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  2. Análises
  3. Mage Wars Arena
  4. Análise: Mage Wars

Análise: Mage Wars

Mage Wars Arena
  • avatar
    Ricardo Gama19/10/14 18:26
    avatar
    Ricardo Gama
    19/10/14 18:26
    4575 mensagens MD

    Por Gustavo Pereira


    Mage Wars é um jogo customizável para duas pessoas onde cada jogador controla um mago em uma batalha onde vence quem eliminar completamente o oponente.


    http://redomanet.com.br/wp-content/uploads/2013/06/magewars1.jpg



    O jogo base vem com 4 magos treinados em diferentes escolas de magia: o Beastmaster, que é um mago da escola da magia de natureza, capaz de conjurar diferentes criaturas, o Warlock da escola da magia negra, conjura demônios e controla o fogo, a Priestess da escola sagrada, conjura anjos e soldados da luz e o Wizard, que é o arquétipo padrão de um feiticeiro.


    http://redomanet.com.br/wp-content/uploads/2013/06/magewars2.jpg
    Geral do tabuleiro



    O jogo vem com um tabuleiro divido em 12 zonas que representa a arena onde o combate acontece. Não há miniaturas, mas sim cartas que representam os magos, criaturas, obstáculos e encantamentos. Os jogadores movimentam suas unidades no tabuleiro e lançam seus feitiços a partir de um livro de magias que pode ser customizado. O interessante é que, diferentemente da maioria dos jogos onde as cartas do seu grimório são obtidas de forma aleatória (geralmente a partir de uma pilha de cartas embaralhadas), em Mage Wars o seu livro de magias contém todas as cartas do seu baralho disponíveis desde o início para que você utilize quando bem quiser, não dá para culpar a sorte!


    O jogo vem com dois pequenos fichários para você montar os seus livros de magias preferidos e as cartas de magias iniciais para os 4 magos. A customização dos livros de magia deve respeitar uma quantidade de pontos máxima que é obtida pela soma dos níveis das magias (a lá Netrunner) e também pelos tipos de magia que podem ser colocados ali levando em conta a especialização do seu mago e algumas outras restrições já comuns a este tipo de customização de baralhos, como quantidade limitada de cópias de uma mesma carta.


    http://redomanet.com.br/wp-content/uploads/2013/06/magewars3.jpg
    Esta Sacerdotisa está em sérios apuros!



    O modelo de expansões do jogo é parecido com o dos LCGs da Fantasy Flight, embora não haja um cronograma rigoroso e pré-estabelecido para o lançamento das expansões. A Arcane Wonders (que publica o jogo) já lançou algumas expansões, sendo a principal delas uma que introduz dois novos arquétipos de magos com seus respectivos livros de magia iniciais (Forcemaster Vs Warlord), além de outras que trazem cópias adicionais das magias mais úteis e até uma só com os tokens necessários para um jogo de 4 jogadores. Outras expansões já foram anunciadas e já tem data para lançamento.


    http://redomanet.com.br/wp-content/uploads/2013/06/magewars4.jpg
    Os dois livros de magia que acompanham o jogo base. É possível comprar mais separadamente.



    A jogabilidade é excelente, embora o jogo seja bem mais complexo do que um Magic the Gathering ou um Summoner Wars, as regras e o fluxo do jogo se tornam intuitivos depois de umas duas ou três partidas. É fácil de memorizar as regras porque tudo no jogo faz sentido, inclusive o manual aconselha você a jogar as primeiras partidas sem se preocupar em saber completamente as regras, basta ler o texto das cartas e colocar em prática de forma que faça sentido.
    Cada turno é divido em duas etapas, sendo cada uma das etapas dividida em uma série de fases. A primeira etapa é como uma manutenção, onde troca-se a iniciativa para o próximo mago na rotação, unidades inativas são reativadas, ocorre a recarga de mana dos magos, são pagos custos de manutenção de magias, computados danos de condições e onde também podem ser ativados gatilhos específicos de início de turno. A seguir vem a etapa de ações, que se classificam em rápidas e completas. Cada criatura (incluindo os magos) pode utilizar uma ação de movimentação (que sempre deve acontecer antes de qualquer outra ação) e uma ação rápida, ou então podem ficar parados e executar uma ação completa. Os magos ainda tem direito a uma magia rápida adicional.


    http://redomanet.com.br/wp-content/uploads/2013/06/magewars5.jpg
    Um close da arena com magos, criaturas e tokens de ativação



