A RESPOSTA RAPIDA É NÃO, MAS EU VOU EXPLICAR O PORQUE!!
Como minha historia com Yu-Gi-Oh começou?
Com a chegada do Master Duel (jogo online na Steam), meu espírito de criança foi reavivado, levando-me a jogar e até a assistir aos desenhos de Yu-Gi-Oh novamente.
No início, foi incrível. Montei meu próprio deck autoral de Fluffal, um arquétipo fofo de bichos de pelúcia originários de um antagonista do anime ARK-V, chamado Sora. Tentei transformar esse deck temático em algo competitivo, e acredito que, de certa forma, obtive sucesso. Pegando diamante 1 na época
Minha opinião sobre Yu-Gi-Oh, em si
No entanto, à medida que avançava no ranking do Master Duel e também no TCG online, percebia que muitos jogadores utilizavam os mesmos decks (os famosos META DECKS, frequentemente copiados de vídeos do YouTube, etc.). Às vezes, ficava assistindo os oponentes realizarem combos por mais de 10 minutos e encherem o campo com negações e outras mecânicas do jogo, logo no PRIMEIRO TURNO, Sendo extremamente frustrante.
Optei por não jogar mais online devido a esses motivos, mas a vontade de montar meu deck autoral de Fluffal permanecia, como uma lembrança especial, afinal gastei mais de 600h aperfeiçoando ele, tentando encaixar cartas e aperfeiçoar meus combos. No entanto, como acontece com todos os jogos de cartas colecionáveis, as cartas são caras e encontrar pessoas para jogar presencialmente é um desafio.
Montei o Deck na vida real
E de fato para um deck que montei que não é meta nem nada ele saiu bem caro, 1200 reais em media.
Alguém pode ate dizer que se eu tivesse comprado tudo de uma vez talvez sairia mais barato menos frete, mas não acho que sairia menos de 600 reais. E com esse deck você provavelmente monta um deck meta em Pokémon.
Como Deck funciona
Conclusão
Yu-Gi-Oh é legal mas requer um investimento alto, mesmo para fazer decks fãs um pouco competitivos, dizem que o formato GOAT de tente a ser um pouco mais barato e talvez seja possível montar decks mais baratos e fazer uns 6 decks para tentar transforma Yu-Gi-Oh em um card game casual escolhendo baralhos aleatórios entre os 6 para duelar. Mas eu não testei o modo e nem verifiquei os preços!
Pokémon tem esse potencial de ser um "Board game TCG", é mais barato se usar cartas simples e mais rápido também.
Cara uma coisa que me desanimou muito do TCG do Yugi é justamente esse monte de mecanica nova e combos no turno 1, saudade de quando a mecanica era pagar tributo pra invocar e não tinha tanto deck meta, tenho varias cartas guardadas aqui, não sei nem se tem graça montar uns deck forfun pra jogar com uns amigos. fica dificil até explicar o monte de mecanica possivel do jogo hoje.
Todynho::Cara uma coisa que me desanimou muito do TCG do Yugi é justamente esse monte de mecanica nova e combos no turno 1, saudade de quando a mecanica era pagar tributo pra invocar e não tinha tanto deck meta, tenho varias cartas guardadas aqui, não sei nem se tem graça montar uns deck forfun pra jogar com uns amigos. fica dificil até explicar o monte de mecanica possivel do jogo hoje.
como disse o formato GOAT pode ser uma opção pra nos de montar decks mais nessa pegada fusão e tributo e tentar fazer do Yugioh um board game, mas não sei se é mais acessível.