Post original: https://www.boardseyeview.net/post/coral
Com seus blocos de madeira em forma de L,
Coral pode parecer um jogo de empilhamento baseado em sua destreza, e certamente há um certo grau de empilhamento envolvido. Mas, na verdade, é um jogo de estratégia abstrato. Coral foi criado por Tangi Tabuteau e publicado pela 2Tomatoes. A arte é de Tatiana Boyko.
Existe uma opção solo, mas o objetivo do jogo competitivo de 2 a 4 jogadores é terminar com mais corais (ou seja: seções de seus blocos) visíveis do que qualquer um dos outros jogadores quando vistos de cima. Provavelmente não jogará o jogo inteiro com uma visão aérea de cima para baixo, então precisará pensar além do que pode ver imediatamente ou precisará se levantar com frequência durante o jogo – provavelmente um pouco de ambos.

Dependendo da contagem de jogadores, começa com a maioria dos seus blocos e um ou mais blocos do coral de outro jogador. O jogo começa com um único cubo (rocha) sobre a mesa e inicialmente os jogadores devem colocar uma peça de coral de forma que cubra pelo menos uma face exposta desse cubo. Quando o cubo estiver completamente obscurecido, cada jogador coloca seu peão de coral em qualquer lugar da estrutura coletiva, exceto que ele não pode estar no seu próprio coral. O jogo então prossegue com os jogadores colocando um bloco de modo que pelo menos uma borda fique adjacente à seção onde seu peão está ou, em vez disso, movendo seu peão qualquer número de espaços ortogonalmente, no entanto nunca pode mover-se sobre ou através de seu próprio coral. Os peões dos jogadores podem bloquear o movimento uns dos outros, então há muita estratégia na maneira como posiciona seu peão.

Alguns jogadores podem inicialmente achar contra-intuitivo que a altura seja ignorada tanto para a adjacência quanto para o cálculo do movimento ortogonal, mas não demora muito para que seu cérebro aceite o que equivale a tratar uma estrutura tridimensional como se ela fosse apenas em duas dimensões. Exceto em caso de empate, a altura também é ignorada na determinação do vencedor. Intuitivamente, os jogadores pensam em termos de construir para cobrir os blocos uns dos outros, mas construir para fora do plano às vezes pode ser uma opção de pontuação mais alta...
E tendo dito que
Coral é um jogo de estratégia e não de destreza, ainda existe um elemento de destreza. Se estiver jogando com regras competitivas estritas, se um bloco que colocou tombar, perderá aquela peça e sua vez (se for um bloco do oponente que estava colocando, ele pegará e colocará o bloco derrubado). Existe a opção de jogar com regras amigáveis que ignoram essa penalidade de destreza.
Coral é fácil de aprender e joga rapidamente: a maioria das nossas partidas no Board’s Eye View duraram cerca de 15-20 minutos. É um jogo que as crianças podem jogar, mas, com seus blocos de madeira satisfatoriamente robustos, é um jogo de estratégia abstrato, desafiador com profundidade suficiente para fazer os adultos voltarem para mais.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.