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    pedro1508200027/08/24 12:50
    avatar
    pedro15082000
    27/08/24 12:50
    20 mensagens MD

     Olá mais uma vez, SI se tornou meu jogo favorito, e durante as jopgatinas sempre vem algumas dúvidas. Dessa vez é algo simples, e eu queria mais saber como vcs fazem, todo mundo já sabe que a fase dos poderes rápidos só acontece quando todo mundo joga as cartas de poder, a questão aqui é eu achei bem mais prático jogando e já ir realizando no mapa os efeitos rápidos. Como vc fazem  ? conhecem alguma interação que faria sentido me fazer "jogar da forma certa" ? 
     

     

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  • VitorMX
    2341 mensagens MD
    avatar
    VitorMX27/08/24 14:05
    VitorMX » 27/08/24 14:05

    É ultra simples.
    Primeiro todos descem as cartas rápida, pagam por elas e depois de TODOS terem descido, ai vão realizando os efeitos.
    Sugiro fazer uma carta por vez. Se mais de um jogador for fazer ao mesmo tempo e sem conversar, pode dar problema

    1
  • pedro15082000
    20 mensagens MD
    avatar
    pedro1508200027/08/24 14:23
    pedro15082000 » 27/08/24 14:23

    Mas não consigo imaginar o sintido de não realizar o efeito rápido depois de jogar a carta, imagina ficar marcando o mapa com 3 pessoas jogando, cada uma podendo jogar 5 cartas, fica muito confuso.

    0
  • Gini
    78 mensagens MD
    avatar
    Gini27/08/24 14:48
    Gini » 27/08/24 14:48

    Nesse jogo existe bastante flexibilidade ao resolver as cartas jogadas em relação a ordem dos jogadores, devendo se atentar apenas a resolver as cartas por inteiro ao passar para uma próxima resolução de carta (ou seja, não vale/pode resolver a carta pela metade, resolver uma outra carta e depois voltar nessa primeira que ficou 'metade' resolvida para termina-la).

    A fase dos poderes rápidos ocorre logo após cada jogador jogar suas cartas e pagar por elas, então primeiro definimos as cartas de todos os jogadores da mesa, pagamos por elas e só depois resolvemos os efeitos rápidos da maneira que for conveniente (as vezes um jogador faz tudo o que tem que fazer, as vezes vamos intercalando, no geral depende se a ordem importa ou não). Como é um jogo cooperativo de comunicação aberta, preferimos fazer dessa forma para debater/planejar o necessário no momento em que estamos escolhendo as cartas pois assim quando entra a fase de resolução, já está tudo teorizado/pensado e basta botar em ação (com todos os jogadores contribuindo para isso).

    Não vejo problemas nas regras do jogo em jogar um poder rápido, pagar por ele e imediatamente resolver o seu efeito, mas dá margem para o famoso "alpha player" que sai fazendo tudo na frente dos outros sem planejar muito (ou só planejando em sua cabeça, sem se comunicar) e logo que terminar suas ações, vai querer resolver as ações de outros players da mesa da mesma forma.

    Aqui ele é considerado um jogo de AP alto, então o grupo todo frita muito durante a fase de escolha/planejamento das cartas/turno, tanto que conforme a quantidade de jogadores aumenta, o tempo de jogo aumenta drasticamente, mas preferimos jogar dessa forma do que ter apenas um jogador na mesa jogando por todos.

    0
  • LrzPlays
    819 mensagens MD
    avatar
    LrzPlays27/08/24 14:52
    LrzPlays » 27/08/24 14:52

    Primeiro todo mundo desce todas as cartas que vão jogar naquele turno com o custo em cima das cartas.
    Depois que TODO MUNDO tiver baixado todas as cartas e colocado os tokens de custo em cima delas, resolvemos as cartas rápidas na ordem que for melhor pra mesa, e pra marcar que já foi resolvida a carta, simplesmente tiramos os tokens de custo de cima delas.

    Aqui funciona muito bem, mas acho válido ressaltar que não jogo Spirit Island com 4+. No máximo 3, senão fico com dor de cabeça hahaha.

    3
  • pedro15082000
    20 mensagens MD
    avatar
    pedro1508200027/08/24 14:59
    pedro15082000 » 27/08/24 14:59

    Gini::Nesse jogo existe bastante flexibilidade ao resolver as cartas jogadas em relação a ordem dos jogadores, devendo se atentar apenas a resolver as cartas por inteiro ao passar para uma próxima resolução de carta (ou seja, não vale/pode resolver a carta pela metade, resolver uma outra carta e depois voltar nessa primeira que ficou 'metade' resolvida para termina-la).

    A fase dos poderes rápidos ocorre logo após cada jogador jogar suas cartas e pagar por elas, então primeiro definimos as cartas de todos os jogadores da mesa, pagamos por elas e só depois resolvemos os efeitos rápidos da maneira que for conveniente (as vezes um jogador faz tudo o que tem que fazer, as vezes vamos intercalando, no geral depende se a ordem importa ou não). Como é um jogo cooperativo de comunicação aberta, preferimos fazer dessa forma para debater/planejar o necessário no momento em que estamos escolhendo as cartas pois assim quando entra a fase de resolução, já está tudo teorizado/pensado e basta botar em ação (com todos os jogadores contribuindo para isso).

