clebercastilho::Galera que trabalha com isso, tenho uma dúvida:
Você aluga um jogo para um cliente e volta sem alguma carta ou outro componente. O que fazer?
As vias normais de ocorrência funcionam? Tipo fazer BO? Como provar que o cliente perdeu/roubou um componente? Há algum tipo de contrato de locação, com cláusulas sobre dano ou perda?
Sim vc precisa fazer um contrato, com os dados padrão do cliente, como cpf, endereço, etc (e guardar copias desses documentos para comprová-los), além da assinatura do próprio. É necessário clausula de perda ou dano com multa no valor estimado de uma copia nova do jogo ou media de mercado em caso de jogos esgotados, bem como é preciso clausula que o cliente precisa informar imediatamente caso identifique algum componente faltante assim que pegar o jogo e que concorda com as condições atuais do jogo. Além disso, enquanto locadora é preciso revisar o jogo assim que o recebe de volta (durante a pandemia era necessário deixar de quarentena até outra pessoa poder mexer/alugar para evitar qualquer tipo de contaminação de covid) e então informar o cliente.
Na grande maioria das vezes, quando acontece, a perda de algum componente é encontrada pela pessoa em casa então é só pedir que ela procure. Caso não ache, elas geralmente se dipões a arcar com o prejuízo da peça ou coisa do tipo. Em caso de danos maiores ou irreparaveis, geralmente eles concordam em pagar o jogo, conforme o contrato diz e ai vc tem a opção de dar o jogo danificado pra ela fazer o que bem entender com ele, enquanto vc compra um novo. Caso não aceite o resto funciona como as locadoras de filmes e jogos de video games faziam na época dos astecas e maias, bota na justiça, afinal vc tem o contrato assinado, com cópia dos documentos e o histórico de contato (é muito importante que isso não seja feito apenas por boca, e sim por mensagem/email pra poder comprovar o contato, ou ausencia dele).
E é aí que pode rolar a dor de cabeça, vc vai ter que entrar com protesto no nome dele, ação ou qualquer coisa do meio legal. Pode não valer a pena. Por isso mais uma dica: Se vc não for uma empresa estabelecida com outro foco além da locação, não coloque jogos que vc é apegado ou fora de catálogo. Alem da chance de perde-los eles vão desgastar como todo jogo quando é jogado. É o processo natural do material, quanto mais usado, mais gasto fica. E não tem o que fazer quanto a isso.