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  3. The Witcher: Old World
  4. Erros the witcher old world

Erros the witcher old world

The Witcher: Old World
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio10/06/24 14:01
    iuribuscacio » 10/06/24 14:01

    Marcos Frantz::
    Sinceramente não entendo. Na época que entrei nesse financiamento não tinha muito conhecimento sobre o hobby, ainda me considero pouco conhecedor inclusive, entrei por ser fã da série de jogos The Witcher. Vi uma boa oportunidade de ter um jogo de tabuleiro num universo que gosto muito. Nunca imaginei e nem fui informado que algo assim pudesse ocorrer, na minha cabeça estamos falando de um produto como outro qualquer, a empresa que licencia, produz e/ou distribui é responsável pela qualidade entregue. Estou me sentido enganado e lesado ainda mais após a demora dessa entrega e com tantos erros. Aí você vem e fala que a Conclave pode ou não resolver como se existisse essa escolha.
    Porque quando estamos falando de Board Game as empresas responsáveis podem ou não resolver um problema com o produto de sua responsabilidade? Quem inventou essa regra? Já que você escreve tão bem e é ativo na comunidade pode me explicar? Você acha que essas suas frases de efeito não corroboram com as empresas? Não estamos aqui falando de um produto de consumo como outro qualquer? Esse inclusive no preço que se iguala a uma boa TV ou a uma geladeira. Agora te pergunto você compra uma geladeira, ela vem com vários defeitos de fabricação, a empresa responsável não tem que trocar o produto? Porque com os jogos isso não funciona?


    Caro Marcos Frantz

    Meu camarada, é melhor sentar e se preparar porque lá vai história, e de arrepiar os cabelos.

    A Era dos Jogos Modernos começou com o Catan em 1995, e durante os anos 1990 e 2000, as pessoas que quisessem esse tipo de jogo tinham de importar. Evidentemente esse jogos custavam o seu peso em ouro para trazer de fora. Por isso, apenas meia dúzia de entusiastas jogava jogos modernos, por aqui. Em 2013/2104 começaram a ser lançados os grandes jogos gringos no nosso país, e muita gente descobriu os board games e se maravilhou de que importar já não era a única opção. Essa foi uma época de muito amadorismo (e o mercado ainda é muito amador, mas o preço dos jogos é bastante profissional), e surgiam e fechavam editoras de jogo a torto e a direito. Acontecia um jogo com alguns componentes errados aqui e outro mal traduzido acolá, e tudo ficava por isso mesmo.

    Com o passar do tempo, as grandes editoras de jogos começaram a perceber, que importar board games era muito caro, porque os impostos são extorsivos, e também é arriscado. Isso porque os Correios podem simplesmente perder a encomenda e a Receita Federal mandar devolver o jogo para a loja gringa, sem nem dar chance das pessoas consertarem eventuais omissões de informação ou pagar eventuais diferenças de imposto. Nesse cenário, os boardgamers não tinham outra opção a não ser comprar o jogo na mão dessas empresas. As editoras também perceberam que se elas errassem na produção, não precisariam consertar os erros porque, ante a inviabilidade de importar, os boardgamers tinham de escolher entre ficar com o jogo errado ou ficar sem ele. Nesse caso, a grande maioria das pessoas escolhiam ficar com o jogo mesmo que errado e consertarem eles mesmos as falhas de produção.

    Para piorar a situação, as editoras também descobriram que as pessoas estavam disposta a pagar qualquer preço pelos board games modernos. Isso começou com o Twilight Imperium 4 no início de 2019, que rompeu a barreira dos R$ 700,00. Em maio de 2020 veio o Gloomhaven que ultrapassou a barreira dos R$ 900,00.  No mesmo ano em novembro surgiu o Nemesis que venceu a barreira dos R$ 1.000,00 e depois, em 2021, o Descent: Lendas da Escuridão foi lançado custando absurdos R$ 1.200,00. Como todos esses jogos foram campeões de vendas, o Gloomhaven esgotou no dia do lançamento em algumas horas, menos o Descent, que forçou a barra demais, as editoras viram que poderiam cobrar o que quisessem, inclusive pelos jogos mais simples e com menos componentes, o que levou à escalada vertiginosa de preços que se verifica até hoje.

    Isso tudo fez com que o marcado nacional de jogos se tornasse uma verdadeira terra de ninguém, onde as editoras podem literalmente fazer o que quiserem, sem que se possa fazer qualquer coisa a respeito. A única linguagem que as editoras entendem, e a única para a qual elas ligam, é a ameaça de devolução em massa de um jogo com erros. Então, apenas se um jogo com erros gerar uma repercussão muito grande, e as pessoas começarem a ameaçar devolver o jogo, é que as editoras se coçam para consertar os erros, que elas mesmas comentem, e pelos quais deveriam se responsabilizar. 

    Só para não dizer que eu estou falando genericamente, foi isso que aconteceu com o Everdell, o Ark Nova e o Nemesis. Os erros tiveram grande repercussão e as editoras não tiveram saída a n!ao ser consertar. Mas com outros jogos mais antigos, e outro nem tanto, como Masmorra do Mago Louco, Western Legends, Pathfinder, Starcadia Quest, Tail Feathers, Gold West, Tiranos de Umbeterna, Mistfall, The Few and The Cursed, entre outros, as editoras não consertaram nada e deixaram os jogos como estavam, justamente porque nesses casos não houve a mesma repercussão. E se você quiser emoções mais fortes, eu te recomendo dar uma olhada na ficha de jogos como Letters from Whitechapel, Tsukiji, Ludcidity e Campeões de Midgard, pra ver a que ponto pode chegar o amadorismo e o desrespeito das editoras para com a comunidade board gamer.

    Por isso, eu não corroboro de forma alguma esse modus operandi das editoras nacionais de jogos, mas apenas relato como o mercado nacional funciona, conforme exemplos e um histórico que qualquer um pode verificar, bastando apenas acessar as fichas de alguns jogos. E é com base nesse histórico que eu afirmo que a Conclave só vai consertar os erros do The Witcher Old World se houver uma repercussão grande o suficiente. Basta dizer que os apoiadores já estão recebendo o jogo desde o DOFF 2024, e relatando os problemas, e não é crível imaginar que a Conclave já não sabe que esse jogo deu problema. Mas até onde se sabe, ainda não houve nenhuma manifestação por parte da editora, nem para dizer que está apurando o que realmente houve para tomar as devidas providências, e se houve essas manifestação, o que eu acho muito pouco provável certamente foi em algum local bem escondido que não informa a quase ninguém, porque aqui no Ludopedia, na ficha do jogo é que não foi.
    Para terminar, isso que você relatou no seu comentário está perfeitamente correto e é assim que o mercado nacional de jogos deveria funcionar se ele fosse sério, o que a julgar pelo comportamento das editoras, ele definitivamente não é.

    Espero ter sido útil e ter tirado as suas dúvidas.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 
     

    8
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio10/06/24 14:15
    iuribuscacio » 10/06/24 14:15

    arthurtakel::

    O Iuri acho que colocou como sarcasmo mesmo, é a marca dele. O que acontece no nosso hobby é que muita gente passa pano para esses erros e não faz nada e por isso as editoras não são devidamente pressionadas e a coisa fica por isso mesmo. É questão cultural do brasileiro não reclamar, ou, não exigir seus direitos porque temos um judiciário moroso e custoso. Então, as coisas não mudam.
    Se você comprar uma TV o CDC se aplica normalmente. Mas no nosso hbby tem muito fanboy de editora, ou, jogo e muito canal de youtube que passa pano, chamam os que reclamam de chorões, etc, e a coisa NUNCA muda.
    E chego a pensar que esses problemas e enganos nunca vão mudar por causa dos passadores de pano que aceitam receber adesivinho para corrigir os problemas, ou, que ficam com o jogo errado mesmo.

    Caro arthurtakel

    Meu camarada, você não acertou na mosca, mas sim no olho da mosca. Faço suas as minhas palavras, e vou além, para dizer que não te dou Palmas, mas sim o Tocantins inteiro, conforme a piada mui sem vergonha do Bombardium, que eu costumo citar.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 

    2
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio10/06/24 14:33
    iuribuscacio » 10/06/24 14:33

    Alan_ricoxete::Pessoal, é só um joguinho, deixem de apego desnecessário, ninguém vai morrer se não jogar esse jogo. Façam a devolução das cópias e solicitem a devolução do dinheiro, seria o melhor ato de protesto possível. 

    Quem sabe desse jeito, tomando um "susto" da comunidade, a editora tenha mais seriedade e profissionalismo.

    ronnjuniorr:: Quando minha cópia chegar irei abri-la, constatar os erros, guarda-lá e pedir devolução integral com correção monetária. Não paguei por produto defeituoso e não vou esperar mais.

    Incompetentes, amadores e outros adjetivos que não posso publicar aqui…

    Pior editora do Brasil. Vergonha do hobby


    ovelha1790:: Tem que devolver e pedir o reembolso integral, inclusive do frete.
    Não tem cabimento o jogo vir nesse estado. 


    Caros Alan_ricoxete, ronnjuniorr e ovelha1790

    Rapaziada, não seria sensacional se todos as pessoas fizessem isso?!?!

    Na minha opinião, só isso seria capaz de talvez mudar o panorama atual do hobby, porque a única coisa que as editoras entendem, e temem, é a devolver o jogo e exigir o dinheiro de volta. Infelizmente acho que isso não vai rolar, nem nesse caso e nem nos casos que ainda virão, pelo menos enquanto as pessoas não preferirem abdicar de um jogo que gostam, que veio todo errado, do que continuar referendando essa postura tão ruim das editoras.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    2
  • Narumi
    85 mensagens MD
    avatar
    Narumi10/06/24 14:53
    Narumi » 10/06/24 14:53

    arthurtakel::Para ver como são as coisas. Reclamei muito do Ark Nova, dos erros de produção e do atrasos de meses. 
    Mas parece que fui amaldiçoado porque depois de reclamar tanto agora tomei um ferraço muito pior, 3 anos de atraso e mais erros e problemas do que tinha no Ark Nova. 
    Tenho que me benzer mesmo porque está complicado. 

    Que saudades da época do Cyclades, Terra Mystica e Wingspan onde você comprava o jogo e ele vinha conforme o anunciado. Algo se perdeu na indústria dos boardgames, não se consegue mais fazer com que o jogo trazido ao Brasil não tenha erros crassos. 
    Talvez o pessoal da antiga que produzia e revisava jogos como o Wingspan, por exemplo, tenham se aposentado e agora os jogos são revisados e produzidos por estagiários.



    Pois é, um furacão enorme em cima do Ark Nova que tinha pouca coisa de erro, e agora veio um KS atrasado todo cagado, em relação a esses jogos que comentou, eu tenho uma observação que pra mim faz sentido, Cyclades, Terra Mystica e Wingspan (legal citar 3 jogos lançados em épocas diferentes) são jogos que foram direto pras lojas, e foram lançados or editoras já estabelecidas (Matagot, Feuerland e Stonemeyer), a revisão do original é bem boa já, não vai ter alteração durante a produção, o trabalho de localização fica mais fácil.
     Comparando com um Financiamento Coletivo de uma franquia, de uma editora menor, a coisa muda um pouco de figura, os jogos da Awaken Realms pro exemplo, todos que vieram pra ca, vieram com um erro ou outro, seja da MeepleBR, seja da Galapagos, jogos de financiamento mudam bastante durante a produção dele, e isso pra uma outra editora pegar pra trazer pro Brasil é muito ruim, nunca da pra ter certeza de que a versão que foi enviada é a mais recente. 
    Porém, não to justificando os erros não, só to colocando um ponto que eu acho válido avaliar, e como já avisaram a editora dos erros, o que resta agora é esperar a resposta e o que vai ser feito pra corrigir, eu acredito que vai ser tipo Nemesis e Everdell, vai pedir pra editora la fora fazer os componentes novamente, o que vai demorar mais alguns meses, esse seria o ideal, o mais rápido seria produzir aqui, porem não tem como garantir que a qualidade fique a mesma, se rolar uma votação igual foi no Kemet ia ser legal.

    2
  • RockAndStone
    13 mensagens MD
    avatar
    RockAndStone10/06/24 14:55
    RockAndStone » 10/06/24 14:55

    Acredito que negativar no BGG é uma ótima forma de dar visibilidade do problema e escalar esse assunto, não é a melhor forma, mas a é que temos.

    5
  • arthurtakel
    1888 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel10/06/24 15:34
    arthurtakel » 10/06/24 15:34

    iuribuscacio::
    Marcos Frantz::
    Sinceramente não entendo. Na época que entrei nesse financiamento não tinha muito conhecimento sobre o hobby, ainda me considero pouco conhecedor inclusive, entrei por ser fã da série de jogos The Witcher. Vi uma boa oportunidade de ter um jogo de tabuleiro num universo que gosto muito. Nunca imaginei e nem fui informado que algo assim pudesse ocorrer, na minha cabeça estamos falando de um produto como outro qualquer, a empresa que licencia, produz e/ou distribui é responsável pela qualidade entregue. Estou me sentido enganado e lesado ainda mais após a demora dessa entrega e com tantos erros. Aí você vem e fala que a Conclave pode ou não resolver como se existisse essa escolha.
    Porque quando estamos falando de Board Game as empresas responsáveis podem ou não resolver um problema com o produto de sua responsabilidade? Quem inventou essa regra? Já que você escreve tão bem e é ativo na comunidade pode me explicar? Você acha que essas suas frases de efeito não corroboram com as empresas? Não estamos aqui falando de um produto de consumo como outro qualquer? Esse inclusive no preço que se iguala a uma boa TV ou a uma geladeira. Agora te pergunto você compra uma geladeira, ela vem com vários defeitos de fabricação, a empresa responsável não tem que trocar o produto? Porque com os jogos isso não funciona?


    Caro Marcos Frantz

    Meu camarada, é melhor sentar e se preparar porque lá vai história, e de arrepiar os cabelos.

