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Como, quando, quem vai trazer S.T.A.L.K.E.R ptbr?

S.T.A.L.K.E.R. The Board Game
  • arthureloi
    38 mensagens MD
    avatar
    arthureloi26/10/24 13:05
    arthureloi » 26/10/24 13:05

    Patrickdsp7::
    arthureloi::
    Vou começar fazendo um disclaimer para não gerar da galera respostas como "Nossa, mas esses jogos não têm nada a ver com o Stalker!"

    É necessário ter em mente que esse jogo do Stalker inova em várias frentes, então não tem nada no mercado igual a ele. Já vou pontuar em que ele é bem diferente, são coisas que geralmente não vai achar nos outros jogos, ou achar uma característica aqui e ali mas não juntas:

    - Campanha curta, em poucas sessões você conclui uma (O jogo novo do Elder Scrolls vai vir assim, parece ser uma nova tendência);

    - Mecanismos de Stealth (vi que dá pra ir eliminando alguns, ou vários inimigos, sem chamar a atenção dos outros, antes de iniciar o combate pra valer);

    - Mecanismos de tiroteio bem brutais (a partir do momento em que chamou a atenção de alguém, entra no combate pra valer com zonas de visibilidade, cobertura etc);

    - Radiação (você tem um contador de radiação que vai aumentando ao longo da partida, representando sua radiação acumulada, e, especialmente quando vai tentar pegar uma anomalia, sua radiação pode subir muito, e também precisa pensar em maneiras de reduzir essa radiação);

    - Os mapas misturam pontos fixos com cartas modulares que vão modificando esses mapas, o que aumenta a variabilidade;

    - Por fim, mistura de ação com horror, assim como nas obras originais de Stalker.

    Como você vê, tem bastante coisa bem única e longe de genérica como os desinformados colocaram aí nos posts acima.

    Mas, mesmo assim, eu ainda enquadro o Stalker no gênero Dungeon Crawler, e dá pra traçar paralelos com vários jogos. Regra: o jogo tem de ser PvE como o Stalker (PvPs não entram).Vou citar alguns da minha coleção (evidente que há diferenças temáticas e mecânicas, nenhum jogo é igualzinho ao outro):

    - Project: Elite;
    - Zombicide: Black Plague;
    - Zombicide: Green Horde;
    - Zombicide: Invader;
    - Nemesis;
    - Nemesis: Lockdown;
    - Nemesis: Retaliation;
    - Middara;
    - Elder Scrolls: Betrayal of the Second Era;
    - Gloomhaven;
    - Frosthaven;
    - Gloomhaven: Jaws of the Lion;
    - Batman: Gotham City Chronicles (modo solo/coop);
    - Company of Heroes (modo solo/coop com fog of war);
    - Fallen Land;
    - Street Masters;
    - Wildlands (com a expansão de solo/coop).

    Tem vários outros mas eu preferi colocar os da minha coleção pois eu os conheço bem e recomendo.

    Cara, achei muito boa as poucas descrições que você deu, eu não tenho habilidade com o inglês, então está fora de cogitação assistir reviews... a única coisa que não me agrada são campanhas muito curtas. Sabe alguma informação sobre quantidade de cenários ou missões, e o tempo médio de duração de cada uma?

    Pelo que eu entendi, vai ser no modelo que está em tendência agora (3 sessões ou 12 horas de jogo para uma campanha inteira). 

    Não é nada mal, contando que há várias campanhas diferentes e cada uma tem rejogabilidade boa. E os Stalkers em si se diferenciam muito um do outro, aumentando também a rejogabilidade.

    Além disso, vai ter o zone mode, que basicamente vai ser uma maneira de elaborar campanhas de forma aleatória, elevando a rejogabilidade ao infinito.

    0
  • Patrickdsp7
    115 mensagens MD
    avatar
    Patrickdsp726/10/24 13:44
    Patrickdsp7 » 26/10/24 13:44

    arthureloi::
    Pelo que eu entendi, vai ser no modelo que está em tendência agora (3 sessões ou 12 horas de jogo para uma campanha inteira). 

    Não é nada mal, contando que há várias campanhas diferentes e cada uma tem rejogabilidade boa. E os Stalkers em si se diferenciam muito um do outro, aumentando também a rejogabilidade.

    Além disso, vai ter o zone mode, que basicamente vai ser uma maneira de elaborar campanhas de forma aleatória, elevando a rejogabilidade ao infinito.

    Poxa, achei pouco. Claro que a rejogabilidade e possibilidade de criar campanhas aleatórias ajudam, mas no geral, para toda dimensão do jogo eu acho que poderia ser criado mais. Bom, que assim seja! 

    0
  • arthureloi
    38 mensagens MD
    avatar
    arthureloi26/10/24 13:54
    arthureloi » 26/10/24 13:54

    Patrickdsp7::
    arthureloi::
    Pelo que eu entendi, vai ser no modelo que está em tendência agora (3 sessões ou 12 horas de jogo para uma campanha inteira). 

    Não é nada mal, contando que há várias campanhas diferentes e cada uma tem rejogabilidade boa. E os Stalkers em si se diferenciam muito um do outro, aumentando também a rejogabilidade.

    Além disso, vai ter o zone mode, que basicamente vai ser uma maneira de elaborar campanhas de forma aleatória, elevando a rejogabilidade ao infinito.

    Poxa, achei pouco. Claro que a rejogabilidade e possibilidade de criar campanhas aleatórias ajudam, mas no geral, para toda dimensão do jogo eu acho que poderia ser criado mais. Bom, que assim seja! 

    O jogo vem com 4 campanhas diferentes (48 horas de jogo ou 12 sessões de 4 horas cada). 

    As campanhas são rejogáveis pois os mapas são modulares e mudam de acordo com a partida.

    Fora isso, tem o zone survival que permite criar cenários aleatórios e únicos.

    Você esperava algo mais?

    0
  • Patrickdsp7
    115 mensagens MD
    avatar
    Patrickdsp726/10/24 14:01
    Patrickdsp7 » 26/10/24 14:01

    arthureloi::O jogo vem com 4 campanhas diferentes (48 horas de jogo ou 12 sessões de 4 horas cada). 

    As campanhas são rejogáveis pois os mapas são modulares e mudam de acordo com a partida.

    Fora isso, tem o zone survival que permite criar cenários aleatórios e únicos.

    Você esperava algo mais?

    Ah bem, aí sim!
    Pelo que você postou eu tinha entendido ser uma só, embora eu tivesse uma vaga desconfiança de ter visto algo na página de financiamento coletivo que tinha mais de uma, mas minha memória é ruim rs. Além disso, muitos jogos adotam campanhas extras como forma de rentabilizar o jogo através de expansões, então eu não tinha certeza. 
    "Pelo que eu entendi, vai ser no modelo que está em tendência agora (3 sessões ou 12 horas de jogo para uma campanha inteira)."
    Veha, entendi vocês dizer que era uma campanha dividida e três sessões de quatro horas.

    0
  • arthureloi
    38 mensagens MD
    avatar
    arthureloi26/10/24 14:04
    arthureloi » 26/10/24 14:04

    Patrickdsp7::
    arthureloi::O jogo vem com 4 campanhas diferentes (48 horas de jogo ou 12 sessões de 4 horas cada). 

    As campanhas são rejogáveis pois os mapas são modulares e mudam de acordo com a partida.

    Fora isso, tem o zone survival que permite criar cenários aleatórios e únicos.

    Você esperava algo mais?

    Ah bem, aí sim!
    Pelo que você postou eu tinha entendido ser uma só, embora eu tivesse uma vaga desconfiança de ter visto algo na página de financiamento coletivo que tinha mais de uma, mas minha memória é ruim rs. Além disso, muitos jogos adotam campanhas extras como forma de rentabilizar o jogo através de expansões, então eu não tinha certeza. 
    "Pelo que eu entendi, vai ser no modelo que está em tendência agora (3 sessões ou 12 horas de jogo para uma campanha inteira)."
    Veha, entendi vocês dizer que era uma campanha dividida e três sessões de quatro horas.

    Falha minha. Vale ressaltar que eventual versão que vier provavelmente será a versão retail (não inclui os stretch goals), ou seja, viria com 3 campanhas em vez de 4. Posso estar enganado, mas geralmente é assim.

    A 4ª campanha, adicional, é um stretch goal.

    0
  • MarceloOliveira
    30 mensagens MD
    avatar
    MarceloOliveira26/10/24 17:18
    MarceloOliveira » 26/10/24 17:18

    arthureloi::
    MarceloOliveira::
    arthureloi::O sujeito não sabe nada dos livros, nada do filme, nada do jogo digital. Não sabe nada de Awaken Realms.

    E ainda canta de galo como se ignorância fosse algo positivo.

    Chama o jogo de Sniper. Não sabe nem o nome do board game.

    Meu caro, o que está fazendo aqui? Está totalmente desorientado. Não contribui em nada no tópico. Saia de fininho que está feio, vai.

    On topic: O board game do Stalker tem recebido bons reviews, inclusive de um dos meus canais favoritos, Board Game Bollocks. Eu não tinha muito interesse por já ter uma coleção muito grande (200 jogos + inúmeras expansões, hoje falta espaço rsrs) e vários jogos no mesmo estilo, apesar de adorar a franquia.

    No entanto, juntando a qualidade da AR, o setting maravilhoso do jogo, o gameplay que parece estar muito bom, misturando stealth com tiroteios rápidos e brutais, toques de horror e do bizarro, e campanhas curtas e rejogáveis, parece-me que temos uma receita de sucesso aqui.

    Hoje, espero que seja sim trazido para o BR, mas certamente o preço será salgado. Fica a esperança.

    Quando menciona "varios no mesmo estilo" se refere quais?
    Pq o q me cativou foi a mecânica ímpar do jogo, a game play dele eu ainda nao vi em outro jogo. Concordo qdo vc menciona que ele tem características de Dungeon Crawler, mas no meu ponto de vista achei um jogo autêntico. E discordando do jovem mais acima, a Awaken Realms jamais se envolveria na producao de um jogo mais do mesmo, ou sem chance de ser sucesso... Haja vista This War of Mine, Tainted Grail, ISS Vanguard, e agora reprint a la AR de Puerto Rico, como exemplos...

    Vou começar fazendo um disclaimer para não gerar da galera respostas como "Nossa, mas esses jogos não têm nada a ver com o Stalker!"

    É necessário ter em mente que esse jogo do Stalker inova em várias frentes, então não tem nada no mercado igual a ele. Já vou pontuar em que ele é bem diferente, são coisas que geralmente não vai achar nos outros jogos, ou achar uma característica aqui e ali mas não juntas:

    - Campanha curta, em poucas sessões você conclui uma (O jogo novo do Elder Scrolls vai vir assim, parece ser uma nova tendência);

    - Mecanismos de Stealth (vi que dá pra ir eliminando alguns, ou vários inimigos, sem chamar a atenção dos outros, antes de iniciar o combate pra valer);

    - Mecanismos de tiroteio bem brutais (a partir do momento em que chamou a atenção de alguém, entra no combate pra valer com zonas de visibilidade, cobertura etc);

    - Radiação (você tem um contador de radiação que vai aumentando ao longo da partida, representando sua radiação acumulada, e, especialmente quando vai tentar pegar uma anomalia, sua radiação pode subir muito, e também precisa pensar em maneiras de reduzir essa radiação);

    - Os mapas misturam pontos fixos com cartas modulares que vão modificando esses mapas, o que aumenta a variabilidade;

    - Por fim, mistura de ação com horror, assim como nas obras originais de Stalker.

