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  4. Arte, AI e financiamento coletivo

Arte, AI e financiamento coletivo

A Volta ao Mundo em 80 Dias - A Grande Corrida!
  • avatar
    Radiated24/06/24 16:21
    avatar
    Radiated
    24/06/24 16:21
    244 mensagens MD

    Boa tarde pessoal, eu aqui para falar um pouco de algumas questões do meu jogo A volta ao mundo em 80 dias - A grande corrida! 

    Para quem não acompanha o meu post de desenvolvimento do jogo lá eu tenho praticamente um diário de como foi sendo feito desde o início do projeto, incluindo como o primeiro mapa parecia, as cartas e tudo mais. Para quem não sabe eu faço tudo sozinho no jogo em meu tempo livre. Não tenho nenhum tipo de suporte de ninguém e não trabalho em conjunto com qualquer editora ou algo assim. É somente eu fazendo os jogos que eu gostaria de jogar nos temas que me atraem, simples assim. 

    Meu primeiro jogo Jornada Z teve toda a arte feita por mim sem nenhum auxílio de AI ou qualquer coisa do tipo. Eu não desenho muito bem, mas com uma mistura de fotos e ilustrações eu fiquei bem satisfeito com a arte. Já a parte gráfica não foi tão boa, tive que aprender a usar os programas de manipulação de imagem para conseguir fazer as cartas, caixa e tudo mais, então foi um grande aprendizado. O resultado final ficou bem legal, mas com certeza poderia ter ficado melhor. 

    Quando comecei a trabalhar na Volta ao mundo eu sabia que não tinha capacidade de fazer nada no estilo que o jogo pedia, então procurei pinturas e artes que fossem da época que pudessem me ajudar. Muita coisa consegui numa resolução boa, principalmente pinturas de barcos (que ainda uso), mas não o suficiente. Durante o desenvolvimento do jogo eu comecei a usar as ferramentas de criação de imagens por IA por curiosidade e resolvi utilizá-las no meu jogo, pois elas conseguem preencher a lacuna do que me falta. E comparando os resultados que tenho hoje não tenho dúvidas que foi a escolha certa. Deu muito trabalho deixar o jogo do jeito que está, não foi um processo fácil, principalmente pra mim que não tenho nenhuma experiência nesse tipo de coisa fora o meu primeiro jogo.

    Infelizmente ouvi comentários desmerecendo o jogo pela arte, de pessoal que provavelmente nem jogaram ou leram o manual. O que é uma pena, pois tenho consciência que o jogo que criei está bom. Sei da má fama que a IA tem na arte, e concordo que é uma ferramenta complicada. Não acho certo uma empresa que tem recursos para contratar um artista qualificado tente cortar custos usando uma ferramenta que vai entrar um resultado que só é bom de verdade visto a distância. Mas pra mim, sendo somente uma única pessoa fazendo todo o trabalho, não vi problema algum de utilizar de todas as ferramentas ao meu alcance para deixar o jogo do melhor jeito que for possível. 

    Parece que a maioria das pessoas não tem a mesma visão que eu, e acreditam que esse tipo de utilização não é válida. Eu não acho que meu projeto teria tido o mesmo interesse das pessoas se ele não possuísse a cara que tem, mas respeito o ponto de vista de quem pensa dessa maneira. 

    Minha intenção era deixar o financiamento coletivo o mais barato possível, eu só queria recuperar o que perdi durante o desenvolvimento, afinal o meu maior interesse é ter o jogo com o maior número de pessoas que der. No entanto uma nova arte parece que vai ser necessária e isso não vai ser muito barato. Há um tempo atrás eu fiz uma enquete do que as pessoas iam gostar de ver como metas do financiamento coletivo, e muita gente votou por mais competidores e o modo solo. No entanto a primeira meta da campanha será uma nova arte. Ainda não tenho valores de FC nem nada, mas já conversei com que irá fazer o desenho e na página do FC terão exemplos de como era e de como será após o trabalho feito. 

    Espero que as pessoas vejam o jogo pelo que ele é, e não só pela arte, tentem conhecer um pouco das mecânicas e como tudo funciona. Eu mesmo teria o maior prazer de explicar pelo Tabletopia ou qualquer coisa assim. Principalmente para aqueles que desconsideraram o que foi feito só pela arte ser IA.

    Então resumindo, o jogo futuramente terá uma nova cara feita por um artista, os detalhes ainda não foram todos acertados, mas muito vai depender do resultado do FC. E assim que eu tiver algumas cartas de exemplo do trabalho dele eu vou divulgar, porém não tudo, afinal tem que deixar alguma surpresa pra campanha rs. Uma pena que provavelmente vão diminuir o número de artes únicas no jogo, mas isso é o de menos e não vai atrapalhar em nada o gameplay. Tendo uma iconográfica legal e um bom tabuleiro já vou ficar muito contente. 

    Bem gente é isso, espero que tenham achado um pouco interessante e que todos tenham uma ótima semana!
        

