Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Dúvida de Regras
  3. Viticulture - Edição Essenci...
  4. Retirando Trabalhadores na Manutenção de Fim do Ano

Retirando Trabalhadores na Manutenção de Fim do Ano

Viticulture - Edição Essencial
  • avatar
    M2a0r1c9e9l8o06/06/24 14:02
    avatar
    M2a0r1c9e9l8o
    06/06/24 14:02
    204 mensagens MD

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/326f6_orx1g5.png

    No manual fala que devemos retirar os trabalhadores no final do ano, liberando espaços para os jogadores que não passaram.

    Minha dúvida é o seguinte:

    Estávamos jogando uma partida com 5 jogadores. Os 3 primeiros ocuparam os 3 espaços disponíveis na entrega de vinhos. O 4º jogador usou seu trabalhador grande para fazer uma encomenda. Mas o 5º jogador não pôde fazer o mesmo, (pois o trabalhador grande dele já tinha sido usado). Ele fez outra ação, (pois ainda tinha vários outros trabalhadores regulares disponíveis). Na rodada seguinte, o 3º jogador recolheu seus trabalhadores, liberando um espaço de entrega de encomenda de vinho. O 4º jogador exigiu que seu trabalhor grande que já estava na ação, ocupasse automaticamente esse espaço (sem realizar a ação) apenas para bloquear uma possível ação de entrega do 5º jogador. O mesmo reclamou dizendo que não era certo isso. Aí fiquei na duvida de quem estava certo... 

    5
    0
    2
  • Compre agora o jogo Viticulture - Edição Essencial na LUDOSTORE
    R$ 430,50 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer
  • rmxavier92
    206 mensagens MD
    avatar
    rmxavier9206/06/24 14:14
    rmxavier92 » 06/06/24 14:14

    Não existe regra que pudesse autorizar o 4º jogador a simplesmente mover o trabalhador grande dele para ocupar espaço de ação.
    Com a retirada dos trabalhadores, o espaço ficou livre. O 5º jogador estava certo em reclamar.

    6
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal06/06/24 15:54
    Ovatsug Rednal » 06/06/24 15:54

    Não faz o menor sentido, nem nesse jogo é nem em nenhum outro vc realocar trabalhador já usado da forma que prejudique mais o amiguinho. Não existe ação de realocacao. 

    2
  • Mestre dos Magos
    476 mensagens MD
    avatar
    Mestre dos Magos06/06/24 16:31
    Mestre dos Magos » 06/06/24 16:31

    M2a0r1c9e9l8o::https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/326f6_orx1g5.png

    No manual fala que devemos retirar os trabalhadores no final do ano, liberando espaços para os jogadores que não passaram.

    Minha dúvida é o seguinte:

    Estávamos jogando uma partida com 5 jogadores. Os 3 primeiros ocuparam os 3 espaços disponíveis na entrega de vinhos. O 4º jogador usou seu trabalhador grande para fazer uma encomenda. Mas o 5º jogador não pôde fazer o mesmo, (pois o trabalhador grande dele já tinha sido usado). Ele fez outra ação, (pois ainda tinha vários outros trabalhadores regulares disponíveis). Na rodada seguinte, o 3º jogador recolheu seus trabalhadores, liberando um espaço de entrega de encomenda de vinho. O 4º jogador exigiu que seu trabalhor grande que já estava na ação, ocupasse automaticamente esse espaço (sem realizar a ação) apenas para bloquear uma possível ação de entrega do 5º jogador. O mesmo reclamou dizendo que não era certo isso. Aí fiquei na duvida de quem estava certo... 

    Eu to realmente curioso, eu NUNCA vi essa regra de que quando voce passa no inverno vc ja retira seus trabalhadores. Tudo bem tenho o viticulture e expansoes da segunda edicao, nao eh o essencial mas sempre soube que regras nao mudaram, mesmo assim baixei o manual e fui olhar, e nao achei essa referencia sobre passar e imediatamente remover os trabalhadores.

    (Sem falar que no manual ainda tem outro local deixando bem claro que cada trabalhador somente vai ser alocado uma unica vez no ano inteiro).

    Pode me explicar por favor, isso é alguma expansao, ou de onde exatamente retirou isso?
    Porque até onde sei, os jogadores que passam no inverno simplesmente esperam todo mundo passar, e dai sim ocorrem as etapas para finalizar o ano, e uma das etapas é recolher todos os trabalhadores do board.

    1
  • rmxavier92
    206 mensagens MD
    avatar
    rmxavier9206/06/24 16:40
    rmxavier92 » 06/06/24 16:40

    Mestre dos Magos::
    M2a0r1c9e9l8o::https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/326f6_orx1g5.png

    No manual fala que devemos retirar os trabalhadores no final do ano, liberando espaços para os jogadores que não passaram.

    Minha dúvida é o seguinte:

    Estávamos jogando uma partida com 5 jogadores. Os 3 primeiros ocuparam os 3 espaços disponíveis na entrega de vinhos. O 4º jogador usou seu trabalhador grande para fazer uma encomenda. Mas o 5º jogador não pôde fazer o mesmo, (pois o trabalhador grande dele já tinha sido usado). Ele fez outra ação, (pois ainda tinha vários outros trabalhadores regulares disponíveis). Na rodada seguinte, o 3º jogador recolheu seus trabalhadores, liberando um espaço de entrega de encomenda de vinho. O 4º jogador exigiu que seu trabalhor grande que já estava na ação, ocupasse automaticamente esse espaço (sem realizar a ação) apenas para bloquear uma possível ação de entrega do 5º jogador. O mesmo reclamou dizendo que não era certo isso. Aí fiquei na duvida de quem estava certo... 

    Eu to realmente curioso, eu NUNCA vi essa regra de que quando voce passa no inverno vc ja retira seus trabalhadores. Tudo bem tenho o viticulture e expansoes da segunda edicao, nao eh o essencial mas sempre soube que regras nao mudaram, mesmo assim baixei o manual e fui olhar, e nao achei essa referencia sobre passar e imediatamente remover os trabalhadores.

    (Sem falar que no manual ainda tem outro local deixando bem claro que cada trabalhador somente vai ser alocado uma unica vez no ano inteiro).

    Pode me explicar por favor, isso é alguma expansao, ou de onde exatamente retirou isso?
    Porque até onde sei, os jogadores que passam no inverno simplesmente esperam todo mundo passar, e dai sim ocorrem as etapas para finalizar o ano, e uma das etapas é recolher todos os trabalhadores do board.

    Essa regra é do Tuscany - Edição Essencial.
    Quem passa no inverno, retira logo os trabalhadores e já escolhe a posição na tabela matinal para o próximo ano.
    Está na página 3 do manual do Tuscany, igual na imagem que está no post inicial deste tópico.

    0
  • Mestre dos Magos
    476 mensagens MD
    avatar
    Mestre dos Magos06/06/24 17:48
    Mestre dos Magos » 06/06/24 17:48

    rmxavier92::
    Mestre dos Magos::
    M2a0r1c9e9l8o::https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/326f6_orx1g5.png

    No manual fala que devemos retirar os trabalhadores no final do ano, liberando espaços para os jogadores que não passaram.

    Minha dúvida é o seguinte:

    Estávamos jogando uma partida com 5 jogadores. Os 3 primeiros ocuparam os 3 espaços disponíveis na entrega de vinhos. O 4º jogador usou seu trabalhador grande para fazer uma encomenda. Mas o 5º jogador não pôde fazer o mesmo, (pois o trabalhador grande dele já tinha sido usado). Ele fez outra ação, (pois ainda tinha vários outros trabalhadores regulares disponíveis). Na rodada seguinte, o 3º jogador recolheu seus trabalhadores, liberando um espaço de entrega de encomenda de vinho. O 4º jogador exigiu que seu trabalhor grande que já estava na ação, ocupasse automaticamente esse espaço (sem realizar a ação) apenas para bloquear uma possível ação de entrega do 5º jogador. O mesmo reclamou dizendo que não era certo isso. Aí fiquei na duvida de quem estava certo... 

    Eu to realmente curioso, eu NUNCA vi essa regra de que quando voce passa no inverno vc ja retira seus trabalhadores. Tudo bem tenho o viticulture e expansoes da segunda edicao, nao eh o essencial mas sempre soube que regras nao mudaram, mesmo assim baixei o manual e fui olhar, e nao achei essa referencia sobre passar e imediatamente remover os trabalhadores.

    (Sem falar que no manual ainda tem outro local deixando bem claro que cada trabalhador somente vai ser alocado uma unica vez no ano inteiro).

    Pode me explicar por favor, isso é alguma expansao, ou de onde exatamente retirou isso?
    Porque até onde sei, os jogadores que passam no inverno simplesmente esperam todo mundo passar, e dai sim ocorrem as etapas para finalizar o ano, e uma das etapas é recolher todos os trabalhadores do board.

    Essa regra é do Tuscany - Edição Essencial.
    Quem passa no inverno, retira logo os trabalhadores e já escolhe a posição na tabela matinal para o próximo ano.
    Está na página 3 do manual do Tuscany, igual na imagem que está no post inicial deste tópico.

    Desculpe, realmente eu nao tinha atentado pra isso, voces estao usando o board grande ne? Ele tem mesmo regras diferentes para remover os trabalhadores, como eu joguei acho que no maximo uma ou duas vezes o board maior, nem lembrava disso.
    Eu acho que o importante acima sao:

    O espaço onde o Grande estava, era o mesmo espaço do trabalhador do jogador 3? O que eu quero dizer é que se o espaço era o mesmo, o Grande vai estar la ainda, e sim vai estar bloqueado a nao ser que alguem usasse outro trabalhador grande, MAS... se o espaco que o jogador 3 estava era outro espaço de acao diferente, ele esta livre... simples assim
    É importante fazer essa distincao: quando voce coloca o trabalhador no board, voce coloca ele em um espaço de acao, ate mesmo o Grande. Ele está distintamente em um "circulo (espaço de acao) e nao na area generica indicando o tipo de acao, nao sei se eu consegui me explicar direito
    Em nenhum momento o Grande move de lugar a nao ser pra sair do board

    0
  • rbertol
    407 mensagens MD
    avatar
    rbertol07/06/24 09:47
    rbertol » 07/06/24 09:47

    O 4o. jogador literalmente tirou uma regra do c...érebro dele :D

    1
  • M2a0r1c9e9l8o
    204 mensagens MD
    avatar
    M2a0r1c9e9l8o07/06/24 10:39
    M2a0r1c9e9l8o » 07/06/24 10:39

    Mestre dos Magos::Desculpe, realmente eu nao tinha atentado pra isso, voces estao usando o board grande ne? Ele tem mesmo regras diferentes para remover os trabalhadores, como eu joguei acho que no maximo uma ou duas vezes o board maior, nem lembrava disso.
    Eu acho que o importante acima sao:

    O espaço onde o Grande estava, era o mesmo espaço do trabalhador do jogador 3? O que eu quero dizer é que se o espaço era o mesmo, o Grande vai estar la ainda, e sim vai estar bloqueado a nao ser que alguem usasse outro trabalhador grande, MAS... se o espaco que o jogador 3 estava era outro espaço de acao diferente, ele esta livre... simples assim
    É importante fazer essa distincao: quando voce coloca o trabalhador no board, voce coloca ele em um espaço de acao, ate mesmo o Grande. Ele está distintamente em um "circulo (espaço de acao) e nao na area generica indicando o tipo de acao, nao sei se eu consegui me explicar direito
    Em nenhum momento o Grande move de lugar a nao ser pra sair do board

    Realmente, essa é uma regra diferente da expansão Tuscany com o tabuleiro extendido.

    PS: Todo o ocorrido aconteceu no mesmo tipo de ação ATENDER UMA ENCOMENDA DE VINHOS.

    Sobre o corrido que citei no inicio do Post, faltou eu especificar melhor os tipos de trabalhadores. Os 3 trabalhadores que estavam ocupando os 3 espaços de ação eram trabalhadores regulares. O 4º jogador era o único naquele momento que havia usado o trabalhador grande para realizar aquela ação já totalmente ocupada.

    No momento do ocorrido fiquei em duvida por causa da regra base de alocação de trabalhadores. Por exemplo, no manual do jogo base (edição essencial) página 7 fala que o trabalhador especial (trabalhador grande) segue a mesma regra dos trabalhadores comuns. Ou seja, eu entendi que, se houver espaços de ação livre, o trabalhador grande DEVE ser alocado em um espaço de ação. Em outras palavras, o trabalhador grande é um trabalhador comum em todos as situações, exceto quando todos os espaços de uma determinada ação estão ocupados. Aí ele pode usar sua habilidade especial de realizar aquela ação mesmo estando totalmente bloqueada.

    No caso que citei no início do tópico, o 4º jogador estava usando essa regra como base para exigir que seu trabalhador grande já alocado ocupasse automaticamente o espaço recém desbloqueado. Afinal, se houver espaços de ação livre, o trabalhador grande DEVE ser alocado em um espaço de ação. Nesse caso o 4º jogador queria que o trabalhador grande dele que já estava alocado se movesse para dentro do circulo da ação, (sem realizar a ação) apenas para ocupar o espaço de ação, bloqueando o jogador seguinte de fazer aquela ação. Tentei apoiar o 5º jogador argumentando que nesse caso ele (o 4º jogador) não podia mover seu tranalhador grande, pois o trabalhador grande dele já estava alocado, por isso não poderia movê-lo. Mas ele continuou a insistir na regra mensionada acima. No final das contas, todos na mesa concordaram que parecia mais correto não mover o trabalhador que já estava alocado, deixando o 4º jogador chatedado e liberando espaço para o 5º jogador, que ganhou o jogo.

    Acho que o 4º jogador estava querendo que o jogo se estendesse para mais um ano, pois ele estava cheio de uvas nos tanques e vinhos nas adegas, mas não tinha mais nenhum trabalhador. Já o 5º tinha apenas trabalhadores regulares e estava zerado de uvas e tinha vinhos suficientes para só mais uma encomenda e assim ativar o final de jogo com 25 pontos na trilha.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/087d0_sjj8wt.png

    0
  • Mestre dos Magos
    476 mensagens MD
    avatar
    Mestre dos Magos07/06/24 13:45
    Mestre dos Magos » 07/06/24 13:45

    Interessante uma coisa, agora que notei essa regra no exemplo de que o grande fica alocado fora do espaco de acao


    Entao o interessante disso eh que realmente se o jogador do trabalhador grande quis alocar ele fora do espaco de acao, para pegar o bonus do espaco ja ocupado, ele esta la fora

    MAs o mais importante eh que em nenhum momento voce MOVE trabalhador de lugar, ou seja o jogador do grande esta errado em querer mover ele pra dentro de um espaco depois que esse ficou vago


    Eu admito que to cada vez mais confuso, porque aqui eu nao tenho o essencial, tenho o jogo base e as expansoes tuscany, world etca... mas nao achei essa regra de colocar o grande fora do espaco (com excessao de quando usa o opcional mafia do tuscany, que nem sei se tem no essencial

    Depois vou tentar procurar mais, mas eu acho que o mais importante eh o lance de nao mover trabalhador de lugar mesmo

    0
  • M2a0r1c9e9l8o
    204 mensagens MD
    avatar
    M2a0r1c9e9l8o07/06/24 15:26
    M2a0r1c9e9l8o » 07/06/24 15:26

    Mestre dos Magos::Entao o interessante disso eh que realmente se o jogador do trabalhador grande quis alocar ele fora do espaco de acao, para pegar o bonus do espaco ja ocupado, ele esta la fora

    Agora eu que fiquei confuso... :wassat: kkkk
    Não sabia dessa parte. O Trabalhador grande pode ser alocado fora dos espaços de ação, mesmo tendo circulos vazios??
    E outra coisa: Quando se aloca o trabalhador grande fora dos circulos de ação, podemos ganhar o bonus de um circulo ocupado???

    0
Responder
  • 1(current)
  • 2
Viticulture - Edição Essencial - Retirando Trabalhadores na Manutenção de Fim do Ano
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.