ronnjuniorr::Gustavo, antes de responder o que considero um "preço justo", vamos aos fatos:
Primeiro, essa história de multiplicar o preço do jogo lá fora por 10 reais para justificar o valor por aqui... não cola!
Vamos ser sinceros: as editoras não estão importando direto do varejo americano. Elas compram da China, onde o custo de produção é bem menor. Então o preço de varejo sugerido pelo fabricante (MSRP) nem entra na equação. O que nos faz pensar: será que esse preço aqui é realmente inevitável?
Agora sobre o jogo em questão: trazer um título tão recente, pouco falado e com reviews escassos por um preço tão alto, enquanto estamos prestes a receber alguns pesos pesados do hobby (Food Chain Magnate, Trickerion, Yokohama, Age of Innovation, etc) é uma jogada ousada.
Estamos falando de um jogo que está tangencia a posição 5.000 no BGG – não exatamente o que se chamaria de um blockbuster, né? E olha ... até encontrar informações sobre ele no YouTube é difícil. No BGG o único review escrito sobre ele nem foi de uma uma partida completa, mas uma demo. Um emocionado, sem dúvidas.
Então, respondendo a sua pergunta: qual seria o preço justo? Na minha opinião, será aquele que o mercado praticar daqui a alguns meses, quando o brilho do "lançamento" se apagar e a realidade bater. A verdade é que, com raras exceções, a maioria dos jogos não esgota. Ark Nova e Heat são algumas exceções. Novos jogos aparecem, estoques precisam ser liberados, jogos começam a mofar e pronto: preço caiu.
Pra ser bem sincero, não tenho o menor interesse no jogo – já tenho títulos que cobrem bem essas mecânicas. Mas tenho certeza que até mesmo o colega que citei acima, se aqui morasse, sentiria um golpe no coração (e no bolso) ao ver o preço anunciado hoje.
Abraço!
Entao, mas o valor não tá multiplicado por 10. O valor do jogo retail lá fora é 105 dólares.
Isso em reais hoje, da 569.
Mas vamos supor que o custo do jogo pra mosaico seja 1/3 disso e fique em 190 reais.
Aí vc tem o gasto com armazém, funcionários, tradutores, traslado, imposto aduaneiro, imposto de importação.. Só nisso esses 190 reais já viraram os 570 de novo. Se pá mais.
Sinceramente, nunca entrei nesses méritos com ninguém da mosaico de quanto custa o jogo pra eles, qual a margem de lucro.. Mas de boa, de novo vender a 880 preço cheio e 800 com desconto, não me parece fora do normal.
Tá caro, não tô negando isso, mas tá no preço, não tá mega acima, não tá super faturado, não é um jogo quase sem componentes vindo a preço de ouro. É jogo q já vem com expansão, sleeves, insert...
Quanto ao hype, eu joguei uma vez e achei bem legal, por gostar do tema mesmo. No fundo é alocação de trabalhadores e os recursos vc usa pra "curar" as cartas. Mas é gostoso de jogar. Eu mesmo não sei se pego por esse valor.
Agora,discordo um pouco do seu conceito de justo.
Eu acho um preço justo, um valor que a comunidade possa pagar, mas que a editora também tenha um lucro. Afinal, sem lucro, se só venderem os flops a preço de custo pra ter capital de giro, não teriam por que continuar trazendo jogos.