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POLE POSITION - Segundas Impressões

Pole Position
  • Doidera
    1028 mensagens MD
    avatar
    Doidera31/08/24 00:48
    Doidera » 31/08/24 00:48

    Descolado::
     Doidera::Rapaz, com uma análise show como essa, bem explicada, com muitas fotos, é impossível não querer pelo menos experimentar.

    São por resenhas como essa que eu acesso este fórum.

    Se você conhecer, poderia fazer uma breve comparação entre o Formula D e o queridinho do momento Pedal to Metal?

    Claro meu querido. Não sei definir exatamente o termo "breve", vamos ver o que posso fazer já que tenho ambos e joguei bastante.
    Acho o FORMULA D um jogo muito divertido, tanto que tenho a expansão dele (circuito de VALÊNCIA). Com material de ótima qualidade, suas miniaturas trazem bastante imersão e seu painel que permite trocar marchas é simplesmente arrebatador, atraindo visualmente até quem nunca assistiu corrida na vida. Na minha opinião é um jogo entrada, para iniciar pessoas nesse universo de jogos de corrida e seu público é bem casual, para pessoas que só querem sentar, mover um carrinho pela pista e se divertir sem precisar pensar em muita coisa, ou seja, dá pra jogar tranquilamente com os FILHOS e a ESPOSA sem muitas dificuldades. 

    Para quem quiser se assanhar e começar a acrescentar vários elementos (como gerenciamento de vários recursos, além de chuva e colisões), vão começar a surgir os problemas. Seu maior defeito é o FATOR SORTE. Na medida em que seu carro começa a usar marchas mais altas (como a 5a e 6a marcha), as diferenças entre rolagens BOAS e RUINS entre os jogadores começam a fazer diferença e não há nenhum elemento no jogo para mitigar isso, então se alguém disparar na frente, comece a se conformar com o 2o lugar. É uma pena mas faz parte de sua mecânica, como eu disse, feita para jogadores casuais e pra brincar com a família (na minha opinião).
    HEAT foi o único jogo a superar o FORMULA D e passou a ser o MELHOR JOGO DE CORRIDA do mundo segundo o BGG. Com um material de altíssima qualidade, regras extremamente simples (se jogadas no modo FAMILIA) e miniaturas de cair o queixo além de um painelzinho que até permite trocar umas marchinhas (de maneira mais pobre que o FORMULA D), este jogo arrebatou corações no mundo todo.

    As principais fórmulas de sucesso do HEAT estão em suas regras, divididas em FAMÍLIA e AVANÇADA e seu baixíssimo fator sorte. No modo FAMILIA dá pra jogar com papai, mamãe e filhinhos de boa. É sentar na mesa e se divertir, sem pensar em pneu, motor, freio, nada dessa pataquada. O jogo só tem um único recurso: MOTOR. Mantê-lo geladinho é o suficiente para vencer.

    No modo AVANÇADO ele agrada demais os jogadores veteranos, ávidos por mais elementos estratégicos, devido a presença de mais de 90 cartas "avançadas" além de vários outros elementos como tempo (sol/chuva), patrocinadores e regras para campeonato. Também, nos 2 modos de jogo, vários elementos inseridos nas regras mantém os carros correndo bem juntinhos durante toda a corrida, fora os BOTs, que são ótimos oponentes e acrescentam ainda mais diversão.

    Apesar de ambos serem jogos bem divertidos e voltados para público casual, HEAT se destaca por oferecer baixo fator sorte, BOTs (o que permite jogar sozinho) e um modo Avançado extremamente agradável de disputar.

    Valeu mesmo, esse foi um resumo de responsa, me esclareceu bastante coisa!

    0
  • Edlomax
    738 mensagens MD
    avatar
    Edlomax04/09/24 08:59
    Edlomax » 04/09/24 08:59

    Lindo essa dinâmica da disputa na ultrapassagem! Faz todo sentido essa coisa do leilão de pontos de habilidade, simulando a disposição do piloto em comprar a briga, e aí ele vai ficando com menos desses recursos a cada briga ganha, simulando o stress dele que vai se acumulando e com isso perdendo a concentração. A disputa por posição assim parece muito mais interativa, assim como é na vida real.

    Coloca depois o link para o primeiro post sobre o jogo. Assim ajuda a navegar de um para o outro.

    0
  • Descolado
    815 mensagens MD
    avatar
    Descolado04/09/24 10:31
    Descolado » 04/09/24 10:31

    Edlomax::Lindo essa dinâmica da disputa na ultrapassagem! Faz todo sentido essa coisa do leilão de pontos de habilidade, simulando a disposição do piloto em comprar a briga, e aí ele vai ficando com menos desses recursos a cada briga ganha, simulando o stress dele que vai se acumulando e com isso perdendo a concentração. A disputa por posição assim parece muito mais interativa, assim como é na vida real.

    Coloca depois o link para o primeiro post sobre o jogo. Assim ajuda a navegar de um para o outro.

    Na verdade eu encararia esse consumo de PONTOS DE HABILIDADE na ultrapassagem como "fadiga", porque ao final da corrida o jogador não teria mais habilidade para ultrapassar e a única coisa que justificaria perder esse tipo de elemento seria o cansaço.

    Sua ideia de "perda de concentração" funciona mais quando se aplica a variante de STRESS, onde o jogador vai recebendo pontos de estresse sob determinadas situações (largar na frente, fazer pit stop na liderança, ser ultrapassado, cruzar na liderança, oponente pegando DRS). Quanto maior a quantidade de pontos, menos recursos o jogador pode usar no turno, forçando o jogador a mover menos para e "desestressar".

    Obviamente é uma ferramenta usada no jogo para segurar jogadores mais velozes e principalmente o líder, que é bastante "prejudicado", destacando que esse tipo de subterfúgio é usado para trazer mais diversão mantendo a corrida mais equilibrada.
    Não é um recurso exclusivo do POLE POSITION, o RACE! FORMULA 90 também utiliza este artifício, que pelo fato de ser OPCIONAL, não prejudica a diversão.

    Até pensei em colocar o link para a versão "Rascunho" mas acho que isso iria confundir a galera, até porque aquela postagem ficou meio inútil agora que a versão "verdadeira" foi lançada. Pouca coisa mudou da versão rascunho para essa versão final.

    1
  • Edlomax
    738 mensagens MD
    avatar
    Edlomax04/09/24 10:51
    Edlomax » 04/09/24 10:51

    Descolado::
    Edlomax::Lindo essa dinâmica da disputa na ultrapassagem! Faz todo sentido essa coisa do leilão de pontos de habilidade, simulando a disposição do piloto em comprar a briga, e aí ele vai ficando com menos desses recursos a cada briga ganha, simulando o stress dele que vai se acumulando e com isso perdendo a concentração. A disputa por posição assim parece muito mais interativa, assim como é na vida real.

    Coloca depois o link para o primeiro post sobre o jogo. Assim ajuda a navegar de um para o outro.

    Na verdade eu encararia esse consumo de PONTOS DE HABILIDADE na ultrapassagem como "fadiga", porque ao final da corrida o jogador não teria mais habilidade para ultrapassar e a única coisa que justificaria perder esse tipo de elemento seria o cansaço.

    Sua ideia de "perda de concentração" funciona mais quando se aplica a variante de STRESS, onde o jogador vai recebendo pontos de estresse sob determinadas situações (largar na frente, fazer pit stop na liderança, ser ultrapassado, cruzar na liderança, oponente pegando DRS). Quanto maior a quantidade de pontos, menos recursos o jogador pode usar no turno, forçando o jogador a mover menos para e "desestressar".

    Obviamente é uma ferramenta usada no jogo para segurar jogadores mais velozes e principalmente o líder, que é bastante "prejudicado", destacando que esse tipo de subterfúgio é usado para trazer mais diversão mantendo a corrida mais equilibrada.
    Não é um recurso exclusivo do POLE POSITION, o RACE! FORMULA 90 também utiliza este artifício, que pelo fato de ser OPCIONAL, não prejudica a diversão.

    (...)

    Sim, parece ser uma ótima forma de não deixar o líder disparar e manter a disputa no jogo.

    O que eu quis dizer sobre "stress" foi mais no sentido do piloto ir gastando os pontos (de habilidade) para se manter na frente nas disputas, e isso ir 'minando' ele para as próximas disputas. Fazendo com que novas investidas nele sejam mais fáceis. Encarar como "fadiga" faz todo sentido mesmo.

    Ficou ótima essa resenha!

    2
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