A disputa judicial envolvendo a Upper Deck e o designer do popular jogo de cartas colecionáveis Disney Lorcana, Ryan Miller, continua avançando mais de um ano após a queixa inicial.
A Upper Deck alega que Miller teria cometido "roubo premeditado", levando consigo o trabalho feito no jogo Rush of Ikorr — que ainda não havia sido anunciado pela empresa — quando deixou a Upper Deck em 2020. A editora acusa Miller de utilizar esse material para desenvolver Lorcana em sua nova empresa, Ravensburger.
Em sua mais recente apresentação ao tribunal, no dia 17 de setembro, a Upper Deck reafirma que Lorcana possui "semelhanças notáveis e impressionantes" com Rush of Ikorr e que Miller teria sido "auxiliado e incentivado" pela Ravensburger na suposta apropriação dos designs.
O novo documento apresentado pela Upper Deck ocorre 15 meses após o processo inicial contra Ryan Miller e a Ravensburger, com o caso sendo transferido entre tribunais estaduais e federais dos EUA, após argumentos bem-sucedidos dos advogados da Ravensburger.
Várias das alegações da Upper Deck já resistiram a moções para arquivamento feitas pela Ravensburger. A defesa da Ravensburger está sendo liderada por Brian Lewis, um veterano especialista em direito de jogos de cartas colecionáveis (TCG), que anteriormente foi conselheiro geral da Wizards of the Coast.
A Upper Deck alterou várias outras alegações após as moções para arquivamento e apresentou as acusações atualizadas ao tribunal pouco mais de uma semana atrás.
Entre as novas alegações, a Upper Deck afirma que Ryan Miller discutiu um possível emprego com a Ravensburger para trabalhar em um jogo de cartas colecionáveis (TCG) enquanto ainda atuava como desenvolvedor-chefe no projeto Rush of Ikorr da Upper Deck. Além disso, a empresa alega que Miller utilizou rascunhos e designs de Rush of Ikorr para facilitar seu trabalho no que se tornaria Lorcana.
A Upper Deck afirma que, quando tomou conhecimento dos detalhes específicos de Lorcana em 2023, já era tarde demais para impedir o uso dos materiais de trabalho de Rush of Ikorr no jogo da Ravensburger.
A empresa também alega que Miller escondeu da Upper Deck suas conversas com a Ravensburger, seus motivos para deixar a empresa, e que ele estaria trabalhando em um "jogo concorrente e idêntico" para seu novo empregador.
A Ravensburger tem até amanhã para responder a essas alegações modificadas, seja entrando com outra moção para rejeitar o caso ou apresentando respostas às acusações.
O advogado de propriedade intelectual Paul Lesko, que tem acompanhado o caso e atualizado seu progresso por meio de sua conta no Twitter, acredita que, independentemente do resultado da audiência de amanhã, o caso pode finalmente começar a avançar.
Ele escreveu no Twitter: "ESPERO que, desta vez, o caso realmente avance (com a fase de coleta de provas, etc.) enquanto as partes discutem sobre essa moção para rejeitar. Por quê? Bem, porque não importa o que aconteça, algumas das alegações da Upper Deck seguirão em frente... então o caso vai continuar. Então, que comece logo!"
"Então... a menos que algo inesperado aconteça... acho que esse caso finalmente vai começar!"
Uma declaração fornecida ao BoardGameWire pela diretora sênior de comunicações da Ravensburger North America, Lisa Krueger, quando o processo inicial foi movido, dizia: “Nós, da Ravensburger, apoiamos a integridade de nossa equipe e a originalidade de nossos produtos.
“As alegações infundadas apresentadas esta semana são completamente sem fundamento, e estamos ansiosos para provar isso no devido tempo.”
Lorcana, que permite aos jogadores construir decks de TCG em torno de personagens clássicos e reimaginados da Disney, tem sido um grande sucesso para a Ravensburger desde seu lançamento em agosto do ano passado.
O CEO da Ravensburger, Stephane Madi, disse ao ICv2 em abril deste ano que a resposta ao jogo por parte dos fãs da Disney, colecionadores e jogadores de TCG foi “extremamente positiva”, acrescentando: “Não poderíamos ter esperado um resultado melhor.”
A quarta expansão do jogo, intitulada
Shimmering Skies, foi lançada no mês passado, enquanto a quinta expansão, Azurite Sea, está prevista para chegar às lojas em novembro.
Fonte:
Boardgamewire