fantafanta::
Mas eu gostaria de estender essa pergunta. Qual jogo hoje em dia é memorável? São tantos os títulos lançados em tão pouco tempo que dificilmente a comunidade, no geral, irá se debruçar e esmiuçar um jogo até a sua exaustão. Para mim Paris é um jogo memorável, justamente porque eu me permiti criar boas memórias com ele. Passei muitos momentos agradáveis em família jogando Paris. Muitos mais que vários jogos consagrados do hobby, esses sim esquecíveis para mim.
Excelente comentário como um todo, mas destaco essa parte! Não existe isso de jogo "memorável" por si só, construir memórias depende mais das pessoas que do jogo (mesmo que você jogue sozinho!).
Sobre jogos "memoráveis", Paris (o jogo) e vários outros encalhados mal rankeados, eu sempre lembro de uma parte do livro
"Não me Faça Pensar" (Steve Krug).
O livro fala sobre usabilidade na web e ele aborda bastante o comportamento de usuários buscando alguma coisa na internet. Ele explica que na internet as pessoas tem tantas opções disponíveis e a poucos cliques de distância que se não ela ver quase imediatamente o que ela quer ao acessar o seu site, ela muito provavelmente vai desistir e vai tentar encontrar o que ela procura em outro. Se em seu e-commerce um formulário de cadastro é muito grande ou se houver a mínimo dificuldade de uso você vai perder o que a gente chama de "conversões" (que é o momento que usuário "fecha negócio" com a sua página, geralmente comprando um produto).
Mas a parte que eu realmente lembro quando penso no livro é a comparação de um site com um outdoor em uma estrada, porque o seu site não é uma página de revista que o usuário se proprõe a ler, ele na verdade é um outdoor no meio de vários outros e o seu usuário vai passar por ele a mais de 100k/h e vai ter somente um relance antes de outro outdoor aparecer.
Eu vejo muito esse feito no hobby também (e em outras coisas), observando os padrões de consumo no que diz respeito as jogos. As pessoas não querem mais esperar porque tem outro jogo esperando pra ser comprado, jogado e largado... Se o seu jogo não colocar quase todas as qualidades dele na camada superficial, se ele não entregar tudo na primeira partida de forma clara, se o jogador não entende-lo, o risco que o seu jogo corre de não cair no gosto da massa é bem grande.
Na minha experiência pessoal, mais de uma vez eu me vi redescobrindo jogos que eu não gostava e passei a gostar simplesmente porque eu tive paciência. Não estou dizendo que todos os jogos vão ficar bons simplesmente porque você jogou mais, mas garanto que muitos vão melhorar bastante!