arthurtakel::Mas a Conclave enviando produtos que ela sabe que tem problemas d fabricação e não estão conforme a propaganda?
Acho que enganar milhares de apoiadores foi pouco para eles agora querem maximizar a coisa vendendo o produto defeituoso em lojas para lesar uma quantidade maior de pessoas.
Caro
arthurtakel
Na minha humilde opinião, eu acho que algumas lojas que já se comprometeram com a Conclave e montaram estoques do jogo, estão querendo mais é se livrar dessa bomba, por isso não estão avisando seus compradores dos problemas do jogo. Isso segue a mesma lógica da Conclave, ou seja, uma cacetada de gente vai comprar e apenas uma pequena parcela vai devolver, preferindo ficar com o jogo do jeito que está mesmo. Essa conversa me parece muito similar àquela velha história do sujeito que faz a rifa de um cavalo por uma real, e vende para mil pessoas, mas quando o ganhador vai retirar seu prêmio descobre que o cavalo está morto, e aí o espertalhão simplesmente devolve o um real que o ganhador pagou.
Além disso, eu não trabalho no setor de board games, então não sei como, ou quando, ocorreu esse processo de formação de estoque do Old World, etn!ão me perdoem se o que vou falar não proceder. Porém, se a Conclave não teve nenhum pudor de cobrar uma taxa ilegal e imoral de 20% (se ela não cumpriu as regras para ela, do contrato de financiamento não pode exigir que os apoiadores cumpram as regras para eles), para os apoiadores que quiseram devolver o jogo, eu nem imagino o tipo de pressão e intimidação que ela não deve fazer em cima dos lojistas, que fizeram estoques do Old World. Eu acho que o papo é meio no nível "se você devolver o Old World, nunca mais você receberá algum jogo lançado pela Conclave". Evidentemente a Conclave não é a Galápagos, mas mesmo sendo muito menor, ainda é uma das grandes editoras nacionais de board games, e do jeito que a vida dos lojistas de board games modernos é difícil, não duvido nada que eles não possam abrir mão nem de uma "Conclave da vida", se quiserem continuar de portas abertas.
Outra coisa que eu percebo, e que cada vez se fala menos nesse The Witcher Old World, até porque o mercado nacional de jogos vive é de novidade, portanto, o que se comenta atualmente são as outras pistas do Heat, se as expansões também vêm e como conseguir as pistas criadas pelos fãs. Dentro em breve todo mundo vai parar de falar no Heat, e o ciclo recomeçará com o Food Chain Magnate e por aí vai. Com isso a poeira do Old World vai baixando, a indignação vai diminuindo e a ideia de ficar com o jogo do jeito que veio mesmo começa a parecer não tão ruim.
Eu não quero ser leviano, e comentar algo que eu não sei, mas alguém que ainda acompanha as redes sociais da Conclave poderia dar uma atualizada a quantas anda a questão da reposição dos componentes com defeito, e se há alguma previsão real de quando isso vai ocorrer, que não seja o prá lá de vago "a reposição será feita quando TODOS os problemas de itens faltantes forem resolvidos". Isso para não falar que obviamente, enviar peças que faltaram em algumas cópias, não inviabiliza de forma alguma, o início do processo de produção dos itens defeituosos.
Sinceramente não desejo isso para ninguém, mas do jeito que a coisa anda, e quanto mais tempo passa sem notícias reais sobre o processo de reposição, (e se houver algures, alguma informação clara e consistente nesse sentido eu retiro o que eu disse), eu acho que se torna cada vez mais remota a possibilidade de que aqueles que optaram por ficarem com o jogo, consigam algum dia ter em mãos o produto correto pelo qual pagaram tanto e esperaram mais ainda.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio