vmg_dist::
Não sei como marca aqui iuribuscacio, sou pelego de redes sociais.
Ok entendo que o textão foi com a melhor das intenções, mas não sei se realmente ajuda a ficar botando toda a história triste e ponto de vista pessoal. concordo que temos que seguir uma linha lógica e que podemos usar situações passadas para aprendizado. Então primeiro temos que ir recebendo e começar a fazer barulho > página do cartase, redes sociais, solicitar correção do produto e se nada anda solicitar devolução.
O processo não vai ser rápido, e pode ser que não tenha a solução que agrade a todos. Mas a ideia é lutar até o fim, Mesmo que demore uns 10 anos pra receber. Agora se todos estiverem envolvidos e unidos temos uma chance de encurtar cada vez mais a solução
Caro
vmg_dist
Inicialmente, quando você citou "processo", não ficou claro se você se referiu especificamente a um processo judicial, ou apenas ao processo de exigir que a Conclave conserte o jogo. Considerando que você também falou em demorar 10 anos, então eu imagino que você realmente falou em processo judicial, e é com base nesse entendimento que eu vou te responder. Como eu disse antes, nenhum juiz vai compelir a Conclave a te entregar o jogo, mas sim fazer isso ou devolver o valor integral corrigido. Da mesma forma, nenhum juiz vai condenar a Conclave a pagar "danos morais" porque a empresa demorou três anos para te entregar um jogo de tabuleiro. algo totalmente supérfluo, e quando o fez, o produto apresentava alguns erros de impressão. Já é difícil conseguir danos morais em casos sérios, que realmente afetam a vida das pessoas, imagina em um caso tão sem importância, e pode ter certeza, jogos de tabuleiro podem ser importantes para mim e para você, mas para os demais 99,9% da população brasileira, o que inclui 99,99999% dos magistrados, isso ainda é "coisa de criança".
Além disso, mesmo na remotíssima possibilidade da Conclave realmente ser condenada não a ressarcir seus apoiadores, mas sim entregar um cópia do Old Word em perfeitas condições, daqui a 10 anos ninguém mais vai dar a mínima para esse jogo, e não dá nem para saber se, nesse meio tempo, a Conclave já não terá falido, principalmente do jeito que a empresa opera. Por outro lado, se você acha que um processo judicial contra a Conclave vai resolver o problema, principalmente considerando as especificidades do caso, e com esse judiciário que nós temos, eu te desejo muito boas sorte, porque acho que voc6e vai precisar.
No mais, eu entendo o seu ponto de vista, mas discordo porque o que eu disse foi justamente que pelos diversos motivos que eu elenquei, é ainda mais difícil conseguir providências da Catarse, do que aconteceu por exemplo com a Grok, no caso do Ark Nova. Na história do hobby foram diversas vezes em que as pessoas adotaram exatamente a postura que você defende e nada aconteceu. Portanto na minha opinião, as pessoas podem reclamar, mas a menos que que essa reclamação repercuta e muito, e principalmente a menos que as pessoas comecem a realmente devolver o jogo e pegar o dinheiro de volta, eu acho difícil a Conclave tomar uma atitude.
Assim, no meu ponto de vista, não basta apenas "estar unido", e reclamar aqui no Ludopedia, porque esse filme eu já vi muitas vezes. É fundamental que as pessoas realmente tomem atitudes eficazes (repercutir em grande escala e devolver o jogo) como eu relatei no meu texto.
Por fim, em uma coisa nós concordamos, realmente essa novela do Old Word é realmente uma história muito triste.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio