vmg_dist::Muito triste a situação.
Pelo que entendo, ou a fábrica errou alterando algo que não passou pela revisão, ou a revisão não fez o serviço direito.
A conclave deveria no MÍNIMO fazer uma nota geral, informar como vai ser a solução. Isso sem contar que o custo ou vai ser dela ou da fábrica.
A comunidade tem que se unir para não aceitar menos do que peças novas. Acho a ideia de adesivos muito ridícula.
Seria legal nesse post colocarem aonde achamos os arquivos da versão em inglês para comparar
Ovatsug Rednal::dharrebola:::Porque não entram com uma ação coletiva contra a empresa?
Ação coletiva quase sempre é a pior opção.
Eu só vou devolver assim que chegar mesmo.
Chrysttian::dharrebola:::Porque não entram com uma ação coletiva contra a empresa?
No momento, acredito que o adequado seja apenas cobrarmos a empresa por um material corrigido (obviamente sem custos adicionais)
Caros
vmg_dist,
Ovatsug Rednal e
Chrysttian
Em primeiro lugar, eu gostaria de dizer que ação coletiva, em que a empresa é condenada a pagar milhões de indenização para os consumidores lesados só acontece em filme. Se houvesse alguma condenação vultosa por danos morais, seria mis fácil a Conclave falir, até porque a marca já não vai muito bem das pernas há algum tempo, do que pagar algum dinheiro. Do mesmo modo, nenhum juiz vai obrigar a empresa a consertar o jogo exclusivamente, o mais provável é que ele determine que a Conclave conserte o jogo, ou devolva o valor corrigido aos apoiadores que entrarem com a ação. Só que, depois de quase três anos, ninguém quer dinheiro, as pessoas querem é o jogo, portanto, no final das contas uma ação coletiva não resolve o problema.
Em segundo lugar, sinceramente, eu não sei o que leva alguém a acreditar que a Conclave vai tomar alguma providência, em relação a esse desastre que foi todo o processo de produção do Thw Witcher Old World. Para início de conversa, esse jogo já tinha problemas desde o começo, porque como ele não utiliza os personagens da série na verdade ele está mais para um jogo genérico, que usou apenas o nome de uma série de grande sucesso na época do anúncio, para atrair os fãs. Não quero ser injusto com o jogo, nem estou dizendo que ele é ruim, mas qualquer um que tenha acompanhado a divulgação do projeto vai lembrar da frustação das pessoas de não poder jogar, nem com o Geralt, nem com a Jennefer, nem com a Ciri. Mas como não havia nenhum outro jogo sobre a série na época, o Old World estava de bom tamanho. EU acho que isso inclusive explica o frenesi que foi as pessoas pagarem pequenas fortunas pelo The Witcher Path of Destiny, porque diferentemente do Old World esse sim vinha com miniaturas dos personagens, muito embora elas sirvam basicamente com marcador, ou seja, praticamente um peso de papel. Um peso de papel lindo, mas ainda assim um peso de papel. E só para constar, independente de qualquer coisa, do que eu pude ver, me parece que o Old World é mias jogo do que o Path of Destiny.
O tempo passou, os apoiadores do mundo todo receberam suas cópias, quem não quis esperou importou o jogo, enquanto os apoiadores brasileiros ficaram naquela espera interminável, tal qual Penélope espera do Ulisses, e com direito a desculpa esfarrapada da Conclave, tentando botar a culpa do atraso na fábrica chines. Aquela história da mudança de formato e da paleta de cores foi de doer. Nesse meio tempo, a própria série começou a ter problemas, com o Henry Cavill, que era a alma da história, sendo substituído pelo irmão caçula do Thor. E ainda por cima, foi anunciado outro jogo (Path of Destiny) que, mesmo sendo aparentemente inferior, resolvia justamente o principal problema do Old World, que era não poder jogar com os personagens da série. Conforme dito antes, isso fez o Old World ficar cada vez menos atrativo, justamente por salientar a sua ambientação genérica. Para terminar, ocorreu aquela novela que todo mundo sabe em relação à postura da Conclave, nesse financiamento.
Assim sendo, na verdade, mesmo tendo gerado muito dinheiro, o Old World acabou se revelando um grande embaraço e constrangimento para a Conclave, que saiu de mentirosa na história. Esse constrangimento está ainda maior agora com os erros grotescos e absurdo do jogo, mesmo a produção tendo demorado tanto tempo. Diante de tantos problemas, provavelmente o Old World é um jogo que a Conclave quer esquecer que esteve envolvida, e se ela não tocava no assunto quando o jogo estava apenas atrasado agora que a coisa fedeu de vez, é possível que a editora faça de conta que não é com ela, como é a praxe das editoras nacionais. A única possibilidade da Conclave se manifestar e fazer alguma coisa é se o caso tiver uma repercussão grande, e se uma quantidade significativa de pessoas começar a devolver o jogo. Só aí é que se começará a vislumbrar uma luz no fim do túnel.
Basta pensar no caso do Ark Nova, em que a Grok, primeiro ficou caladinha na dela, depois fez uma live para dizer que os erros aconteceram apenas em uma dúzioa de cópias e se restringia a um tile em branco. Se a coisa tivesse ficado por aí, não teria ocorrido o conserto dos problemas do Ark Nova. Mas como as pessoas não deixaram barato, até porque não dava para deixar, porque o jogo era "injogável" do jeito que veio, começaram a devolver o jogo e a coisa tomou a dimensão que tomou, só aí é que a Grok tomou alguma providência.
Mas existem algumas diferenças enormes nesses dois casos. Primeiro que os problemas do Ark Nova aconteceram quando o jogo estava na crista da onda, todo mundo só falava nele, e muita gente inclusive apostava que ele seria o novo TOP1 do BGG (ele chegou até #4). Já o Old World nunca teve esse mesmo prestígio, nme mesmo durante o seu anúncio, então a possibilidade de repercussão é muito menor. Em segundo lugar, exceptuando os apoiadores da Conclave, para todos os demais o Old Wolrd já é "notícia velha", os apoiadores gringos já receberam suas cópias, e se não fosse esse anúncio de que o jogo finalmente chegaria esse ano, ninguém mais falava nele. Além disso, diferentemente do Ark Nova que muitas pessoas comprar e receberam um jogo incompleto, inclusive faltando componentes, no caso do Old World, pelo menos até onde se sabe o problema são erros de impressão em alguns tokens e algumas cartas com nomes trocados. Não duvido nada que daqui a pouco vai aparecer o pessoal do "para mim está bom", do "não atrapalha a jogabilidade tanto assim", do "só alguns adesivos já resolve o problema", e do "pelo menos está em português", do veio errado mas é muito mais barato que importar", entro outras verdadeiras "pérolas" do conformismo e da subserviência. Se as pessoas aceitam jogo mofado, não é de se espantar que elas aceitem um jogo com erros de impressão, mesmo que grosseiros.
Mas mesmo com tudo isso, e apesar de tudo isso, a grande questão é se as pessoas vão botar a boca no trombone e começar a devolver o jogo, ou se adotarão a estratégia de sempre, ficarem caladas e resolverem os problemas elas mesmas. E ainda há um agravante que é o fato do brasileiro ter o hábito de não brigar por seus direitos, mas sim ficar esperando que outras pessoas façam isso, para que elas próprias possam lucrar, em cima do trabalho alheio, sem fazer nenhum esforço elas mesmas. Por isso, é provável que todo mundo fique esperando que os outros compradores tomem a atitude de devolver o jogo e pressionar a Conclave a tomar providências. Nesse caso, com todo mundo pensando e agindo assim, ninguém devolverá sua cópia e a Conclave não verá motivos para consertar os erros do jogo.
Por fim, vou torcer para que pelo menos dessa vez a Conclave tenha um mínimo de consciência e decência e conserte os problemas do jogo, sem esperar essa questão tomar um vulto grande e se as pessoas terem de começar a devolver o jogo, para que se tome alguma providência. Mas considerando o histórico da Conclave, eu esperaria sentado.
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio