Produtora: Fantasy Flight
Numero de Jogadores: 1 a 8
Duração: 150 Minutos
Ranking da Ludopedia: 3
Ranking na Boardgames Geek: 29
Minha Nota para o Jogo: 9.0
Olá galera, estou de volta para trazer para vocês mais uma resenha e novamente venho trazendo mais uma baseada nos contos de H.P. Lovecraft, hoje a resenha será sobre Eldritch Horror, um jogo que como muitos já devem conhecer é ambientado nos contos do escritor Lovecraft, onde criaturas e horrores do outro mundo tentam invadir o nosso plano para dominá-lo. Eldritch Horror é um jogo para 1 a 8 jogadores, com um tempo médio de partida de 120 minutos ou mais.
Temática
Harrigan passou a mão enfaixada por todo o mapa na parede do quarto do hotel. Dezenas de documentos e pedaços de papel de todo o mundo estavam presos em seus locais correspondentes, interligados por uma complexa teia de barbante colorido. Ele seguiu uma corda vermelha de um testemunho transcrito de um lunático em Arkham para uns rabiscos feitos à lápis de alguns símbolos que ele encontrou na Amazônia. A partir daí, ele traçou uma linha azul para uma página arrancada de um jornal de um astrônomo que foi assassinado em Sydney.
Mas a visão global da situação ainda não estava surgindo. Algo estava o distraindo. O que seria? O vendedor na estação de trem tinha uma tatuagem nas costas de sua mão. Talvez fosse isto. Harrigan tinha certeza que tinha visto esse símbolo antes. Podia ser nada. Ele podia estar ficando paranóico. Ainda assim, ele deveria fazer um desenho da tatuagem e mostrá-la a Diana. Ele saberia com certeza.
Em Eldritch Horror os jogadores controlam investigadores de cultos e seitas antigas que têm como objetivo trazer os antigos para o nosso mundo, os jogadores devem viajar por todo o mundo atrás de coletar pistas para que eles possam encontrar os cultos e eliminá-los.
Mecânicas
O jogo possui algumas mecânicas que vão ser sempre utilizadas dentro do jogo, mas vou citar aqui as mais importantes e uma que particularmente me chamou atenção para o jogo. Entre as mecânicas mais importantes do jogo está o modo cooperativo, rolagem de dados e narração de história.
A mecânica de cooperação entre os jogadores, assim como eu falei no Descent, é para mim a mecânica mais importante dentro desse jogo, ou todos os jogadores ganham juntos ou todos perdem juntos, precisa-se de um bom trabalho em equipe para coletar as pistas pelo tabuleiro e ir eliminando aos poucos algumas das criaturas que vão aparecendo durante a partida. Sempre deve ser discutido em grupo para saber quais jogadores farão tais tarefas, é sempre bom debater bem as ações, pois falhas não são muito toleradas nesse jogo, e qualquer passo em falso pode ser o fim do mundo e da partida para os jogadores.
A rolagem de dados é uma mecânica muito presente dentro do jogo, pois como ele exige muitos testes de atributos para resolver os portais que vão se abrindo no mundo, ainda temos todos os combates do jogo que são resolvidos com rolagem de dados, então para aqueles jogadores que não gostam desse tipo de mecânica é bom passar bem longe desse jogo.
Uma mecânica que eu acho muito importante para o jogo é a narrativa de história, ela na verdade não influencia na jogabilidade dentro do jogo, mas sempre dá uma descrição muito boa de todos os locais e detalhes quando os jogadores vão se locomovendo pelo tabuleiro, como descrições de acontecimentos quando se tenta fechar um portal, ou a descrição de eventos realizados pelos antigos dentro do jogo, essa mecânica de narrar em cartas o que está acontecendo dentro do jogo é muito interessante e dá uma imersão muito grande para o tema do jogo.
Objetivo
O objetivo do jogo, como já citado brevemente acima, é que os jogadores que controlam personagens investigadores terão que percorrer todo o mundo coletando pista de locais de cultos e seitas dos antigos, além de fecharem os portais que dão acessos para os horrores virem para o nosso plano, tudo isso em um curto período de tempo, pois os cultos ao redor do mundo estão para trazer um antigo para o nosso plano e assim fazer com que ele domine esse mundo.
Sequência do Turno
Eldritch Horror é jogado em uma sequência de turnos bem simples de ser lembrada, cada rodada é dividida em três fases que são resolvidas sempre na mesma ordem, abaixo tem uma breve explicação da rodada e das ações possíveis dentro delas.
1ª - Fase de Ações: os investigadores fazem suas ações pelo tabuleiro começando pelo jogador inicial e seguindo sempre em sentido horário, existe uma pequena lista de possíveis ações que podem ser feitas pelos jogadores, elas estão listadas abaixo.
Viajar: o investigador vai de uma cidade ou local para um local adjacente a onde ele está.
Descansar: o jogador perde uma de suas ações para descansar um pouco, ele recupera 1 ponto de vida e 1 de sanidade.
Negociar: o jogador pode negociar os seus itens com outro investigador na mesma casa que ele.
Preparar uma Viagem: se o jogador estiver em uma cidade ele pode se preparar para uma viagem, ele recebe um token de passagem que lhe permite futuramente ser usado sem gastar uma de suas ações para fazer uma ação de movimento. Os bilhetes de viagem que um investigador pode conseguir seria de trem ou de navio.
Obter Recursos: o jogador pode lançar dados em quantidade igual a sua Influência para tentar conseguir algum dos itens do mercado atual.
Ações de Componentes: o investigar pode realizar uma ação de sua ficha de personagem.
Lembrando que cada investigador tem sempre dois pontos de ações para usar durante o seu turno e cada uma dessas ações gasta um dos seus pontos de ações.
2ª - Fase de Encontros: todos os investigadores em locais onde tem monstros agora devem combatê-los. Começando pelo jogador inicial e seguindo em sentido horário todos os investigadores devem resolver os seus combates. Após enfrentar os monstros os jogadores que estiverem em locais com portais podem tentar fechá-los, mas apenas se não tiver nenhum monstro no mesmo local que o portal.
3ª - Fase de Mythos: o investigador chefe (jogador inicial) deve puxar e resolver uma carta de Mythos, essas cartas geralmente resultam em novas aberturas de portais, entre aparições de monstros e outros males que vão dificultar ainda mais a vida dos investigadores.
A sequência de turno pode parecer bem simples, mas muitas regrinhas podem dificultar muito o aprendizado de jogadores inexperientes, como regras de combate, de fechar portais, entre muitas outras regrinhas que podem dá um pequeno nó na cabeça de novatos, mas para jogadores que já tenham um pouco de conhecimento com jogos de tabuleiro o jogo é até leve em termo de regras.
Investigadores
O jogo base vem com um total de 12 investigadores, cada um deles com um pequeno stand para representar o seu investigador dentro do tabuleiro e uma ficha de personagem onde estão descritos os seus itens iniciais e suas estatísticas de jogo e habilidades.
Ficha de investigador.
Cada investigador é bem distinto um do outro, possuindo habilidades únicas e um conjunto de atributos bem variados, fazendo investigadores serem bons em determinadas coisas dentro do jogo, como combate, achar pistas, fechar portais e comprar itens, um grupo deve sempre ser bem pensado quando for iniciar uma partida, pois esse jogo não permite muitos erros dos jogadores.
Stand dos investigadores.
Ficha de Anciões
Existem 4 anciões que os jogadores podem escolher para enfrentar quando vão iniciar uma partida, entre eles estão Shub-Niggurath, Yog-Sothoth, Azathoth e o conhecido Cthulhu. Em suas fichas estão descritos o poder dos seus cultistas, o tempo que os investigadores têm para conseguir derrotá-los antes deles chegarem nesse mundo, suas habilidades que podem influenciar diretamente dentro de jogo pelas cartas de Mythos, a quantidade de cartas de Mythos que o baralho do antigo vai ter.
Ficha de Ancião Azathoth com suas cartas.
O jogo já é bem complicado contra os monstros normais, e caso os jogadores não tenham tido tempo ou sorte o suficiente para acabar o jogo antes de o antigo vir para esse mundo, ele aparece em algum lugar do tabuleiro e o novo objetivo dos jogadores é derrotá-lo.
Monstros
Os monstros, assim como os investigadores, vêm com stands para representá-los, sempre que um monstro sai de um portal um jogador deve puxar um marcador de monstro aleatoriamente e colocá-lo nos locais de portais determinados que eles vão aparecer.
Tokens de Monstros.
Cada monstro tem no verso do seu stand valores de horror, dano e vida, esses atributos são usados sempre em todos os combates, o que eu não vou entrar muito em detalhes aqui para não estender muito a resenha. Além dos atributos básicos os monstros ainda podem ter habilidades que podem dificultar ainda mais a vida dos investigadores quando forem enfrenta-los.
Cartas
Além das coisas citadas acima, o jogo vem com muitas, muitas cartas, um total de mais de 300 cartas entre 14 tipos diferentes, como não vou explicar bem detalhadamente o que cada um desses tipos de cartas faz vou deixar abaixo uma breve descrição de cada uma delas.
Cartas de Locais
Existem um total de 122 cartas de encontros divididos por cores e locais, cada uma das cores representa uma região onde os jogadores podem comprar as cartas. As cartas de encontros que tem no jogo são encontro nas Américas (verdes), encontro na Europa (laranja), encontro na Ásia/Austrália (roxa) e encontros genéricos (pretas).
Algumas cartas de encontro não são diferenciadas pela cor no fundo da carta, mas sim por ilustrações que discriminam cada um dos tipos dos encontros, entre esses encontro estão encontro do outro mundo, expedições especiais (para antigos) e encontros de pesquisas.
Carta de local.
Cartas de Mythos
As cartas de mythos são cartas que serão adicionadas aleatoriamente no jogo dependendo do antigo que os investigadores estejam enfrentando, elas vêm em três cores diferentes, amarelas, verdes e azuis. Elas têm efeitos que fazem o relógio do jogo se adiantar ou aparecer novos portais e monstros no jogo, além de efeitos permanentes que vão sempre atrapalhar bastante a vida dos investigadores.
Carta de mythos.
Cartas de Mistérios
As cartas de mistérios são divididas para cada um dos antigos do jogo, sempre que um grupo escolhe qual antigo vai enfrentar deve-se pega todas as suas cartas de mistérios e escolher 3 aleatoriamente para serem resolvidas durante a partida, são essas cartas que podem dá a vitória aos jogadores, eles devem completar as três cartas de mistério antes que o antigo chegue a esse mundo.
Carta de misterio.
Cartas de Recursos
As cartas de recurso estão sempre disponíveis para os jogadores tentarem adquirí-las em seus turnos. No canto inferior esquerdo do tabuleiro sempre vai ter um total de 4 cartas de recursos abertas que podem ser adquiridas pelos jogadores, os jogadores devem obter um total de sucesso no teste de influência igual ao maior ao valor de custo da carta de recurso que ele quer adquirir.
Cartas de recursos.
Cartas de Artefatos
As cartas de artefatos são poderosos itens que vão ajudar muito os investigadores em sua jornada para derrotar os cultistas e o antigo que eles desejam acordar. Cartas de artefatos geralmente são adquiridas em locais de expedições ou em cartas de portais do outro mundo, como uma recompensa pelo investigador ter concluído a tarefa com sucesso.
Carta de artefato.
