DCCQM::Concluí que financiamento coletivo é igual investimento com algum risco...
Antes de se investir, tem que se avaliar os riscos do negócio...
Se vale a pena investir, se o produto é tudo isso, se a empresa cumprirá os termos...
Se você não gosta de riscos, não invista nesse tipo de negócio...
Compre jogos nas lojas ou nos mercados organizados...
O risco fica bem próximo de zero...
Se financiamentos coletivos são arriscados e você investe algumas vezes nisso, sabia que em algum momento vc será contemplado com algum desacordo, ou vários deles.
Fim da história.
DCCQM
viniciusjf::
Isso é óbvio, mas não é o que está em questão. O que está sendo mais discutido é a postura da editora, afinal, uma coisa não justifica a outra.
Caros
DCCQM e
viniciusjf
Olha, pode ser que eu esteja errado, mas da forma que eu vejo, financiamento coletivo não tem nada a ver com investimento de risco. Não dá para colocar na aba "investimento de risco" absolutamente qualquer possibilidade (o jogo atrasar, a empresa falir, a III Guerra Mundial, o impacto do asteroide Apófis, etc), caso contrário qualquer coisa que se faça, passa a ser uma investimento de risco, até mesmo comprar um picolé.
Na minha concepção investimento de risco foi o que fez quem comprou várias cópias do Descent: Lendas da Escuridão, apostando que o fenômeno Gloomhaven se repetiria. Com isso elas poderiam vender suas cópias pelo dobro do preço que pagaram, como aconteceu com o Gloomhaven. Elas fizeram isso conscientes de que essa aposta também poderia dar muito errado, e elas teriam de vender suas cópias por um valor inferior ao que pagaram e amargar um baita prejuízo, que foi o que aconteceu.
Nenhum financiamento coletivo é anunciado com o alerta de que o jogo pode atrasar dois anos, ele pode chegar todo errado, e mesmo não tendo cumprido o prazo de entrega, e nem entregue o jogo em condições mínimas, mesmo assim a editora ainda só devolveria 80% do valor pago no apoio. Talvez o único risco de um financiamento coletivo é você colocar o seu dinheiro, mas mesmo assim o jogo não bater a meta mínima, o projeto não decolar e você receber seu dinheiro de volta. Porém, obviamente esse não foi o caso do Old World, porque o jogo atingiu a meta de financiamento em vinte minutos. Por isso, quando se entra em um financiamento coletivo, especialmente um que já tenha atingido a meta mínima de financiamento, a pessoa sabe que receberá seu jogo. Os casos de atrasos absurdos e entrega de produtos em condições inaceitáveis como aconteceu com Old World, de forma algum devem, e nem podem, ser encarados como investimentos de risco.
Pelo menos é como eu penso...
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio