Post original: https://www.boardseyeview.net/post/orange-shall-overcome
O cenário para
Dutch Resistance: Orange Shall Overcome!, da Liberation Game Design, é a Holanda em tempo de guerra: especificamente, o país sob ocupação nazista. O título vem do grafite 'OZO' usado pela Resistência: 'Oranje Zal Overwinnen'. Os jogadores não estão combatendo fisicamente os ocupantes alemães neste jogo, mas estão trabalhando para atingir objetivos específicos para frustrá-los e minar o esforço de guerra alemão.
Este é um jogo cooperativo para 1 a 5 jogadores e o design de Marcel Kohler é um trabalho de amor: embora Orange Shall Overcome não seja uma simulação, é firmemente baseado na história real: os personagens do jogo foram todos pessoas reais, heróis da Resistência Holandesa.
O tabuleiro frente e verso representa o mapa de uma cidade dividida em área urbana e rural, e com diversas localizações. Eles diferem entre os cenários, de modo que o tabuleiro se torna efetivamente modular. Cada local incorpora uma trilha que mostra sua “segurança” contra os ocupantes nazistas; quando uma trilha chega a zero, ela aciona um ataque... Alguns locais fornecem um dos recursos usados no jogo (dinheiro, rações, documentos, informações ou contatos) e outros permitem que gaste recursos específicos para realizar ações benéficas. No início de um cenário existirão locais que ainda não foram recrutados para a Resistência. Antes de poder utilizar esses locais precisará visitá-los e pagar os recursos indicados.
Embora tenha um cenário de wargame,
Orange Shall Overcome é essencialmente um jogo de pegar e entregar onde os jogadores precisarão visitar locais para coletar e fazer uso de recursos, depois levá-los, sendo caçados pelos nazistas, para outros locais específicos; tudo isso mantendo a segurança dos locais e seu moral coletivo. O moral é importante porque afeta quantas ações os jogadores podem fazer além das ações básicas de seus personagens.

No seu turno, sempre pode realizar três ações (incluindo, por exemplo, movimentar e realizar a ação disponível em sua localização), com a possibilidade de ações extras dependendo do nível de moral coletivo dos jogadores. Tem uma escolha entre várias ações gerais, mas suas cartas de personagens individuais lhe darão a opção de algumas ações específicas diferentes. Para quaisquer ações que realizar, também terá que resolver a carta Occupier individual que comprar. Isso lhe dá uma escolha entre dois efeitos, qualquer um dos quais afeta negativamente o jogo e, portanto, aumenta a dificuldade. Dessa forma, as coisas se tornam cada vez mais desafiadoras para os jogadores, adicionando uma crescente sensação de excitação conforme o jogo avança e dando à jogabilidade um arco distinto.

Depois de completar a parte diurna do seu turno, a fase noturna aumenta o nível de ameaça, diminuindo a segurança da sua localização em um valor que corresponde à posição do seu personagem na trilha de álibi e ao número de recursos que estão se apegando: portanto, mais dois elementos a serem considerados e equilibrados.
As estradas que conectam os locais podem ser percorridas com segurança ou podem conter pontos de controle controlados pela polícia ou, mais ameaçadoramente, por soldados inimigos. Quando encontra um ponto de controle em uma estrada, compra uma carta de evento que representa um dilema que o força a escolher entre colaborar ou recusar. Qualquer opção que escolher terá um efeito, e esse efeito será diferente dependendo se o ponto de controle foi ocupado por soldados inimigos ou pela polícia. Se já jogou qualquer um dos jogos Plaid Hat usando cartas Crossroads (
Dead of Winter: Um Jogo de Encruzilhadas,
Gen7: Uma Aventura de Encruzilhadas,
Freelancers: A Crossroads Game ) ou se encontrou os eventos da cidade ou da estrada em
Gloomhaven, esses dilemas de ponto de controle operam de forma semelhante. No entanto, os pontos de controle em si não são estáticos: as cartas de patrulha acionam seu movimento e isso provavelmente reduzirá seu nível de álibi e reduzirá a segurança dos locais passados pela patrulha.
Se comprar uma passagem na estação, a viagem de trem pode oferecer uma rota mais segura porque uma passagem permite que se mova entre locais sem arriscar pontos de controle rodoviário, mas cada passagem tem suas próprias instruções especiais no verso que aciona quando usa a carta...
Orange Shall Overcome é bem produzido, incluindo a arte de Irene Cano, James Churchill e Filipe Ferreira. Ele vem com cinco cenários diferentes e cada um deles pode ser jogado em quatro níveis de dificuldade, o que aumenta sua repetição. O jogo é tematicamente forte e emocionante de jogar. E, com as biografias dos heróis da Resistência do mundo real representados nos vários cenários, pode esperar sair da mesa sabendo muito mais sobre este período da história holandesa do que quando começou. Embora não seja um jogo de guerra, os jogadores de wargames se divertirão com este jogo, assim como os fãs de outros jogos cooperativos de pegar e entregar, como
Pandemic.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.