    A Era dos Jogos Modernos começou com o Catan em 1995, e durante os anos 1990 e 2000, as pessoas que quisessem esse tipo de jogo tinham de importar. Evidentemente esse jogos custavam o seu peso em ouro para trazer de fora. Por isso, apenas meia dúzia de entusiastas jogava jogos modernos, por aqui. Em 2013/2104 começaram a ser lançados os grandes jogos gringos no nosso país, e muita gente descobriu os board games e se maravilhou de que importar já não era a única opção. Essa foi uma época de muito amadorismo (e o mercado ainda é muito amador, mas o preço dos jogos é bastante profissional), e surgiam e fechavam editoras de jogo a torto e a direito. Acontecia um jogo com alguns componentes errados aqui e outro mal traduzido acolá, e tudo ficava por isso mesmo.

    Com o passar do tempo, as grandes editoras de jogos começaram a perceber, que importar board games era muito caro, porque os impostos são extorsivos, e também é arriscado. Isso porque os Correios podem simplesmente perder a encomenda e a Receita Federal mandar devolver o jogo para a loja gringa, sem nem dar chance das pessoas consertarem eventuais omissões de informação ou pagar eventuais diferenças de imposto. Nesse cenário, os boardgamers não tinham outra opção a não ser comprar o jogo na mão dessas empresas. As editoras também perceberam que se elas errassem na produção, não precisariam consertar os erros porque, ante a inviabilidade de importar, os boardgamers tinham de escolher entre ficar com o jogo errado ou ficar sem ele. Nesse caso, a grande maioria das pessoas escolhiam ficar com o jogo mesmo que errado e consertarem eles mesmos as falhas de produção.

    Para piorar a situação, as editoras também descobriram que as pessoas estavam disposta a pagar qualquer preço pelos board games modernos. Isso começou com o Twilight Imperium 4 no início de 2019, que rompeu a barreira dos R$ 700,00. Em maio de 2020 veio o Gloomhaven que ultrapassou a barreira dos R$ 900,00.  No mesmo ano em novembro surgiu o Nemesis que venceu a barreira dos R$ 1.000,00 e depois, em 2021, o Descent: Lendas da Escuridão foi lançado custando absurdos R$ 1.200,00. Como todos esses jogos foram campeões de vendas, o Gloomhaven esgotou no dia do lançamento em algumas horas, menos o Descent, que forçou a barra demais, as editoras viram que poderiam cobrar o que quisessem, inclusive pelos jogos mais simples e com menos componentes, o que levou à escalada vertiginosa de preços que se verifica até hoje.

    Isso tudo fez com que o marcado nacional de jogos se tornasse uma verdadeira terra de ninguém, onde as editoras podem literalmente fazer o que quiserem, sem que se possa fazer qualquer coisa a respeito. A única linguagem que as editoras entendem, e a única para a qual elas ligam, é a ameaça de devolução em massa de um jogo com erros. Então, apenas se um jogo com erros gerar uma repercussão muito grande, e as pessoas começarem a ameaçar devolver o jogo, é que as editoras se coçam para consertar os erros, que elas mesmas comentem, e pelos quais deveriam se responsabilizar. 

    Só para não dizer que eu estou falando genericamente, foi isso que aconteceu com o Everdell, o Ark Nova e o Nemesis. Os erros tiveram grande repercussão e as editoras não tiveram saída a n!ao ser consertar. Mas com outros jogos mais antigos, e outro nem tanto, como Masmorra do Mago Louco, Western Legends, Pathfinder, Starcadia Quest, Tail Feathers, Gold West, Tiranos de Umbeterna, Mistfall, The Few and The Cursed, entre outros, as editoras não consertaram nada e deixaram os jogos como estavam, justamente porque nesses casos não houve a mesma repercussão. E se você quiser emoções mais fortes, eu te recomendo dar uma olhada na ficha de jogos como Letters from Whitechapel, Tsukiji, Ludcidity e Campeões de Midgard, pra ver a que ponto pode chegar o amadorismo e o desrespeito das editoras para com a comunidade board gamer.

    Por isso, eu não corroboro de forma alguma esse modus operandi das editoras nacionais de jogos, mas apenas relato como o mercado nacional funciona, conforme exemplos e um histórico que qualquer um pode verificar, bastando apenas acessar as fichas de alguns jogos. E é com base nesse histórico que eu afirmo que a Conclave só vai consertar os erros do The Witcher Old World se houver uma repercussão grande o suficiente. Basta dizer que os apoiadores já estão recebendo o jogo desde o DOFF 2024, e relatando os problemas, e não é crível imaginar que a Conclave já não sabe que esse jogo deu problema. Mas até onde se sabe, ainda não houve nenhuma manifestação por parte da editora, nem para dizer que está apurando o que realmente houve para tomar as devidas providências, e se houve essas manifestação, o que eu acho muito pouco provável certamente foi em algum local bem escondido que não informa a quase ninguém, porque aqui no Ludopedia, na ficha do jogo é que não foi.
    Para terminar, isso que você relatou no seu comentário está perfeitamente correto e é assim que o mercado nacional de jogos deveria funcionar se ele fosse sério, o que a julgar pelo comportamento das editoras, ele definitivamente não é.

    Espero ter sido útil e ter tirado as suas dúvidas.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 
     

    Muito bom comentário, uma aula de histórico dos boardgames no Brasil

    2
  • Marcos Frantz
    4 mensagens MD
    avatar
    Marcos Frantz10/06/24 16:10
    Marcos Frantz » 10/06/24 16:10

    iuribuscacio::
    Marcos Frantz::
    Sinceramente não entendo. Na época que entrei nesse financiamento não tinha muito conhecimento sobre o hobby, ainda me considero pouco conhecedor inclusive, entrei por ser fã da série de jogos The Witcher. Vi uma boa oportunidade de ter um jogo de tabuleiro num universo que gosto muito. Nunca imaginei e nem fui informado que algo assim pudesse ocorrer, na minha cabeça estamos falando de um produto como outro qualquer, a empresa que licencia, produz e/ou distribui é responsável pela qualidade entregue. Estou me sentido enganado e lesado ainda mais após a demora dessa entrega e com tantos erros. Aí você vem e fala que a Conclave pode ou não resolver como se existisse essa escolha.
    Porque quando estamos falando de Board Game as empresas responsáveis podem ou não resolver um problema com o produto de sua responsabilidade? Quem inventou essa regra? Já que você escreve tão bem e é ativo na comunidade pode me explicar? Você acha que essas suas frases de efeito não corroboram com as empresas? Não estamos aqui falando de um produto de consumo como outro qualquer? Esse inclusive no preço que se iguala a uma boa TV ou a uma geladeira. Agora te pergunto você compra uma geladeira, ela vem com vários defeitos de fabricação, a empresa responsável não tem que trocar o produto? Porque com os jogos isso não funciona?


    Caro Marcos Frantz

    Meu camarada, é melhor sentar e se preparar porque lá vai história, e de arrepiar os cabelos.

    A Era dos Jogos Modernos começou com o Catan em 1995, e durante os anos 1990 e 2000, as pessoas que quisessem esse tipo de jogo tinham de importar. Evidentemente esse jogos custavam o seu peso em ouro para trazer de fora. Por isso, apenas meia dúzia de entusiastas jogava jogos modernos, por aqui. Em 2013/2104 começaram a ser lançados os grandes jogos gringos no nosso país, e muita gente descobriu os board games e se maravilhou de que importar já não era a única opção. Essa foi uma época de muito amadorismo (e o mercado ainda é muito amador, mas o preço dos jogos é bastante profissional), e surgiam e fechavam editoras de jogo a torto e a direito. Acontecia um jogo com alguns componentes errados aqui e outro mal traduzido acolá, e tudo ficava por isso mesmo.

    Com o passar do tempo, as grandes editoras de jogos começaram a perceber, que importar board games era muito caro, porque os impostos são extorsivos, e também é arriscado. Isso porque os Correios podem simplesmente perder a encomenda e a Receita Federal mandar devolver o jogo para a loja gringa, sem nem dar chance das pessoas consertarem eventuais omissões de informação ou pagar eventuais diferenças de imposto. Nesse cenário, os boardgamers não tinham outra opção a não ser comprar o jogo na mão dessas empresas. As editoras também perceberam que se elas errassem na produção, não precisariam consertar os erros porque, ante a inviabilidade de importar, os boardgamers tinham de escolher entre ficar com o jogo errado ou ficar sem ele. Nesse caso, a grande maioria das pessoas escolhiam ficar com o jogo mesmo que errado e consertarem eles mesmos as falhas de produção.

    Para piorar a situação, as editoras também descobriram que as pessoas estavam disposta a pagar qualquer preço pelos board games modernos. Isso começou com o Twilight Imperium 4 no início de 2019, que rompeu a barreira dos R$ 700,00. Em maio de 2020 veio o Gloomhaven que ultrapassou a barreira dos R$ 900,00.  No mesmo ano em novembro surgiu o Nemesis que venceu a barreira dos R$ 1.000,00 e depois, em 2021, o Descent: Lendas da Escuridão foi lançado custando absurdos R$ 1.200,00. Como todos esses jogos foram campeões de vendas, o Gloomhaven esgotou no dia do lançamento em algumas horas, menos o Descent, que forçou a barra demais, as editoras viram que poderiam cobrar o que quisessem, inclusive pelos jogos mais simples e com menos componentes, o que levou à escalada vertiginosa de preços que se verifica até hoje.

    Isso tudo fez com que o marcado nacional de jogos se tornasse uma verdadeira terra de ninguém, onde as editoras podem literalmente fazer o que quiserem, sem que se possa fazer qualquer coisa a respeito. A única linguagem que as editoras entendem, e a única para a qual elas ligam, é a ameaça de devolução em massa de um jogo com erros. Então, apenas se um jogo com erros gerar uma repercussão muito grande, e as pessoas começarem a ameaçar devolver o jogo, é que as editoras se coçam para consertar os erros, que elas mesmas comentem, e pelos quais deveriam se responsabilizar. 

    Só para não dizer que eu estou falando genericamente, foi isso que aconteceu com o Everdell, o Ark Nova e o Nemesis. Os erros tiveram grande repercussão e as editoras não tiveram saída a n!ao ser consertar. Mas com outros jogos mais antigos, e outro nem tanto, como Masmorra do Mago Louco, Western Legends, Pathfinder, Starcadia Quest, Tail Feathers, Gold West, Tiranos de Umbeterna, Mistfall, The Few and The Cursed, entre outros, as editoras não consertaram nada e deixaram os jogos como estavam, justamente porque nesses casos não houve a mesma repercussão. E se você quiser emoções mais fortes, eu te recomendo dar uma olhada na ficha de jogos como Letters from Whitechapel, Tsukiji, Ludcidity e Campeões de Midgard, pra ver a que ponto pode chegar o amadorismo e o desrespeito das editoras para com a comunidade board gamer.

    Por isso, eu não corroboro de forma alguma esse modus operandi das editoras nacionais de jogos, mas apenas relato como o mercado nacional funciona, conforme exemplos e um histórico que qualquer um pode verificar, bastando apenas acessar as fichas de alguns jogos. E é com base nesse histórico que eu afirmo que a Conclave só vai consertar os erros do The Witcher Old World se houver uma repercussão grande o suficiente. Basta dizer que os apoiadores já estão recebendo o jogo desde o DOFF 2024, e relatando os problemas, e não é crível imaginar que a Conclave já não sabe que esse jogo deu problema. Mas até onde se sabe, ainda não houve nenhuma manifestação por parte da editora, nem para dizer que está apurando o que realmente houve para tomar as devidas providências, e se houve essas manifestação, o que eu acho muito pouco provável certamente foi em algum local bem escondido que não informa a quase ninguém, porque aqui no Ludopedia, na ficha do jogo é que não foi.
    Para terminar, isso que você relatou no seu comentário está perfeitamente correto e é assim que o mercado nacional de jogos deveria funcionar se ele fosse sério, o que a julgar pelo comportamento das editoras, ele definitivamente não é.

    Espero ter sido útil e ter tirado as suas dúvidas.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 
     

    Realmente tenho que agradecer por essa aula, por outro lado fico muito desapontado com tudo que está ocorrendo e saber que isso já ocorreu diversas vezes me deixa ainda mais triste. Algo que era para trazer prazer, criar memórias com amigos e família, está me deixando com dor de cabeça. Enfim, espero que cheguemos numa solução. Ao menos fiquei sabendo que a Conclave já está ciente dos erros. Estou esperando os próximos capítulos dessa saga...

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  • Narumi
    85 mensagens MD
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    Narumi10/06/24 16:13
    Narumi » 10/06/24 16:13

    iuribuscacio::
    vmg_dist::Muito triste a situação. 

    Pelo que entendo, ou a fábrica errou alterando algo que não passou pela revisão,  ou a revisão não fez o serviço direito.

    A conclave deveria no MÍNIMO fazer uma nota geral, informar como vai ser a solução. Isso sem contar que o custo ou vai ser dela ou da fábrica. 

    A comunidade tem que se unir para não aceitar menos do que peças novas. Acho a ideia de adesivos muito ridícula.

    Seria legal nesse post colocarem aonde achamos os arquivos da versão em inglês para comparar

    Ovatsug Rednal::
    dharrebola:::Porque não entram com uma ação coletiva contra a empresa?


    Ação coletiva quase sempre é a pior opção. 
    Eu só vou devolver assim que chegar mesmo. 

    Chrysttian::
    dharrebola:::Porque não entram com uma ação coletiva contra a empresa?


    No momento, acredito que o adequado seja apenas cobrarmos a empresa por um material corrigido (obviamente sem custos adicionais)


    Caros vmg_dist, Ovatsug Rednal e Chrysttian

    Em primeiro lugar, eu gostaria de dizer que ação coletiva, em que a empresa é condenada a pagar milhões de indenização para os consumidores lesados só acontece em filme. Se houvesse alguma condenação vultosa por danos morais, seria mis fácil a Conclave falir, até porque a marca já não vai muito bem das pernas há algum tempo, do que pagar algum dinheiro. Do mesmo modo, nenhum juiz vai obrigar a empresa a consertar o jogo exclusivamente, o mais provável é que ele determine que a Conclave conserte o jogo, ou devolva o valor corrigido aos apoiadores que entrarem com a ação. Só que, depois de quase três anos, ninguém quer dinheiro, as pessoas querem é o jogo, portanto, no final das contas uma ação coletiva não resolve o problema.    

    Em segundo lugar, sinceramente, eu não sei o que leva alguém a acreditar que a Conclave vai tomar alguma providência, em relação a esse desastre que foi todo o processo de produção do Thw Witcher Old World. Para início de conversa, esse jogo já tinha problemas desde o começo, porque como ele não utiliza os personagens da série na verdade ele está mais para um jogo genérico, que usou apenas o nome de uma série de grande sucesso na época do anúncio, para atrair os fãs. Não quero ser injusto com o jogo, nem estou dizendo que ele é ruim, mas qualquer um que tenha acompanhado a divulgação do projeto vai lembrar da frustação das pessoas de não poder jogar, nem com o Geralt, nem com a Jennefer, nem com a Ciri. Mas como não havia nenhum outro jogo sobre a série na época, o Old World estava de bom tamanho. EU acho que isso inclusive explica o frenesi que foi as pessoas pagarem pequenas fortunas pelo The Witcher Path of Destiny, porque diferentemente do Old World esse sim vinha com miniaturas dos personagens, muito embora elas sirvam basicamente com marcador, ou seja, praticamente um peso de papel. Um peso de papel lindo, mas ainda assim um peso de papel. E só para constar, independente de qualquer coisa, do que eu pude ver, me parece que o Old World é mias jogo do que o Path of Destiny.

    O tempo passou, os apoiadores do mundo todo receberam suas cópias, quem não quis esperou importou o jogo, enquanto os apoiadores brasileiros ficaram naquela espera interminável, tal qual Penélope espera do Ulisses, e com direito a desculpa esfarrapada da Conclave, tentando botar a culpa do atraso na fábrica chines. Aquela história da mudança de formato e da paleta de cores foi de doer. Nesse meio tempo, a própria série começou a ter problemas, com o Henry Cavill, que era a alma da história, sendo substituído pelo irmão caçula do Thor. E ainda por cima, foi anunciado outro jogo (Path of Destiny) que, mesmo sendo aparentemente inferior, resolvia justamente o principal problema do Old World, que era não poder jogar com os personagens da série. Conforme dito antes, isso fez o Old World ficar cada vez menos atrativo, justamente por salientar a sua ambientação genérica. Para terminar, ocorreu aquela novela que todo mundo sabe em relação à postura da Conclave, nesse financiamento.

    Assim sendo, na verdade, mesmo tendo gerado muito dinheiro, o Old World acabou se revelando um grande embaraço e constrangimento para a Conclave, que saiu de mentirosa na história. Esse constrangimento está ainda maior agora com os erros grotescos e absurdo do jogo, mesmo a produção tendo demorado tanto tempo. Diante de tantos problemas, provavelmente o Old World é um jogo que a Conclave quer esquecer que esteve envolvida, e se ela não tocava no assunto quando o jogo estava apenas atrasado agora que a coisa fedeu de vez, é possível que a editora faça de conta que não é com ela, como é a praxe das editoras nacionais. A única possibilidade da Conclave se manifestar e fazer alguma coisa é se o caso tiver uma repercussão grande, e se uma quantidade significativa de pessoas começar a devolver o jogo. Só aí é que se começará a vislumbrar uma luz no fim do túnel. 

    Basta pensar no caso do Ark Nova, em que a Grok, primeiro ficou caladinha na dela, depois fez uma live para dizer que os erros aconteceram apenas em uma dúzioa de cópias e se restringia a um tile em branco. Se a coisa tivesse ficado por aí, não teria ocorrido o conserto dos problemas do Ark Nova. Mas como as pessoas não deixaram barato, até porque não dava para deixar, porque o jogo era "injogável" do jeito que veio, começaram a devolver o jogo e a coisa tomou a dimensão que tomou, só aí é que a Grok tomou alguma providência. 

    Mas existem algumas diferenças enormes nesses dois casos. Primeiro que os problemas do Ark Nova aconteceram quando o jogo estava na crista da onda, todo mundo só falava nele, e muita gente inclusive apostava que ele seria o novo TOP1 do BGG (ele chegou até #4). Já o Old World nunca teve esse mesmo prestígio, nme mesmo durante o seu anúncio, então a possibilidade de repercussão é muito menor. Em segundo lugar, exceptuando os apoiadores da Conclave, para todos os demais o Old Wolrd já é "notícia velha", os apoiadores gringos já receberam suas cópias, e se não fosse esse anúncio de que o jogo finalmente chegaria esse ano, ninguém mais falava nele. Além disso, diferentemente do Ark Nova que muitas pessoas comprar e receberam um jogo incompleto, inclusive faltando componentes, no caso do Old World, pelo menos até onde se sabe o problema são erros de impressão em alguns tokens e algumas cartas com nomes trocados. Não duvido nada que daqui a pouco vai aparecer o pessoal do "para mim está bom", do "não atrapalha a jogabilidade tanto assim", do "só alguns adesivos já resolve o problema", e do "pelo menos está em português", do veio errado mas é muito mais barato que importar", entro outras verdadeiras "pérolas" do conformismo e da subserviência. Se as pessoas aceitam jogo mofado, não é de se espantar que elas aceitem um jogo com erros de impressão, mesmo que grosseiros.

    Mas mesmo com tudo isso, e apesar de tudo isso, a grande questão é se as pessoas vão botar a boca no trombone e começar a devolver o jogo, ou se adotarão a estratégia de sempre, ficarem caladas e resolverem os problemas elas mesmas. E ainda há um agravante que é o fato do brasileiro ter o hábito de não brigar por seus direitos, mas sim ficar esperando que outras pessoas façam isso, para que elas próprias possam lucrar, em cima do trabalho alheio, sem fazer nenhum esforço elas mesmas. Por isso, é provável que todo mundo fique esperando que os outros compradores tomem a atitude de devolver o jogo e pressionar a Conclave a tomar providências. Nesse caso, com todo mundo pensando e agindo assim, ninguém devolverá sua cópia e a Conclave não verá motivos para consertar os erros do jogo. 
    Por fim, vou torcer para que pelo menos dessa vez a Conclave tenha um mínimo de consciência e decência e conserte os problemas do jogo, sem esperar essa questão tomar um vulto grande e se as pessoas terem de começar a devolver o jogo, para que se tome alguma providência. Mas considerando o histórico da Conclave, eu esperaria sentado.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio  
     
     
       


    Eu discordo dessa sua visão de que as coisas só são resolvidas depois que a comunidade faz barulho e pressiona as editoras, no caso do Ark Nova, a própria editora falou que tinha recebido pouquíssimos pedidos de reposição pelos meios oficiais, e que tinha mais gente reclamando do que procurando a solução de fato, eu não sei de você lembra, mas quando o Projeto Gaia chegou, teve diversas peças plásticas com problemas(culpa da fábrica na China), e lembro da Grok (não sei se ainda era Mandala na época), ter trocado essas peças de vários amigos meus, isso sem todo esse alarde que você citou. Então não, não concordo que é só ter barulho que a editora resolve, no Gold West que voce citou, teve muito barulho na época inclusive, com vários vídeos dos canais relatando o problema, qual foi o desfecho? A editora terminou, justamente por ter esse péssimo pós venda. A meu ver, as editoras que amadureceram e estão mais preocupadas (nem que seja um pouquinho só) com o pós venda e atendimento ao cliente 

    1
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
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    iuribuscacio10/06/24 16:23
    iuribuscacio » 10/06/24 16:23

    arthurtakel::
    Muito bom comentário, uma aula de histórico dos boardgames no Brasil

    Marcos Frantz::

    Realmente tenho que agradecer por essa aula, por outro lado fico muito desapontado com tudo que está ocorrendo e saber que isso já ocorreu diversas vezes me deixa ainda mais triste. Algo que era para trazer prazer, criar memórias com amigos e família, está me deixando com dor de cabeça. Enfim, espero que cheguemos numa solução. Ao menos fiquei sabendo que a Conclave já está ciente dos erros. Estou esperando os próximos capítulos dessa saga...


    Caros arthurtakel e Marcos Frantz

    Meus camaradas, "aula" é muita bondade de vocês. Quem me dera, QUEM ME DERA!!!! Existem pessoas que sabem absurdamente mais sobre board games do que eu, e eles talvez só não tenham tanta paciência, nem tanto gosto por escrever como é o meu caso. 

    No mais, aquela promessa lá de trás no início da década de 2010, tanto em relação aos jogos e até mesmo em relação ao DOFF, infelizmente, não se realizou como ainda por ciam se tornou um verdadeiro pesadelo e origem de muita dor de cabeça. Não era para o hobby ser assim e nem precisava ser assim, mas lamentavelmente é assim que é atualmente, ou seja, jogos cada vez mais caros e muitos com uma qualidade simplesmente inaceitável.

    Nesse momento eu fico cada vez mais cônscio do quão correto é aquele adágio de que ignorância é uma benção. Isso porque antes de conhecer os board games modernos, eu jogava Detetive, WAR, Scotland Yard, Perfil, Imagem & Ação, me divertia bastante, e tinha zero aborrecimentos com Grow e Estrela. Como a inocência uma vez perdida jamais poderá ser recuperada. porque não dá para "dessaber" aquilo que se sabe, fica inviável retornar para os jogos clássicos, e se divertir da mesma forma, como se fazia antes de se conhecer os board games modernos e todas as mazelas do hobby.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 

    1
  • Odanan
    972 mensagens MD
    avatar
    Odanan10/06/24 16:24
    Odanan » 10/06/24 16:24

    RockAndStone::Acredito que negativar no BGG é uma ótima forma de dar visibilidade do problema e escalar esse assunto, não é a melhor forma, mas a é que temos.

    Fiz a minha parte, no BGG e aqui na Ludopedia. Nota 1, explicando o porquê.

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