Nem era para eu falar desse jogo agora, tinha outros antes, mas comecei a jogar e passou na frente.
Foram 5 partidas até a, enfim, vitória.

Não que o jogo seja viciante, mas eu não queria mais perder! 

São 3 câmaras nessa latinha, 4 personagens, alguns monstros e itens. Cada nível/câmara tem sua cor para fácil reconhecimento.
Cada câmara da masmorra tem sua configuração pré definida, mas a ordem das cartinhas é sempre aleatória.

Minha configuração inicial ficou assim:

Eu não escolhi, mas os quadadros crawlers estão me conquistando.
Aqui temos os persongens, monstros e itens.
(Então né... esses cubos... haja imaginação!)

Só que eu não desgostei, achei bem inteligente e funcional.
Pegamos nossas minis cúbicas e bora explorar.



Cada monstro tem sua própria mini também, só pegar o cubinho correspondente e colocar na carta o outro cubo marca os pontos de vida, de acordo com o número de personagens utilizados.

Escolhi Oden só pelo machado (meu sobrenome) e levei vários sacodes até consegui prosseguir.
Os personagens jogadores tem 3 cubos.
1 cubo serve de mini no mapa
1 cubo para marcar os pontos de dano
1 cubo para as ações
O personagem anda e bate, nessa ordem.
As ações das cartas não podem ser repetidas na sequência, por isso o cubo extra para lembrar que aquela ação foi realizada recente e não poderá se repetir no próximo turno.
Para mim isso criou uma dinâmica interessante de planejamento, mesmo com a sorte/azar de rolar os dados.
No combate rolamos um d20 e com os modificadores nas cartas se igualar ou ultrapassar o escudo do monstro o dano é feito de acordo com o tipo de arma.

Aí cada arma tem sua peculiaridade de acerto, algumas tem distância máxima outras que ultrapassam obstáculos e algumas até fazem curva.
Ainda tem as armas que podem ser combinadas com objetos aumentando o dano.

Com muito custo, e de apanhar muito do Henchman, passei para a câmara 2.
É possível manter alguns itens da câmara anterior e se curar até 3 pontos.

Esse monstro me deu muito trabalho, perdi algumas vezes, mas não desisti!

Monstros morridos, só podemos avançar após derrotar todos os monstros.
Não há portas para sair ou entrar, é mata-mata.
-Pausa antes da câmara 3 e carinho, obrigatório, na Trevas.-

-Fim da pausa.-
Logo na primeira carta de monstro o chefão da masmorra, Oram em toda sua monstruosidade.
Lascou!
Se tomei sacodes dos lacaios, imagina do monstrão?

O inesperado acontece!
Nas câmaras 1 e 2 tive muitas roladas ruins, mas eis que:


Ahá!!!
Cada 20 rolado aumenta um de dano no monstro.
(Em contrapartida cada 1 rolado causa um de dano no seu personagem.)
Esse resultado me deu o fôlego que precisava.
Oram derrotado é seguir até eliminar todos!
20 de novo!!!

Agora complicou, um dragão!


Sai correndo para tomar distância e usar a besta que faz curva.
Dragão nem viu de onde saiu tanto dano, cheguei perto e 18!!!

Que emoção!
Finalmente venci!
Foi uma vitória emocionante e com reviravoltas no dado.
Tumba Sombria completa sem spoiler da recompensa final.

Ah, a cada final de turno do jogador tem a rolada de abalo sísmico. Se cair 17-20 no dado toma um de dano.
Achei bem punitivo, pois é difícil recuperar vida, mas temático.
O que me cativou nesse jogo foi o preço, produção e portabilidade.
Tem muita coisa na caixinha.


Na campanha foram super transparentes e mesmo depois de finalizado e sem ser meta estendida melhorias surgiram.
A latinha ficou melhor, o insert mais bonito, os cubos impressos, manual costurado e até umas cartinhas extras de brinde.
Isso cria clientes e clientes retornam.
Quando a editora faz o melhor pq consegue é comprometimento e respeito com quem apoiou.
No meu caso, soube no terceiro Kickstarter que as cartas do primeiro Kickstarter sofreram alterações, parece que ficou menos difícil.
Entrei em contato com a editora e queria saber se podia ter o pacote de cartas atualizadas para adicionar ao meu apoio atual.
A empresa respondeu que vai me enviar e só pediu para eu confirmar meu endereço.
É sobre isso.
Já tinham meu endereço salvo e se disponibilizaram a enviar antes e sem custo algum para mim.
Apoiei o Dark Tomb - Bloodthorn Island também, tem barquinho!!!

E tô no Ice Chasers que tá em financiamento atualmente.
Não é preciso jogar de forma linear, mas queria seguir a sequência e os personagens são intercambiáveis.
Não parece ter mudado muito coisa, então mais do mesmo.
Mas eu quero mais desse mesmo jogo, então tô dentro.