FireHawk::Simplemente inacreditavel .. o jogo está com o manual praticamente igual da versão prototipo de 2022 , só atualizaram as imagens, fora isso está todo desatualizado e diferente do manual da versão original ks , não foi so erros de tradução que ja tinham sido apontados por nós e pelo jeito eles cagaram e mandaram com os mesmos erros e até texto ainda em ingles, como erros nas regras e falta de alguns topicos, varias omissões.
se fosse só o manual, as cartas estão desatualizadas mandando ir para locais que se divergem com o mapa do jogo, assim como as fichas de locais completamente erradas, e essas mesma fichas de locais ja estavam erradas na tal "prova" que eles usaram no doff, como ninguem percebeu isso, que equipe revisou isso ? cerca de 3 apoiadores do grupo fizeram um trabalho melhor em 2 dias do que a equipe que fez em 3 anos , como isso é possivel
o tal tabuleiro da manticora em ingles era só o começo de tudo, tem cartas trocadas, nomes invertidos , versos errados, traduções porcas , onde cartas do jogo pode indicar essas mesmas cartas que estão com traduções porcas, como ice dagger virar ataque de agua ? , locais com nomes e numeração errada, o jogo está completamente comprometido a unica coisa que salva são as miniaturas e tabuleiro ....
como depois de 3 anos entregaram isso que parece mais uma versão de prototipo , e mesmo sendo entregue depois da versão ks que estão corretos e atualizados nesses pontos que só no br estão errados !
que desanimo ... eles mandaram email quando constatei o erro do tabueliro da manticora falando isso : "mas não se preocupe, que seja lá qual erro for, pontual ou da fábrica, terá reposição. "
e agora com o todos esses erros eles que se virem, a gente esperou 3 anos por isso, investiu um valor altissimo, o jogo bateu recordes de financiamento ...
esperamos uma posição e pronunciamento a todos nós de forma transparente o que não foram nesses 3 anos.
Caro
FireHawk
Respondendo ao seu questionamento sobre como é possível errar tanto, o mais provável é que a Conclave esteja tentando se livrar dessa "dor de cabeça" que foi o The Witcher Old World, o quanto antes, e tenha mandado rodar o jogo do jeito que estava mesmo. Tanto assim é que, conforme você bem pontuou, até mesmo erros apontados anos atrás não foram corrigidos. Desse modo, está cada vez mais claro que simplesmente não houve equipe de revisão alguma nesse projeto, e que nem mesmo a revisão feita pelos apoiadores foi utilizada. Com isso fica cada vez mais triste constatar que os apoiadores brasileiros esperaram três anos por nada.
Só vamos esperar que, pelo menos dessa vez as pessoas tenham aprendido a lição e pensem duas vezes antes de apoiar os novos financiamentos coletivos da Conclave, por mais que se queira o jogo. Porque para ter uma editora que faça um serviço porco desses, cada vez mais eu penso se não seria melhor não ter mais essa editora. Talvez assim futuros jogos dela fossem lançados por gente mais séria, profissional e comprometida com um mínimo de controle de qualidade.
Seria ótimo se todos os apoiadores resolvessem não esperar mais do que já esperaram pela Conclave, e devolvessem em massa esse jogo. Quem sabe assim a editora talvez aprendesse que até mesmo subserviência, conformismo e paciência têm limite. Mas sabe como é boardgamer brasileiro, muita gente não vai devolver e entubar o prejuízo assim mesmo. Isso sem falar que eu não duvido nada que logo, logo apareça a rapaziada do "não afeta a jogabilidade tanto assim". De todo modo, vamos ver se dessa vez, só dessa vez os boardgamers que apoiaram, ou que compraram o jogo, não resolvem ter um pouquinho mais de amor próprio, e agir diferente do modo como sempre fazem.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio