Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Fora da Redoma
  3. Um mundo sem influencers...

Um mundo sem influencers...

  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio06/06/24 21:58
    iuribuscacio » 06/06/24 21:58

    clebercastilho::
    Hahahahah! Vamos parar por aqui, antes que alguém tome uma invertida da invertida

    christian1985::
    É sério que você está reclamando de quem reclama de quem reclama?!?! Onde isso vai parar meu Deus?!

    Rá


    Caros clebercastilho e christian1985

    Cuidado hein rapaziada, porque com todo o respeito, com esse papo, vocês é que vão sair com fama de "invertidos"... kkkkkkk

    Brincadeirinha, na verdade fórum é assim mesmo, as pessoas devem ter o direito de escrever, em tópicos e comentários, o que quiserem, e levantarem as polêmicas que quiserem, desde que de forma respeitosa e urbana, mas com a consciência de que talvez a resposta não seja aquilo que se queira. Quem diz o que quer...

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 

    1
  • excluido_12139
    214 mensagens MD
    avatar
    excluido_1213906/06/24 22:01
    excluido_12139 » 06/06/24 22:01

    iuribuscacio::
    clebercastilho::
    Hahahahah! Vamos parar por aqui, antes que alguém tome uma invertida da invertida

    christian1985::
    É sério que você está reclamando de quem reclama de quem reclama?!?! Onde isso vai parar meu Deus?!

    Rá


    Caros clebercastilho e christian1985

    Cuidado hein rapaziada, porque com todo o respeito, com esse papo, vocês é que vão sair com fama de "invertidos"... kkkkkkk

    Brincadeirinha, na verdade fórum é assim mesmo, as pessoas devem ter o direito de escrever, em tópicos e comentários, o que quiserem, e levantarem as polêmicas que quiserem, desde que de forma respeitosa e urbana, mas com a consciência de que talvez a resposta não seja aquilo que se queira. Quem diz o que quer...

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 

    Longe de mim querer perturbar o bom andamento deste sodalício (acabei de aprender essa palavra, tive que usar kkkk)

    1
  • fabiomoon007
    235 mensagens MD
    avatar
    fabiomoon00706/06/24 22:21
    fabiomoon007 » 06/06/24 22:21

    iuribuscacio, super obrigado pelas explicações da sua visão!! Alguns dos meus palpites casam muito com o que vc disse, mas como sou recente por aqui, não tinha amparo em nenhum caso real. Obrigado mesmo!

    1
  • fabiomoon007
    235 mensagens MD
    avatar
    fabiomoon00706/06/24 22:32
    fabiomoon007 » 06/06/24 22:32

    clebercastilho::
    Hahahahah! Vamos parar por aqui, antes que alguém tome uma invertida da invertida

    Dependendo da invertida da invertida, isso garante até vaga em olimpíada...

    1
  • J. MARQUES
    692 mensagens MD
    avatar
    J. MARQUES06/06/24 22:57
    J. MARQUES » 06/06/24 22:57

    iuribuscacio::
    fabiomoon007::
    iuribuscacio::
    No mais eu concordo totalmente que o hobby já desceu ladeira abaixo faz tempo, principalmente em relação ao nível de exigência de qualidade dos produtos, por parte da comunidade boardgamer. Nesse quesito, eu acho que nós não conseguimos atingir um meio termo saudável, porque no início do hobby por estas bandas, a comunidade exigia meeples de "madeira de lei", cartas da grossura de um cartão de crédito e uma precisão de nanômetros no alinhamento, mas agora até jogo mofado e com tradução no nível kindergarten do CCAA a comunidade está topando e levantado as mãos aos céus em agradecimento.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 
     

    Engraçado vc falar isso do meeple de madeira de lei pq se a gente pegar o El Grande, por exemplo, ele tem componentes mega simples.
    Não tem nada rebuscado e é um baita jogo até hoje  - eu acho.
    Mesmo com a reestilização ele ainda é um jogo relativamente simples do ponto de vista visual.
    Vc que está nesse calabouço desse hobby há bastante tempo, consegue lembrar em que momento a chave virou e os jogos passaram a ficar gourmetizados?

    Caro fabiomoon007

    Quanto à questão do El Grande você tem toda a razão, mas quem acompanha o hobby pelo menos desde 2013/2104, o início dos lançamentos nacionais dos grandes board games gringos, certamente lembra o quanto as pessoas torciam o nariz para peças de plástico. Foi preciso que os próprios jogos gringos começassem a vir com peças de plástico, para os mais exagerados pararem de falar nisso. As pessoas acharam o cúmulo o Stone Age não vir com o copo de couro, por conta de decisão do INMETRO, salvo engano, e não da editora, como se isso realmente inviabilizasse jogar o Stone Age. Teve gente que chegou a dizer que era uma pena o Azul original não vir com peças de madeira, e que isso era um retrocesso.  

    No caso da gourmetização, mais uma vez eu posso estar enganado e corro um risco enorme aqui, de falar algo contra um jogo com uma legião de fãs muito fanática. Porém, eu acho que isso tudo começou com o Twilight Imperium 4, no final de 2018 e início de 2019. Na época esse jogo saiu, mais uma vez, salvo engano, por R$ 700,00, que era um preço absurdo para época. Mas como era o todo poderoso TI4, "o jogo perfeito e obrigatório em qualquer coleção para qualquer tipo de jogador", começou aquela conversa de que "está muito caro, mas vale o preço", "preço é diferente de valor", "se você dividir o preço pelo número de partidas fica mais barato que o cinema", entre outros lugares comuns que se usa para justificar preços cada vez mais altos. Depois veio o fenômeno Gloomhaven, de janeiro de 2020, que bateu a casa dos R$ 900,00, em seguida o Nemesis que custou R$ 1.000,00 no final de 2020, e por fim, o Descent: Lendas da Escuridão (que não deu muito certo), superando a marca dos R$ 1.200,00 em 2021, e por aí vai. 

    Entre esses existiram outros jogos supercaros (Mage Knight Edição Definitiva, Tainted Grail, Cthulhu: Death May Die, Clash of Cultures, Brass: Birmigham, Western Legends, etc), mas eu acho que esses acima foram os principais jogos que influenciaram essa escalada exorbitante de preços. O que se viu foram as editoras pensando "se o camarada dá mil reais em um jogo pesadão desses, então dá para começar a cobrar 500/600 nos jogos que custavam 300/400..." Além disso, também se viu muita gente, que descia o sarrafo no aumento de preços, cobrar verdadeiros absurdos por cópias inflacionadas dos jogos esgotados, no melhor estilo "o jogo é meu e eu cobro o que eu quiser, e compra quem quiser". Em outras palavras, quando a editora enfia a faca no preço dos jogos está errado, mas quando sou eu que faço isso, então está tudo certo. Um exemplo claro disso foi o Stone Age, que chegou a ser vendido por R$ 180,00, mas que esgotou e as cópias usadas começaram a ser vendidas por quase R$ 700,00. O resultado foi que a Devir relançou o jogo por R$ 500,00 / R$ 600,00, não por qualquer cálculo de engenharia de produção, mas simplesmente porque era isso que as pessoas estavam pagando pelo jogo.

    Também foi fundamental para esse processo de gourmetização, o chamado "Efeito Gloomhaven". Quando foi lançado, o Gloomhaven esgotou no mesmo dia em algumas horas, e teve loja que todo o estoque já havia sido comprado na pré-venda. E isso para um jogo que requer uma dedicação enorme, e que custava quase mil reais. Uma semana depois, pessoas que conseguiram comprar mais de uma cópia anunciavam o jogo no Mercado de Usados custando de R$ 1.500,00 a R$ 2.000,00, e muita gente pagava, porque era o único jeito de conseguir o jogo. Isso criou o chamado "Efeito Gloomhaven", que é o medo do jogo esgotar da noite para o dia, o sujeito não conseguir comprar, e ter de pagar o dobro do preço no Mercado de Usados. Só que esse episódio do Gloomhaven nunca mais se repetiu, tanto que quem tentou o mesmo truque de comprar para revender, um ano depois com o Descent, amargou um baita prejuízo. Mas foi essa a impressão que ficou, então por mais caro que a editora cobrasse pelo jogo, todo mundo corria para garantir a sua cópia. Pouca gente espera alguns meses para ver se o preço do jogo baixa, e isso acontece algumas vezes e outras não, especialmente com jogos que vendem bem. Basta ver a "corrida" (perdão pelo trocadilho infame) que aconteceu no caso do Heat.

    Dito isso tudo, eu penso que é muito comum nós culparmos as editoras pelos altos preços e pela gourmetização do hobby. O problema que ninguém quer admitir, é que pelo menos metade dessa culpa é nossa. Todo mundo reclama e reclama muito de preço, mas salvo um ou outro, as pessoas acabam comprando caro mesmo. Para cada um que diz aqui que espera o preço baixar, se é que ele faz isso realmente, existe uma centena que compra o jogo no lançamento a um preço altíssimo. Aliado a isso, nós temos editoras nacionais que atingiram um patamar de tiragens na faixa de 1.000 a 2.000 unidades por jogo (um pouco mais no caso dos party games), que já foi atingido há anos, e do qual as editoras não saem porque é muito confortável. Isso faz com que não se possa baixar a margem de lucros e ganhar mais no maior volume de vendas. Assim o que se vê é que as editoras não querem vender mais unidades do mesmo jogo, mas sim vender a mesma quantidade de cada vez mais jogos diferentes. Houve um época em que ainda dava para saber, e acompanhar, todos os jogos que eram lançados, mas hoje isso é literalmente impossível. O resultado é que a editora lança um jogo, e depois que passa o frenesi inicial, ela nunca mais quer saber dele, por isso, a menos que o jogo seja um campeão de vendas, em nível estratosférico, a possibilidade de vermos uma expansão dele é mínima. Exemplos disso não faltam.   

    Para terminar, enquanto as editoras continuarem com essa mentalidade de produção quase artesanal, e enquanto as pessoas continuarem a se comportar como se os board games fossem imprescindíveis e fundamentais para a felicidade e realização pessoal de cada um, e a pagarem o preço que for por eles, por mais caro que esse preço seja, não vai ter outro caminho, ou seja, o preço dos jogos vai continuar a subir cada vez mais.

    Esses são os meus muitos centavos sobre gourmetização.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio 
     

    Acho que o embelezamento dos jogos de tabuleiro começou por volta e 2016 e 2017 coincidentemente ou não com o lançamento dos jogos do Stigmayer (Scythe) e outros que começaram a focar amis numa produção caprichada, mostrando que jogos que enchem os olhos pela beleza podem vender muito não importando se o recheio é bom ou não (sem entrar no mérito se scythe e companhia são bons ou não).

    Acho que foi a partir dai que mais e mais as editoras começaram afazer jogos com artes mirabolantes em cartas e tabuleiros, meeples "premiuns" e ou miniaturas quando não eram necessarios (euros em geral).

    Mas talvez seja uma coincidencia mesmo porque de acordo com o que se fala por ai, os anos de 2013 a 2016 foram um grande salto para os baordgames, não só no Brasil, mas no mundo em geral, trazendo mais epssoas para o hobby além dos entusiastas de sempre, deixando o consumidor mais criteriosos querendo amis valor agregado em seus jogos alem da "simples" jogabilidade.


    Quanto os preços concordo que foi a partir do TI4 que se começou a relativizar o quão caro um jogo poderia chegar.

    4
  • Raio
    2000 mensagens MD
    avatar
    Raio07/06/24 02:17
    Raio » 07/06/24 02:17

    fabiomoon007::E se todos os influencers parassem de produzir conteúdo?
    Absolutamente nada.
    O que aconteceria com o mercado?
    O que aconteceria com as editoras?

    Arrisca um palpite?

    Amigo, se todos os influenciadores de conteúdo parassem de produzir conteúdo, novos criadores de conteúdo surgiriam.
    A internet deveria deixar de existir da forma como ela é hoje para que isso acontecesse.
    E eu acredito que o mercado seguiria aquecido. Pois antigamente existiam catálogos em revistas. Revistas especializadas tipo a Super Game Power ou qualquer outra. As editoras gastariam um pouco mais com marketing e talvez fariam o seu trabalho um pouco melhor do que fazem hoje.
    E eu gosto até de alguns produtores de conteúdo. Como já citaram em outro comentário, vale muito a pena ver como estão os componentes do jogo, seu conteúdo. Gameplays podem ajudar a sentir se o jogo vale a pena ou não e até entender o fluxo de jogo quando não entende-se tão bem o manual.
    O problema, NA MINHA OPINIÂO, sempre será o endeusamento e a falta de criticismo exercido por muitas pessoas, que infelizmente parecem não ter a capacidade de ler um manual ou de julgar algo por si mesmas.

    5
  • oniwars
    899 mensagens MD
    avatar
    oniwars07/06/24 03:59
    oniwars » 07/06/24 03:59

    Eu sinto saudades de quando os programas de regras e gameplay eram gravados e editados, Igor Knop  fazia isso como poucos e era muito melhor do que regras ao vivo com
    Chat atrapalhando toda hora. Brincadeiras e piadas tomaram lugar de uma boa explicação e o pior que parece que muitas pessoas gostam desse novo formato. Eu acho que ao vivo só torna as coisas mais demoradas e muitas vezes foge do foco que seriam as regras e jogatinas.

    4
  • piogovieira
    1202 mensagens MD
    avatar
    piogovieira07/06/24 09:09
    piogovieira » 07/06/24 09:09

    oniwars::Eu sinto saudades de quando os programas de regras e gameplay eram gravados e editados, Igor Knop  fazia isso como poucos e era muito melhor do que regras ao vivo com
    Chat atrapalhando toda hora. Brincadeiras e piadas tomaram lugar de uma boa explicação e o pior que parece que muitas pessoas gostam desse novo formato. Eu acho que ao vivo só torna as coisas mais demoradas e muitas vezes foge do foco que seriam as regras e jogatinas.

    Isso é uma coisa que me incomoda também, muitas vezes o influencer para a explicação da regra no meio pra responder algo no chat, durante a gameplay tudo bem mais durante as regras não deveria haver interrupções.
    Ou faz um video de regras separado e gravado e depois faz um só com a gameplay sem explicar nada, só jogando e interagindo com o pessoal.

    1
  • piogovieira
    1202 mensagens MD
    avatar
    piogovieira07/06/24 09:11
    piogovieira » 07/06/24 09:11

    felipebonfim88::E se todo mundo que quisesse criar um tópico polêmico só por ser polêmico não criasse? O que aconteceria com o fórum? Arrisca um palpite?

    Não acho esse tópico polêmico, ta mais pra um "what if" ou algo que tu perguntaria pra galera numa roda de conversa kkkkkkkkkkkkk

    2
  • Rhapsody
    1660 mensagens MD
    avatar
    Rhapsody07/06/24 09:56
    Rhapsody » 07/06/24 09:56

    oniwars::Eu sinto saudades de quando os programas de regras e gameplay eram gravados e editados, Igor Knop  fazia isso como poucos e era muito melhor do que regras ao vivo com
    Chat atrapalhando toda hora. Brincadeiras e piadas tomaram lugar de uma boa explicação e o pior que parece que muitas pessoas gostam desse novo formato. Eu acho que ao vivo só torna as coisas mais demoradas e muitas vezes foge do foco que seriam as regras e jogatinas.

    Talvez seja pra se isentar de mostrar alguma regra errada, pq o que não falta é youtuber fazendo vídeo de regras e errando o que está no manual.
    Os únicos que eu via e podia confiar cegamente eram os vídeos de regras do Jack e do Lukita, esses sim tinham uma atenção absurda em detalhes e sabiam explicar de uma forma lúdica como ninguém. Mostrava tal coisa, dava zoom, colocava edição na tela, trocava de câmera, explicava a exceção com um exemplo, mudava a câmera novamente, um show a parte.

    2
Responder
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6(current)
  • 7
  • 8
Um mundo sem influencers...
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.