Hiei::Endrigo::
Hein?!
Conforme eles informaram o Jogo Base deles realmente é o de 85 Euros MAS na campanha original , esse apoio estava com um desconto de 35 Euros o famoso "Save 35 EUR" ...
Mas pra eles que são PARCEIROS da Editora e entrou junto na tiragem mundial e blábláblá ... a editora coitada , pra eles nem se quer preço de apoio saiu os jogos, eles tiveram que pagar o preço FULL por jogo ... 0% de desconto por cópia , pagaram 85 +35 = 120 Euros POR JOGO que estão trazendo , e isso explica o preço altíssimo de tudo que estão vendendo agora =/
Nossa fiquei com pena deles de verdade ... se em algum momento algo disso fosse VERDADE ...
Pelo amor de Deus, eles acham que esse papo ia colar aonde ? suhaushuashuahsuash
LrzPlays:: Confesso que não estou entendendo de onde está vindo tanta hostilidade. Eles se deram ao trabalho de vir aqui conversar com a comunidade, o que poucas editora fazem. Entretanto, acho que agora estou entendendo o motivo.
Com esse tipo de comentário agressivo e debochado eu também não ia querer vir aqui conversar não.
Melhorem.
Caros
Hiei, Lorenzo (
LrzPlays) e
CapyCatGames
Eu louvo a inciativa da editora de vir aqui dar os seus esclarecimentos, principalmente porque poucas editoras de jogos fazem isso. Infelizmente, nesse caso eu concordo com o ponto de vista do Hiei, no sentido de que os esclarecimentos não foram convincentes e na verdade pioraram a situação da empresa, quanto a questão do valor excessivamente alto do jogo. Mas antes disso eu queria destacar que faço as minhas considerações com todo o respeito, sem nenhuma agressividade, nem nenhuma raiva da editora, e estou apenas dando o meu ponto de vista enquanto comprador de jogos.
Todo mundo sabe que ao participar de um financiamento coletivo a pessoa paga mais barato do que comprando a versão retail, ou do varejo, que foi o termo que a editora usou para facilitar o entendimento. Do mesmo modo, todo mundo, quem é e quem não é do hobby, também sabe que comprar no varejo é uma coisa, e comprar no atacado é totalmente diferente em termos de preço. Se eu vou a uma loja e compro uma unidade, seja do produto que for, eu vou pagar o preço cheio. Mas se eu for na mesma loja e comprar 10 unidades, certamente eu conseguirei um desconto, porque essa passa a ser uma compra grande, e o lojista não vai querer perder essa venda. Agora, se ao invés de 10 unidades eu quiser comprar 500 ou 1.000 unidades, esse negócio muda totalmente de figura porque ele passa a ter uma escala muito maior. Consequentemente o preço fica muito mais baixo do que seria no caso da compra de uma única unidade.
Toda a argumentação da editora é baseada no valor do varejo, ou seja 120 Euros, mas obviamente não é esse o preço sobre o qual será calculado o frete e nem os impostos. Aqui funciona o mesmo raciocínio, ou seja, o valor do frete de um único jogo é uma coisa, agora no caso de um container com centenas de unidades do jogo, o valor do frete, por unidade, é muito menor do que se pagaria por uma única unidade. Então logo de cara o argumento da editora, para justificar o preço caríssimo não se sustenta, porque ela quer fazer crer que tanto faz pagar o preço da versão retail para uma única unidade ou para toda uma tiragem, porque o preço seria o mesmo, o que obviamente não é verdade, e todo mundo sabe disso. Então mesmo que a editora estivesse apenas revendendo o jogo, o que não é o caso, utilizar com base o valor de uma única cópia não faz o menor sentido.
Só que a editora não está revendendo o jogo. Na verdade ela é uma editora parceira que participou da impressão da tiragem mundial do jogo. Por isso, é óbvio que o preço por unidade para a editora, que é o valor base para o cálculo do frete e dos impostos é muito menor do que o preço da versão retail. Na verdade, provavelmente o preço para as editoras parceiras certamente será menor até mesmo que o preço cobrado no financiamento coletivo, que é 85 Euros, porque esse já tem embutidos os impostos e o lucro das editoras. Se esse preço para a editora brasileira for 20 Euros mais barato, o que é uma estimativa até conservadora, na verdade quando ela apresenta um cálculo com base em 120 Euros, como se fosse o que ela pagou, ela está utilizando um valor que é o dobro do custo real. E essa não é uma postura honesta, nem transparente, independente do fato da editora vir aqui dar explicações. Nesse sentido, é perfeitamente compreensível a revolta do Hiei.
Independente disso, é preciso lembrar que o jogo é um projeto da CapyCatGames, e a editora tem todo o direito de cobrar o que achar que deve. Obviamente, não é porque ela tem o direito de cobrar o preço que quiser, que ela tem o direito de, em nome de uma transparência empresarial, que aparentemente não existe, vir aqui dar uma explicação que não faz o menor sentido, e que não resiste nem mesmo a uma análise superficial. Nesse aspecto, não posso falar pelos os outros, mas no meu caso, eu me senti claramente com se estivesse sofrendo uma tentativa de ser tapeado pela empresa, e isso não condiz com uma postura séria, transparente e honesta, na minha opinião.
Por outro lado, é preciso reconhecer que, mesmo que essa "explicação" da editora não tenha sido das mais satisfatórias e tenha falhado miseravelmente, isso não muda o fato de que ela ainda tem o direito de cobrar o que quiser pelo seu produto. E aí eu vejo, o que para mim é uma falha grave de análise de mercado, porque o jogo é simplesmente caro demais até para quem ganha muito dinheiro. O próprio Lorenzo, que tem uma renda mensal acima de 10 mil reais reconheceu que mesmo para ele, que possui um rendimento mensal invejável e mais de quatro vezes acima do brasileiro médio, esse preço está fora da realidade. E isso está refletindo na quantidade ínfima de pessoas que embarcaram no projeto, mesmo depois de divulgados os vídeos nos canais de jogos.
A situação do Apex fica ainda mais complicada por conta da concorrência voraz, dentro do mercado de jogos modernos. Pelo que eu vi o Apex é um bom jogo, mas dificilmente ele é capaz de competir em pé de igualdade com jogos consagrados como Jornadas da Terra Média (metade do preço do Apex), Gloomhaven, Twilight Imperium 4, Clash of Cultures, Mage Knight (que se encontram mais baratos) e Descent: Lendas da Escuridão (que se encontra em preço semelhante), só para citar alguns. Eu sinceramente não vejo motivo algum, para alguém que não tenha algum desses jogos, e disponha de tanto dinheiro, gaste esse valor altíssimo com o Apex e não com um desses outros board games excelentes. Mais uma vez, achei o jogo bom pelo que eu vi, mas definitivamente ele não está no mesmo patamar desses colossos de jogos que eu citei, o que dificulta a sua compra, principalmente por estar bem mais caro, e isso apenas a versão mais simples do Apex.
E aí chegamos a outro ponto que eu acho importantíssimo, e tanto que deixei para o final. A própria editora disse que não está fazendo um financiamento coletivo, mas sim uma pré-venda do Apex. Só que nesse caso, qual o motivo desse jogo estar no Catarse? Isso também não faz o menor sentido, porque o Catarse é precipuamente uma plataforma de financiamento coletivo, e esse não é o caso do Apex, conforme as próprias palavras da editora.
Por fim, como eu disse antes, desejo sinceramente que vocês da editora não achem as minhas considerações demasiadamente agressivas ou ofensivas, porque de forma alguma essa é a minha intenção. Eu só não achei a postura da editora nem honesta, nem transparente, conforme os argumentos que foram apresentados nas explicações. Apesar disso, ainda assim desejo sorte à editora nesse projeto, porque ela vai precisar bastante, principalmente por ser o Apex tão absurdamente caro, sem nada que justifique um preço tão alto, na minha opinião.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio