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  3. Tapestry
  4. Deixe sua Opinião e Sugestão Sobre a Civ. dos Reacionários

Deixe sua Opinião e Sugestão Sobre a Civ. dos Reacionários

Tapestry
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    M2a0r1c9e9l8o20/09/24 09:40
    avatar
    M2a0r1c9e9l8o
    20/09/24 09:40
    204 mensagens MD

    Bom dia amantes de Tapestry. Navegando pelo site BGG descobri um arquivo com a seguinte Civilização criada por algum fã (Reacionários). O arquivo dizia, "Civilição de Abril". Ao verificar do que se tratava, percebi era apenas um arquivo de trolagem com a típica pegadinha de 1º de Abril. Vejam por si mesmos:

    Na imagem temos o texto original em inglês, e abaixo a tradução do mesmo em português.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/5a1b0_0d4d2y.jpg
    ___________________

    Reacionários.

    Comece o jogo com 350 pontos de vitória. (Se você ganhar os Reacionários durante o jogo, passe para 350 pontos ou mantenha sua pontuação atual, o que for maior).

    Sempre que você ganhar pontos de vitória, perca-os.

    Você não pode fazer um turno de renda enquanto ainda for capaz de avançar numa trilha.

    No início de seus turnos de renda (2-5), você pode escolher uma de suas quatro faixas de renda para ignorar em termos de renda e pontuação naquele turno.

    No final do seu último turno de renda, perca 20 pontos de vitória para cada um dos seguintes itens que você não alcançou:

    * Ter pelo menos 2 Cartas de Tecnologia.
    * Tenha pelo menos 1 Monumento.
    * Controle pelo menos 3 territórios.
    * Alcance o 3º ou 4º nível de uma trilha de Avanço.
    ___________________

    A ideia dos Reacionários começarem o jogo com 350 pontos e irem perdendo-os durante o decorrer do jogo me chamou muita atenção. Por isso resolvi adaptar essa regra para deixar de ser apenas uma trolagem e ser usada como uma nova Civilização realmente possivel de se usar durante uma partida normal de Tapestry.

    Veja como a premissa é interessante: Como jogar uma partida de Tapestry, evitando ao máximo ganhar pontos?

    Se pararmos para avaliar bem, isso não seria muito difícil, bastaria seguirmos as seguintes ações listadas abaixo que não receberíamos quase nada em pontos no final do jogo.

    1º: Evitar ao máximo ganhar edifícios de renda. Dessa forma geraremos menos recursos nos turnos de renda, que resultará em menos avanços nas trilhas durante as eras, ganhando pouquíssimos pontos.

    2º: Nas conquistas, evitar a ilha do meio e nunca escolher o dado vermelho.

    3º: Evitar jogar cartas de Tapeçaria que dêem Pontos.

    4º: Se precisar por edifícios ou monumentos na capital, evitar formar distritos, linhas e colunas...

    5º: Ao explorar posicionar os hexágonos de territórios que menos se encaixem aos tipos de terrenos em volta.

    Resumindo: Acabei percebendo que é facil ficar omisso e não receber pontos nesse jogo, deixando os Reacionários uma civilização desbalanceda por ser fácil demais vencer com ela.

    Tudo bem, tem as penalidades de -20 pontos caso não consigamos os determinados itens listados: (2 Cartas de Tecnologia / 1 Monumento / Controlar 3 Territórios / Alcançar o 3º ou 4º nível numa trilha). Mas mesmo assim, eu ainda estava achando fácil demais alcançar esses itens sem ganhar pontos.

    Por isso resolvi incrementar a regra e esse foi o resultado:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/11d8e_0d4d2y.png

    Adicionei o quesito de que precisamos de no minimo 3 distritos concluídos, para evitar perder 20 pontos no fim do jogo. Só nesse ponto já deixa o jogo mais interessante, pois o jogador é obrigado a pegar edifícios e colocá-los na capital, gerando mais recursos nas rendas, culminando em mais avanços, fazendo o jogador ter que queimar alguns neurônios para evitar ganhar mais pontos conforme vai sendo obrigado a avançar nas trilhas.

    Tudo isso me deixou animado em testar essa nova forma singular de ver o jogo.