Cartas de Condições
As condições são cartas que os jogadores vão adquirindo no decorrer da partida, essas condições são sempre resultado de algo que o investigador fez dentro do jogo, como ficar devendo no mercado ou ser ferido enquanto estava tentando fechar um portal ou explorando um local de expedição, essas condições são muitas vezes ruins para o jogador e sempre que uma carta de mythos indica que as cartas de condições deverão ser ativadas os jogadores devem ver quais os efeitos em suas cartas e arcar com as consequências.
Carta de condição.
Cartas de Feitiços
Os feitiços são adquiridos durante uma partida e alguns investigadores que mexem com forças mágicas geralmente começam com uma delas. Existem alguns tipos de cartas de feitiço no jogo, algumas com mesmo nome, mas com feitiços diferentes, sempre que você utilizar um feitiço olhe atrás da carta para resolver o seu efeito, quanto mais sucesso na sua rolagem, mais poderoso vai ser o efeito do feitiço.
Carta de feitiço.
Tokens
Além de muitas cartas o jogo também possui uma grande quantidade de tokens de vários tipos, entre eles estão os tokens de saúde, sanidade, pistas, portais, rumor e etc, assim como as cartas do jogo não vou entrar muito em detalhes sobre o que cada um dos marcadores faz ou como são usados, vou apenas deixar uma imagem deles aqui para vocês.
Alguns dos tokens que vem no jogo.
Componentes do Jogo
Todos os componentes do jogo são de ótima qualidade, bem no padrão da Fantasy Flight, stands dos personagens confeccionados com um material também de ótima qualidade, bem resistentes e grossos. O tabuleiro é muito bonito e tem uma imagem do mapa mundi, todas as cartas do jogo são do mesmo material, bem resistentes e firmes, mas ainda assim aconselho a colocar sleeves nelas, já que as mesmas serão constantemente embaralhadas.
Visão geral dos componentes.
Não tenho muito o que reclamar dos componentes do jogo, são todos muito bons, mas bem que a empresa poderia ter feito pelo menos os investigadores como miniaturas para deixar o visual do jogo ainda mais bonito, aqueles stands cumprem bem o seu papel, mas umas miniaturas, nem que fossem apenas dos investigadores, chamaria muito mais atenção para o jogo em uma mesa.
Considerações sobre o jogo
Eldritch Horror está na lista de top 10 dos melhores jogos que eu tenho, por mais que o jogo não venha tanto a mesa quanto eu gostaria devido a sua grande quantidade de tempo necessário para se jogar uma partida, ele ainda está na lista de melhores jogos.
É um jogo bem no estilo que eu gosto, com muita cooperação entre os jogadores para saírem vitoriosos no final, Eldricth Horror é um jogo que não costuma perdoar erros dos jogadores e fá-los pagarem bem caro por escolhas erradas. Além disso, eu gosto muitos das histórias contadas em cada uma das cartas de jogo, descrevendo muito bem os locais onde o jogador está, como nas cartas de outro mundo e locais de expedições, isso dá um nível melhor de entendimento do cenário para os jogadores bem como a descrição de um narrador de RPG nas suas cenas e locais de onde os jogadores estão.
Os únicos problemas de Eldricth Horror a meu ver são o grande tempo que se leva para jogar uma partida, podendo levar de duas horas ou mais para concluí-la, e a quantidade excessiva de regrinhas que podem confundir um pouco a cabeça dos jogadores logo de cara, mas isso vai mudando com a quantidade de partidas jogadas e os jogadores vão entendendo-as melhor com um tempo.
No mais, Eldricth Horror é um ótimo jogo para um grupo de jogadores experientes, que vai colocar a prova o grupo através de inúmeros desafios para lançados durante toda a partida. O jogo já tem muitas expansões para adicionar ainda mais variedade ao jogo base, sendo que duas delas já foram lançadas aqui no Brasil, então para quem gosta de jogos cooperativos no estilo horror esse é um prato cheio.
Mesa pronta para uma partida.
Bem e isso galera, espero que tenham gostado do material, e logo eu volto com mais conteúdo para vocês no canal ou na minha pagina no facebook, ate a próxima!!