Lemprei:: Estreamos o Scooby Doo Hotel Mal Assombrado aqui jogando em 6 pessoas mas achamos o jogo desbalanceado. Ou jogamos errado. Em todas as várias partidas os fantasma ganharam e a turma dos funcionários pouco avançou na trilha. Mesmo com o Scooby-Loo, a turma dos funcionários mal chegou na casa que permitia ativar o Scooby-Loo. O fato de, quando cartas baixadas fechadas são embaralhadas e aparecendo um fantasma, logo já paramos de virar as cartas, deixou tudo muito desbalanceado - os fantasmas marcavam pontos toda hora pois foi raro aparecem duas (ou três se Salsicha) pistas. Como única ação efetiva para ajudar os funcionários, ficaram as armadilhas e tentar acertar quem era o fantasma "armando" uma armadilha e virando cartas fechadas.
Oi, Lemprei!
Seguem os esclarecimentos:
A mecânica principal é o que no Brasil chamamos de "dedução social".
Essa mecânica começou na Rússia, com um game designer que queria provar a sua tese, de que uma minoria informada ganha de uma maioria ignorante, e para criar o seu ponto, criou um jogo chamado "Lobisomem", que também é conhecido como "Cidade Dorme".
Dessa forma, nesse tipo de jogo, o mais comum é o "vilão" ou o "traidor" ter mais chances de vitória, e cabe aos demais jogadores que estão em maioria buscar desvendar pistas para conseguir a vitória.
Esses jogos são declaradamente desbalanceados, mas são interessantes, porque mesmo o time com mais desvantagem pode ganhar, e a vitória é mais celebrada, porque venceram um desafio maior.
Este jogo teve inspiração em outros jogos com a mesma mecânica: The Resistence, Lobisomem, Insondável, Nosferatu, Lobisomem por uma noite (na parte de dedução social) e buscou trazer novidades e deixar o jogo mais dinâmico, e mais temático, acrescentando a mecânica de seleção de fases e personagens que começou com o Puerto Rico (e depois apareceu em outros).
Com relação ao tema, busquei deixar o jogo o mais temático e mais "clássico" possível, por isso, o jogo do Scooby-doo foi inspirado na primeira e segunda temporadas de Scooby-doo.
A ideia seria representar o que acontece no desenho, do começo ao fim, para ter um jogo temático, dinâmico e interessante.
Assim, os personagens tem poderes que remetem ao que fazem na primeira e segurna temporada:
Velma: perde o óculos, e só quando os encontra vê as pistas que encontrou, ou vê o fantasma, que pode até estar na sua frente;
Fred: separa o time para encontrar pistas, e o fantasma geralmente aparece para o grupo do Salsciha e Scooby-doo;
Daphne: constrói a armadilha, e ajuda o grupo;
Salsicha: está paranóico, e vê o fantasma em todos os lugares (geralmente o fantasma aparece para ele);
Scooby-doo: quer buscar biscoitos e traz informações importantes;
Scooby-loo: aparece apenas na segunda temporada, traz dinamismo e faz várias acusações na segunda temporada, querendo sempre brigar com o fantasma;
Ao longo de toda a primeira temporada, a Turma do Scooby-doo vence quando o Fantasma é capturado na armadilha, e depois é revelado, retirando-se a sua máscara.
Naturalmente, por ser um jogo, é necessário que o
Desta forma, na maior parte das vezes, a Turma do Scooby-doo vai ganhar o jogo capturando o fantasma na armadilha, e isso é proposital, até para produzir um clímax mais interessante para a partida e também para reproduzir o que acontecia no desenho.
Quando vou jogar sempre dou a sugestão que o fantasma, caso tenha perdido, fazer uma voz de dublador da década de 70 e dizer: "E eu teria conseguido se não fossem esses garotos intrometidos e esse cachorro idiota".
Isso deixa o jogo mais engraçado ao final, e produz um clímax interessante.
Quando a partida termina porque a turma do hotel vence pelo final da trilha de pistas, é provavelmente porque os fantasmas estiveram muito receio de assombrar o hotel, e isso não é tão climático, nem tão engraçado, e nem tão temático, porque se afasta um pouco do final da animação.
Vamos lembrar ainda que a turma do Hotel ganha imediatamente se capturar o fantasma na armadilha, ganha por reunir pistas suficientes, ou ganha acusando corretamente com o Scooby-loo. Além disso, estão sempre em maior número.
Essas condições de vitória imediata são um bom reforço para o time do Hotel, e deixa o jogo mais equilibrado.
A trilha de pistas está presente, e é uma condição de vitória, mas a sua principal função é pressionar os fantasmas a realizar assombrações e dar dinamismo para o jogo.
Quando o seu grupo de jogo estiver mais experiente, vai conseguir aproveitar mais pequenas pistas que os jogadores que estão com o fantamas podem estar fazendo, como se fossem "telegramas", ou "tells" no poker, e vai fazer com que o pessoal do hotel haja como verdadeiros detetives, investigando as ações e a linguagem corporal dos demais.
O fantasma geralmente vai querer colocar as cartas quando não existem armadilhas armadas em jogo, para ter mais segurança, mas isso pode ser arriscado para definir a sua identidade.
Por exemplo, podem ocorrer os seguintes "telegramas" que seriam pistas que o jogador pode ser o fantasma:
Velma: quando o jogador colocou a carta da Velma, alguém tinha armadilha montada?
- Colocar uma carta virada para baixo quando a Velma quando ninguém tem armadilhas para permitir revelar a armadilha, é suspeito, certo?
Dapnhe: o jogador escolheu a Daphne alguma vez?
- Se nunca escolheu a Dapnhe, isso é um pouco suspeito, certo?
Salsicha: a carta virada para cima era de fantasma, ou era de outro tipo?
- Se a carta para cima nunca for o fantasma, é porque o jogador usou o fantasma para assombrar ou porque não tem na mão mesmo?
- Quando algúem escolheu o Salsicha, tinha alguém com armadilha montada?
Fred: o jogador escolheu muitas vezes o Fred? Entregou cartas para jogadores suspeitos?
Armadilhas: o jogador está usando as armadilhas, ou só está juntando? Jogou em algum jogador suspeito?
Caso tenha sido capturado pela armadilha, a carta revelada era uma pista? ou era uma armadilha ou biscoito?
E outras, mais clássicas, também presentes em outros jogos:
O jogador está tenso mais tenso que o normal?
O jogador está se comportando diferente das outras rodadas?
O jogador está comemorando as vitórias?
O que acontece é que em uma primeira partida os jogadores não tiveram tempo para perceber essas sutilezas, e nem aprenderam as regras ainda, e os fantasmas acabam se beneficiando disso.
Assim, o que provavelmente vai acontecer, é que quando o seu grupo estiver mais experiente, e tiver jogado mais vezes, vai ver que as chances dos dois times estão balanceadas, e o que conta mais é a habilidade de cada jogador.
Abração,
Gustavo Barreto