    Gostaria agora que deixassem nos comentários suas opiniões e sugestões do que acham dessa idéia de civilização. Apontem incongruências, falhas ou deixem suas proprias ideias de regras dessa nova civilização atípica.

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  • w_walker
    124 mensagens MD
    avatar
    w_walker20/09/24 11:57
    w_walker » 20/09/24 11:57

    Bom post, dá pra ver que vc tem interesse em game design.

    Coincidentemente, eu estou jogando Tapestry pelos últimos dias e acabei vendo bastante a correção das civilizações que o Jamey fez, queria que ela tivesse sido lançada por aqui no Brasil. Algumas escolhas de design foram horríveis no jogo base, por exemplo os Místicos, em que você tem que ficar prevendo o quanto vai atingir de cada meta do jogo, totalmente contra inexperientes do jogo e situacional até mesmo pra quem já jogou muito.
    O rebalanceamento mudou completamente algumas civilizações, como essa, e deixou outras muito mais divertidas de jogar, não sendo só um balanceamento mas uma melhor visão de como seria mais divertido e prazeroso jogar com elas.

    Indo pro assunto, o grande problema do design dos Reacionários dos pontos serem negativos é que vc dá brecha para jogadas "scriptadas", pois, achar onde vc faz a maior quantidade de pontos positivos é muito tático, vai depender da abertura dos outros jogadores, do poder atual da sua civilização, da sua carta de tapeçaria inicial, das opções disponíveis de tecnologia e é tudo uma corrida, inclusive passar de era primeiro pra tentar fisgar aqueles recursos extras. Quando você insere o reverso, cria-se um player anti-jogo, uma pessoa que tá lá só pra ser irrelevante, ela tenta interagir o menos possível com tudo na corrida dos outros jogadores, desenvolvendo um puzzle só dela de qual é a abertura que menos dá pontos. Exemplificando, seria muito interessante não pegar cartas de tecnologia no começo, pra evitar ao máximo que elas subam sozinhas nas fases de renda, logo, é muito provável que esse jogador nunca comece nessa trilha. Também é quase certo que ele sempre vai pagar recursos bônus pra pegar carta de tapeçaria, que é um bônus "ruim", coisa que seria situacional pra outros players é scriptado pra esse.

    É uma ideia muito divertida que pode deixar muitos, inclusive eu, pensando: "uau, como vou fazer pra ganhar menos pontos possível?", mas no fundo é um quebra-cabeça solo que vai fazer com que outros players pensem que vc tá jogando um jogo completamente diferente deles. Aliás, pra solo sim é uma boa civilização, isso é muito próximo daqueles designs de alguns jogos no formato "beat your own score". Perceba que vc pode jogar com essa civilização sozinho, sem bot nenhum e ficar tentando atingir a melhor pontuação possível em várias partidas. Se quiser apimentar um pouco, pode só simular alguns players subindo nas trilhas usando o dado de ciência pra tentar garfar os monumentos, mas nem é necessário, vc nem precisa muito deles.

    Como sugestão na civilização, eu ainda acho que deve haver mais uma penalidade pra forçar o player a usar os edifícios de renda. Do jeito que está "Tenha pelo menos 3 distritos concluídos" eu facilmente ignoraria e aceitaria de bom grado os 20 pontos negativos dessa, pois completar os distritos não só liberaria renda no tabuleiro como eu ganharia 1 recurso bônus por cada um deles completos, isso daria fácil mais pontos negativos do que só ignorar. Creio que seria necessário ainda por mais uma opção, como "liberar todos os edifícios de renda de um mesmo tipo", para que o jogador tenha que ter mais tensão na escolha do que ignorar.

    5
  • Sergiordg
    92 mensagens MD
    avatar
    Sergiordg 20/09/24 12:23
    Sergiordg » 20/09/24 12:23

    A ideia inicial é boa. E acho que as contribuições do w_walker são bem pertinentes também.

    2
  • BrunoMqs
    57 mensagens MD
    avatar
    BrunoMqs20/09/24 12:36
    BrunoMqs » 20/09/24 12:36

    M2a0r1c9e9l8o::Bom dia amantes de Tapestry. Navegando pelo site BGG descobri um arquivo com a seguinte Civilização criada por algum fã (Reacionários). O arquivo dizia, "Civilição de Abril". Ao verificar do que se tratava, percebi era apenas um arquivo de trolagem com a típica pegadinha de 1º de Abril. Vejam por si mesmos:

    Na imagem temos o texto original em inglês, e abaixo a tradução do mesmo em português.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/5a1b0_0d4d2y.jpg
    ___________________

    Reacionários.

