Vulturnus::arthurtakel::
Que problema que ela resolveu? Por acaso ela vai mandar o manual corrigido para os apoiadores? O que mandaram foi um arquivo PDF imprima você mesmo. Sabe quanto que custa imprimir um manual colorido naquele tipo de papel?
E outra, eu quero reembolso e o tal Cuty mandou um áudio num dos grupos falando que iria devolver somente 80% por causa das regras do catarse (que eles mesmos descumpriram). Isso é uma atitude honesta para você? Além de descumprir a própria regra do catarse, além de atrasar o produto, além de entregar produto com defeito ainda quer ficar com 20% do que paguei? E o reembolso será corrigido desde a data que eu paguei até hoje? Só na época da pandemia o IGP-M deu uma diferença de 28%, só em um ano esse meu dinheiro teve uma corrosão de praticamente um terço do valor. Não vão devolver o dinheiro corrigido? E o frete que paguei, um absurdo de 185 reais que só tinha opção SEDEX?
Só dê o parabéns a partir do momento em que o manual novinho e correto for entregue, todas as peças forem entregues e para quem pediu reembolso que 100% do valor mais o que foi pago de frete seja devolvido devidamente corrigido. Isso é o mínimo a se exigir da empresa por toda essa lesão que nos causaram.
Arthur, vamos ser realistas, a Conclave não vai devolver 100% do valor pago a não ser que seja obrigada judicialmente a faze-lo. Repare que não estou dizendo que o pleito é injusto, mas em se tratando de negócios, ninguém é bobo. A Conclave sabe que só uma decisão judicial pode obriga-los a devolver os 100% com correção monetária desde a data do pagamento e juros a partir da citação. Dito isso, se eles já possuem uma assessoria jurídica, eles vão só pagar pra ver e esperar cada um entrar com ação e resolver individualmente, de repente até fazendo acordos.
Não é questão de achar que não devolver 100% é certo, é só que não dá pra ficar acreditando que alguém vai ser bonzinho no negócio pq "é a coisa certa", sendo que ao que tudo indica tb, a maioria das pessoas quer a correção do problema, e não a devolução do dinheiro.
dharrebola:: Sinceramente? Ficava mais bonito (e talvez menos custoso no futuro) para conclave amargar o "Prejuízo" desses 20% de quem quiser devolver.
A imensa maioria vai ficar com o jogo, já esperaram 3 anos.
As empresas arranham a própria imagem por muito pouco, amadorismo nivel máster.
VitorMX::
Ele arrecadaram 2.2 milhões.
20% daria 440.000.
Se 1/5 dos apoiadores desistirem, já são 90 mil reais que sairia do caixa da empresa.
Nunca trabalhei em uma editora mas acho que eles tão é longe de querer ter um prejuízo desse só para evitar ficar com o nome sujo.
Eles já se sujaram demais com essa campanha. Vão se esforçar para reverter o quadro de outra forma e devem saber que vai ser uma caminhada de anos até voltar a recuperar a confiança da sociedade. Se é que algum dia eles vão conseguir isso.
Caros
Vulturnus,
arthurtakel,
dharrebola e
VitorMX
Rapaziada, ninguém aqui é criança e todo mundo sabe que negócios são negócios. Porém, uma boa marca, uma reputação e uma boa credibilidade junto ao seu público também faz parte dos negócios e não tem preço. É justamente por isso que algumas editoras e lojas gringas mandavam outra cópia do jogo quando a primeira enviada se extraviava nos Correios, o que não é de nenhuma responsabilidade dessas empresas. Elas fazem isso, não porque são boazinhas, mas sim porque sabem o quanto vale uma boa reputação, mesmo em se tratando de um fim de mundo feito o Brasil, em temos de tamanho de mercado de board games.
Claro que nenhuma empresa quer ter prejuízo, muito embora pelo valor arrecadado e a quantidade de pessoas que vai efetivamente devolver o jogo e pedir devolução, talvez isso valesse muito a pena, para diminuir ao menos um pouco os danos causados à credibilidade da empresa. Do mesmo modo, nenhuma empresa vai ter um gasto, se puder evitar de alguma forma.
Só que nesse caso, não dá para ter os dois, ou seja, não dá para a Conclave querer posar de empresa séria e exemplo de cuidado e preocupação com seus clientes e ao mesmo tempo só querer devolver o valor integral pago a quem optar pela devolução, se for acionada na justiça.
Quanto à questão da mancha no currículo e do nome jogado na lama, a julgar por alguns comentários, eu acho que a Conclave esteja ficando cada vez menos preocupada com isso. Mesmo com todos os atrasos, mesmo com a tentativa de ludibriar os apoiadores, mesmo com o jogo chegando recheado de erros, mesmo com a empresa resolvendo só devolver 80% do preço por que optar pela devolução, mesmo com tudo isso, ainda tem muita gente verdadeiramente enlouquecida por esse jogo, esquecendo tudo de errado que a Conclave fez, e ainda defendendo a editora.
Fica parecendo que o Old World está no mesmo nível de um El Grande, de um Tigris & Euphraste, de um Puerto Rico, de um Carcassonne, de um 7 Wonders, de um Agrícola, de um TI4 ou de um Brass. Mas, pelo que se pode ver pelos comentários no BGG e a sua colocação (#382), o jogo é bom, mas nem de longe é essa coca-cola toda, especialmente com a quantidade de dor de cabeça e frustação gerada por esse projeto tão problemático.
Isso só dá força para que a Conclave insista cada vez mais nessa estratégia indecente de reter 20%, dos apoiadores e que quiserem devolver o jogo. É por essas e outras, que eu não duvido nada que daqui a algum tempo, nós voltemos a nos encontrar em um futuro próximo, comentando sobre mais um jogo caro e entregue todo errado.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio