lucashazzi::gustavosraraujo::arthurtakel::Tive o jogo base, muito bom. Mas se me lembro tinha um desbalanceamento naqueles mísseis que ignoravam a iniciativa, acho que eles acertavam primeiro, algo assim.
Então tive que adquirir uma expansão que corrigia essa questão dos mísseis e vinha com raças a mais (agora não lembro o nome) e depois disso o jogo ficou simplesmente espetacular.
O Eclipse tem que ser jogado como o TI4, não se pode colocar os tiles de setor de modo aleatório, tem que pegar os mapas balanceados que tem no BGG e em outros sites fazer o setup de modo proporcional a todos os lados onde os jogadores começam e assim o jogo fica excelente.
Faz tempo que vendi o jogo e não sei como ficaram as regras de balanceamento, notadamente dos mísseis, e a fase de combate. Acho que na segunda edição devem ter balanceado isso já, mas ter só o jogo base do eclipse 1ª edição não vale a pena, mas ter o jogo base com a expansão aquela que reequilibra as regras e dá raças a mais, essa sim vale muito a pena. Se o jogo hoje se encontra por 300 reais não tem nem o que pensar, vale cada centavo.
Sem querer abusar da sua boa vontade, mas será que vc lembra que exp seria essa (que equilibra)? Outra dúvida que surgiu em relação a sua frase final foi: o jogo base por si só vale por 300, ou vc ainda considera a necessidade de alguma exp?
Obrigado!
Se eu não me engano não há desbalanceamento de mísseis e eles tem o mesmo funcionamento em ambas as versões (base):
Regras do Eclipse New Dawn (2011):

Regras do Segundo Despertar:

Em ambas as versões vc lança seus mísseis no início de combate por ordem de iniciativa (se houver) e eles não são mais lançados depois até que outro combate seja iniciado.
Sim, no caso de ambos os jogadores terem naves equipadas com mísseis. Mas se um dos jogadores não tiver míssil equipado ela é alvejada por um míssil primeiro sem que se verifique a iniciativa. Por isso conforme você vai jogando partidas você percebe que tem que apenas colocar mísseis e computador nas naves e só o que acabou tornando uma regra quebrada porque por ser muito forte todos só queriam fazer isso.
Mas você tem razão eu estava em dúvida como ocorria quando ambas as naves, atacante e defensora, são equipadas com mísseis.