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  • trprado
    42 mensagens MD
    avatar
    trprado24/06/24 16:48
    trprado » 24/06/24 16:48

    Vou dar meu pitaco, não vejo problema de usar IA, não ao todo. Pelo contrário prefiro arte que não seja gerada por IA, mas que seja usada como concept art, então quando o projeto ganha vida por financiamento, esse valor da nova arte deve ser colocada no valor do produto. O mesmo para livros de RPG, não vejo de usar como conceito e dummies de impressão, mas se mantiver a arte de IA no projeto final eu vejo como um desfavor a artistas, pois todo produto tem um custo, e se você usa uma ferramenta para tirar esse custo, você também tira o arroz no prato dessas pessoas. Mas isso é meu pensamento, também não sou artista, mas eu já vejo a IA atrapalhando a minha área de atuação e o medo que ela causa nas pessoas por que muitos estão a usando para lucrar mais com maior rentabilidade em detrimento de usar pessoas.

    Dito tudo isso, quando o financiamento sair eu quero participar, e caso você veja que o valor ficou muito alto para as imagens, coloque dividido em mais metas extras, tente diminuir custo com formato de caixa menor, ou mais compacto, normalmente muitos jogos querem criar tabuleiros enormes, que necessitam de caixas maiores mas de resto fica tão vazio que fica a pergunta se o espaço era para uma expansão ou se não pensaram em criar um tamanho um pouco menor. O simples ato de diminuir esses tamanhos podem gerar algumas boas economias e tornar o jogo até mais fácil de se jogar em locais menores.

    1
  • Rahmati
    179 mensagens MD
    avatar
    Rahmati 24/06/24 18:22
    Rahmati » 24/06/24 18:22

    As discussões estão muito inflamadas quando se trata de IA... Fato é que é um recurso que chegou para ficar, mas não sabemos como ficará ainda, não é?

    Falando por mim mesmo, eu prefiro jogos com artes que refletem a "unicidade" de cada artista — por exemplo, as artes do Meadow, Everdell, Root, Feudum, as do The Mico... Acho que as artes geradas por IA ficam sempre muito parecidas umas com as outras. Claro que sempre têm uns "lampejos" de beleza nelas, mas, em geral, não mexem muito com a gente...

    Contudo, jamais deixaria de jogar um jogo por causa da arte. Se fosse assim, o Klemens Franz tava ferrado. (Eu, particularmente, gosto do estilo dele, mas o pessoal em geral...)

    Mas que fica faltando aquele "brilho nos olhos" quando a gente vê uma arte de IA, ah, falta...

    2
  • gabriel
    1519 mensagens MD
    avatar
    gabriel24/06/24 20:16
    gabriel » 24/06/24 20:16

    Radiated::Não acho certo uma empresa que tem recursos para contratar um artista qualificado tente cortar custos usando uma ferramenta que vai entrar um resultado que só é bom de verdade visto a distância. Mas pra mim, sendo somente uma única pessoa fazendo todo o trabalho, não vi problema algum de utilizar de todas as ferramentas ao meu alcance para deixar o jogo do melhor jeito que for possível. 

    Parece que a maioria das pessoas não tem a mesma visão que eu, e acreditam que esse tipo de utilização não é válida.  

    A grande questão que as pessoas que se opõem ao uso de IA na arte, e que senti que faltou que você abordasse ou mesmo se questionasse, é que em geral seu uso é tratado como roubo de propriedade intelectual ou plágio (não sei qual seria o termo correto). Isto se deve ao fato de que a IA é uma ferramenta que não "cria" arte de fato, ela é treinada, sem a devida autorização, com o trabalho de artistas e, por meio de seus algoritmos, "cospe" um resultado de acordo com o prompt dado. Este resultado obrigatoriamente trará características do trabalho de artistas que serviram de fonte para o treinamento da ferramenta e que não foram remunerados por isso. Acredito que esse seja o cerne do debate. Então o grande problema não é apenas você não estar remunerando diretamente um artista pelo trabalho realizado em seu jogo por ter deixado de contratá-lo. É também a IA estar gerando esta arte, utilizando-se do trabalho de algum(ns) artista(s) e este(s) não estar(em) sendo remunerado(s) e creditado(s) pelo seu trabalho que foi, sim, utilizado na geração deste resultado. 

    Eu não faço idéia de como resolver esta questão e não possuo absolutamente nenhuma especialidade na área. Só estou expondo o que entendo que seja a real discussão sobre o tema.

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  • Raio
    2094 mensagens MD
    avatar
    Raio25/06/24 00:43
    Raio » 25/06/24 00:43

    Eu sinceramente mandaria esses fdp que estão criticando irem se fod3@!

    AH, e pediria para algum desses corn@$ arrumarem as artes de alguns jogos também.

    Cara, o jogo é seu, está saindo de maneira independente pelo que eu li aqui na página do jogo e infelizmente você não tem recursos para contratar um artista BOM para desenvolver uma arte ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE VOLTADA PARA O SEU JOGO...

    Quem sabe o seu jogo mande bem e você consiga uma nova tiragem, por alguma editora maior, e acrescente alguma expansão e dê uma repaginada na arte?

    Enquanto isso, os "artistas" insignificantes (leia-se ruins mesmo) sempre vão reclamar. Sempre. Semelhante aqueles que cagam nas avenidas ou jogam tinta ou jogam líquidos duvidosos em pinturas renomadas.

    Os bons mesmo, sabem que não podem ser replicados. Talvez um dia, mas não agora... 

    Siga com seu trabalho e com a sua luta. Boa sorte com seu jogo!

    3
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