Automania – uma agradável surpresa!
Autonomia é um jogo que pode ser considerado no mesmo nível dos grandes jogos do designer Vital Lacerda. É altamente imersivo e você se sente realmente numa fábrica de automóveis. A diferença, em relação aos jogos mais pesados do Vital, é que roda mais rápido, podendo ser jogado em apenas 60 minutos para 2 jogadores, o que representa uma grande vantagem.
Você irá operar sua própria fábrica, que produz três tipos diferentes de carros: esportivos, familiares e econômicos. Você terá a possibilidade, utilizando múltiplas estratégias, de melhorar a qualidade dos veículos que produz, por meio da obtenção de peças do tabuleiro do jogo central, compartilhado e adicionando essas peças aos seu tabuleiro de fábrica individual. Cada bloco oferece uma melhoria diferente: características como manuseio ou espaço de carga, aspectos de estilo arquitetônico e de designer dos carros ou gerenciadores que oferecem benefícios de ação.
Há duas edições do jogo. A primeira é da caixa amarela. A segunda edição, da caixa branca, adicionou melhorias aos veículos que um jogador produz, além de ter aumentado a pontuação de popularidade do carro, e, com isso foram gerados novos caminhos, em termos de benefícios na venda dos seus carros. O que era bom ficou ainda melhor.
O jogo é jogado em apenas três rodadas nas quais os jogadores se revezam colocando suas fichas de trabalhador no tabuleiro para obter peças e produzir carros. Os carros construídos são colocados em navios de exportação até o final da rodada. Assim que cada jogador não puder mais depositar uma ficha de trabalhador e se retirar para o escritório de vendas, os carros exportados serão vendidos em ordem de popularidade e pontuados por pontos de vitória e dinheiro. Após a finalização da terceira rodada, o jogador com mais pontos de vitória vence.
Esse é um jogo em que você poderá jogar despretensiosamente com sua família ou com jogadores experientes que gostam de jogos mais pesados. A outra vantagem é que roda bem com qualquer número de jogadores. Sentar e jogar Automania é onde tudo brilha. Por um lado, tem um forte apelo para os entusiastas de automóveis, incorporando aspectos da indústria que são relevantes para a produção de veículos, tais como a ecologia, a segurança, a construção, a montagem e a classe do modelo. Usar uma pista de corrida para acompanhar as pontuações foi particularmente inteligente e divertido. Mas o tema encoraja também aqueles que apenas gostam de jogar um jogo calculista e envolvente. Ou seja, é um jogo versátil, em termos de atender a diversos públicos alvo.
Um aspecto interessante é que as pontuações são bastante acirradas, com menos de 10 pontos, em regra, entre os jogadores do primeiro e do quarto lugar, se você estiver jogando em 4 pessoas.
Automania combina, com maestria, um tema de natureza mais técnica, que é a produção de veículos, de forma bem equilibrada e de peso médio rodando rápido, para produzir uma experiência agradável e divertida. Com isso, você e sua família e grupo desejarão joga-lo novamente no momento em que as pontuações finais forem computadas – sejam vocês apaixonados por carros ou não.
Por fim, é importante mencionar que Automania recebeu o selo de Excelência do Dice Tower, do famoso analista de jogos de tabuleiro, Tom Vasel.