Sinopse do Jogo:
Welcome to the Dungeon é um jogo publicado inicialmente em 2013 em Japones, e ao longo dos anos apresentou várias publicações em diferentes países e idiomas, entre suas premiações/indicações podemos citar que o jogo possui o selo de excelência da Dice Tower e foi indicado recentemente ao Origins Awards de 2016, na categoria melhor Card Game do ano. Hoje veremos uma breve resenha da sua versão de 2015 que foi lançada nos EUA, do designer Masato Uesugi, e Ilustrador: Paul Mafayon responsável pela arte dos jogos como: Earth Reborn e Loony Quest. Esta versão foi publicada pela IELLO para ser jogado entre 2 à 4 jogadores com idade sugerida de 10 anos. É um jogo no qual suas partidas costumam levar em média 30 minutos de duração, possui pouca dependência de idioma, além do seu Manual em português BR estar disponível para download aqui no site da Ludopedia.
Objetivo:
Welcome to the Dungeon, é um filler de cartas que envolve blefe ambientado em fantasia medieval onde os jogadores assumem o papel de um herói (entre as classes conhecidas em jogos de RPG: Guerreiro, Mago, Bárbaro ou Ladrão) e devem obter sucesso ao conduzir tal herói no objetivo de cruzar a Dungeon por 2 vezes ou ainda ser o último jogador a ser eliminado, já que se o jogador que tentar cruzar a Dungeon falhar por 2 vezes ele é eliminado.
Mecânicas:
- Eliminação de Jogadores;
- Force a sorte;
- Memória
Componentes:
O jogo possui como componentes: 25 cartas (tamanho 88 mm x 63 mm) sendo: 13 cartas de monstros, 8 cartas de sucesso e 4 cartas de referência) 28 Tiles de Papelão (4 Heróis, 24 de Equipamentos, sendo 6 equipamentos específicos para cada heróis) e manual de instruções. Tais componentes vem em uma caixa tamanho 15 cm x 10 cm – os componentes e suas artes de primeira seguindo o padrão de qualidade por muitos já conhecido da IELLO.
Imagem 1 - Componentes
Imagem 2 - Exemplo do herói: Bárbaro e seus equipamentos
Síntese do Jogo:
Setup
O setup é simples:
1 - Basta sortear aleatoriamente ou escolher um dos 4 heróis para ir ao centro da mesa, após isso é necessário alinhar os 6 tilles de equipamentos desse herói abaixo dele.
2 - As cartas de monstros devem ser embaralhadas e colocadas de face para baixo próximo ao herói escolhido e seus equipamentos
3 - Cada jogador recebe uma carta de referência e deve manter sua face branca virada para cima.
4 – Separe as cartas de sucesso próximo do baralho de monstros e deixe um espaço para formação da pilha da Dungeon.
Vejamos abaixo um exemplo do setup:
Imagem 3 - Exemplo de um setup (com a escolha do herói: Guerreiro) para 3 jogadores
Jogando
O jogo é composto de rodadas e cada rodada possui 2 fases:
1- Fase de Disputa:
Após sortear o jogador inicial, este deverá optar por uma das seguintes opções:
1-A- Comprar uma carta do baralho de Monstros: Comprar a carta do topo do baralho de monstros e após ver a carta decidir entre:
- Adicionar o Monstro à Dungeon: Neste caso, é necessário colocar a carta de Monstro com a face virada para baixo na pilha da Dungeon. Esta pilha contém todos os monstros que serão enfrentados pelo jogador que entrar na Dungeon.
- Colocar o monstro na sua frente com a face da carta virada para baixo: Neste caso, deve-se sacrificar um dos itens do herói: Coloque um dos tokens de equipamento de escolha do jogador para a carta de monstro. O Monstro e o token de equipamento são considerados descartados pelo resto da rodada.
1-B- Passar seu turno e não participar da rodada: Com isso o jogador não irá jogar até a próxima rodada.
A Fase de Disputa termina apenas quando restar apenas um jogador (os demais passaram). Quando isso ocorrer inicia-se a Fase da Dungeon.
2- Fase da Dungeon: Nesta fase o jogador que restou deverá cruzar a Dungeon e para isso é necessário: calcular os pontos de vida (HP) somando os valores de HP das fichas do herói e todos os equipamentos que ele ainda possuir. Em seguida as cartas da Dungeon são reveladas uma a uma, caso se tenha equipamentos que eliminem o mostro, ele é descartado sem perda de HP, caso contrário o herói perde a quantidade de HP igual a força do monstro e em seguida descarta o monstro.
O processo deve seguir até que não se tenha mais monstros na Dungeon (Sucesso) ou que o total de pontos de vida que o herói perdeu seja maior que os pontos de vida que ele possui (Fracasso).
Caso o resultado seja Sucesso, o jogador que conseguiu cruzar a Dungeon recebe uma carta de sucesso, porém caso o resultado seja Fracasso, se o jogador tiver com sua carta de suporte com a cor branca virada para cima ele deverá virar sua carta deixando agora a cor vermelhar virada para cima, caso ele já esteja com a face vermelha virada para cima esse jogador é eliminado por fracassar 2 vezes.
Após isso uma nova rodada é iniciada
Fim do Jogo
O jogo termina se um jogador conseguir cruzar a Dungeon por duas vezes obtendo assim 2 cartas de Sucesso ou se apenas um jogador restar no jogo.
Vencedor
O jogador pode vencer o jogo de duas maneiras: 1 conseguindo 2 cartas de Sucesso ou se for o único jogador que ainda não foi eliminado.
Avaliação:
Welcome to the Dungeon é um jogo de cartas de fantasia medieval. É bem simples de se explicar e se jogar, apesar de conter o fator force sua sorte (com as cartas dos monstros que você pega e até mesmo enfrenta na Dungeon), o jogo possui uma boa dose de blefe que aliado a estratégia de memorização de cartas e cálculos de probabilidades poderá gerar boas estratégias para se vencer. O jogo possui um setup muito rápido (praticamente automático) e costuma agradar aqueles que gostam do tema de fantasia medieval, ele me lembra bastante o jogo Dungeon Raiders apesar das diferenças o tema e o blefe são comuns. É um jogo bom para iniciar novos jogadores ao hobby, além de servir para se descontrair entre um jogo mais pesado e outro ou ainda para se iniciar a noite enquanto se espera os demais jogadores do grupo chegar. No meu ponto de vista o único problema é que devido o jogo possuir poucas cartas de monstros, heróis e equipamentos, após algumas partidas acaba se tornando previsível pois os cálculos de probabilidades entre os jogadores começam a ficar algo automático, porém a IELLO prometeu corrigir isso e dar maior rejogabilidade ao jogo com uma expansão prometida para os próximos meses chamada: Welcome Back to the Dungeon (que já está em pré-vendas nas principais lojas de board games dos EUA).