w_walker::É uma ideia muito divertida que pode deixar muitos, inclusive eu, pensando: "uau, como vou fazer pra ganhar menos pontos possível?", mas no fundo é um quebra-cabeça solo que vai fazer com que outros players pensem que vc tá jogando um jogo completamente diferente deles. Aliás, pra solo sim é uma boa civilização, isso é muito próximo daqueles designs de alguns jogos no formato "beat your own score". Perceba que vc pode jogar com essa civilização sozinho, sem bot nenhum e ficar tentando atingir a melhor pontuação possível em várias partidas. Se quiser apimentar um pouco, pode só simular alguns players subindo nas trilhas usando o dado de ciência pra tentar garfar os monumentos, mas nem é necessário, vc nem precisa muito deles.
Como sugestão na civilização, eu ainda acho que deve haver mais uma penalidade pra forçar o player a usar os edifícios de renda. Do jeito que está "Tenha pelo menos 3 distritos concluídos" eu facilmente ignoraria e aceitaria de bom grado os 20 pontos negativos dessa, pois completar os distritos não só liberaria renda no tabuleiro como eu ganharia 1 recurso bônus por cada um deles completos, isso daria fácil mais pontos negativos do que só ignorar. Creio que seria necessário ainda por mais uma opção, como "liberar todos os edifícios de renda de um mesmo tipo", para que o jogador tenha que ter mais tensão na escolha do que ignorar.
Minha irmã e eu jogamos muito Tapestry aqui em casa, e nossa pontuação média sempre varia entre 150 e 200 pontos. Poucas vezes, quando a sorte não está do nosso lado fazemos menos de 100. Avaliando por esse lado, uma pontuação média de 170 pontos, seria 180 pontos para os Reacionários (350-170=180). Uma pontuação relativamente boa e equilibrada.
Mas infelizmente esse pensamento é de um jogador que se esforçou para ganhar esses pontos, e não de um que está fazendo o possivel para evitá-los.
Achei ótima a ideia de adicionar mais um quesito de penalidade sendo "liberar todos os edifícios de renda de um mesmo tipo" . E acho que esse quesito poderia ser diferente dos outros. Por exemplo "Libere todas as
Habitações; No fim do jogo perca a quantidade de pontos dependendo das habitações que foram liberadas.
0 habitações: menos 60 pontos
1 habitação: menos 50 pontos
2 habitações: menos 40 pontos
3 habitações: menos 30 pontos
4 habitações: menos 20 pontos
5 habitações: não perca pontos
As habitações liberam a pontuação da capital, obrigando o jogador a posicioná-las o mais aleatório possivel, pois a cada linha e coluna concluidos, geraria mais pontos negativos.
Daí os monumentos obrigatórios também deixariam essa parte mais interessante, pois alguns teriam que ser posicionados da mesma forma, complicando a parte de evitar linhas e colunas. Inadivertidamente o jogador iria acabar concluindo um distrito no processo e já geraria mais recursos...
O legal é que isso obrigaria o jogador a tentar ao máximo conseguir as habitações de outra forma, (cartas de tecnologia, fichas de territorio, avançar na trilha de tecnologia e etc...), pois a trilha de ciencias é uma que dá muitos avanços extras nos espaços finais... E o jogador quer evitar a todo custo esses avanços. O mais interessante é que para evitar subir na trilha de ciencias e tentar essas outras formas de conseguir habitações, obrigaria o jogador a subir na trilha de exploração e tecnologia tambem.
kkk... Mano eu amei esse quebra-cabeça. Por isso eu queria tentar equilibrar essa civilização com a ajuda de vocês. Vai ser muito top.