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  4. Esclarecimento Conclave - Atualização

Esclarecimento Conclave - Atualização

The Witcher: Old World
  • storum
    1089 mensagens MD
    avatar
    storum12/06/24 13:22
    storum » 12/06/24 13:22

    iuribuscacio::
    FireHawk::
    storum::
    VitorMX::
    storum::
    VitorMX::
    storum::
    VitorMX::
    storum::Parabéns a Conclave por resolver todos os problemas. 



    Ironia? Ela não resolveu os problemas. Ela se pronunciou dizendo que vai resolver. Diferença grande.

    Ai ferrou kkkk 

    Se ela for resolver no mesmo prazo que foi a entrega, em 3 anos teremos o jogo completo, totalizando 6 anos kkkk (rir para não chorar)

    Depende de como vai ficar a produção la na China, a fabrica trabalha a todo vapor, são coisas pequenas que não demandam muito tempo de produção, ocorre que, tudo vai depender deles la, o delay, a lista de espera, etc... fora isso, há ainda o envio marítimo que leva meses e meses pra ser embarcado e chegar por aqui... como disse anteriormente para o Arthur, ninguem é obrigado a aceitar uma copia com defeito e ainda ter que esperar, vai do consentimento de cada um... eu mesmo, vou aguardar !

    O osso é que se devolver, só recebemos 80% do valor.
    Concordo quem defende que o CDC se sobrepõe, afinal, não foi entregue o produto sem defeitos. Mas isso envolve justiça e um trabalho que talvez para muitos não compense.
    Eu vou aguardar também mas na torcida que a Conclave não participe mais de nenhum financiamento coletivo.

    80% no caso de desistência do financiamento, recebeu produto com problema a regra muda, sugiro que guarde o produto, o produto defeituoso é prova judicial. O simples fato, por exemplo, de te entregarem um manual errado que inviabilize toda a jogatina, ja caracteriza defeito do produto. O manual é por si só parte do produto. Vc não é obrigado a re-imprimir novo manual. Não vi ate agora algum pronunciamento oficial da editora dizendo que o manual corrigido será re-enviado a todos, seria muito bom se o fizessem... Tem o direito de devolução garantido por lei.

    De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o fornecedor é responsável por entregar o produto completo, incluindo todas as peças necessárias para seu funcionamento adequado.

    35 do CDC (Código de Defesa do Consumidor). Nesse caso, o consumidor pode exigir entre: 1) o cumprimento forçado da entrega; 2) outro produto equivalente; 3) desistir da compra e restituição integral do valor já pago, incluindo o frete, e também eventuais perdas e danos decorrentes da demora.


    O artigo 18 do CDC dispõe que caso o produto apresentar vício ou defeito que lhe torne impróprio/inadequado ao uso, ou que lhe diminua o valor, o fornecedor é obrigado a sanar/reparar o defeito no prazo máximo de 30 dias.

     
    Sobre o manual eles responderam que já tinham o manual atualizado que inclusive mandaram no email ontem , mas vão aproveitar para fazer mais correções que a comunidade acho para ter uma versão final , e sim vai ser reimpresso junto com todo resto, além de falar isso no grupo lá, eles oficializam ontem no email :
    "Link para baixar o manual atualizado (ele será enviado impresso com as reposições)"
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3c729_9p1e98.jpg

    Caro FireHawk

    Você se esqueceu de comentar sobre o procedimento da Conclave de devolver apenas 80% do valor pago, para quem quiser devolver o jogo. 

    Você acha que isso é um comportamento adequado a uma empresa séria, honesta, e que realmente se preocupa e preza pelo respeito com seus apoiadores e consumidores? E se você não acha isso, porque motivo isso não constou na sua resposta?

    Iuri Buscácio

    Foto importante: O manual será enviado IMPRESSO com as reposições. Excelente colocação!

    0
  • Vulturnus
    85 mensagens MD
    avatar
    Vulturnus12/06/24 13:25
    Vulturnus » 12/06/24 13:25

    arthurtakel::
    storum::Parabéns a Conclave por resolver todos os problemas. 



    Que problema que ela resolveu? Por acaso ela vai mandar o manual corrigido para os apoiadores? O que mandaram foi um arquivo PDF imprima você mesmo. Sabe quanto que custa imprimir um manual colorido naquele tipo de papel?
    E outra, eu quero reembolso e o tal Cuty mandou um áudio num dos grupos falando que iria devolver somente 80% por causa das regras do catarse (que eles mesmos descumpriram). Isso é uma atitude honesta para você? Além de descumprir a própria regra do catarse, além de atrasar o produto, além de entregar produto com defeito ainda quer ficar com 20% do que paguei? E o reembolso será corrigido desde a data que eu paguei até hoje? Só na época da pandemia o IGP-M deu uma diferença de 28%, só em um ano esse meu dinheiro teve uma corrosão de praticamente um terço do valor. Não vão devolver o dinheiro corrigido? E o frete que paguei, um absurdo de 185 reais que só tinha opção SEDEX?
    Só dê o parabéns a partir do momento em que o manual novinho e correto for entregue, todas as peças forem entregues e para quem pediu reembolso que 100% do valor mais o que foi pago de frete seja devolvido devidamente corrigido. Isso é o mínimo a se exigir da empresa por toda essa lesão que nos causaram.

    Arthur, vamos ser realistas, a Conclave não vai devolver 100% do valor pago a não ser que seja obrigada judicialmente a faze-lo. Repare que não estou dizendo que o pleito é injusto, mas em se tratando de negócios, ninguém é bobo. A Conclave sabe que só uma decisão judicial pode obriga-los a devolver os 100% com correção monetária desde a data do pagamento e juros a partir da citação. Dito isso, se eles já possuem uma assessoria jurídica, eles vão só pagar pra ver e esperar cada um entrar com ação e resolver individualmente, de repente até fazendo acordos. 

    Não é questão de achar que não devolver 100% é certo, é só que não dá pra ficar acreditando que alguém vai ser bonzinho no negócio pq "é a coisa certa", sendo que ao que tudo indica tb, a maioria das pessoas quer a correção do problema, e não a devolução do dinheiro.

    1
  • VitorMX
    2287 mensagens MD
    avatar
    VitorMX12/06/24 14:25
    VitorMX » 12/06/24 14:25

    iuribuscacio::
    FireHawk::
    storum::
    VitorMX::
    storum::
    VitorMX::
    storum::
    VitorMX::
    storum::Parabéns a Conclave por resolver todos os problemas. 



    Ironia? Ela não resolveu os problemas. Ela se pronunciou dizendo que vai resolver. Diferença grande.

    Ai ferrou kkkk 

    Se ela for resolver no mesmo prazo que foi a entrega, em 3 anos teremos o jogo completo, totalizando 6 anos kkkk (rir para não chorar)

    Depende de como vai ficar a produção la na China, a fabrica trabalha a todo vapor, são coisas pequenas que não demandam muito tempo de produção, ocorre que, tudo vai depender deles la, o delay, a lista de espera, etc... fora isso, há ainda o envio marítimo que leva meses e meses pra ser embarcado e chegar por aqui... como disse anteriormente para o Arthur, ninguem é obrigado a aceitar uma copia com defeito e ainda ter que esperar, vai do consentimento de cada um... eu mesmo, vou aguardar !

    O osso é que se devolver, só recebemos 80% do valor.
    Concordo quem defende que o CDC se sobrepõe, afinal, não foi entregue o produto sem defeitos. Mas isso envolve justiça e um trabalho que talvez para muitos não compense.
    Eu vou aguardar também mas na torcida que a Conclave não participe mais de nenhum financiamento coletivo.

    80% no caso de desistência do financiamento, recebeu produto com problema a regra muda, sugiro que guarde o produto, o produto defeituoso é prova judicial. O simples fato, por exemplo, de te entregarem um manual errado que inviabilize toda a jogatina, ja caracteriza defeito do produto. O manual é por si só parte do produto. Vc não é obrigado a re-imprimir novo manual. Não vi ate agora algum pronunciamento oficial da editora dizendo que o manual corrigido será re-enviado a todos, seria muito bom se o fizessem... Tem o direito de devolução garantido por lei.

    De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o fornecedor é responsável por entregar o produto completo, incluindo todas as peças necessárias para seu funcionamento adequado.

    35 do CDC (Código de Defesa do Consumidor). Nesse caso, o consumidor pode exigir entre: 1) o cumprimento forçado da entrega; 2) outro produto equivalente; 3) desistir da compra e restituição integral do valor já pago, incluindo o frete, e também eventuais perdas e danos decorrentes da demora.


    O artigo 18 do CDC dispõe que caso o produto apresentar vício ou defeito que lhe torne impróprio/inadequado ao uso, ou que lhe diminua o valor, o fornecedor é obrigado a sanar/reparar o defeito no prazo máximo de 30 dias.

     
    Sobre o manual eles responderam que já tinham o manual atualizado que inclusive mandaram no email ontem , mas vão aproveitar para fazer mais correções que a comunidade acho para ter uma versão final , e sim vai ser reimpresso junto com todo resto, além de falar isso no grupo lá, eles oficializam ontem no email :
    "Link para baixar o manual atualizado (ele será enviado impresso com as reposições)"
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3c729_9p1e98.jpg

    Caro FireHawk

    Você se esqueceu de comentar sobre o procedimento da Conclave de devolver apenas 80% do valor pago, para quem quiser devolver o jogo. 

    Você acha que isso é um comportamento adequado a uma empresa séria, honesta, e que realmente se preocupa e preza pelo respeito com seus apoiadores e consumidores? E se você não acha isso, porque motivo isso não constou na sua resposta?

    Iuri Buscácio

    Caro Iuri,
    Eu ACHO (só achismo mesmo mas que, ao meu ver, faz sentido) que isso foge da Conclave e caberia ao Catarse. Acho que quando a Conclave opta por escolher o Catarse, esse faz a aquisição do dinheiro e repassa 80% para Conclave e não está nem ai se teve problema com os apoiadores ou não. Papel dele é só intermediar o financiamento e garantir seus 20% do arrecadado. 
    Só seria possível a Conclave estornar 100%, ao meu ver, se esses 20% saísse do caixa dela e não do que pagamos. Os 20% que pagamos tá com o Catarse.
    Só reforçando: Isso é um ACHISMO da minha pessoa. 

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Vitor

    1
  • dharrebola
    705 mensagens MD
    avatar
    dharrebola12/06/24 14:57
    dharrebola » 12/06/24 14:57

    Sinceramente? Ficava mais bonito (e talvez menos custoso no futuro) para conclave amargar o "Prejuízo" desses 20% de quem quiser devolver.

    A imensa maioria vai ficar com o jogo, já esperaram 3 anos.

    As empresas arranham a própria imagem por muito pouco, amadorismo nivel máster.

    2
  • VitorMX
    2287 mensagens MD
    avatar
    VitorMX12/06/24 15:08
    VitorMX » 12/06/24 15:08

    dharrebola::Sinceramente? Ficava mais bonito (e talvez menos custoso no futuro) para conclave amargar o "Prejuízo" desses 20% de quem quiser devolver.

    A imensa maioria vai ficar com o jogo, já esperaram 3 anos.

    As empresas arranham a própria imagem por muito pouco, amadorismo nivel máster.

    Ele arrecadaram 2.2 milhões. 
    20% daria 440.000.
    Se 1/5 dos apoiadores desistirem, já são 90 mil reais que sairia do caixa da empresa.
    Nunca trabalhei em uma editora mas acho que eles tão é longe de querer ter um prejuízo desse só para evitar ficar com o nome sujo.
    Eles já se sujaram demais com essa campanha. Vão se esforçar para reverter o quadro de outra forma e devem saber que vai ser uma caminhada de anos até voltar a recuperar a confiança da sociedade. Se é que algum dia eles vão conseguir isso.

    3
  • iuribuscacio
    3134 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio12/06/24 15:14
    iuribuscacio » 12/06/24 15:14

    VitorMX::
    Caro Iuri,
    Eu ACHO (só achismo mesmo mas que, ao meu ver, faz sentido) que isso foge da Conclave e caberia ao Catarse. Acho que quando a Conclave opta por escolher o Catarse, esse faz a aquisição do dinheiro e repassa 80% para Conclave e não está nem ai se teve problema com os apoiadores ou não. Papel dele é só intermediar o financiamento e garantir seus 20% do arrecadado. 
    Só seria possível a Conclave estornar 100%, ao meu ver, se esses 20% saísse do caixa dela e não do que pagamos. Os 20% que pagamos tá com o Catarse.
    Só reforçando: Isso é um ACHISMO da minha pessoa. 

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Vitor

    Caro VitorMX

    Meu camarada, a coisa não é bem assim.

    Em primeiro lugar, não sei quanto foi a retenção nesse caso do Old World, mas em outros financiamentos que eu apoiei, a comissão do Catarse foi 13% e não 20%. Esse foi o caso do Chaparral da MS Jogos, e mais recentemente do Herança de Cthulhu da 101 Games, cuja imagem do orçamento eu estou anexando abaixo:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/b9afe_0631u0.jpg

    Agora esses dois financiamentos foram de jogos nacionais de editoras independentes e modestas, portanto é de se supor que um projeto grande de uma das grandes editoras de jogos do país, e que levantou, salvo engano mais de dois milhões de reais, tenha tido uma comissão menor, por conta do montante do dinheiro envolvido. Porém pode ser também que independente do tamanho do projeto, a comissão do Catarse seja sempre a mesma. Maior do que 13%, eu acho difícil.

    Só que na verdade, isso não importa, porque quem vendeu e se comprometeu a entregar o produto sem defeitos e dentro do prazo foi a Conclave, então ela é que é a responsável por devolver o dinheiro pago pelos apoiadores e integralmente. Em seguida, a Conclave é que se quisesse entrasse com uma ação de regresso contra a fábrica chinesa, para reaver a diferença e até danos morais, e isso se a culpa fosse mesmo da fábrica chinesa. O apoiador não tem absolutamente nada com isso. 

    E mesmo que a coisa não funcionasse assim do ponto de vista legal, do ponto de vista moral, isso é o que a Conclave deveria fazer, se ela fosse essa empresa séria e comprometida com o respeito aos seus apoiadores, que algumas pessoas estão dizendo. Não precisa ir longe, quantas editoras e lojas gringas não mandam, ou pelo menos mandavam quando os KS ainda vinham para cá, uma cópia integral do jogo, quando os Correios extraviam a encomenda que elas enviavam, e até mesmo quando o jogo chegava incompleto e o apoiador queria apenas os componentes que vieram faltando?!?! E isso era feito sem dor de cabeça alguma e em alguns casos sem custo para o comprador, bastava comprovar que a pessoa realmente havia comprado o jogo (às vezes nem isso). Existem diversos relatos e mais relatos desse procedimento aqui no Ludopedia.

    Isso sim é comprometimento e respeito com o comprador. A editora gringa repõem o jogo, mesmo quando ela não tem absolutamente culpa alguma pelo extravio, o que é muito diferente da Conclave em relação ao atraso e erros do Old World. Por isso, é duro ler algumas pessoas elogiando a Conclave por se comprometer a consertar os erros que são responsabilidade dela, o que não é nada além da obrigação da empresa.

    Mas o que esperar de um país, onde muitas vezes, com alguma conversa fiada, o certo acaba se tornando o errado, e o errado acaba se tornando o certo...

