Post original: https://www.boardseyeview.net/post/tangram-city
Jogado em seis rodadas,
Tangram City de Uwe Rosenberg é teoricamente um jogo de construção de cidades onde 1-5 jogadores colocam em seus tabuleiros individuais peças verdes ou vermelhas compostas de vários quadrados e triângulos, marcando cada rodada com o maior retângulo que consigam formar, tanto em combinação quanto em equilíbrio entre o número de peças verdes e vermelhas. As formas das peças que escolhe de seu conjunto de 23 são determinadas por cartas: saberá antecipadamente quais formas estão surgindo, mas cada jogador tem informações imperfeitas, pois a maioria deles não conhece as cartas dos outros jogadores até que elas sejam jogadas.
As peças são vermelhas (edifícios) de um lado e verdes (árvores) do outro, mas várias formas são irregulares, de modo que uma peça que caiba em um espaço do seu tabuleiro de um lado não caberá necessariamente quando virada para o outro lado da cor: outra coisa a considerar ao planejar suas próximas colocações.

Além da rodada final, que usa três cartas viradas para cima, cada rodada usa quatro cartas, independentemente do número de jogadores, mas para cada contagem de jogadores há um arranjo diferente de qual jogador recebe uma carta virada para baixo (ou seja: não visto com antecedência pelos outros jogadores), se há ou não uma carta comum virada para cima e quais jogadores compartilham a visão de uma carta. Nas nossas partidas no Board's Eye View este pareceu ser o aspecto mais complicado das regras. Caso contrário, o único aspecto complicado foi localizar a peça representada em uma carta: definitivamente ajuda a acelerar o jogo se os jogadores forem capazes de espalhar suas 23 peças na mesa em vez de amontoá-las em pilhas que precisam ser vasculhadas para pegarem.
Embora seja mecanicamente muito simples,
Tangram City é um quebra-cabeças tentador. Durante a maior parte do jogo, quase sempre terá um bom posicionamento disponível, o desafio é otimizar seu posicionamento para que não seja apenas bom, mas sim, o melhor possível, especialmente levando em consideração as formas sabidas que estão prestes a serem criadas. E à medida que o jogo avança e seu tabuleiro é preenchido, pode muito bem descobrir que seu sucesso inicial em maximizar sua pontuação para criar um grande retângulo deixou lacunas nas quais nenhuma das formas caberá, causando jogadas perdidas, o que não significa que você perdeu. Não se qualifica alguém para o bônus de final de jogo por preencher completamente seu tabuleiro.
O tema de
Tangram City é muito fino, é claro: este é definitivamente um jogo de estratégia abstrato - realmente não parece que está planejando uma cidade em nenhum sentido significativo. Não importa. É um jogo abstrato satisfatório; embora provavelmente seja um item a ser evitado se sofre de daltonismo vermelho/verde.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.