Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Dúvida de Regras
  3. Viticulture - Edição Essenci...
  4. Retirando Trabalhadores na Manutenção de Fim do Ano

Retirando Trabalhadores na Manutenção de Fim do Ano

Viticulture - Edição Essencial
  • rbertol
    407 mensagens MD
    avatar
    rbertol07/06/24 15:29
    rbertol » 07/06/24 15:29

    M2a0r1c9e9l8o::
    Mestre dos Magos::Entao o interessante disso eh que realmente se o jogador do trabalhador grande quis alocar ele fora do espaco de acao, para pegar o bonus do espaco ja ocupado, ele esta la fora

    Agora eu que fiquei confuso... :wassat: kkkk
    Não sabia dessa parte. O Trabalhador grande pode ser alocado fora dos espaços de ação, mesmo tendo circulos vazios??
    E outra coisa: Quando se aloca o trabalhador grande fora dos circulos de ação, podemos ganhar o bonus de um circulo ocupado???

    Isso é regra da Tuscany

    0
  • M2a0r1c9e9l8o
    204 mensagens MD
    avatar
    M2a0r1c9e9l8o07/06/24 15:35
    M2a0r1c9e9l8o » 07/06/24 15:35

    rbertol::
    M2a0r1c9e9l8o::
    Mestre dos Magos::Entao o interessante disso eh que realmente se o jogador do trabalhador grande quis alocar ele fora do espaco de acao, para pegar o bonus do espaco ja ocupado, ele esta la fora

    Agora eu que fiquei confuso... :wassat: kkkk
    Não sabia dessa parte. O Trabalhador grande pode ser alocado fora dos espaços de ação, mesmo tendo circulos vazios??
    E outra coisa: Quando se aloca o trabalhador grande fora dos circulos de ação, podemos ganhar o bonus de um circulo ocupado???

    Isso é regra da Tuscany

    Sim. Eu tenho a expansão Tuscany e só jogo com ela. Mas não sabia dessa parte.

    O trabalhador grande pode ser alocado fora do circulo de ação mesmo tendo circulos vazios??

    Então, numa versão amigável de 2 jogadores, o jogador que vai primeiro usando o trabalhador grande pode ir numa ação deixando o espaço livre para o coleguinha ir depois?

    E como funciona essa coisa do bonus ser ganho pelo trabalhador grande fora do círculo. Poderia me mostrar onde estão essas regras no manual do Tuscany?

    Fiquei interessado em comprovar esse fato.

    0
  • rmxavier92
    206 mensagens MD
    avatar
    rmxavier9207/06/24 16:33
    rmxavier92 » 07/06/24 16:33

    M2a0r1c9e9l8o::
    rbertol::
    M2a0r1c9e9l8o::
    Mestre dos Magos::Entao o interessante disso eh que realmente se o jogador do trabalhador grande quis alocar ele fora do espaco de acao, para pegar o bonus do espaco ja ocupado, ele esta la fora

    Agora eu que fiquei confuso... :wassat: kkkk
    Não sabia dessa parte. O Trabalhador grande pode ser alocado fora dos espaços de ação, mesmo tendo circulos vazios??
    E outra coisa: Quando se aloca o trabalhador grande fora dos circulos de ação, podemos ganhar o bonus de um circulo ocupado???

    Isso é regra da Tuscany

    Sim. Eu tenho a expansão Tuscany e só jogo com ela. Mas não sabia dessa parte.

    O trabalhador grande pode ser alocado fora do circulo de ação mesmo tendo circulos vazios??

    Então, numa versão amigável de 2 jogadores, o jogador que vai primeiro usando o trabalhador grande pode ir numa ação deixando o espaço livre para o coleguinha ir depois?

    E como funciona essa coisa do bonus ser ganho pelo trabalhador grande fora do círculo. Poderia me mostrar onde estão essas regras no manual do Tuscany?

    Fiquei interessado em comprovar esse fato.

    Essa regra do trabalhador grande não é do Tuscany. É da caixa base mesmo.
    Os detalhes dele estão na página 7 do manual.
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/d5d36_oup35u.jpg
    Se pode ou não ser colocado fora dos espaços, mesmo tendo círculos vazios, vai de como a regra é interpretada. Da forma como o manual está escrito, dá para entender que pode e que não pode. Por outro lado, como não há proibição expressa, eu entendo que pode ser colocado fora dos círculos mesmo se houver espaço livre.

    Sobre o bônus, eu penso que o grande fora do círculo não ganha. Não está na regra que ele ganha.
    Inclusive, o manual é expresso em determinar que o trabalhador deve ser colocado sobre o espaço com o bônus para que este seja recebido:
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/42181_oup35u.jpg

    1
  • Mestre dos Magos
    468 mensagens MD
    avatar
    Mestre dos Magos08/06/24 10:53
    Mestre dos Magos » 08/06/24 10:53

    M2a0r1c9e9l8o::
    Mestre dos Magos::Entao o interessante disso eh que realmente se o jogador do trabalhador grande quis alocar ele fora do espaco de acao, para pegar o bonus do espaco ja ocupado, ele esta la fora

    Agora eu que fiquei confuso... :wassat: kkkk
    Não sabia dessa parte. O Trabalhador grande pode ser alocado fora dos espaços de ação, mesmo tendo circulos vazios??
    E outra coisa: Quando se aloca o trabalhador grande fora dos circulos de ação, podemos ganhar o bonus de um circulo ocupado???

    Entao eh o que esta no exemplo dessa imagem da regra que vc postou hehe
    Eu ainda quero procurar direito, nao achei nos manuais que tenho aqui mas os meus nao sao do essencial, vou buscar as versoes mais recentes do manual
    Pra confirmar, isso vc achou no manual do tuscany essencial ne?


    EDIT:
    Eu achei essa informacao ate mesmo no manual original

    Nunca havia me atentado a isso, porque se nao jogar com a regra do tuscany onde um jogador passando a vez durante inverno vai fazer ele remover seus trabalhadores, isso nao vai fazer diferença

    A Parte mais importante vendo o exemplo da regra é a seguinte:

    - Quando um jogador vai usar o Grande, se o espaço de acao esta ocupado, o Grande é colocado FORA mas proximo aos espaços de acao correspondentes ao que ele quer fazer (igual no texto do exemplo)

    - Outra coisa importante: o Grande (na verdade qualquer trabalhador) nunca move de lugar. Portanto se o Grande foi colocado FORA do espaco de acao (porque estavam ocupados), quando alguem remove seus trabalhadores, o Grande que estava fora NAO PODE SER MOVIDO PARA UM ESPACO, simplesmente porque vc nao move eles de lugar


    Isso em si ja mostra que o camarada la errou ao querer mover seu Grande para dentro de um espaco que ficou vago...


    Fiquei bem surpreso, eu nunca teria visto essa regra de onde o grande eh alocado quando o espaco esta ocupado, se nao fosse a discussao :)

    2
  • Mestre dos Magos
    468 mensagens MD
    avatar
    Mestre dos Magos08/06/24 15:51
    Mestre dos Magos » 08/06/24 15:51

    rmxavier92::
    Sobre o bônus, eu penso que o grande fora do círculo não ganha. Não está na regra que ele ganha.
    Inclusive, o manual é expresso em determinar que o trabalhador deve ser colocado sobre o espaço com o bônus para que este seja recebido:
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/42181_oup35u.jpg

    Isso mesmo, o Grande (especial em portugues, acho), somente ganha o bonus de acao caso ele tenha sido alocado no ESPACO DE ACAO com bonus.
    Se ele foi alocado na ACAO (fora dos espacos, porque estavam ocupados) ele executa a cao, mas NAO GANHA o bonus...
    Essa regra eh assim no jogo base e tbem no tuscany, verifiquei aqui e ela nao mudou

    0
  • Doidera
    1033 mensagens MD
    avatar
    Doidera08/06/24 16:03
    Doidera » 08/06/24 16:03

    Resumindo todas as dúvidas:

    1) O meeple grande pode ser colocado em um espaço de ação em que todos os círculos disponíveis estão ocupados por outros meeples, não importa se pequenos ou grandes. Nesse caso ele é alocado no espaço de ação, mas fora dos círculos, de onde só sairá quando retornar para o jogador quando este passar a rodada, ou seja, quando passar o inverno.

    2) Caso tenha algum círculo disponível em um espaço de ação, o meeple grande pode ser alocado nele, e se houver algum bônus no círculo o jogador ganha o bônus. Não faz o menor sentido, talvez apenas em situações muito raras e específicas, mas se o jogador quiser, pode alocar seu meeple grande no espaço de ação, fora dos círculos, deixando uma vaga para algum adversário ocupar o círculo que ele deixou de ocupar.

    3) Com a expansão Tuscany, um jogador, ao passar a rodada, ou seja passar o inverno, recolhe todos os seus meeples, então os círculos que esses meeples ocupavam estarão disponíveis para serem ocupados pelos demais jogadores a partir da desocupação. Em nenhuma hipótese, meeples que estão alocados no espaço de ação fora dos círculos ocupará algum círculo quando este for desocupado pela passagem de um jogador naquela rodada, ou seja no inverno.

    Mas didático que isso, não sei mais como pode ser escrito.

    3
Responder
  • 1
  • 2(current)
Viticulture - Edição Essencial - Retirando Trabalhadores na Manutenção de Fim do Ano
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.