Opa,
Não sei se os criadores do jogo acessam aqui o fórum, mas queria compartilhar umas dúvidas que surgiram enquanto jogava. Aliás, o jogo é muito bom!
1. Nas cartas "Labuta", é preciso enviar cartas para o Beleléu. É preciso que outras cartas produzam esse efeito - e.g., quando se baixa o "Boi da cara preta" e precisa mandar uma carta Gente do Campo para o Beleléu? Ou o efeito da carta Labuta por si só permite o jogador mandar cartas da mão para o Beleléu?
2. Quando se tem 5 cartas Gente e/ou Visagem baixadas, não é possível pôr mais cartas em Campo. Cartas com o efeito Quebranto ou Resgate permitiriam reordenar o campo. No entanto, da redação destas cartas se depreende que a ordem em que os efeitos acontecem é: 1º. A carta em questão é baixada para o campo; 2º. O efeito de Quebranto ou Resgate é produzido. (por exemplo, o "Saci-Pererê" diz que "Quando esta carta é invocada, você deve escolher uma carta, em campo, para devolvê-la para a mão da pessoa" - ou seja, primeiro a carta é invocada, depois o efeito se produz). Se for assim, não seria impossível usar qualquer um desses efeitos depois que o campo tem 5 cartas? A interpretação correta é que, mesmo com 5 cartas, pode-se baixar uma 6ª carta caso essa remova uma das 5 já colocadas em campo?
3. Algumas cartas, ao falarem no "campo", especificam o seu ou o de outro jogador. Outras, não. Quando não há especificação, pode-se escolher uma carta de qualquer campo (e.g., "Boi da cara preta")? Mesma coisa para o "Beleléu" (e.g., "Boto-tucuxi")? Ou a regra é que se interprete o texto das cartas como referente ao campo do próprio jogador, a menos que elas especifiquem o contrário?
4. O "Peão de comitiva" não poderia ser usado para enfrentar uma labuta de água com seu efeito opcional, pois ele primeiro produz o efeito (conta dobrado para enfrentar um Desafio) e depois é descartado, de modo que ao produzir o efeito necessário para cumprir a Labuta (ir para o Beleléu) ele já não estará mais contando como 2. Essa interpretação está correta?
5. Posso usar o efeito opcional do Romãozinho a qualquer momento? Ou apenas quando ele é invocado?
6. Quando uma carta troca o desafio ativo, ele é trocado imediatamente e já pode ser enfrentado no mesmo turno?
Obrigado!