Por aqui tenho um de 03 anos. Desde de mais novos já fomos ensinando o limite de tocar nos jogos. Ele não mexe nos nos jogos enquanto jogamos? Claro que sim, mas é assim mesmo que acontece, de cedo que vai se ensinando. Até agora não destruiu nada (ufa!..rsrs)
Temos tb uns jogos mais infantis que deixamos ele mais a vontade para mexer (Dobble, Fantasma Blitz...) Além disso, ele tb tem seus jogos, como: Pula pirata, Puxa batatinha, Pula Macaco, etc... Ensinamos à cuidar, mas é aquilo, avariar vai acontecer... rsrs... ainda não tem muita noção.
Sobre ele mexer nos jogos, eu tenho uns 90 jogos na coleção e ficam em uma estante no meu escritório, onde ele tem livre acesso. Quando era mais novo ele colocava os carrinhos dele na estante e tentava pegas as caixas menores que ficavam ao seu alcance. Fomos ensinado, explicando e hoje em dia ele nem mexe. Além disso, tenho alguns actions figures que ele tb se encanta, já tenteu mexer, e hoje tb não mexe. Vou explicando que ele tem os bonecos dele e o papai tb tem... rsrs... É isso, educar e repetição, conversa e paciência.
Sobre jogar, realmente os jogos mais pesados e demorados estão difíceis de ver mesa. O que sai mais são os familia. Dificilmente jogamos com ele acordado ou em casa. Ele geralmente quer "participar". Para jogar a noite, normalmente estamos cansados. Mas é isso, é fase, daqui a pouco amadurece e sobra mais tempo tb.
Uma coisa que nos facilitou foi adquirir uma mesa onde podemos "salvar" os jogos. Para acelerar o processo, já consigo deixar o jogo da semana arrumado e é só sentar, relembrar as regras p minha esposa e começar a jogatina.
Espero que tenha ajudado um pouco com meus relatos, assim como aprendi. Abs