O Sand Land Tactical Card Battle é um jogo de cartas colecionáveis ambientado no mundo de Sand Land, mangá de Akira Toriyama , falecido em 11 de março de 2024. Projetado por Richard Garfield, o criador de Magic: The Gathering, este jogo oferece uma experiência tática, onde os jogadores se envolvem em batalhas estratégicas utilizando uma variedade de cartas.
Embora Sand Land não tenha a mesma popularidade que Dragon Ball, a obra, lançada há quatro anos, está acompanhada de um jogo de videogame e por este novo TCG.
A história de Sand Land
Sand Land é um mangá escrito e ilustrado por Akira Toriyama, conhecido por Dragon Ball. A série foi publicada na revista Weekly Shōnen Jump de maio a agosto de 2000 e compilada em um único volume em novembro do mesmo ano.
A história se passa em um mundo desértico onde a água é um recurso escasso e controlado por um rei ganancioso. O príncipe demônio Belzebu e o xerife Rao unem forças para encontrar uma nova fonte de água e acabar com a opressão do rei.
A obra ganhou uma adaptação em filme CGI, lançada em agosto de 2023, e uma série de animação original, transmitida globalmente em Disney+ e Hulu a partir de março de 2024. Um RPG eletrônico de ação baseado no mangá foi lançando em abril desse ano.
Sobre o Jogo de Cartas
O jogo será comercializado contendo decks pré-construídos, mas selecionados aleatoriamente entre 10 baralhos diferentes, trazendo um elemento de "pacote surpresa". Dessa forma, se um jogador quiser ter acesso a todos os personagens, ele pode precisar comprar múltiplos decks.
Sand Landcombina características de TCGs e LCGs em seu modelo de comercialização. Enquanto os TCGs, como Magic: The Gathering e Yu-Gi-Oh! , dependem de um sistema de cartas aleatórias, onde os jogadores compram pacotes sem garantia de obter cartas específicas, os LCGs, como Android: Netrunner e Arkham Horror: The Card Game, oferecem expansões que contêm todas as cartas de uma coleção, permitindo que os jogadores adquiram o que desejam sem depender da sorte. Nesse sentido, Sand Land permite que os jogadores comprem decks pré construídos completos de personagens, mas, ao mesmo tempo, introduz a aleatoriedade ao exigir a "compra cega" desses personagens.
Em Sandland, os jogadores competem por água, vencendo disputas ao acumular mais água ou derrotar o oponente. Cada jogador possui um baralho de 30 cartas e um Líder que influencia o jogo. Dividido em até três disputas, o jogo tem fases de compra, posicionamento e ações, onde jogadores usam cartas de Táticas e Ativos (Unidades e Locais) para mover o marcador de água a seu favor. Cartas não jogadas viram "Sucata", um recurso para ativar outras cartas. O objetivo é vencer duas das três disputas acumulando mais água ou eliminando os Ativos do adversário.
Richard Garfield compartilhou sua visão sobre seu mais novo projeto em parceria com a Bandai:
"Pela primeira vez, estou trabalhando com a Bandai no jogo de cartas Sand Land. O jogo de cartas Sand Land combina elementos de jogos de cartas colecionáveis, jogos de construção de baralhos e batalhas táticas com miniaturas. Achamos que vocês vão realmente gostar dessa mistura, que é bem diferente e empolgante. Estamos ansiosos para que vocês tenham a oportunidade de jogar no futuro."
Sand Land oferece uma experiência estratégica sólida, combinando a temática do mangá com mecânicas de card game bem elaboradas. É um título que pode agradar tanto aos fãs de jogos de cartas quanto aos admiradores do universo de Sand Land.