesto, rs. Na maioria das vezes ganho a contestação. Com o tempo, o grupo vai ficando esperto escolhendo melhor as cartas pra blefar e a hora certa de passar.
Nunca gostei de Coup, mas acabo jogando com certa frequência pq o pessoal aqui ama, rsrs.
O problema desse tipo de jogo é que depende muito do grupo pra ficar divertido, rsrs e nem todo mundo entra no clima...