    Comece o jogo com 350 pontos de vitória. (Se você ganhar os Reacionários durante o jogo, passe para 350 pontos ou mantenha sua pontuação atual, o que for maior).

    Sempre que você ganhar pontos de vitória, perca-os.

    Você não pode fazer um turno de renda enquanto ainda for capaz de avançar numa trilha.

    No início de seus turnos de renda (2-5), você pode escolher uma de suas quatro faixas de renda para ignorar em termos de renda e pontuação naquele turno.

    No final do seu último turno de renda, perca 20 pontos de vitória para cada um dos seguintes itens que você não alcançou:

    * Ter pelo menos 2 Cartas de Tecnologia.
    * Tenha pelo menos 1 Monumento.
    * Controle pelo menos 3 territórios.
    * Alcance o 3º ou 4º nível de uma trilha de Avanço.
    ___________________

    A ideia dos Reacionários começarem o jogo com 350 pontos e irem perdendo-os durante o decorrer do jogo me chamou muita atenção. Por isso resolvi adaptar essa regra para deixar de ser apenas uma trolagem e ser usada como uma nova Civilização realmente possivel de se usar durante uma partida normal de Tapestry.

    Veja como a premissa é interessante: Como jogar uma partida de Tapestry, evitando ao máximo ganhar pontos?

    Se pararmos para avaliar bem, isso não seria muito difícil, bastaria seguirmos as seguintes ações listadas abaixo que não receberíamos quase nada em pontos no final do jogo.

    1º: Evitar ao máximo ganhar edifícios de renda. Dessa forma geraremos menos recursos nos turnos de renda, que resultará em menos avanços nas trilhas durante as eras, ganhando pouquíssimos pontos.

    2º: Nas conquistas, evitar a ilha do meio e nunca escolher o dado vermelho.

    3º: Evitar jogar cartas de Tapeçaria que dêem Pontos.

    4º: Se precisar por edifícios ou monumentos na capital, evitar formar distritos, linhas e colunas...

    5º: Ao explorar posicionar os hexágonos de territórios que menos se encaixem aos tipos de terrenos em volta.

    Resumindo: Acabei percebendo que é facil ficar omisso e não receber pontos nesse jogo, deixando os Reacionários uma civilização desbalanceda por ser fácil demais vencer com ela.

    Tudo bem, tem as penalidades de -20 pontos caso não consigamos os determinados itens listados: (2 Cartas de Tecnologia / 1 Monumento / Controlar 3 Territórios / Alcançar o 3º ou 4º nível numa trilha). Mas mesmo assim, eu ainda estava achando fácil demais alcançar esses itens sem ganhar pontos.

    Por isso resolvi incrementar a regra e esse foi o resultado:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0fbd0_0d4d2y.png

    Adicionei o quesito de que precisamos de no minimo 3 distritos concluídos, para evitar perder 20 pontos no fim do jogo. Só nesse ponto já deixa o jogo mais interessante, pois o jogador é obrigado a pegar edifícios e colocá-los na capital, gerando mais recursos nas rendas, culminando em mais avanços, fazendo o jogador ter que queimar alguns neurônios para evitar ganhar mais pontos conforme vai sendo obrigado a avançar nas trilhas.

    Tudo isso me deixou animado em testar essa nova forma singular de ver o jogo.

    Gostaria agora que deixassem nos comentários suas opiniões e sugestões do que acham dessa idéia de civilização. Apontem incongruências, falhas ou deixem suas proprias ideias de regras dessa nova civilização atípica.

    Nunca joguei Tapestry e sei quase nada sobre o jogo, mas em termos de lore/tema, o termo "Reacionário" é meio que o oposto do seu card. Reacionários são ultra conservadores avessos a quaisquer tipos de mudanças sociais/culturais em uma determinado recorte. Eles representam a "reação" do status quo às mudancas propostas pelos processos revolucionários da Europa contemporânea.

    6
  • M2a0r1c9e9l8o
    204 mensagens MD
    avatar
    M2a0r1c9e9l8o20/09/24 13:11
    M2a0r1c9e9l8o » 20/09/24 13:11

    w_walker::É uma ideia muito divertida que pode deixar muitos, inclusive eu, pensando: "uau, como vou fazer pra ganhar menos pontos possível?", mas no fundo é um quebra-cabeça solo que vai fazer com que outros players pensem que vc tá jogando um jogo completamente diferente deles. Aliás, pra solo sim é uma boa civilização, isso é muito próximo daqueles designs de alguns jogos no formato "beat your own score". Perceba que vc pode jogar com essa civilização sozinho, sem bot nenhum e ficar tentando atingir a melhor pontuação possível em várias partidas. Se quiser apimentar um pouco, pode só simular alguns players subindo nas trilhas usando o dado de ciência pra tentar garfar os monumentos, mas nem é necessário, vc nem precisa muito deles.

    Como sugestão na civilização, eu ainda acho que deve haver mais uma penalidade pra forçar o player a usar os edifícios de renda. Do jeito que está "Tenha pelo menos 3 distritos concluídos" eu facilmente ignoraria e aceitaria de bom grado os 20 pontos negativos dessa, pois completar os distritos não só liberaria renda no tabuleiro como eu ganharia 1 recurso bônus por cada um deles completos, isso daria fácil mais pontos negativos do que só ignorar. Creio que seria necessário ainda por mais uma opção, como "liberar todos os edifícios de renda de um mesmo tipo", para que o jogador tenha que ter mais tensão na escolha do que ignorar.

    Minha irmã e eu jogamos muito Tapestry aqui em casa, e nossa pontuação média sempre varia entre 150 e 200 pontos. Poucas vezes, quando a sorte não está do nosso lado fazemos menos de 100. Avaliando por esse lado, uma pontuação média de 170 pontos, seria 180 pontos para os Reacionários (350-170=180). Uma pontuação relativamente boa e equilibrada. 

    Mas infelizmente esse pensamento é de um jogador que se esforçou para ganhar esses pontos, e não de um que está fazendo o possivel para evitá-los.

    Achei ótima a ideia de adicionar mais um quesito de penalidade sendo "liberar todos os edifícios de renda de um mesmo tipo" . E acho que esse quesito poderia ser diferente dos outros. Por exemplo "Libere todas as Habitações; No fim do jogo perca a quantidade de pontos dependendo das habitações que foram liberadas.

    0 habitações: menos 60 pontos
    1 habitação:  menos 50 pontos
    2 habitações: menos 40 pontos 
    3 habitações: menos 30 pontos
    4 habitações: menos 20 pontos
    5 habitações: não perca pontos

    As habitações liberam a pontuação da capital, obrigando o jogador a posicioná-las o mais aleatório possivel, pois a cada linha e coluna concluidos, geraria mais pontos negativos.
    Daí os monumentos obrigatórios também deixariam essa parte mais interessante, pois alguns teriam que ser posicionados da mesma forma, complicando a parte de evitar linhas e colunas. Inadivertidamente o jogador iria acabar concluindo um distrito no processo e já geraria mais recursos... 

    O legal é que isso obrigaria o jogador a tentar ao máximo conseguir as habitações de outra forma, (cartas de tecnologia, fichas de territorio, avançar na trilha de tecnologia e etc...), pois a trilha de ciencias é uma que dá muitos avanços extras nos espaços finais... E o jogador quer evitar a todo custo esses avanços.  O mais interessante é que para evitar subir na trilha de ciencias e tentar essas outras formas de conseguir habitações, obrigaria o jogador a subir na trilha de exploração e tecnologia tambem.

    kkk... Mano eu amei esse quebra-cabeça. Por isso eu queria tentar equilibrar essa civilização com a ajuda de vocês. Vai ser muito top.

    3
  • M2a0r1c9e9l8o
    204 mensagens MD
    avatar
    M2a0r1c9e9l8o20/09/24 13:20
    M2a0r1c9e9l8o » 20/09/24 13:20

    BrunoMqs::
    Nunca joguei Tapestry e sei quase nada sobre o jogo, mas em termos de lore/tema, o termo "Reacionário" é meio que o oposto do seu card. Reacionários são ultra conservadores avessos a quaisquer tipos de mudanças sociais/culturais em uma determinado recorte. Eles representam a "reação" do status quo às mudancas propostas pelos processos revolucionários da Europa contemporânea.

    Boa observação. Mas me baseei na segunda definição da palavra no dicionário. Não sei se interpretei incorretamente.

    Dicionário - Reacionário
    1. relativo, pertencente ou favorável à reação, ou caracterizado pela mesma; reacionarista, reacionista.
    2. direito - contrário, hostil à democracia; antidemocrático.

    Mas como o nome dessa civilização está apenas dessa forma porque foi o termo traduzido do inglês, pode-se muito bem trocar o nome para, por exemplo, Contraditórios

    1
  • Antonio Ernande
    257 mensagens MD
    avatar
    Antonio Ernande20/09/24 13:51
    Antonio Ernande » 20/09/24 13:51

    M2a0r1c9e9l8o::
    BrunoMqs::
    Nunca joguei Tapestry e sei quase nada sobre o jogo, mas em termos de lore/tema, o termo "Reacionário" é meio que o oposto do seu card. Reacionários são ultra conservadores avessos a quaisquer tipos de mudanças sociais/culturais em uma determinado recorte. Eles representam a "reação" do status quo às mudancas propostas pelos processos revolucionários da Europa contemporânea.

    Boa observação. Mas me baseei na segunda definição da palavra no dicionário. Não sei se interpretei incorretamente.

    Dicionário - Reacionário
    1. relativo, pertencente ou favorável à reação, ou caracterizado pela mesma; reacionarista, reacionista.
    2. direito - contrário, hostil à democracia; antidemocrático.

    Mas como o nome dessa civilização está apenas dessa forma porque foi o termo traduzido do inglês, pode-se muito bem trocar o nome para, por exemplo, ContraditóriosCara

    Cara, concordo com o Bruno, o que ele falou é a correta acepção da palavra usada no card em inglês. Até pelas regras da "civilização" dá pra perceber um pouco desse sentido...
    O problema é que vc inseriu um texto e foto apresentando uma ideia anarquista, por assim dizer. E, ainda, não tem muito sentido colocar "contraditórios", não faz sentido. 
    Se vc realmente quiser colocar um texto ali, e uma imagem, sugiro colocar o conceito falado pelo Bruno, pq é o que significa mesmo Reacionários, o famoso "Reaça" kkk e restaurar a antiga foto, ou pegar outra no mesmo sentido, com velhos aristocratas por exemplo... e pode escolher um sinônimo, de mais fácil compreensão, por exemplo, "Conservadores"

    2
  • w_walker
    124 mensagens MD
    avatar
    w_walker20/09/24 15:18
    w_walker » 20/09/24 15:18

    M2a0r1c9e9l8o::
    w_walker::É uma ideia muito divertida que pode deixar muitos, inclusive eu, pensando: "uau, como vou fazer pra ganhar menos pontos possível?", mas no fundo é um quebra-cabeça solo que vai fazer com que outros players pensem que vc tá jogando um jogo completamente diferente deles. Aliás, pra solo sim é uma boa civilização, isso é muito próximo daqueles designs de alguns jogos no formato "beat your own score". Perceba que vc pode jogar com essa civilização sozinho, sem bot nenhum e ficar tentando atingir a melhor pontuação possível em várias partidas. Se quiser apimentar um pouco, pode só simular alguns players subindo nas trilhas usando o dado de ciência pra tentar garfar os monumentos, mas nem é necessário, vc nem precisa muito deles.

    Como sugestão na civilização, eu ainda acho que deve haver mais uma penalidade pra forçar o player a usar os edifícios de renda. Do jeito que está "Tenha pelo menos 3 distritos concluídos" eu facilmente ignoraria e aceitaria de bom grado os 20 pontos negativos dessa, pois completar os distritos não só liberaria renda no tabuleiro como eu ganharia 1 recurso bônus por cada um deles completos, isso daria fácil mais pontos negativos do que só ignorar. Creio que seria necessário ainda por mais uma opção, como "liberar todos os edifícios de renda de um mesmo tipo", para que o jogador tenha que ter mais tensão na escolha do que ignorar.

    Minha irmã e eu jogamos muito Tapestry aqui em casa, e nossa pontuação média sempre varia entre 150 e 200 pontos. Poucas vezes, quando a sorte não está do nosso lado fazemos menos de 100. Avaliando por esse lado, uma pontuação média de 170 pontos, seria 180 pontos para os Reacionários (350-170=180). Uma pontuação relativamente boa e equilibrada. 

    Mas infelizmente esse pensamento é de um jogador que se esforçou para ganhar esses pontos, e não de um que está fazendo o possivel para evitá-los.

    Achei ótima a ideia de adicionar mais um quesito de penalidade sendo "liberar todos os edifícios de renda de um mesmo tipo" . E acho que esse quesito poderia ser diferente dos outros. Por exemplo "Libere todas as Habitações; No fim do jogo perca a quantidade de pontos dependendo das habitações que foram liberadas.

    0 habitações: menos 60 pontos
    1 habitação:  menos 50 pontos
    2 habitações: menos 40 pontos 
    3 habitações: menos 30 pontos
    4 habitações: menos 20 pontos
    5 habitações: não perca pontos

    As habitações liberam a pontuação da capital, obrigando o jogador a posicioná-las o mais aleatório possivel, pois a cada linha e coluna concluidos, geraria mais pontos negativos.
    Daí os monumentos obrigatórios também deixariam essa parte mais interessante, pois alguns teriam que ser posicionados da mesma forma, complicando a parte de evitar linhas e colunas. Inadivertidamente o jogador iria acabar concluindo um distrito no processo e já geraria mais recursos... 

    O legal é que isso obrigaria o jogador a tentar ao máximo conseguir as habitações de outra forma, (cartas de tecnologia, fichas de territorio, avançar na trilha de tecnologia e etc...), pois a trilha de ciencias é uma que dá muitos avanços extras nos espaços finais... E o jogador quer evitar a todo custo esses avanços.  O mais interessante é que para evitar subir na trilha de ciencias e tentar essas outras formas de conseguir habitações, obrigaria o jogador a subir na trilha de exploração e tecnologia tambem.

    kkk... Mano eu amei esse quebra-cabeça. Por isso eu queria tentar equilibrar essa civilização com a ajuda de vocês. Vai ser muito top.

    Boa, é isso, pra essa civilização creio que você achou um bom equilíbrio inicial pro quebra-cabeça ser divertido. Ao menos o jogador vai ter que ficar sempre se equilibrando entre pegar benefícios ou fugir deles, ainda vai ser difícil balancear.
    Sobre a pontuação, pelos jogos que jogamos aqui, o vencedor fica entre 250-300 pontos normalmente e no manual mesmo fala que uma ótima pontuação são 300 pontos. Não é impossível passar dos 400 pontos com uns combos muito bons, por exemplo pegando umas 3 civilizações ou mais. No caso de um placar estrondoso desse, os Reacionários já estariam desclassificados mesmo se ficassem com o placar máximo.

    2
  • Sergiordg
    92 mensagens MD
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    Sergiordg 20/09/24 18:17
    Sergiordg » 20/09/24 18:17

    Também creio que uma imagem de aristocratas seja melhor. E a palavra se manteria, pois são pessoas com privilégios (pontos altos) que buscam reagir de forma anacrônica aos acontecimentos e às ações da sociedade e das demais civilizações para manter seu status quo. Porém, como a história é dinâmica, eles acabam perdendo parte desse privilégio com o passar das eras, mesmo lutando contra isso.

    1
  • gabriel
    1472 mensagens MD
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    gabriel20/09/24 20:43
    gabriel » 20/09/24 20:43

    Sergiordg ::Também creio que uma imagem de aristocratas seja melhor. E a palavra se manteria, pois são pessoas com privilégios (pontos altos) que buscam reagir de forma anacrônica aos acontecimentos e às ações da sociedade e das demais civilizações para manter seu status quo. Porém, como a história é dinâmica, eles acabam perdendo parte desse privilégio com o passar das eras, mesmo lutando contra isso.

    Quem dera perdessem, meu amigo... quem dera. No máximo dão os anéis para não perder os dedos.

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