    Como você vê, tem bastante coisa bem única e longe de genérica como os desinformados colocaram aí nos posts acima.

    Mas, mesmo assim, eu ainda enquadro o Stalker no gênero Dungeon Crawler, e dá pra traçar paralelos com vários jogos. Regra: o jogo tem de ser PvE como o Stalker (PvPs não entram).Vou citar alguns da minha coleção (evidente que há diferenças temáticas e mecânicas, nenhum jogo é igualzinho ao outro):

    - Project: Elite;
    - Zombicide: Black Plague;
    - Zombicide: Green Horde;
    - Zombicide: Invader;
    - Nemesis;
    - Nemesis: Lockdown;
    - Nemesis: Retaliation;
    - Middara;
    - Elder Scrolls: Betrayal of the Second Era;
    - Gloomhaven;
    - Frosthaven;
    - Gloomhaven: Jaws of the Lion;
    - Batman: Gotham City Chronicles (modo solo/coop);
    - Company of Heroes (modo solo/coop com fog of war);
    - Fallen Land;
    - Street Masters;
    - Wildlands (com a expansão de solo/coop).

    Tem vários outros mas eu preferi colocar os da minha coleção pois eu os conheço bem e recomendo.

    Foi exatamente o que me atraiu e chamou a atenção nesse BG, os pontos que vc frisou. Meu ingles é instrumental, se houver dependencia de idioma eu nao ia conseguir curtir, mas que a versao KS estava uma tentacao, estava.
    Nao li os livros, e só depois que vi o KS do BG que, pesquisando mais, descobri que era tbm um jogo eletrônico, e que jogo!
    4 campanhas, com um total de 48h aprox eh algo bom, mas nao sei se justifica um preço absurdo. Mil reais? Pra mim estaria bom, mas isso retail neh? Um KS completo 2k estava perfeito, mas, ainds assim 2000 ÷ 48 sao 41,66 reais por hora...

    0
  • rebolo
    60 mensagens MD
    avatar
    rebolo07/11/24 13:13
    rebolo » 07/11/24 13:13

    Chegando meio atrasado aqui...

    Eu não gosto da Aweken Realms no geral (e passei a desgostar mais ainda com as políticas de uso de inteligência artificial nos jogos dela), as experiências que tive com os jogos dela foram sempre medianas para baixo e minha familiaridade com a franquia STALKER se encerra no nome, embora sempre tivesse interesse de conhecer mais... dito isso, esse board game do STALKER parece muito lindo e se a MeepleBR trouxer para cá, estarei na fila para comprar também :)


    Só posso falar sobre o que vi em vídeos e relatos, mas gosto muito da ideia de um dungeon crawler que realmente valoriza o preparo, e que um errinho pode ser mortal!  Me interessei mais pelo modo infinito one shot do que pela campanha, porque minha satisfação com esse tipo de jogo geralmente vem das possibilidades táticas em vez da narrativa que eles tentam proporionar. Vejo esse jogo se encaixando perfeitamente para aquelas sessões de guilt pleasure solo hehe

    Em relação as campanhas curtas, já posso dizer que sou fã. Você tem uma progressão em um ritmo mais aproximado do que esperamos em um board game e traz a possibilidade de jogar diversas campanhas com mais grupos, testar coisas diferentes e etc, pelo menos essa foi a experiência que tive com Slay the Spire e espero ter o Elder Scrolls da Chip Theory Games.

    E só como adendo, um jogo com mecânicas stealth semelhantes é o Burncycle (esse com certeza nunca veremos ser lançado no Brasil), então fica mais um motivo para querer o Stalker tupiniquim! 

    2
  • MarceloOliveira
    30 mensagens MD
    avatar
    MarceloOliveira13/01/25 07:59
    MarceloOliveira » 13/01/25 07:59

    Pedidos às Editoras

    Deixa like no S.T.A.L.K.E.R. lá! 

    0
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