    Não vejo problemas nas regras do jogo em jogar um poder rápido, pagar por ele e imediatamente resolver o seu efeito, mas dá margem para o famoso "alpha player" que sai fazendo tudo na frente dos outros sem planejar muito (ou só planejando em sua cabeça, sem se comunicar) e logo que terminar suas ações, vai querer resolver as ações de outros players da mesa da mesma forma.

    Aqui ele é considerado um jogo de AP alto, então o grupo todo frita muito durante a fase de escolha/planejamento das cartas/turno, tanto que conforme a quantidade de jogadores aumenta, o tempo de jogo aumenta drasticamente, mas preferimos jogar dessa forma do que ter apenas um jogador na mesa jogando por todos.

     Então, como o jogo permite escolher a ordem de todos as cartas independente da ordem em que elas foram jogadas, fica muito mais fácil meu grupo debater sobre oq fazer e quando tivermos certeza sobre uma etapa, já jogar a carta e realizar seu efeito.
     Por exemplo, estamos em duvida sobre oq fazer mas temos certeza que iremos usar uma carta ( faremos de conta que ela irá destruir uma cidade -efeito rápido-), não vejo motivo para não realizar o efeito e voltarmos a descutir o restante. Aliás, antes da expansão, a gente nem tinha marcador o suficiente por player para marcar ações rápidas e lentas.Contudo, consigo realmente ver a possibilidade de surgir um alpha player dessa forma.

    0
  • VitorMX
    2341 mensagens MD
    avatar
    VitorMX27/08/24 15:01
    VitorMX » 27/08/24 15:01

    pedro15082000::Mas não consigo imaginar o sintido de não realizar o efeito rápido depois de jogar a carta, imagina ficar marcando o mapa com 3 pessoas jogando, cada uma podendo jogar 5 cartas, fica muito confuso.

    Já perdi as contas de quantas partidas joguei desse jogo e garanto que nao fica. 
    Muito pior é cada um jogar seu joguinho e ir fazendo seu efeito sem nem verificar se vai impactar no do colega ou não.
    Imagina tu descendo uma carta de causar 2 de dano e tu já destruindo algo que eu estava preste a fazer de forma mais eficaz? 

    1
  • pedro15082000
    20 mensagens MD
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    pedro1508200027/08/24 15:01
    pedro15082000 » 27/08/24 15:01

    LrzPlays::Primeiro todo mundo desce todas as cartas que vão jogar naquele turno com o custo em cima das cartas.
    Depois que TODO MUNDO tiver baixado todas as cartas e colocado os tokens de custo em cima delas, resolvemos as cartas rápidas na ordem que for melhor pra mesa, e pra marcar que já foi resolvida a carta, simplesmente tiramos os tokens de custo de cima delas.

    Aqui funciona muito bem, mas acho válido ressaltar que não jogo Spirit Island com 4+. No máximo 3, senão fico com dor de cabeça hahaha.

     Eu tinha entendido a regra, minha questão era mais sobre a necessidade de ser dessa forma, no jogo base mesmo tenho apenas 4 marcadores ( se minha memória nçao estiver falha) sendo que posso as vezes, jogar mais que quatro cartas. 

    0
  • pedro15082000
    20 mensagens MD
    avatar
    pedro1508200027/08/24 15:04
    pedro15082000 » 27/08/24 15:04

    VitorMX::
    pedro15082000::Mas não consigo imaginar o sintido de não realizar o efeito rápido depois de jogar a carta, imagina ficar marcando o mapa com 3 pessoas jogando, cada uma podendo jogar 5 cartas, fica muito confuso.

    Já perdi as contas de quantas partidas joguei desse jogo e garanto que nao fica. 
    Muito pior é cada um jogar seu joguinho e ir fazendo seu efeito sem nem verificar se vai impactar no do colega ou não.
    Imagina tu descendo uma carta de causar 2 de dano e tu já destruindo algo que eu estava preste a fazer de forma mais eficaz? 

     Mas em nenhum momento eu disse que não haveria discussões sobre oq fazer. Na minha segunda jogatina com a gata, ela ja estava reclamando que não tinha marcadores o suficiente da cor dela.

    0
  • Gini
    78 mensagens MD
    avatar
    Gini27/08/24 15:26
    Gini » 27/08/24 15:26

    pedro15082000::
    LrzPlays::Primeiro todo mundo desce todas as cartas que vão jogar naquele turno com o custo em cima das cartas.
    Depois que TODO MUNDO tiver baixado todas as cartas e colocado os tokens de custo em cima delas, resolvemos as cartas rápidas na ordem que for melhor pra mesa, e pra marcar que já foi resolvida a carta, simplesmente tiramos os tokens de custo de cima delas.

    Aqui funciona muito bem, mas acho válido ressaltar que não jogo Spirit Island com 4+. No máximo 3, senão fico com dor de cabeça hahaha.

     Eu tinha entendido a regra, minha questão era mais sobre a necessidade de ser dessa forma, no jogo base mesmo tenho apenas 4 marcadores ( se minha memória nçao estiver falha) sendo que posso as vezes, jogar mais que quatro cartas. 

    Só um adendo nesse ponto... os marcadores são para marcar territórios com efeitos temporários e não para marcar toda carta/ação. Por exemplo: se uma carta que você planejou jogar vai fazer 2 de dano em um território, não é pra deixar aquele território marcado até o momento em que realiza o dano, na verdade não é nem pra marcar o território porque 2 de dano não é um efeito temporário. Um efeito temporário poderia ser "Invasores pulam todas as suas ações", como descrito no manual de regras página 17:
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