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
           

    2
  • iuribuscacio
    3134 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio12/06/24 17:49
    iuribuscacio » 12/06/24 17:49

    Vulturnus::
    arthurtakel::
    Que problema que ela resolveu? Por acaso ela vai mandar o manual corrigido para os apoiadores? O que mandaram foi um arquivo PDF imprima você mesmo. Sabe quanto que custa imprimir um manual colorido naquele tipo de papel?
    E outra, eu quero reembolso e o tal Cuty mandou um áudio num dos grupos falando que iria devolver somente 80% por causa das regras do catarse (que eles mesmos descumpriram). Isso é uma atitude honesta para você? Além de descumprir a própria regra do catarse, além de atrasar o produto, além de entregar produto com defeito ainda quer ficar com 20% do que paguei? E o reembolso será corrigido desde a data que eu paguei até hoje? Só na época da pandemia o IGP-M deu uma diferença de 28%, só em um ano esse meu dinheiro teve uma corrosão de praticamente um terço do valor. Não vão devolver o dinheiro corrigido? E o frete que paguei, um absurdo de 185 reais que só tinha opção SEDEX?
    Só dê o parabéns a partir do momento em que o manual novinho e correto for entregue, todas as peças forem entregues e para quem pediu reembolso que 100% do valor mais o que foi pago de frete seja devolvido devidamente corrigido. Isso é o mínimo a se exigir da empresa por toda essa lesão que nos causaram.

    Arthur, vamos ser realistas, a Conclave não vai devolver 100% do valor pago a não ser que seja obrigada judicialmente a faze-lo. Repare que não estou dizendo que o pleito é injusto, mas em se tratando de negócios, ninguém é bobo. A Conclave sabe que só uma decisão judicial pode obriga-los a devolver os 100% com correção monetária desde a data do pagamento e juros a partir da citação. Dito isso, se eles já possuem uma assessoria jurídica, eles vão só pagar pra ver e esperar cada um entrar com ação e resolver individualmente, de repente até fazendo acordos. 

    Não é questão de achar que não devolver 100% é certo, é só que não dá pra ficar acreditando que alguém vai ser bonzinho no negócio pq "é a coisa certa", sendo que ao que tudo indica tb, a maioria das pessoas quer a correção do problema, e não a devolução do dinheiro.

    dharrebola:: Sinceramente? Ficava mais bonito (e talvez menos custoso no futuro) para conclave amargar o "Prejuízo" desses 20% de quem quiser devolver.

    A imensa maioria vai ficar com o jogo, já esperaram 3 anos.

    As empresas arranham a própria imagem por muito pouco, amadorismo nivel máster.


    VitorMX::
    Ele arrecadaram 2.2 milhões. 
    20% daria 440.000.
    Se 1/5 dos apoiadores desistirem, já são 90 mil reais que sairia do caixa da empresa.
    Nunca trabalhei em uma editora mas acho que eles tão é longe de querer ter um prejuízo desse só para evitar ficar com o nome sujo.
    Eles já se sujaram demais com essa campanha. Vão se esforçar para reverter o quadro de outra forma e devem saber que vai ser uma caminhada de anos até voltar a recuperar a confiança da sociedade. Se é que algum dia eles vão conseguir isso.


    Caros Vulturnus, arthurtakel, dharrebola e VitorMX

    Rapaziada, ninguém aqui é criança e todo mundo sabe que negócios são negócios. Porém, uma boa marca, uma reputação e uma boa credibilidade junto ao seu público também faz parte dos negócios e não tem preço. É justamente por isso que algumas editoras e lojas gringas mandavam outra cópia do jogo quando a primeira enviada se extraviava nos Correios, o que não é de nenhuma responsabilidade dessas empresas. Elas fazem isso, não porque são boazinhas, mas sim porque sabem o quanto vale uma boa reputação, mesmo em se tratando de um fim de mundo feito o Brasil, em temos de tamanho de mercado de board games. 

    Claro que nenhuma empresa quer ter prejuízo, muito embora pelo valor arrecadado e a quantidade de pessoas que vai efetivamente devolver o jogo e pedir devolução, talvez isso valesse muito a pena, para diminuir ao menos um pouco os danos causados à credibilidade da empresa. Do mesmo modo, nenhuma empresa vai ter um gasto, se puder evitar de alguma forma.

    Só que nesse caso, não dá para ter os dois, ou seja, não dá para a Conclave querer posar de empresa séria e exemplo de cuidado e preocupação com seus clientes e ao mesmo tempo só querer devolver o valor integral pago a quem optar pela devolução, se for acionada na justiça.

    Quanto à questão da mancha no currículo e do nome jogado na lama, a julgar por alguns comentários, eu acho que a Conclave esteja ficando cada vez menos preocupada com isso. Mesmo com todos os atrasos, mesmo com a tentativa de ludibriar os apoiadores, mesmo com o jogo chegando recheado de erros, mesmo com a empresa resolvendo só devolver 80% do preço por que optar pela devolução, mesmo com tudo isso, ainda tem muita gente verdadeiramente enlouquecida por esse jogo, esquecendo tudo de errado que a Conclave fez, e ainda defendendo a editora. 

    Fica parecendo que o Old World está no mesmo nível de um El Grande, de um Tigris & Euphraste, de um Puerto Rico, de um Carcassonne, de um 7 Wonders, de um Agrícola, de um TI4 ou de um Brass. Mas, pelo que se pode ver pelos comentários no BGG e a sua colocação (#382), o jogo é bom, mas nem de longe é essa coca-cola toda, especialmente com a quantidade de dor de cabeça e frustação gerada por esse projeto tão problemático.  

