Vendo vários tópicos abrindo discussão sobre algum jogo específico se tornar escasso do mercado, decidi abrir esse pra apresentar uma opinião e colocar isso em debate.
Um aviso antes de mais nada. Eu estou assumindo a posição de jogador/colecionador do hobby. Não estou defendendo a estratégia de nenhuma empresa, apenas colocando em evidência um fato que vem se mostrando no mercado e, assim, a comunidade poder debater, refletir e tomar suas decisões em torno disso.
Já tem algum tempo que eu venho acompanhando a oferta reduzida dos jogos lançados. Não acompanho tudo, mas jogos que testemunhei: Heat, Harmonies e Sky Team (dessa leva mais recente. Mas tenho ctz que a lista é enorme e abrange muitos outros, até de outras editoras talvez).
E os motivos dessa escassez (real ou virtual) aparecem de montes em vários palpites. O mais cômico deles é o de evitar estoque carregado com risco de mofar...
Não é de todo errado pensar que uma empresa precisa otimizar suas decisões para se manter lucrativa. E que vários fatores a fazem tomar essas decisões. O mais relevante pra mim, que ninguém cruzou ainda, é simplesmente o fato da empresa prometer +50 novos produtos todo ano. Ora, a conta é simples: se eu tenho uma expectativa de vender 5.000 jogos novos por ano, e pretendo lançar 50, eu vou fabricar 100 cópias de cada um. Respeitando aí as variações entre os títulos, a empresa precisa vender a DIVERSIDADE junto com a QUANTIDADE. Esse é o resultado de ter uma marca global que adquiriu várias pequenas. Muitos títulos. Como fazer jus a isso e vender TODOS os jogos? Reduzindo a impressão. E de quebra, evita estoque sobrecarregado com risco de mofo.
Com essa ótica, mais do que achar que a empresa quer "criar um comportamento de escassez no consumidor e fazer ele ir atrás de tudo que lanço", eu acho que a empresa tá se resguardando de tal maneira a garantir que consiga vender todo seu portfólio. O comportamento de ir atrás com FOMO é nosso. Um efeito colateral disso. Pq nesse momento, a gnt se esquece também que tem tanto lançamento, que daqui 4, 8 meses, esses mesmos jogos vão COMECAR a reaparecer usados a venda. Eu digo COMEÇAR, pq pode levar mais tempo. Mas pra quem já está a mais tempo no hobby já percebeu, que isso tem um efeito cíclico. Ou não perceberam? Ou eu tô tentando enfiar um padrão nas coisas?