Post original: https://boardgamegeek.com/thread/3196543/winter-is-coming
Prólogo
No momento em que este artigo foi escrito, não havia análises ou vídeos deste jogo em inglês, apenas tinha uma versão em francês e não estava à venda em nenhum lugar do Reino Unido. Pelo que sei, apenas algumas cópias foram vendidas em todo o mundo, principalmente na França. Então, como é que eu (um anti-site de mídia social que não faz resenhas, não faz blogs e não é do YouTube) conseguiu uma cópia e decidiu fazer uma resenha? O que está acontecendo? Bem…
Costumava ser ruim comprar jogos na Essen. Me esforçava muito pesquisando antes e, assim que essas grandes portas abriam, perdia a cabeça e saia correndo para comprar jogos sobre os quais nada sabia por capricho. Invariavelmente, quando os levava para casa, achava que eles não eram legais, exatamente o oposto dos jogos que gostaria de jogar, e precisariam ser vendidos rapidamente (se possível).
Nos últimos anos melhorei, mas este ano prometi a mim mesmo que precisava vender mais do que comprar e só compraria jogos que tivesse pesquisado. APROPRIADAMENTE. E fiz isso. Na Essen 2023 vendi 26 jogos e comprei 5 novos. Que bom menino. Foi durante essa euforia presunçosa e sagrada, no final da tarde de sexta-feira (meu último dia), que passei pelo corredor 3 e passei pelo estande da Super Meeple... e ali, em uma mesa solitária,
Doggerland estava sendo demonstrado. Juro que um único raio de luz brilhou do alto sobre o tabuleiro e houve um som distante de anjos cantando. O mundo ao meu redor simplesmente derreteu.
Preciso ressaltar que este jogo estava na minha lista como uma entrada muito tardia. O problema é que tinha acabado de ser anunciado antes do evento, não consegui encontrar nenhuma regra, era apenas em francês, todos os vídeos de resenhas estavam em francês e não haveria cópias disponíveis para venda na feira.
Porém as fotos do jogo pareciam promissoras e os comentários diziam coisas boas. Parecia o meu tipo de jogo, então valeu a pena dar uma olhada, certo?
Infelizmente a demo estava sendo executada para jogadores franceses e eu não tinha ideia do que estava acontecendo. Mas parecia bom. Um grande tabuleiro mostrando uma planície aberta com mamutes, veados e bisões sendo caçados por tribos e todo tipo de outras coisas que pareciam movimentadas e intrigantes, com altos valores de produção e fichas de recursos interessantes. Conversamos com um cara no estande que deu uma visão geral do jogo e ficou claro que havia muita coisa acontecendo ali.
"Então, quando esse jogo estará disponível na versão em inglês?" Foi minha pergunta óbvia. Talvez Q1 ou Q2 tenha sido a resposta. "Mas o jogo é independente do idioma, então se quiser baixar as regras em inglês e não precisar jogar a versão solo, temos duas cópias em francês aqui à venda."
Estava à beira do abismo. Prometi não comprar coisas que não tivesse pesquisado. O cara da Super Meeple me viu hesitando e me deu o empurrão final: "Você pode ser o único cara no Reino Unido a possuir uma cópia." 70€ depois estava voltando para casa com a caixa debaixo do braço.
(O jogo foi lançado no Brasil pela Meeple Br)
Regras
Está disponível no site da Super Meeple e devo aplaudir quem elaborou este documento. É uma aula de excelência. Texto simples, com uma estrutura lógica que diz o que precisa saber, quando precisa saber. Os exemplos são precisos e foram cuidadosamente pensados para cobrir as situações extremas que invariavelmente surgem. Só para ambientar, há páginas inteiras no estilo de quadrinhos que mostram sua tribo na Era do Gelo representando vários aspectos de suas vidas nos pontos em que as regras cobrem essa fatia no jogo. Um toque muito agradável que não vi em nenhum outro lugar.
Tem também um auxílio ao jogador muito bom, embora seria mais útil se as ações do Xamã pudessem, também, ter sido listadas. No entanto, talvez seja grosseiro criticar um auxílio ao jogador excelente quando, não muito tempo atrás, os jogos não vinham com nenhum auxílio ao jogador.
Tema
Deve ter percebido que
Doggerland é sobre tribos da Era do Gelo sobrevivendo em um trecho de planície que costumava existir no que hoje é o Mar do Norte e conectava a Inglaterra ao continente europeu. Cada jogador tem uma tribo que precisa se mover pela planície para novas áreas onde há (no início) um suprimento pronto de alimentos e matérias-primas. Criaturas migratórias precisam ser caçadas por sua carne e peles e, se não fizer isso, provavelmente não sobreviverá. Uma caça bem-sucedida pode ser celebrada não apenas com grandes jantares, mas também pintando um afresco da besta encontrada em uma caverna, talvez esculpindo uma estátua ou fazendo algumas joias. Procrie, construa novas cabanas para viver, crie ferramentas ou envie seu Xamã para realizar feitos surpreendentes como construir monolitos, negociar com tribos distantes, descobrir outras terras e muito mais. Há opções mais do que suficientes para te mergulhar neste mundo e tempo.
A estrutura do jogo é totalmente lógica e intuitiva. Cada regra faz sentido e é apropriada ao ambiente. É raro encontrar um jogo que tece um tema tão profundamente através de sua mecânica.
Mecânica
Uma partida dura 8 rodadas, que alternam entre as estações quentes e frias. Diferentes animais aparecem dependendo da estação e no inverno os trabalhadores precisam de peles para completar as tarefas. Se não conseguir reservas suficientes, sofrerá escassez, o que lhe fará perder pontos de prosperidade. Existe uma versão introdutória que prepara alguns recursos extras para cada jogador e uma área inicial maior para explorar, mas o jogo é reduzido de 8 para 6 rodadas.
Doggerland é basicamente um jogo de alocação de trabalhadores com três tipos diferentes:
- Chefe: É melhor na caça e coleta e permite pinturas e artesanatos adicionais.
- Xamã: Um mago tribal que possui um número único de habilidades e opções.
- Homens da tribo: os soldados de infantaria fazendo o trabalho pesado.
Esses trabalhadores são alocados para tarefas numa fase inicial de programação e essas tarefas são executadas numa fase posterior. À medida que as expedições saem da aldeia, elas ultrapassam os limites e novas peças de território são adicionados, expandindo as terras, alimentos e recursos disponíveis. Isso é importante porque a caça e a coleta retiram recursos dessas peças até que elas se tornem estéreis. Para permitir que seu povo procure alimentos com mais eficiência, um jogador pode desenvolver habilidades para aumentar a distância que as pessoas da tribo podem percorrer e também aumentar a quantidade de carga que podem carregar de volta para as cabanas construindo trenós e sacolas.
Durante todo o tempo, está em competição direta com outras tribos de jogadores. Em nenhum momento se enfrentam e lutam, mas todos estão disputando os mesmos recursos e com o movimento de cabanas e grupos de expedição podem bloquear ou impedir a ação dos outros, onde a oposição é uma ameaça constante. Os jogadores não podem compartilhar espaços e se a tribo se encontrar com comida insuficiente no final do turno, está em apuros.
A tampa da caixa diz que a duração é de 30 minutos por jogador, acho viável com jogadores experientes, mas para uma primeira partida diria que 45 minutos por jogador é mais realista.
Considerações finais
Doggerland é um jogo para jogadores que gostam de liberdade sobre o que podem fazer. Gerenciamento de projetos é um conjunto de habilidades cruciais para se dar bem porque o jogo não tem problema em deixar os incautos ou mal preparados falharem. O planejamento antecipado precisa ser meticuloso para garantir que, quando o novo bebê nascer, ele tenha uma nova cabana para viver, sua tribo deve ter peles disponíveis para permitir que as expedições saiam na estação fria e os estoques de comida devem ser comidos antes que estraguem e fiquem intragáveis. Falhe na fase de planejamento e sua fase de ação vai desmoronar. Alguns jogadores não vão gostar da natureza aberta da jogabilidade e, como não estão recebendo um informativo com as opções, vão lamentar a falta de direção óbvia e o fato de que tem que trabalhar duro para tornar uma tribo bem-sucedida - a vitória é um bônus adicional. No entanto, para pessoas que gostam de horizontes amplos e preferem um safári a uma quinzena com tudo incluso na beira da piscina, este é o jogo para você.

O equilíbrio do jogo é impressionante. Todas as regras são intuitivas e existem por um bom motivo. Todas fazem sentido e os dois designers pensaram muito nisso, obviamente testando-o até a última polegada de sua vida. Por ser seu primeiro jogo publicado, é incrível.
Claro que essa experiência não foi 100% positiva para mim. Agora voltarei a pensar que compras espontâneas em Essen podem ser uma boa ideia. E isso é um suicídio financeiro.
Por Nick Case
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.