    O combate se dá por meio de rolagem de dados, os ataques mais poderosos utilizam mais dados do que ataques mais simples e alguns destes ataques utilizam ainda um D12 para disparar efeitos adicionais como stun, cripple, weak, poison, etc. Os dados de combate normais são D6 customizados somente com valores 0, 1 e 2 (de dano), sendo que os valores 1 e 2 podem ser normais ou críticos (ignoram a armadura do alvo). Como defesa os alvos podem ter habilidades especiais que utilizam o mesmo D12 para definir se o ataque acontece ou se o atacante errou completamente. Se o ataque passar, a armadura do alvo poderá absorver ainda algum dano, desde que não seja crítico. Sempre há muita coisa acontecendo no jogo, o que faz com que o nível de atenção e controle de variáveis seja relativamente complexo, mas nada que prejudique a experiência do jogo.


    http://redomanet.com.br/wp-content/uploads/2013/06/magewars6.jpg
    As zonas da arena não tem limite de ocupação, logo a coisa pode ficar bem “apertada”



    A arte do jogo também é nota 10! Desde o tabuleiro, passando pelas cartas e até o extenso manual de 35 páginas, que também foi muito bem escrito e explica o jogo de maneira eficiente. Um ponto negativo é a duração do jogo, que pode chegar a duas horas ou mais, mas acredito que com jogadores mais experientes este tempo deva cair para os 90 minutos anunciados. Outro ponto negativo é a qualidade da caixa do jogo e do insert, que não são do mesmo nível dos componentes e provavelmente sofrerão mais com a ação do tempo.


    http://redomanet.com.br/wp-content/uploads/2013/06/magewars7.jpg
    Os magos irão se equipar ao longo da partida para não fazer feio na arena



    Quem gosta do gênero e tema não pode deixar de experimentar Mage Wars, eu considero este um dos jogos mais completos do gênero. Nas primeiras partidas você já perceberá como o designer trabalhou muito bem em todos os detalhes, deixando toda a experiência de jogo bem amarrada e fluida.

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  • Vegeta
    2616 mensagens MD
    avatar
    Vegeta19/10/14 19:59
    Vegeta » 19/10/14 19:59

    Esse jogo é simplesmente fantástico... Queria ter mais oportunidades de jogá-lo.

    0
  • Emerson Lopes
    1106 mensagens MD
    avatar
    Emerson Lopes19/10/14 20:04
    Emerson Lopes » 19/10/14 20:04

    Joguei uma vez e posso dizer que é tudo o que queria num jogo de Mago x Mago !!!!

    0
  • Vegeta
    2616 mensagens MD
    avatar
    Vegeta19/10/14 20:45
    Vegeta » 19/10/14 20:45

    Emerson Lopes::Joguei uma vez e posso dizer que é tudo o que queria num jogo de Mago x Mago !!!!


    Temos que jogá-lo de novo. rsrs

    0
  • gpereira
    97 mensagens MD
    avatar
    gpereira19/10/14 22:27
    gpereira » 19/10/14 22:27

    Pois é, o jogo é muito bom, mas desde que fiz este review não consegui jogar muitas outras vezes. Até comprei um add-on para poder jogar em 4 pessoas, mas ainda não consegui estreiar.

    0
  • Douglas Knupp
    168 mensagens MD
    avatar
    Douglas Knupp20/10/14 08:35
    Douglas Knupp » 20/10/14 08:35

    E eu na pilha de conhecer o jogo.

    0
  • yxhjsk
    732 mensagens MD
    avatar
    yxhjsk20/10/14 12:05
    yxhjsk » 20/10/14 12:05

    Esse é mais um jogo que ficou um tempo na minha wishlist, cheguei a pegar na mão pra comprar numa viagem, mas acabei deixando... e como não apareceu uma oportunidade para jogá-lo, acabou "esfriando" e perdi um pouco o interesse... mas ainda gostaria de conhecer, já que o pessoal elogia bastante. 

    0
  • Fernando
    216 mensagens MD
    avatar
    Fernando20/10/14 12:57
    Fernando » 20/10/14 12:57

    Eu o tenho, mas só joguei uma vez (e nem fui até o final).
    Para quem gosta do summoner wars e de Magic, é um prato cheio, pois mescla os dois de uma forma bem interessante.

    0
  • Igorfk
    108 mensagens MD
    avatar
    Igorfk22/10/14 18:31
    Igorfk » 22/10/14 18:31

    Tá ai um rumor pra 2014 que não se cumpriu... :(

    0
  • flaviodupim
    99 mensagens MD
    avatar
    flaviodupim14/09/17 09:21
    flaviodupim » 14/09/17 09:21

    Alguém do RJ afim de jogar ele? Eu comprei o básico com várias expansões em 2014 e até agora pouco viu mesa.

    0
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