Neste post voltamos nossa atenção totalmente para o jogo de campanha enquanto visualizamos os heróis da campanha, e dois heróis em particular: o comandante valente e o contrabandista malicioso.
Esforços heroicos
Em um jogo de campanha Imperial Assault, os jogadores rebeldes não são apenas personagens - eles são heróis da Rebelião! Para refletir isso, os heróis são os únicos que podem usar mais de uma ação para atacar, e também têm acesso a certas habilidades e ações especiais.
Heróis em uma campanha podem empurrar seus próprios limites, trocando por tensão. Muitas habilidades especiais exigem que o herói sofra tensão para acionar a habilidade. Um herói também pode sofrer uma tensão para ganhar um ponto de movimento duas vezes por ativação. Usando tensão para ganhar pontos de movimento, você pode conservar suas ações para outras tarefas, como atacar ou interagir com a missão. Um herói não pode sofrer tensão para além da sua resistência, que é mostrado em sua ficha de herói.
Felizmente, há uma maneira para os heróis em uma campanha removerem a tensão usando uma ação para descansar. Descansar remove fichas de tensão igual a resistência do herói. Além disso, se você tem menos fichas de tensão do que a sua resistência quando você descansa, qualquer resistência remanescente cura danos. Por exemplo, Jyn Odan tem uma resistência de quatro. Se ela escolhe parar e descansar quando ela tem dois de tensão, ela remove dois tensão e dois danos. Você pode até mesmo descansar quando você não tem nenhuma tensão e recuperar apenas ferimentos! O repouso é vital para manter os seus heróis na luta, mas também consome ações cruciais, dando ao jogador imperial mais oportunidades para concentrar fogo e derrubá-lo.
Jyn Odan realiza uma ação de descanso, e com uma resistência de quatro, ela retira dois tensão e dois danos.
Derrotar um herói também é mais difícil do que derrotar um soldado comum. Cada herói tem uma saúde listada em sua ficha de herói, e quando o herói recebe dano igual ao seu estado de saúde, ao invés de ser derrotado, ele é ferido e vira a sua ficha de herói. Um herói ferido perde uma habilidade especial e seus atributos de velocidade e resistência diminuem. Se um herói é ferido novamente e leva dano igual ao seu estado de saúde, as suas feridas são dolorosas demais e ele é removido da missão.
O Comandante
Gideon Argus, um comandante experiente da Aliança, é apenas um dos heróis que você pode jogar ao longo de uma campanha de Imperial Assault. Bem treinado em táticas de batalha, Gideon Argus possui um intelecto feroz e sangue-frio para comandar com calma no calor da batalha. Argus não pode dar o golpe decisivo, mas seus companheiros de pelotão nunca chegam longe sem a sua orientação.
A ficha do herói de Gideon Argus exibe uma variedade de informações sobre o herói, incluindo suas duas habilidades. A habilidade de Comando pode ser desencadeada por gastar uma ação e sofrer dois de tensão, permitindo que Gideon Argus escolha uma figura amigável dentro de três espaços. Essa figura interrompe a vez de Argus para se mover ou atacar, o que lhe permite posicionar os membros do seu esquadrão ou coordenar um ataque decisivo no momento oportuno.

Gideon Argus também pode basear-se em seus anos de experiência com a sua habilidade de Desativar Tiro. Em todos os ataques mirando Argus com uma arma de longo alcance, ele pode gastar um resultado de "raio" no dado para infligir a condição "atordoado" em seu alvo. Se uma figura fica atordoada, ela não pode atacar ou sair do seu espaço, e deve gastar uma ação para remover a condição atordoada. Por atordoar as figuras do seu oponente, Gideon Argus pode dificultar o plano Imperial, assim como o Comando de Gideon permite que outros heróis manobrem e ataquem em conjunto.
As cartas de Classe de Gideon Argus permitem que suas habilidades de liderança já formidáveis cresçam ainda mais potentes.
Called Shot permite conceder um símbolo de "raio" no dado para si mesmo ou outro herói atacando um alvo na linha de visão de Gideon, enquanto que
For the Cause! permite que Gideon sofra uma tensão para focar uma figura atacante amigável. Outras cartas de Classe aumentam o poder da habilidade de Comando de Argus.
Air of Command concede mais saúde e permite Argus escolher qualquer figura amigável em sua linha de visão com a sua habilidade de Comando.
Masterstroke, uma das mais caras cartas de Classe de Gideon Argus, lhe permite usar imediatamente Comando novamente após usá-lo, dobrando sua capacidade de liderar outros heróis.
O Contrabandista
Depois de construir uma reputação em contrabando e combate com armas, Jyn Odan comprometeu suas habilidades para a Aliança Rebelde. Ela é rápida no gatilho e veloz com seus pés, e ela já deixou mais do que alguns Stormtroopers assistindo, impotente, enquanto sua nave sopra para fora de órbita. Em suas campanhas de Imperial Assault, Jyn Odan pode ser o herói que você precisa para correr em torno de tropas imperiais.
Jyn Odan traz duas habilidades inatas que emolduram seus talentos de pistoleiro. A primeira habilidade é
Quick Draw. Ao sofrer duas tensão no início da ativação de uma figura hostil, Jyn Odan pode realizar um ataque com uma pistola que tem como alvo a figura ativada, potencialmente derrubando um inimigo antes que ele mesmo realize uma ação. Mesmo esse tiro rápido pode ser inútil se você não tem uma maneira de escapar do fogo inimigo de blaster. Felizmente, Jyn Odan também tem a habilidade
Opportunist. Sempre que ela ataca, se seu alvo sofreu danos, ela pode mover um espaço, permitindo que ela vá atrás de cobertura ou se posicione para um novo tiro.
As cartas de Classe de Jyn ODAN melhoram suas habilidades já prodigiosas.
Quick As A Whip permite que Odan se mova um espaço imediatamente após um ataque contra ela, dando-lhe mais oportunidades para escapar do perigo ou se preparar para seu próximo ataque. A carta de classe
Sidewinder dá-lhe ainda mais movimento, permitindo que ela se mova até dois espaços depois de resolver um ataque - uma habilidade que acumula com o movimento extra a partir de sua habilidade
Opportunist.
Os talentos de Jyn ODAN como pistoleiro também se beneficiam de suas cartas de classe.
Gunslinger permite Odan acionar qualquer uma das habilidades de símbolo de "raio" quando ela ataca com uma pistola. Além disso, ela pode sofrer uma tensão e exaurir para aplicar um impulso extra para seus resultados de ataque, dando-lhe ainda mais opções para ataques com pistola. Jyn realizar tiros aparentemente impossíveis com
Trick Shot, uma carta que lhe permite linha de visão para um ataque à distância a partir de qualquer espaço dentro de três espaços de sua localização real.