    Isso só dá força para que a Conclave insista cada vez mais nessa estratégia indecente de reter 20%, dos apoiadores e que quiserem devolver o jogo. É por essas e outras, que eu não duvido nada que daqui a algum tempo, nós voltemos a nos encontrar em um futuro próximo, comentando sobre mais um jogo caro e entregue todo errado.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio  
         

    1
  • Vulturnus
    85 mensagens MD
    avatar
    Vulturnus12/06/24 18:05
    Vulturnus » 12/06/24 18:05

    iuribuscacio::
    VitorMX::
    Caro Iuri,
    Eu ACHO (só achismo mesmo mas que, ao meu ver, faz sentido) que isso foge da Conclave e caberia ao Catarse. Acho que quando a Conclave opta por escolher o Catarse, esse faz a aquisição do dinheiro e repassa 80% para Conclave e não está nem ai se teve problema com os apoiadores ou não. Papel dele é só intermediar o financiamento e garantir seus 20% do arrecadado. 
    Só seria possível a Conclave estornar 100%, ao meu ver, se esses 20% saísse do caixa dela e não do que pagamos. Os 20% que pagamos tá com o Catarse.
    Só reforçando: Isso é um ACHISMO da minha pessoa. 

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Vitor

    Caro VitorMX

    Meu camarada, a coisa não é bem assim.

    Em primeiro lugar, não sei quanto foi a retenção nesse caso do Old World, mas em outros financiamentos que eu apoiei, a comissão do Catarse foi 13% e não 20%. Esse foi o caso do Chaparral da MS Jogos, e mais recentemente do Herança de Cthulhu da 101 Games, cuja imagem do orçamento eu estou anexando abaixo:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/b9afe_0631u0.jpg

    Agora esses dois financiamentos foram de jogos nacionais de editoras independentes e modestas, portanto é de se supor que um projeto grande de uma das grandes editoras de jogos do país, e que levantou, salvo engano mais de dois milhões de reais, tenha tido uma comissão menor, por conta do montante do dinheiro envolvido. Porém pode ser também que independente do tamanho do projeto, a comissão do Catarse seja sempre a mesma. Maior do que 13%, eu acho difícil.

    Só que na verdade, isso não importa, porque quem vendeu e se comprometeu a entregar o produto sem defeitos e dentro do prazo foi a Conclave, então ela é que é a responsável por devolver o dinheiro pago pelos apoiadores e integralmente. Em seguida, a Conclave é que se quisesse entrasse com uma ação de regresso contra a fábrica chinesa, para reaver a diferença e até danos morais, e isso se a culpa fosse mesmo da fábrica chinesa. O apoiador não tem absolutamente nada com isso. 

    E mesmo que a coisa não funcionasse assim do ponto de vista legal, do ponto de vista moral, isso é o que a Conclave deveria fazer, se ela fosse essa empresa séria e comprometida com o respeito aos seus apoiadores, que algumas pessoas estão dizendo. Não precisa ir longe, quantas editoras e lojas gringas não mandam, ou pelo menos mandavam quando os KS ainda vinham para cá, uma cópia integral do jogo, quando os Correios extraviam a encomenda que elas enviavam, e até mesmo quando o jogo chegava incompleto e o apoiador queria apenas os componentes que vieram faltando?!?! E isso era feito sem dor de cabeça alguma e em alguns casos sem custo para o comprador, bastava comprovar que a pessoa realmente havia comprado o jogo (às vezes nem isso). Existem diversos relatos e mais relatos desse procedimento aqui no Ludopedia.

    Isso sim é comprometimento e respeito com o comprador. A editora gringa repõem o jogo, mesmo quando ela não tem absolutamente culpa alguma pelo extravio, o que é muito diferente da Conclave em relação ao atraso e erros do Old World. Por isso, é duro ler algumas pessoas elogiando a Conclave por se comprometer a consertar os erros que são responsabilidade dela, o que não é nada além da obrigação da empresa.

    Mas o que esperar de um país, onde muitas vezes, com alguma conversa fiada, o certo acaba se tornando o errado, e o errado acaba se tornando o certo...

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
           

    Iuri, é só vc ler o seu argumento que vc vai mudar de opinião sozinho. Olha o que vc fala aqui:

    "Não precisa ir longe, quantas editoras e lojas gringas não mandam, ou pelo menos mandavam quando os KS ainda vinham para cá, uma cópia integral do jogo, quando os Correios extraviam a encomenda que elas enviavam, e até mesmo quando o jogo chegava incompleto e o apoiador queria apenas os componentes que vieram faltando?!?! E isso era feito sem dor de cabeça alguma e em alguns casos sem custo para o comprador, bastava comprovar que a pessoa realmente havia comprado o jogo (às vezes nem isso)."

    Por qual motivo a Conclave não está repondo de imediato os componentes defeituosos? Vamos lá, vc consegue dar essa resposta. Então pronto, o que é razoável esperar da Conclave é que ela produza os novos conteúdos e encaminhe dentro do que é possível para ela, e é isso. Se fosse pra receber em inglês eu imagino que não seria um problema, a questão é que infelizmente só uma parte pequena no mundo fala português, então, os componentes não estão em plena condições de serem substituídos. Se qualquer componente intercambiável com outras versões do jogo pudesse ser subistuído, isso não seria um problema, inclusive, hj mesmo no grupo uma pessoa reclamou que o tabuleiro veio arranhado e a Conclave já disponibilizou a substituição. 

    Sobre elogiar a Conclave, eu não vi ninguém elogiando a empresa como se fosse a última bolacha do pacote. Não. As pessoas estão elogiando a atitude da Conclave diante de um problema que potencialmente pode quebrar a empresa. Se todo mundo pedisse reembolso como vc está sugerindo em vários tópicos, vai todo mundo ter que pedir reembolso no processo de falência da Conclave, é isso que vc quer? Todo mundo de credor quirografário, brigando pelo que sobrar dos créditos trabalhistas e tributários? Presta atenção nas consequências das besteiras que vc está sugerindo. Vai ser bom pra meia dúzia de pessoas (os que conseguírem recener) e o resto que se dane. 

    E aliás, esses tópicos do The Witcher já geraram situação de gente querendo ir no DOFF para agredir os caras da Conclave. Sim, isso já rolou, e gente como vc continua aqui tacando lenha na fogueira e esperando tudo pegar fogo pra se divertir, sendo que pelo jeito nem apoiador do projeto é, ou seja, é muito cômodo ficar de camarote vendo o mundo pegando fogo quando não é o seu dinheiro que está em jogo. 

    O problema todo mundo já sabe qual é, as soluções vcs tb já sabem:
    1- aceitar o produto e esperar a solução do problema
    2- pedir a devoução do dinheiro e entrar com ação no juizado especial para pedir o ressarcimento do valor integral com correção monetária e juros a partir da citação.

    Qualquer coisa que passe disso aí é fantasia. Tá na hora de todo mundo começar a se comportar como adulto e entender que existe o mundo do que a gente quer e o mundo do que é possível ser feito. Infelizmente nós vivemos com o mundo do que é possível ser feito, e eu não acho que é possível a Conclave devolver 100% do dinheiro de todo mundo que resolver pedir reembolso pq isso só não faz sentido de um ponto de vista financeiro pra empresa. Isso não é o mais eticamente louvável, mas é uma forma da empresa dissuadir as pessoas de pedirem o reembolso, e faz parte do jogo, ainda que não seja o auge da moral e boa-fé. 


    3
  • Vulturnus
    85 mensagens MD
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    Vulturnus12/06/24 18:08
    Vulturnus » 12/06/24 18:08

    iuribuscacio::
    Vulturnus::
    arthurtakel::
    Que problema que ela resolveu? Por acaso ela vai mandar o manual corrigido para os apoiadores? O que mandaram foi um arquivo PDF imprima você mesmo. Sabe quanto que custa imprimir um manual colorido naquele tipo de papel?
    E outra, eu quero reembolso e o tal Cuty mandou um áudio num dos grupos falando que iria devolver somente 80% por causa das regras do catarse (que eles mesmos descumpriram). Isso é uma atitude honesta para você? Além de descumprir a própria regra do catarse, além de atrasar o produto, além de entregar produto com defeito ainda quer ficar com 20% do que paguei? E o reembolso será corrigido desde a data que eu paguei até hoje? Só na época da pandemia o IGP-M deu uma diferença de 28%, só em um ano esse meu dinheiro teve uma corrosão de praticamente um terço do valor. Não vão devolver o dinheiro corrigido? E o frete que paguei, um absurdo de 185 reais que só tinha opção SEDEX?
    Só dê o parabéns a partir do momento em que o manual novinho e correto for entregue, todas as peças forem entregues e para quem pediu reembolso que 100% do valor mais o que foi pago de frete seja devolvido devidamente corrigido. Isso é o mínimo a se exigir da empresa por toda essa lesão que nos causaram.

    Arthur, vamos ser realistas, a Conclave não vai devolver 100% do valor pago a não ser que seja obrigada judicialmente a faze-lo. Repare que não estou dizendo que o pleito é injusto, mas em se tratando de negócios, ninguém é bobo. A Conclave sabe que só uma decisão judicial pode obriga-los a devolver os 100% com correção monetária desde a data do pagamento e juros a partir da citação. Dito isso, se eles já possuem uma assessoria jurídica, eles vão só pagar pra ver e esperar cada um entrar com ação e resolver individualmente, de repente até fazendo acordos. 

    Não é questão de achar que não devolver 100% é certo, é só que não dá pra ficar acreditando que alguém vai ser bonzinho no negócio pq "é a coisa certa", sendo que ao que tudo indica tb, a maioria das pessoas quer a correção do problema, e não a devolução do dinheiro.

    dharrebola:: Sinceramente? Ficava mais bonito (e talvez menos custoso no futuro) para conclave amargar o "Prejuízo" desses 20% de quem quiser devolver.

    A imensa maioria vai ficar com o jogo, já esperaram 3 anos.

    As empresas arranham a própria imagem por muito pouco, amadorismo nivel máster.


    VitorMX::
    Ele arrecadaram 2.2 milhões. 
    20% daria 440.000.
    Se 1/5 dos apoiadores desistirem, já são 90 mil reais que sairia do caixa da empresa.
    Nunca trabalhei em uma editora mas acho que eles tão é longe de querer ter um prejuízo desse só para evitar ficar com o nome sujo.
    Eles já se sujaram demais com essa campanha. Vão se esforçar para reverter o quadro de outra forma e devem saber que vai ser uma caminhada de anos até voltar a recuperar a confiança da sociedade. Se é que algum dia eles vão conseguir isso.


    Caros Vulturnus, arthurtakel, dharrebola e VitorMX

    Rapaziada, ninguém aqui é criança e todo mundo sabe que negócios são negócios. Porém, uma boa marca, uma reputação e uma boa credibilidade junto ao seu público também faz parte dos negócios e não tem preço. É justamente por isso que algumas editoras e lojas gringas mandavam outra cópia do jogo quando a primeira enviada se extraviava nos Correios, o que não é de nenhuma responsabilidade dessas empresas. Elas fazem isso, não porque são boazinhas, mas sim porque sabem o quanto vale uma boa reputação, mesmo em se tratando de um fim de mundo feito o Brasil, em temos de tamanho de mercado de board games. 

    Claro que nenhuma empresa quer ter prejuízo, muito embora pelo valor arrecadado e a quantidade de pessoas que vai efetivamente devolver o jogo e pedir devolução, talvez isso valesse muito a pena, para diminuir ao menos um pouco os danos causados à credibilidade da empresa. Do mesmo modo, nenhuma empresa vai ter um gasto, se puder evitar de alguma forma.

    Só que nesse caso, não dá para ter os dois, ou seja, não dá para a Conclave querer posar de empresa séria e exemplo de cuidado e preocupação com seus clientes e ao mesmo tempo só querer devolver o valor integral pago a quem optar pela devolução, se for acionada na justiça.

    Quanto à questão da mancha no currículo e do nome jogado na lama, a julgar por alguns comentários, eu acho que a Conclave esteja ficando cada vez menos preocupada com isso. Mesmo com todos os atrasos, mesmo com a tentativa de ludibriar os apoiadores, mesmo com o jogo chegando recheado de erros, mesmo com a empresa resolvendo só devolver 80% do preço por que optar pela devolução, mesmo com tudo isso, ainda tem muita gente verdadeiramente enlouquecida por esse jogo, esquecendo tudo de errado que a Conclave fez, e ainda defendendo a editora. 

    Fica parecendo que o Old World está no mesmo nível de um El Grande, de um Tigris & Euphraste, de um Puerto Rico, de um Carcassonne, de um 7 Wonders, de um Agrícola, de um TI4 ou de um Brass. Mas, pelo que se pode ver pelos comentários no BGG e a sua colocação (#382), o jogo é bom, mas nem de longe é essa coca-cola toda, especialmente com a quantidade de dor de cabeça e frustação gerada por esse projeto tão problemático.  

    Isso só dá força para que a Conclave insista cada vez mais nessa estratégia indecente de reter 20%, dos apoiadores e que quiserem devolver o jogo. É por essas e outras, que eu não duvido nada que daqui a algum tempo, nós voltemos a nos encontrar em um futuro próximo, comentando sobre mais um jogo caro e entregue todo errado.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio  
         

    Iuri, qual marca a Conclave tem depois de 03 anos de atraso e esse monte de problemas? Ainda que eles pagassem uma passagem para cada financiador ir na China buscar suas peças de reposição, nem assim alguém iria querer comprar qualquer financiamento coletivo com esses caras de novo. 

    1
  • iuribuscacio
    3134 mensagens MD
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    iuribuscacio12/06/24 19:24
    iuribuscacio » 12/06/24 19:24

    Vulturnus::       

    Iuri, é só vc ler o seu argumento que vc vai mudar de opinião sozinho. Olha o que vc fala aqui:

    "Não precisa ir longe, quantas editoras e lojas gringas não mandam, ou pelo menos mandavam quando os KS ainda vinham para cá, uma cópia integral do jogo, quando os Correios extraviam a encomenda que elas enviavam, e até mesmo quando o jogo chegava incompleto e o apoiador queria apenas os componentes que vieram faltando?!?! E isso era feito sem dor de cabeça alguma e em alguns casos sem custo para o comprador, bastava comprovar que a pessoa realmente havia comprado o jogo (às vezes nem isso)."

    Por qual motivo a Conclave não está repondo de imediato os componentes defeituosos? Vamos lá, vc consegue dar essa resposta. Então pronto, o que é razoável esperar da Conclave é que ela produza os novos conteúdos e encaminhe dentro do que é possível para ela, e é isso. Se fosse pra receber em inglês eu imagino que não seria um problema, a questão é que infelizmente só uma parte pequena no mundo fala português, então, os componentes não estão em plena condições de serem substituídos. Se qualquer componente intercambiável com outras versões do jogo pudesse ser subistuído, isso não seria um problema, inclusive, hj mesmo no grupo uma pessoa reclamou que o tabuleiro veio arranhado e a Conclave já disponibilizou a substituição. 

    Sobre elogiar a Conclave, eu não vi ninguém elogiando a empresa como se fosse a última bolacha do pacote. Não. As pessoas estão elogiando a atitude da Conclave diante de um problema que potencialmente pode quebrar a empresa. Se todo mundo pedisse reembolso como vc está sugerindo em vários tópicos, vai todo mundo ter que pedir reembolso no processo de falência da Conclave, é isso que vc quer? Todo mundo de credor quirografário, brigando pelo que sobrar dos créditos trabalhistas e tributários? Presta atenção nas consequências das besteiras que vc está sugerindo. Vai ser bom pra meia dúzia de pessoas (os que conseguírem recener) e o resto que se dane. 

    E aliás, esses tópicos do The Witcher já geraram situação de gente querendo ir no DOFF para agredir os caras da Conclave. Sim, isso já rolou, e gente como vc continua aqui tacando lenha na fogueira e esperando tudo pegar fogo pra se divertir, sendo que pelo jeito nem apoiador do projeto é, ou seja, é muito cômodo ficar de camarote vendo o mundo pegando fogo quando não é o seu dinheiro que está em jogo. 

    O problema todo mundo já sabe qual é, as soluções vcs tb já sabem:
    1- aceitar o produto e esperar a solução do problema
    2- pedir a devoução do dinheiro e entrar com ação no juizado especial para pedir o ressarcimento do valor integral com correção monetária e juros a partir da citação.

    Qualquer coisa que passe disso aí é fantasia. Tá na hora de todo mundo começar a se comportar como adulto e entender que existe o mundo do que a gente quer e o mundo do que é possível ser feito. Infelizmente nós vivemos com o mundo do que é possível ser feito, e eu não acho que é possível a Conclave devolver 100% do dinheiro de todo mundo que resolver pedir reembolso pq isso só não faz sentido de um ponto de vista financeiro pra empresa. Isso não é o mais eticamente louvável, mas é uma forma da empresa dissuadir as pessoas de pedirem o reembolso, e faz parte do jogo, ainda que não seja o auge da moral e boa-fé. 



    Vulturnus::
    Iuri, qual marca a Conclave tem depois de 03 anos de atraso e esse monte de problemas? Ainda que eles pagassem uma passagem para cada financiador ir na China buscar suas peças de reposição, nem assim alguém iria querer comprar qualquer financiamento coletivo com esses caras de novo. 


    Caro Vulturnus

    Rapaz, com todo o respeito, mas desde quando comentar o absurdo que foi esse projeto Old World da Conclave, é botar lenha na fogueira?!? O que eu mais vejo é gente dizendo "pronto, o jogo já chegou todo cagado, a Conclave já disse que vai consertar, e continuar a falar nisso não vai resolver não adianta nada e é so botar lenha na fogueira", e aí eu te pergunto, e essa história de só devolver 80% do valor pago, como é que fica? Aí você responde "ah o mundo é assim e não há nada o que fazer", "a Conclave é uma empresa só vai restituir o valor integral se for acionada judicialmente", "isso é uma estratégia para forçar as pessoas a não devolverem o jogo", e coisa e tal. Você me perdoe, mas não dá para ficar calado diante de um absurdo desses, mesmo sendo acusado de botar lenha na fogueira, pelo menos é o que eu penso. 

    Além disso, até parece que a Conclave vai falir por conta de alguns jogos devolvidos e porque restituiu o valor integral dos apoiadores. A empresa levantou mais de dois milhões de reais, DOIS MILHÕES DE REAIS, e só com esse jogo. Então pode ficar tranquilo que falir a empresa não vai. Mesmo que todo mundo devolvesse o jogo, ela ia recolher tudo, colocar os tokens destacados em ziplock, anunciar pela metade do preço em novembro e ainda ter um lucro gigantesco.

    Quanto a elogiar a Conclave pela atitude, não só tem muita gente fazendo isso, como ainda estão reclamando de quem reclama, como se os errados da história fossem quem está reclamando do comportamento da Conclave. Do jeito que as pessoas estão falando, consertar os erros do Old World passou a ser um grande mérito, e como se ela realmente se importasse com seus apoiadores. Se a Conclave realmente desse alguma importância para os apoiadores, o mínimo seria restituir o valor integral. E foi por isso que eu citei as lojas e editoras gringas, porque essas sim dão valor ao seu bom nome e têm consideração por seus apoiadores.  

    No caso da questão da reputação da editora, meu camarada, você mesmo escreveu no segundo comentário, "que marca a Conclave ainda teria, porque depois do Old World ninguém mais apoiaria nenhum financiamento dela". Só que do jeito que algumas pessoas estão tratando o assunto, a coisa está evoluindo para um caminho perigoso. Primeiro todo mundo ficou revoltado e achou um absurdo os atrasos, especialmente até o ano passado. As pessoas se exaltaram mais ainda quando o jogo chegou todo errado. Mas agora, com essa promessa da Conclave de consertar o que ela mesma causou, a coisa está esfriando. Agora já tem gente defendendo que o que houve no Old World foi apenas um "pequeno contratempo". Daqui a pouco vai ficar parecendo que não aconteceu nada de errado com esse jogo, e que a Conclave não teve culpa alguma na história. A culpa vai ficar sendo da fábrica chinesa. E eu digo isso, porque é exatamente assim que as pessoas pensam em relação ao Ark Nova, passado pouco mais de um ano. O resultado disso é que muito provavelmente essa história que nós estamos vendo hoje, e que vimos em um passado recente com o Ark Nova, acabará se repetindo logo, logo.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
     

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